Sofá no berçário – um caleidoscópio de ideias
Arrumar um quarto para uma criança é uma dor de cabeça para os pais. E a questão não é só que todos os materiais de acabamento, móveis e decoração devem ser testados quanto à resistência, respeito ao meio ambiente e praticidade na avaliação pessoal dos pais, mas também devem agradar o bebê, ser confortável, bonito, interessante. Na escolha de móveis para o quarto de um bebê, você só pode se guiar pelas preferências dos pais e critérios geralmente aceitos de funcionalidade, segurança e estética. Mas a opinião do bebê adulto terá que ser considerada. Antes de irem juntos à loja para comprar um sofá confortável e prático para o berçário, e seu bebê escolher o móvel mais brilhante ou mais original, leia algumas recomendações que podem ajudá-lo a fazer uma escolha bem-sucedida..
Critérios para escolher um sofá no quarto de uma criança
Um sofá no quarto das crianças pode ter várias funções funcionais – uma parte de uma área de recreação, uma área de estar e um segmento de dormir. Claro, as maiores demandas serão colocadas em um sofá com um mecanismo dobrável, que pode se transformar rapidamente de um lugar para relaxar e brincar em uma área de dormir. Se não é possível instalar uma cama com colchão ortopédico no quarto das crianças e a compra de um sofá dobrável é uma necessidade urgente, então esse assunto deve ser abordado com toda a seriedade. Passamos um terço de nossas vidas em um sonho, e as crianças nessa época também crescem, se desenvolvem, processam as informações recebidas durante o dia. O estado de saúde do seu filho depende diretamente de quão ergonômico, seguro e confortável será o local de dormir do seu filho..
A qualidade dos materiais do mobiliário para um quarto infantil não está apenas diretamente relacionada com a saúde do seu filho, mas também reflete a vida útil do produto, pois sofá é uma compra que se faz há mais de um ano. É melhor gastar uma vez em um produto de alta qualidade e não se preocupar com possíveis quebras do mecanismo, flacidez do enchimento ou ruptura do estofamento..
A escolha de um sofá para quarto de criança difere do móvel usual, por exemplo, na sala de estar, com atenção redobrada para as áreas de risco. Tente projetar o sofá com o mínimo de motivos possíveis para lesões – apoios de braços macios, sem partes salientes e cantos ainda mais acentuados. Se houver sistemas de armazenamento pull-out na parte inferior do sofá, você precisará verificar a presença do chamado «proteção de dedo». Caso o sofá possua mecanismo de enrolar para dobrar no leito, é importante verificar no modelo a presença de rodas emborrachadas que não prejudiquem o revestimento do piso no uso diário..
É dada especial atenção ao sofá dobrável para crianças – quando dobrado, deve ser bastante compacto para não ocupar muito espaço útil na sala e, quando desdobrado, deve representar um espaço perfeitamente uniforme (na medida do possível) para um sono confortável.
Os mais populares entre nossos compatriotas são os sofás transformadores. Durante o dia, esta peça de mobiliário parece mais uma poltrona espaçosa para dois, e à noite se desdobra em um lugar espaçoso o suficiente para dormir. Como regra, esses transformadores são equipados com amortecedores em ambos os lados que protegem o bebê de cair. Existem muitos modelos que podem «crescer» junto com seu filho.
Sofás com mecanismos dobráveis, como «eurobook» (Americano e francês) e «click-mordaça». Ao desdobrar esses modelos, a parte inferior da estrutura que toca o piso não é envolvida, portanto, você não precisará se preocupar com o estado do revestimento do piso se o sofá for frequentemente utilizado como local de dormir. Quase todos os modelos prevêem a presença de espaço livre para guardar roupas de cama e outros atributos necessários para dormir e descansar.
Os fabricantes modernos de móveis para quartos infantis oferecem uma ampla seleção de sofás ortopédicos. Esses modelos são mais parecidos com camas (de vários tamanhos), equipadas com laterais baixas ou costas (ao longo do perímetro ou apenas de um lado). Se durante o dia você equipar uma parte traseira não macia de tal móvel com muitas almofadas, então é perfeitamente possível obter a aparência de um sofá. E à noite seu filho vai dormir em um colchão ortopédico hipoalergênico com alto nível de apoio corporal. Claro que para um modelo ortopédico você terá que pagar mais do que o preço médio de um sofá infantil, mas se estamos falando sobre o uso diário da estrutura como cama, então o alto custo vai mais do que compensar com um confortável sono da criança.
Se falarmos da escolha de estofos para um sofá, então as crianças, por via de regra, têm um requisito – deve ser brilhante e agradável ao toque. Os pais, porém, estão mais preocupados com a ecologia do material, principalmente na hora de escolher um móvel para uma criança alérgica. Infelizmente, não existe nenhum material para o estofamento do sofá que seja totalmente natural e ao mesmo tempo facilmente limpo de possíveis tipos de contaminação – suco derramado, tintas, canetas hidrográficas, plasticina, etc. Portanto, cada pai terá que resolver o dilema de escolher entre a facilidade de cuidar das superfícies e a segurança e o conforto do filho..
Para muitos pais, a solução é comprar um sofá com capa de circuito. Via de regra, esses modelos são equipados com capas de algodão que podem ser lavadas na máquina de lavar. O tecido é inofensivo para o bebê e ao mesmo tempo pode ser apresentado em uma grande variedade de cores.
