Como pintar as paredes de um apartamento: um grande número de ideias com dicas práticas
Pintar paredes e tetos em um apartamento é uma das poucas atividades que cada um de nós pode fazer de forma independente. Embora exija uma preparação cuidadosa e ferramentas adequadas, com um pouco de conhecimento, pintar você mesmo pode não só economizar no orçamento familiar, mas também trazer muita alegria. Então, aprenda a pintar uma sala?
Paredes do apartamento pintadas com tinta: etapas preparatórias
Seguindo essas dicas, quase qualquer pessoa pode pintar um cômodo ou apartamento por conta própria. Pintar paredes não requer nenhuma habilidade ou habilidade especial, apenas muita paciência e boa vontade.
Primeiro passo: remover tinta velha
Pergunta «como pintar um quarto» muitos de nós perguntamos. O primeiro passo antes de pintar as paredes geralmente é remover a tinta velha. Obviamente, esta etapa pode ser ignorada quando você estiver lidando com gesso e acabamentos novos..
Para verificar se toda a tinta precisa ser removida da parede, umedeça com água e use uma espátula para remover a tinta. Normalmente, vale a pena remover a tinta completamente, até o gesso, se possível sem maiores problemas. Após remover a tinta com uma espátula, lave a parede novamente para obter uma superfície limpa e uniforme e sem resíduos.
Diluentes de tinta especiais também estão disponíveis hoje. Você pode obtê-los em quase todas as lojas bem abastecidas de materiais de construção e materiais de construção. É um medicamento que dissolve tintas com ingredientes biodegradáveis. O produto é inodoro, não irritante e não tóxico. É capaz de remover qualquer tipo de tinta da parede do acrílico ao óleo, terminando em pó. Para que isso seja possível, aplique o produto uniformemente na parede. O tempo de espera pelo efeito é de cerca de 45 minutos. Após a expiração, simplesmente raspe a tinta da parede com uma espátula..
Segunda etapa: escolher um primer
Depois de retirar a tinta velha, você pode estar se perguntando «como pintar as paredes?» As paredes devem ser adequadamente preparadas antes da pintura. Para fazer isso, você deve usar um primer especial ou mesmo uma tinta branca comum e mais barata. Vale a pena ler as instruções do fabricante da tinta antes de escolher um material. Os fabricantes costumam recomendar tipos específicos de primers. Vale a pena seguir suas instruções, pois nem todos os tipos de tintas se combinam com um ou outro tipo de material de acabamento..
O primer na parede costuma ser feito uma ou duas vezes, dependendo da qualidade do material utilizado. O objetivo é preparar a superfície de forma que nenhuma descoloração seja visível após a aplicação da tinta alvo..
Que tinta pintar nas paredes do apartamento: escolhendo o tipo certo?
A tinta deve ser selecionada individualmente para cada quarto. Se você deseja pintar uma sala com alta umidade (como uma cozinha ou banheiro), escolha tinta látex. É resistente a sujeira, umidade e graxa. Você pode facilmente lavá-lo com água e ter certeza de que o material não irá desbotar..
A tinta látex é muito fácil de aplicar nas paredes. Devido à sua consistência e estrutura, cobre facilmente e com precisão as superfícies pintadas. Normalmente, em uma superfície bem preparada, basta aplicar uma demão dessa tinta para cobri-la completamente. Este tipo de material de acabamento é geralmente 20-30% mais caro do que a tinta esmalte convencional..
Para cômodos como uma sala de estar, quarto ou corredor, você pode usar tinta esmalte comum. Uma ou duas demãos devem ser aplicadas em uma superfície bem preparada para o efeito perfeito, especialmente ao escolher uma cor em vez de uma parede branca.
Tintas estruturais que simulam efeitos diferentes, como gesso irregular, são uma solução relativamente nova. Sua principal vantagem, além do interessante efeito visual, é a capacidade de ocultar paredes irregulares. Este tipo de tinta geralmente não requer primer especial, mas é absolutamente imprescindível seguir as instruções do fabricante. Neles você encontrará informações sobre quais superfícies a tinta estrutural específica irá aderir..
Que lindo pintar as paredes de um apartamento: quanta tinta é necessária?
Para estimar a quantidade de tinta necessária, você deve primeiro calcular a superfície das paredes e tetos que planeja pintar. Pense também em cores e tons. Cada vez mais, algumas paredes são pintadas em um tom diferente de uma determinada cor do que outras – tais idéias devem ser levadas em consideração durante o estágio de planejamento..
O rendimento das tintas látex e esmalte é geralmente de 10 a 15 m 2 / l. Isso significa que um litro de tinta pode ser usado para pintar de 10 a 15 m 2 de uma parede ou teto. O desempenho da tinta pode variar de acordo com o fabricante e o tipo específico, portanto, sempre verifique o consumo médio projetado do fabricante antes de comprar. Também vale lembrar que em superfícies irregulares ou ásperas (paredes cobertas com gesso sem ele) o consumo será cerca de 10-20% maior.
