Preparação e nivelamento da base da sala
Chega um momento na vida de cada pessoa em que é necessário reformar sua casa, aumentar seu conforto, ou seja, fazer reparos. Uma das partes da caixa que não é fácil de consertar é o piso. Sempre há uma atenção redobrada para essa parte da sala, uma vez que é a base, a base sobre a qual os móveis pesados se movem e as pessoas caminham. O piso, em contraste com o teto e as paredes, é uma superfície intensamente explorada, cujo revestimento deve não apenas ter uma aparência atraente, mas também ter alta resistência ao desgaste..
Sobre a base é colocado qualquer tipo de piso – cimento-areia ou betonilha. Qualquer reparo de piso consiste em duas etapas. O primeiro é preparar e criar uma base perfeitamente plana para o revestimento. A segunda é a instalação de um ou outro tipo de revestimento para pisos. A base original – um piso de concreto – nunca é perfeitamente plana. Em alguns casos, as quedas superficiais podem atingir os 10 cm. É claro que é simplesmente impossível colocar o pavimento em tal base com alta qualidade. Portanto, substituindo o revestimento antigo ou instalando um novo, é necessário criar uma base perfeitamente plana. normalmente o seguinte é usado como base:
Betonilha de cimento e areia
A base mais durável e confiável para pisos é uma mesa de cimento e areia. Essa betonilha deve ser feita antes de pintar e instalar as portas. Para estimar a quantidade de trabalho de reparo do piso, o desvio da superfície do piso em relação à horizontal deve ser medido. Para reduzir o consumo da solução, é utilizado um filler – argila expandida. Pode ser utilizado de duas formas – misturado com uma solução, ou colocado uma camada de enchimento como base, e por cima – fazer uma betonilha a partir de uma solução, cuja espessura mínima deve ser de 3 cm. Uma das vantagens deste trabalho é aumentar o nível de isolamento acústico.
O cimento é usado como aglutinante em betonilhas de cimento, e brita, argila expandida, cascalho ou areia como enchimento. A resistência de tal mesa depende diretamente da proporção de água e cimento na solução. Se essa proporção for superestimada, o que geralmente é feito para a conveniência da alvenaria, sua resistência diminuirá muito, levará mais tempo para a secagem completa e haverá forte encolhimento. Freqüentemente, também aparecem microfissuras. Normalmente, a espessura da mesa de cimento-areia é em média 5 cm. Se você torná-la mais fina, no futuro ela irá descascar de sua base.
Uma das desvantagens importantes da mesa de argamassa é o longo tempo de secagem. Assim, a instalação do revestimento do piso é possível em cerca de 28-30 dias após a aplicação da mesa. Para corrigir esta deficiência, em nosso tempo, são criadas misturas especiais que secam rapidamente. Depois de fazer uma betonilha com essa mistura, o revestimento do piso pode ser instalado após 3-5 dias. Também é útil utilizar um primer epóxi, que, penetrando na base, protege contra os efeitos da umidade na mesa. Graças a isso, quase todos os revestimentos de piso podem ser instalados em uma superfície ainda úmida. No entanto, uma mesa de cimento-areia nem sempre oferece uma superfície perfeitamente plana..
Piso autonivelante
Hoje em dia, muitas tecnologias são utilizadas para nivelar pisos, uma das mais confiáveis delas é o chamado piso autonivelante. Para seu dispositivo, são utilizadas misturas especiais, que endurecem muito rapidamente. Com a ajuda deles, qualquer um, mesmo o piso mais irregular, pode ser tornado perfeitamente plano..
Esta mistura é um composto de nivelamento de superfície derramável e de secagem rápida. Quando aplicada, a mistura sob a influência do próprio peso espalha-se pela superfície, preenchendo todas as cavidades. Os materiais autonivelantes apresentam várias vantagens em relação às betonilhas de argamassa convencionais. Demora muito menos tempo para secar completamente – até 15 dias. Graças ao uso de massa fina, a superfície é perfeitamente lisa, o que não pode ser obtido com uma mesa convencional. A espessura da camada aplicada é em média 10 cm, o que é muito cómodo quando a divisão é baixa ou necessita de corrigir pequenas irregularidades. Você pode andar sobre essa superfície de piso após 6 horas e aplicar o piso após 12 horas..
Chão quente
Para a instalação de um piso aquecido, são produzidos compostos especiais que apresentam maior resistência a trincas e alta condutividade térmica, o que permite resistir a grandes quedas de temperatura. Vazamento e endurecimento rápido, ausência de qualquer retração, capacidade de aplicar uma camada espessa da composição sem rachar – tudo isso garante a fixação confiável de elementos de aquecimento a um baixo custo de trabalho.
O elemento de aquecimento no piso radiante pode ser um cabo elétrico ou uma tubulação que está conectada ao sistema de aquecimento. Esse elemento é colocado sobre toda a área da sala na mesa principal. Em seguida, é vertida uma mistura autonivelante, que desempenha o papel de mesa final. Se uma tubulação for usada em um piso quente, antes de aplicar uma solução a eles, os tubos devem ser enchidos com água em temperatura ambiente. Uma betonilha monolítica deve ser colocada em duas camadas, o que evita a flutuação dos tubos. A primeira camada de betonilha é colocada no topo dos tubos e a segunda é cerca de 2,5 mm mais alta que a primeira. É possível aplicar a segunda camada da betonilha após uma boa presa da primeira – em cerca de um dia. Todos os métodos básicos de nivelamento de piso acima serão úteis para qualquer pessoa que decidir fazer esse trabalho por conta própria. Porém, apesar da aparente simplicidade desse processo, exige alto profissionalismo e habilidade de quem o executará, além de materiais de alta qualidade..