Um grande sofá, que poderia muito bem se tornar parte da sala de estar, costuma ser instalado no quarto das crianças. No quarto de um recém-nascido, tal peça de mobiliário pode se tornar uma necessidade e servir como um lugar gorduroso para um dos pais carregando «Assistir» no berço do bebê. No quarto de uma criança adulta, esse sofá pode servir como local de descanso durante uma visita de amigos e tornar-se um refúgio para hóspedes durante a noite. Se o espaço da sala permitir, então a instalação de um sofá de tamanho normal (e talvez design) pode ser mais do que justificada, especialmente se não houver uma criança no quarto, mas duas ou mais.
Lugar para instalar o sofá
Muitas vezes, para economizar espaço útil no quarto das crianças, os pais decidem instalar uma cama no sótão. Na parte inferior dessa estrutura, há espaço suficiente para organizar um pequeno sofá. Algumas pessoas decidem equipar um local de trabalho no nível inferior, mas, obviamente, em tal espaço haverá luz natural insuficiente e a criança terá que usar constantemente um abajur. Para relaxar no sofá, a iluminação geral da sala será suficiente..
Dependendo do tamanho da cama do sótão e, consequentemente, do espaço sob ela, você pode equipar mais de um e imediatamente dois pequenos sofás localizados um em frente ao outro. Na parte inferior dessas estruturas, você pode equipar sistemas de armazenamento, que, como você sabe, não existem em muitos.
A localização do sofá contra uma das paredes da sala é a opção de layout mais comum. Obviamente, o objetivo principal da distribuição de móveis em um quarto de criança é liberar o máximo de metros quadrados para jogos, esportes e criatividade. A tarefa torna-se mais difícil se duas ou três crianças morarem na sala. Neste caso, o beliche pode ser complementado com um sofá com mecanismo dobrável, que servirá como local de dormir para uma das crianças..
Se houver TV no quarto da criança, o sofá, via de regra, fica próximo a uma das paredes e em frente à zona de vídeo. A distância ideal da TV à cadeira da criança é de 2,5-3 M. Na maioria das vezes, os sofás das crianças têm uma altura pequena, o que se deve à segurança da criança (se ela cair, então de uma altura pequena). Este fato deve ser levado em consideração ao posicionar a TV de forma que uma criança sentada em um sofá baixo não precise erguer a cabeça para assistir a desenhos animados..
Se no quarto de adulto instalamos um pequeno pufe ao pé da cama, no quarto das crianças o seu lugar pode ser ocupado por um sofá compacto. Sentado em tal sofá, será mais conveniente para a criança vestir-se e calçar os sapatos.
Os sofás para quartos de crianças são tão baixos que podem ser instalados mesmo contra paredes com aberturas de janelas – o design não interfere na difusão da luz natural. Esse layout pode ser útil para salas pequenas com falta de espaço utilizável. mas não mova o sofá perto de radiadores de aquecimento.
No amplo cômodo do quarto das crianças, o sofá pode zonear o espaço e separar o segmento de jogos do local de descanso. Nesse caso, ele não precisa ser colocado contra a parede. Este layout pode ser bem sucedido tanto ao usar um modelo convencional quanto ao instalar um sofá de canto..
Vasta gama de modelos
Hoje em dia, a gama de móveis para quartos de crianças é tão vasta que tanto os pais como os pequenos futuros proprietários de sofás têm de se confundir. Se você der à criança a oportunidade de escolher móveis estofados para seu quarto, então muito provavelmente ela escolherá um modelo brilhante, com estampa colorida ou estilizado como um herói de conto de fadas, animal ou algum tipo de transporte. Mas para os pais, a qualidade dos materiais é muito mais importante (e na maioria das vezes sofás que parecem grandes peluches são baixos) e o tamanho do modelo, que não deve caber facilmente nas possibilidades da sala, mas também atender aos requisitos de ergonomia e facilidade de uso..
Muitos pais gostam de modelos sem moldura de sofás e poltronas feitos em uma modificação modular. Menos peças da estrutura (ou falta delas) – menos razões para quebras. Mas é óbvio que esses móveis são adequados apenas para sentar, você não pode dormir sobre eles. Um sofá de canto composto por vários blocos proporcionará o máximo de assentos possível, e o espaço na sala ocupará pouco.
Um sofá, ou melhor, sua imagem original, pode ser feito por você – em um console apoiado em suportes, coloque um substrato macio e garanta maciez «encostos» com alguns travesseiros. Claro, não será possível dormir em tal sofá, mas na parte inferior você pode construir prateleiras ou celas para guardar brinquedos, livros ou equipamentos esportivos..
Se o espaço do quarto das crianças e o orçamento para o arranjo permitirem, então até as formas mais originais de criar uma área de recreação suave e jogos podem ser realizadas. As seguintes estruturas dificilmente podem ser chamadas de sofás, mas uma coisa é óbvia – as crianças ficarão encantadas com essas células moles, onde você pode se aposentar, mas ao mesmo tempo permanecer na zona de audição e visibilidade de outras crianças ou adultos.
O papel de sofá também pode ser desempenhado por um grande pufe de qualquer formato, fixado a uma parede equipada com painéis macios. Um canto tão macio pode se tornar não apenas um lugar favorito para a privacidade do seu filho, mas também um destaque do interior, elevando seu nível de exclusividade..