Sala de estar com escadas: tipos, tipos, dispositivo
Contente:
No processo de projeto de um edifício de dois andares ou de um apartamento com vários andares, muitas vezes há um problema com a localização correta e conveniente das escadas para o andar superior. Com referência às tradições arquitetônicas, é possível equipar uma escada em uma sala separada que conecta todos os andares, como uma escada em edifícios de vários andares. No entanto, este método é extremamente barato, para organizar uma escada separada as células precisarão de muito espaço livre. Os arquitetos e designers modernos concordam que o espaço de vida mais confortável e esteticamente correto para a localização da escada entre andares é a sala de estar..
Ergonomia
Uma das ciências fundamentais que serão exigidas para projetar um espaço de sala de estar com uma escada é a ergonomia. Ao escolher um projeto, é importante consultar os fundamentos do design artístico da sala. É necessário avaliar todas as características técnicas da área utilizada – a sala, e escolher o local mais prático para a localização das escadas.
No desenho ergonômico do projeto, uma escada é considerada um elemento estrutural funcional que proporciona a comunicação vertical entre os pisos e tem suas próprias vantagens e desvantagens. Eles devem ser levados em consideração ao projetar.
Características e especificações das escadas na sala de estar
A presença de uma escada na sala muda completamente a natureza da sala e sua finalidade. Independentemente do tipo e características de design, a escada da sala tem características positivas e negativas:
Positivo negativo
Vários tipos de escadas, que diferem em materiais, design e aparência estética geral, devem atender aos requisitos básicos que evitam uma série de problemas na vida cotidiana.
Características obrigatórias:
O erro mais comum ao escolher um projeto de escada para uma casa ou apartamento particular é uma referência aos GOSTs estabelecidos. É razoável acreditar que os padrões aprovados serão os mais médios possíveis e consistentes com todos, sem exceção. Porém, são as escadas padronizadas que apresentam maior número de inconsistências com uma única pessoa – o dono.
Os cálculos da escada, do seu desenho e características técnicas, são efectuados antes do início da construção e reparação. É quase impossível ligar dois pisos a uma escada, onde foram concluídas as obras de construção e acabamentos. Para isso, você terá que mudar completamente a planta de cada um dos andares e redesenhar o volume total dos cômodos, destruindo a obra de acabamento.
A instalação da escada é a fase final, que é realizada após o término das obras e apenas na área preparada. Durante o curso da construção ou reforma, uma escada temporária é instalada, que desempenha a função principal – conectar os andares.
Requerimentos mínimos
Para escadas abertas, em média, são necessários 5-8 metros quadrados. espaço de convivência. Os custos variam dependendo dos recursos do projeto. É dada atenção especial às etapas, que devem ser:
Métodos de escada
A localização das escadas depende das características da sala como um todo, portanto, cada projeto é considerado individualmente. Na escolha de um método de localização, em primeiro lugar, são levados em conta os desejos dos proprietários da casa, que se ajustam às capacidades construtivas do edifício e do layout.
Com uma disposição ergonômica da escada da sala, é necessário levar em consideração os fundamentos de fundamental importância:
Usando o espaço sob as escadas
Graças ao sistema de gradação das escadas, o espaço por baixo delas pode e deve ser aproveitado. Existem opções comprovadas para a utilização do espaço sob as escadas, que são mais frequentemente utilizadas para decorar o interior e mobiliar a sala de estar:
No projeto individual, a disposição do espaço sob as escadas não se limita a desenvolvimentos e pode ser usado para fins pessoais. Os casos de uso criativos e não padronizados podem ser qualquer coisa: aquário, estufa, lareira, balcão de bar ou prateleiras de vinho. Qualquer parte da decoração da sala pode ser arranjada no espaço sob as escadas.
Escolhendo uma escada
Antes de escolher uma escada, é importante levar em consideração os requisitos básicos que servirão de base para as etapas subsequentes de seleção..
O custo do espaço para arranjar uma escada aberta deve ser calculado antes mesmo do início da construção e dos trabalhos de reparo. Se a área da sala for superior a 40 metros quadrados, pode-se considerar a opção de colocar as escadas como objeto central da sala. Porém, em relação aos requisitos para a colocação ergonômica da escada, é melhor escolher a localização da escada o mais próximo possível da porta de entrada..
A frequência de operação é diretamente proporcional à escolha do projeto, materiais de fabricação e fixadores. A durabilidade das escadas prevê determinados períodos que devem ser levados em consideração ao projetar.
