Sala de estar verde: opções de design de interiores e regras para combinar tons
Muitas donas de casa modernas recebem com sucesso os hóspedes na cozinha, especialmente se esta sala for espaçosa o suficiente e bem decorada. No entanto, se estamos a falar de uma grande empresa ou de convidados de honra, então, neste caso, a mesa é geralmente posta na sala de estar. Ao mesmo tempo, apesar do nome inequívoco desta sala, que fala diretamente de sua finalidade, na realidade, este espaço de vida também é usado ativamente por todos os membros da família. Portanto, ao criar um interior, é imprescindível levar em consideração a versatilidade da sala e tentar criar um design universal em que não só seja agradável comunicar-se com os hóspedes, mas também passar o tempo com os membros da família, assistir TV ou apenas ler um livro..
Do ponto de vista da psicologia, a solução ideal neste caso será o verde, que não só fica bonito, mas também acalma, alivia o cansaço, não deprime e faz bem aos olhos. Além disso, ele torna todo o design mais vivo e positivo ao mesmo tempo. Vamos explicar-lhe como colocar correctamente os acentos e introduzir harmoniosamente um tom verde multifacetado no interior da sala..
Sala de estar ecológica – prós e contras
Apesar de o verde ser usado com cautela no design da sala por algum motivo, qualquer demonstração dele fica muito harmonioso no interior. No entanto, como qualquer outro tom, o verde tem suas próprias vantagens e desvantagens, das quais você definitivamente deve estar ciente. Assim, as características positivas da paleta de cores verdes incluem seu efeito benéfico no sistema nervoso humano e a capacidade de neutralizar qualquer ansiedade e tensão, especialmente quando se trata de tons profundos..
O verde alivia o cansaço e acalma, o que fortalece diretamente o relacionamento entre os familiares. Você vai esquecer para sempre as mudanças de humor e o desejo de entrar em conflito. E o mais importante, o verde fica bem no design de uma sala de estar de qualquer tamanho..
Quanto às deficiências da paleta, aqui deve ser notado um relaxamento um pouco excessivo, que em alguns casos pode até levar à apatia, portanto, para evitar tais nuances, devem ser utilizados acentos mais brilhantes ou contrastantes no interior..
Outro fato não muito agradável é o efeito negativo da cor no impacto físico e psicológico de pessoas com distúrbios do sistema nervoso, ou seja, um excesso de verde pode levar a uma perda de energia. Bem, no final das características da gama verde, deve-se também levar em consideração o fato de que, apesar de o verde ter se mostrado bem em muitas soluções de estilo, ainda não é adequado para as variações de interiores modernas. Neste caso, recomenda-se diluir a cor de base com várias adições de cor..
Escolhendo uma paleta
Se você considera as deficiências da paleta de verdes uma mera ninharia, e decidiu firmemente decorar a sala de estar em tais tons, então sugerimos que você se familiarize com mais detalhes com a influência de diferentes tons da gama no subconsciente de um pessoa, como resultado será muito mais fácil para você fazer uma escolha e prever com antecedência todo esse processo de registro das nuances. Para criar uma atmosfera pacífica, os psicólogos recomendam o uso de tons de ervas no design..
Esmeralda e menta serão a solução perfeita como fator estimulante.
O calor vai irradiar da sala de estar com notas de azeitona ou salva.
Os verdes escuros são considerados um sinal de respeitabilidade..
Tons de maçã e pistache combinam notas de relaxamento e frescor ao mesmo tempo.
Para salas pequenas, tons claros de verde que expandem visualmente o espaço são a solução ideal..
E tons tão rígidos, ricos e saturados como agulhas de pinheiro, turquesa escuro ou esmeralda serão a solução ideal para criar um interior em grandes salas de estar..
Combinação harmoniosa com outras cores
Como já dissemos, para criar uma harmonia completa, o verde principal do design da sala certamente deve ser complementado e diluído com outras cores, e as variações mais aceitáveis neste caso podem ser chamadas de branco clássico, cinza, amarelo, azul, bege ou marrom. Ao mesmo tempo, tons acompanhantes podem ser usados em todas as suas manifestações..
O conjunto de verde e branco se encaixa perfeitamente em designs de interiores modernos com superfícies metálicas ou brilhantes, ou é uma ótima ideia para um quarto de estilo retro vintage. A regra básica é que jogamos em semitons, e então a sala ficará cheia de ar e «respirar».
No exemplo de uma combinação de verde e amarelo, recomenda-se o uso de uma tonalidade complementar mais desbotada. Moderação e moderação, neste caso, são a chave para o sucesso..
Uma combinação igualmente atraente e cautelosa é o azul e o verde. Azul claro ou uso mínimo de azul rico e profundo, nesta situação, é a opção mais relevante..
Na combinação do verde e do cinza, na maioria das propostas, o verde combina-se com os tons de cinza claro, que equilibram o brilho da cor principal, fazendo com que o tandem cinza-verde pareça original, nobre e contido..
A decoração interior em tons de bege e verde pode ser merecidamente chamada de limite da pacificação. O bege não parece tão categórico quanto o branco e complementa a faixa verde com notas de calor. Portanto, a energia geral dessa sala de estar parecerá simultaneamente bastante calma, mas sem efeito. «adormecendo».
Já para a companhia do marrom e do verde, essa combinação fala por si. Essa ideia certamente atrairá os fãs de direção ecológica e fornecerá muitas oportunidades para experimentação. Ao mesmo tempo, os designers aconselham em qualquer exemplo o uso de realces brilhantes e contrastantes, bem como a combinação de tonalidades até encontrar a solução ideal que atenda às suas necessidades..
Sala de estar verde: soluções de estilo
Para estreitar o círculo de todas as opções possíveis para combinações de cores da paleta verde com outras tonalidades, tanto quanto possível, os designers recomendam, em primeiro lugar, confiar no estilo escolhido. Os interiores clássicos são caracterizados por uma combinação nobre de vegetação com um brilho de ouro e prata. No estilo escandinavo, você pode combinar com segurança verde, bege, cinza e branco.
Um tom suave de verdes ou menta em uma empresa com branco ou bege são relevantes para «rústico» e Provença romântica. Para decoração country, neste caso, o marrom é usado. Várias combinações de tons de café e cinza em conjunto com tons de verde escuro são características da decoração da sala de estar em estilo inglês..
A direção do Mediterrâneo favorece verdes claros e água. Uma sala de estar em estilo oriental ficará muito harmoniosa com jade ou verde oliva.
Ecostyle, em nossa opinião, não precisa de comentários. Ao mesmo tempo, o uso de cores verdes pode se manifestar na decoração de interiores, decoração de paredes, tonalidades de móveis ou acessórios..
Como já dissemos, o interior da sala, feito em tons de verde, embora não seja mega popular, nunca ficará banal, porque todos os tipos de variações de verde parecem sempre frescos e atualizados, mesmo que se trate de tons mais brancos e profundos. E o mais importante, não importa como o verde será implementado. Cortinas, tons de parede, carpete chique, estofamento de poltrona, almofadas verdes no sofá, quadros emoldurados ou vasos de flores dispostos – isso é estiloso, moderno e incrivelmente lindo!