Reparação de gesso
Durante o trabalho de acabamento, é frequente a reparação do reboco antigo. Pequenas rachaduras, poços e outros danos ocorrem devido ao encolhimento da parede ou tensão mecânica. Esses defeitos devem ser eliminados, mas qual a melhor maneira de fazer isso? Vamos descobrir juntos.
Primeiro você precisa remover o gesso antigo. Isso pode ser feito com qualquer instrumento afiado. A remoção ocorre até a camada de base, enquanto parte de todo o gesso também deve ser capturada. Se a camada de solo ou spray assentar com bastante firmeza, pode não estar sujeito a trabalhos de reparação. Neste caso, apenas a camada de acabamento precisa ser processada..
Como isso é feito? Em primeiro lugar, removemos o material antigo danificado e limpamos a superfície. Em seguida, uma camada de primer é aplicada e é necessário agarrar as bordas do gesso intacto. Quando o primer estiver seco (e isso em algumas horas), você pode começar a aplicar a camada de acabamento. A propósito, se a camada principal de gesso estiver danificada, ela também deve ser removida..
Controle de qualidade e reparo de gesso
Como verificar a qualidade do gesso antigo? É muito simples, um simples toque com os nós dos dedos ajudará a revelar os defeitos. Ouviu um som abafado? Saiba que o gesso está ficando fraco e precisa ser removido.
Como é feito o reparo? O processo de atualização do material não é diferente do processo de gesso e é realizado da mesma forma. Neste caso, as juntas entre o gesso novo e o antigo devem ser cuidadosamente alisadas. Caso contrário, você pode obter amassados, amassados e outros defeitos. E para que o trabalho seja de melhor qualidade, é necessário borrifar a superfície de trabalho de vez em quando. Um ponto importante – a solução de gesso deve ser tomada da mesma forma que foi utilizada para o acabamento superficial. E para obter uma superfície plana e lisa, é necessário «pentear» escova molhada.
Para um reparo de alta qualidade, a superfície a ser tratada deve ser limpa de cola velha, tinta ou napa e o gesso deve ser esmerilhado. Para isso, precisamos de uma solução de massa de limão e areia. A areia, por sua vez, deve ser peneirada em peneira (diâmetro do orifício 1 por 1 mm) e misturada com cal na proporção de 1 para 1. Em seguida, a solução é despejada com água até tomar forma «mingau cremoso». A superfície de trabalho deve ser borrifada com bastante água e, em seguida, percorrê-la com uma escova. Além disso, enquanto a água ainda não secou, a solução resultante é aplicada em uma camada fina. Usando um flutuador, a superfície é esfregada em um movimento circular. Neste caso, o ralador pode ser coberto com feltro ou feltro, caso em que a qualidade do trabalho será visivelmente melhor.
Como reparar rachaduras? Isso não é difícil: primeiro, pegue uma espátula e abra-os a uma profundidade de cerca de 3-5 mm, molhando-os abundantemente com água. Depois, com a mesma espátula, preencha as fissuras com uma solução e nivele. Neste caso, a ferramenta deve ser mantida perpendicular à direção das fissuras. Alguns minutos após a aplicação, você pode começar «lubrificação» lugares com um ralador. Após a secagem completa, a superfície de trabalho deve ser lixada com lixa ou pedra-pomes..
O que fazer com as fissuras entre o rodapé e a parede? Eles devem ser limpos, umedecidos com água e preenchidos com uma solução. Os restos da solução devem ser eliminados, após o que novos locais são limpos com uma bóia. No final, a superfície deve ser preparada, caso contrário, manchas podem aparecer após a coloração.
Por que o gesso racha, descama ou incha??
Bem, para começar, vamos entender que a primeira camada de gesso quase sempre se quebra. Isso se deve ao fato de que a água evapora e, conseqüentemente, o volume da solução diminui. Para eliminar esse problema, a parede deve ser esfregada com um flutuador. Leia como fazer isso acima. Que outras razões poderiam haver?
- o motivo mais comum é a concentração incorreta da solução ou ela foi mal misturada; uma solução que geralmente é muito gordurosa pode causar rachaduras;
- superfície de trabalho mal preparada;
- uma camada de gesso muito espessa foi aplicada;
- aplicou uma camada muito fina e não molhou a superfície;
- tentou acelerar o processo de secagem (aquecedores, correntes de ar, etc.).
A descamação também ocorre por vários motivos:
- uma nova solução foi aplicada a uma camada seca de uma antiga ou simplesmente a uma superfície seca;
- os mais fortes foram aplicados à primeira solução fraca. Por exemplo, uma argamassa de cimento foi aplicada à cal;
- se uma cal-gesso ou argamassa de cal foi aplicada ao gesso de cimento ou base de concreto e a camada de transição não foi sustentada. Para evitar que isso aconteça na superfície, é necessário borrifar com cimento e depois com argamassa de cal. Depois disso, você pode rebocar com uma argamassa de cal.
Aliás, às vezes aparecem acolchoados na superfície, que se desintegram facilmente e deixam uma mancha amarelada ou branca. Isso se deve à preparação inadequada da solução e, mais especificamente – a cal não amadureceu suficientemente e pequenas partículas não se apagaram nela. Uma vez em solução, começam a aumentar de volume e a formar intumescências. Para evitar isso, o cal não curado deve ser passado por uma peneira de 0,5 x 0,5 mm. A propósito, o gesso decorativo fica muito bem nos cossacos como material de acabamento de acabamento. Leia mais aqui.