Gesso decorativo veneziano: tecnologia de aplicação e foto no interior
O gesso veneziano ganhou popularidade na distante era da Renascença. O material tem uma aparência transparente e é composto por diversos componentes à base de cal e farinha de mármore. Nas mãos de um artesão experiente, o gesso veneziano assemelha-se a uma verdadeira obra de arte e pode decorar qualquer interior. O gesso veneziano moderno tem uma aparência transparente e, após uma técnica de aplicação especial, cria um efeito de mármore. Uma tonalidade semelhante é obtida graças à composição, que, na maioria das vezes, inclui emulsões de água, cal apagada e farinha de mármore..
Nas prateleiras das lojas, o material cai em baldes ou latas de 7 a 25 kg na forma de uma massa transparente e espessa. Uma vantagem importante do material é a possibilidade de tingir em quase todas as cores. A propósito, a superfície é mais parecida com o mármore e fica melhor quando vários (2-3) tons da mesma cor são misturados..
Como a profundidade e a transparência são alcançadas durante a aplicação?
Um efeito semelhante é obtido usando uma técnica de aplicação especial, na qual o material é aplicado em pequenas pinceladas de quatro a dez camadas. Para isso, utiliza-se uma espátula triangular forjada em aço inoxidável. Em seguida, o gesso seco é coberto com cera de abelha, que tem uma transparência especial e protege o revestimento decorativo. A cera é um elemento muito importante, porque mesmo uma obra-prima pode ser facilmente danificada cobrindo-a, por exemplo, com cera fosca ou verniz comum. Embora hoje exista um gesso veneziano que já contém materiais semelhantes e não necessita de procedimento de acabamento.
Benefícios do gesso veneziano
- criando o efeito de mosaico de mármore. Tal padrão, combinado com um rico esquema de cores, é capaz de dar ao interior uma aparência de verdadeira obra-prima;
- a resistência à água é considerada uma das principais vantagens do material. A superfície é fácil de limpar com detergentes sem solventes (água, água com sabão);
- o material é muito durável, pois somente a garantia é de 5 a 10 anos;
- tem alta resistência ao desgaste;
- ambientalmente amigável;
- não exala cheiro;
- a prova de fogo;
- secar rapidamente.
Tecnologia de aplicação de gesso veneziano
Vídeo número 1) Vídeo número 2) Vídeo número 3)
Em primeiro lugar, é necessário saber que a superfície de trabalho sobre a qual o material é aplicado deve estar perfeitamente plana, seca e limpa. Isso se deve ao fato de que mesmo os menores defeitos serão visíveis através de uma fina camada de gesso..
- O trabalho começa com a aplicação de um primer ou tinta acrílica na superfície em várias camadas;
- Após a secagem do primer, você pode prosseguir para a aplicação direta do material.
- A superfície de trabalho deve ser dividida em seções de 0,5-1 m2 e as seguintes operações devem ser realizadas:
- O gesso deve ser aplicado com muito cuidado com uma espátula, camada por camada. Neste caso, cada camada deve secar, após o que, para eliminar os defeitos, é feita a limpeza.
- A primeira camada é a camada de base e é aplicada em uma camada contínua na superfície. Isso é necessário para definir o tom e nivelar a superfície..
- Todas as camadas subsequentes são projetadas para criar padrões, desenhos e outros efeitos. Como fazer isso? Use uma espátula de aço flexível para pintar pinceladas curtas, após o que a parede se parecerá com uma pele de leopardo. Agora você precisa aplicar outra camada semelhante, depois outra e outra. Isso é feito antes «manchando» será quase imperceptível e se parecerá mais com o jogo de luz e sombra.
- O trabalho deve ser fixado com uma demão de acabamento de cera. Para isso, tanto ceras naturais quanto sintéticas podem funcionar. Ao mesmo tempo, a cera natural confere à superfície um aspecto brilhante e a cera sintética – impermeável e matte. Será adequado utilizá-lo em ambientes húmidos (casa de banho, piscina, etc.). É melhor não usar verniz, com ele a superfície pode ficar turva.
- Após a aplicação da última camada, aguarde 20 minutos e limpe a superfície em movimentos circulares com um pano macio..
- Como mencionamos acima, ao trabalhar, é melhor usar diferentes tonalidades da mesma cor. Por exemplo, a primeira, segunda e terceira camadas devem ter tons diferentes, ser ligeiramente mais claras ou mais escuras..
Existem várias nuances a serem consideradas ao trabalhar. Em primeiro lugar, no início e no final da aplicação do esfregaço, deve-se diminuir a pressão sobre a espátula (como na raspagem), enquanto a espessura da camada vai mudando. Em segundo lugar, o trabalho é feito de uma seção a outra: se terminamos uma, passamos a outra. Ao iniciar o nivelamento e o polimento, é necessário enganchar um pouco as bordas das áreas vizinhas. Ao aplicar o gesso veneziano, a prática desempenha um papel decisivo, é melhor praticar com antecedência. A superfície vai secar completamente em uma semana, mas o quarto é adequado para viver em um dia.