A questão da quantidade de pessoas que vivem em uma casa ou apartamento, bem como sua idade e estado de saúde, não requer menos atenção. As escadas padrão são projetadas para uma pessoa média (altura, peso e idade), sem características e preferências pessoais, que devem ser levadas em consideração na escolha.
Montagens e estruturas
A variedade da gama comercial de escadas para salas permite-lhe escolher facilmente um desenho que cumpre todos os requisitos de funcionalidade, conforto e design. A principal diferença entre os tipos propostos está na configuração, métodos de fixação das vigas, cercas e degraus..
Suportes:
Construções
Um critério bastante importante – o número de marchas, depende não só da vontade do proprietário, mas também do espaço disponível. A conveniência e funcionalidade de cada escada é determinada por seus requisitos pessoais para o número de metros quadrados.
Material
O material é de fundamental importância na construção de uma escada. As principais qualidades do material, sua durabilidade e decoratividade, são levadas em consideração no desenvolvimento de um projeto de escada. Para o fabrico são utilizados vários tipos de materiais de construção, desde os tradicionais: madeira, metal, pedra, até misturas de construção modernas e materiais de origem não natural..
Madeira
As escadas interiores de abertura são geralmente feitas de um material natural durável – madeira. O tipo de madeira determina sua durabilidade, efeito decorativo e capacidade física..
Raças suaves (pinheiro, abeto, cedro, abeto) são representantes da opção mais acessível. No entanto, tais materiais apresentam uma estrutura muito fibrosa e flexível, o que reduz a vida útil. Os degraus de rocha macia devem consistir em várias vigas para aumentar a resistência.
Espécies semiduras (bétula ou bordo) são a melhor opção, pois apresentam custo médio e características aceitáveis. A estrutura da escada de bordo pode ter várias configurações e não requer reforço adicional.
As madeiras nobres (freixo, nogueira, carvalho, faia) são materiais de elite altamente decorativos com uma vida útil máxima, até meio século sem restauração. A fim de reduzir a parte consumível, os materiais elite são usados apenas para elementos decorativos da escada.
Um material de madeira relativamente novo merece atenção especial – madeira colada, que é a mais estável e durável, superando até mesmo espécies de elite – carvalho ou nogueira em suas características.
Por ser a madeira um material flexível, a instalação das escadas é realizada após o encolhimento total do edifício. Antes da instalação da estrutura, todos os elementos de madeira devem ser tratados com materiais de proteção (tintas e vernizes) para evitar deformação e deterioração.
É importante saber que mesmo as melhores espécies de madeira que passaram por todas as etapas de processamento requerem condições especiais de temperatura e umidade. A temperatura do ar deve ser mantida na faixa de 20 a 25 graus (temperatura ambiente). O nível de umidade não deve exceder 70%. Em climas muito quentes, quando o nível de umidade está abaixo de 60%, é recomendado o uso de um umidificador ambiente.
Metal
O metal, por ser o material mais durável e sem análogos, pode ser usado como básico ou complementar. Entre as características positivas do metal estão não apenas resistência e durabilidade, mas também funcionalidade, segurança contra incêndio e uma total falta de requisitos de manutenção.
A estrutura de suporte utiliza aço inoxidável, latão e, em casos raros, bronze. Esses tipos de metais têm resistência máxima e são menos suscetíveis à destruição do que outros. A decoração é feita em cromo e elementos forjados com pó externo ou pintura.
Apesar de todas as vantagens óbvias, as escadas de metal na sala de estar raramente são usadas, pois têm uma desvantagem – um alto nível de ruído. Considerando que estamos falando de conectar duas salas de estar, o metal é mais usado em combinação com a madeira..
Copo
Um material que é o menos convencional para estruturas de escadas, pois possui uma característica pessoal – a fragilidade. No entanto, a abordagem moderna para a fabricação de vidro por colagem multicamadas (triplex) aumenta o fator de resistência. Graças ao revestimento de polímero, os planos colados são resistentes ao impacto e apresentam características gerais semelhantes às da cerâmica..
Camadas de reforço adicionais, revestimentos externos para aumentar a resistência, bem como a própria tecnologia de fabricação de vidro resistente ao impacto, se refletem no peso da escada. O degrau (1000/350/25 mm) pesa até 15 kg. Considerando o custo dos consumíveis para a fabricação de tal estrutura, bem como os custos de processamento, o custo total determina o vidro como uma elite, material caro para escadas abertas..