Lembre-se de que a previsão de consumo refere-se a uma demão de tinta, enquanto para uma boa cobertura de parede deve-se aplicar pelo menos 2-3 demãos de primer mais uma ou duas demãos de tinta alvo. Portanto, se você precisar pintar uma parede em uma sala com uma área de 30 m 2, você precisará de 3 litros de tinta de base e 2 litros de tinta de alvo para três vezes de primer e duas vezes para pintar com tinta de alvo (o fabricante dá um consumo de 10 m 2 / litro).
Como pintar as paredes do apartamento em vez de papel de parede?
Se o papel de parede antigo grudar bem, você não precisa arrancá-lo. Antes de pintar, cubra-os adequadamente com apenas um primer branco. Faça o mesmo para uma parede mais escura. Se você está acostumado com o papel de parede da sua casa, mas não gosta da condição de desgaste, pode pintar a parede com listras verticais de diferentes cores e tamanhos. Para fazer esse padrão, você precisa colar uniformemente as fitas na parede, pintar sobre todas as outras tiras e, em seguida, remover as fitas. Quando as listras coloridas estiverem bem secas, cole-as nas bordas esquerda e direita. Cor nos campos restantes.
Como pintar as paredes de um apartamento com as próprias mãos: passo a passo
É melhor usar um rolo de pintura grande para pintar. Ao contrário de um pincel, não requer nenhuma habilidade especial e garante um bom efeito. A tinta será distribuída uniformemente e após algumas execuções você não verá nenhuma mancha. No entanto, lembre-se de distribuir a tinta uniformemente após umedecer o rolo na bandeja e remover o excesso de tinta..
Depois de embeber o rolo, coloque-o na parede e faça movimentos verticais – para cima – para baixo – para cima. Não é recomendado pintar em ângulo, pois isso aumenta a probabilidade de manchas e irregularidades visíveis. Em grandes superfícies, use o maior rolo possível. Graças a isso, o trabalho será muito mais eficiente..
As áreas de contato entre diferentes superfícies (por exemplo, tinta branca no teto e cor na parede ou ao redor de uma tomada elétrica) devem ser pintadas com um pincel pequeno. O rolo não é uma boa solução para esse fim, pois possui uma superfície muito grande para o acabamento preciso desses locais. A escova de acabamento deve ser muito pequena, de preferência de 1 a 2 cm de largura. Também vale a pena usar fita adesiva.
As próximas camadas podem ser aplicadas somente após a anterior estar completamente seca. Normalmente deve-se esperar pelo menos 12, preferencialmente 24 horas para se certificar de que a tinta aplicada anteriormente está seca e bem aderida à superfície..
Como pintar o teto?
Muito parecido com as paredes, mas apenas aperte um pouco o rolo para que a tinta não escorra em você. Você também precisa se lembrar de separar o teto das paredes com fita adesiva. A fita adesiva é usada para separar uma cor da outra. Enrole o rolo suavemente em torno da fita da mesma cor e remova-o para obter uma junta perfeitamente lisa..
Quais as cores para pintar as paredes do apartamento?
Escolher a cor da parede é uma tarefa difícil para muitas pessoas. A tinta é branca, bege, cinza? Ou talvez uma aposta em uma cor brilhante? Quando a reforma é iniciada, a escolha da tonalidade torna-se um problema. E se sair muito claro ou muito escuro? E agora uma solução aparentemente simples acaba sendo a causa de dores de cabeça para muitas pessoas que estão reformando seus apartamentos. Como escolher a cor certa para as paredes do apartamento? Conselhos práticos de especialistas.
A seleção das cores obedece a várias regras. Escolhendo aqueles que estarão conosco todos os dias, vale a pena começar estudando o tema da psicologia da sombra, pois as cores afetam o humor, o bem-estar e até os processos fisiológicos. Portanto, estando nervoso, é melhor evitar o vermelho estimulante, e se você tem tendência à depressão, é melhor não pintar as paredes de roxo. Por outro lado, o vermelho terá um bom efeito na cozinha, pois estimula os processos digestivos e o apetite, enquanto os meditadores apreciarão o roxo porque ele concentra e acalma. Portanto, encontrar a melhor cor para si mesmo requer conhecer sua própria natureza. Como regra geral, as cores quentes estimulam os processos mentais e vitais. O branco é neutro (por isso é usado em hospitais) e o azul acalma. Amarelo e laranja são otimistas, mas marrom e preto são o oposto..
Pintar paredes e tetos é uma das últimas etapas da decoração da casa. Paredes coloridas e tetos claros enchem a casa de aconchego. Interiores em que as cores são selecionadas de forma adequada irão adquirir um estilo interessante e uma atmosfera única.