Pedra, lajes de concreto, cerâmica
As escadas feitas com pedra, cerâmica ou laje de concreto têm características comuns e são resistentes a falhas, estruturas duráveis com qualidades decorativas pessoais..
A pedra natural é um material maciço que requer muito espaço para organizar uma escada. O projeto de escada para sala é sempre desenvolvido com a simplificação máxima da estrutura, minimizando o custo de metros quadrados. A pedra natural é usada como material de base para a estrutura de suporte e os degraus. As grades e a decoração são feitas com materiais leves – madeira e metal. Uma vez que a pedra natural é um material de construção caro, para reduzir o custo da estrutura, as peças não estruturais são substituídas por pedra artificial..
As lajes de concreto são uma alternativa à pedra natural, que não é inferior em parâmetros básicos de resistência, devido ao reforço de aço. Em uma característica comparativa, as lajes de concreto são inferiores em termos de resistência ao desgaste e decoratividade, portanto requerem restaurações periódicas e obrigatoriedade de revestimento com materiais decorativos..
A cerâmica é usada apenas como material de revestimento. Todos os produtos cerâmicos possuem alta resistência, resistência às mudanças de temperatura e umidade. Além disso, a superfície dos materiais de revestimento cerâmico é de baixa manutenção e fácil de limpar..
Combinação e combinação
Cada um dos materiais tem seu próprio pessoal características, tanto positivas quanto negativas. A combinação ajudará a compensar as deficiências e usar as qualidades positivas de cada um dos materiais. Lajes de concreto são um material bom, barato e durável para estruturas básicas de suporte de carga; o metal é um excelente material para grades; madeira dura – adequada para degraus; cerâmica, vidro, pedra artificial e madeiras macias – para acabamento decorativo de estruturas de escadas.
Interior
Todos os grandes objetos de interior que criam o destaque estilístico principal devem ser projetados em primeiro lugar, de acordo com as leis de criação de uma composição. Mas, com base nos requisitos de construção e técnicos, a estrutura da escada deve ser instalada no final, e na fase final do arranjo da escada – a instalação dos degraus e decoração é realizada após todas as atividades de reparo e revestimento.
Crio «vivo» o interior gerado no processo de reparo e arranjo de uma sala com uma escada é impossível. Um objeto grande que requer decoração pessoal e cria um toque estilístico em todo o interior não complementará logicamente o aconchego já criado na sala de estar.
A decoração da sala com uma escada começa com uma planta detalhada. Tendo em conta os requisitos pessoais para o conforto da divisão, bem como as possibilidades da zona, escolhe-se o estilo principal do interior e a escada correspondente a este estilo.
Tipos de escadas e estilos de interiores
Cada estilo de interior tem seu próprio ambiente orgânico, formado pelo patrimônio arquitetônico e cultural, ancestral do estilo. As escadas, como complemento construtivo do espaço habitacional, foram utilizadas em todas as fases do desenvolvimento da arte decorativa e de interiores. Cada um dos estilos de interior tem seus próprios requisitos para a forma, aparência e design holístico da escada..
Estilos de interiores históricos
Cada um dos representantes dos estilos de interiores históricos visa recriar as principais técnicas expressivas e formais, estereotipadamente correspondentes a uma determinada época. Todos os estilos históricos estão próximos do uso de materiais de construção tradicionais: madeira, metal e pedra, bem como formas clássicas simples e lacônicas.
Escadas com estilo:
- Egípcio. Duas opções típicas de escada projetada no estilo egípcio: geométrica, reta com cantos vivos em pedra e revestida em gesso (branco, bege claro) sem gradeamento; escada de um só lance com três degraus intermediários a partir do fundo, feita de pedra, com grades de metal forjado.
- Grego. Escada reta de grande porte (uma ou duas marcha com patamar) feita de pedra ou lajes de concreto, com grandes corrimãos de concreto, apoiada em pedestais baixos e largos e com revestimento mínimo.
- Romano. Escada recta, sempre com degraus corridos, em pedra, com corrimão em pedra monolítica decorada com padrões tradicionais romanos.
- Românico. Parafuso ou «G» escada em forma com degraus sinuosos em madeira maciça e pintada em tons quentes de cores tradicionais claras. Corrimãos aerodinâmicos em madeira escura ou metal montados em estreitos balaústres esculpidos. Necessariamente complementado por um tapete rolante temático.
- Gótico. As escadas em espiral mais bizarras feitas de madeira escura, metal e pedra natural. Corrimãos naturais e degraus nus.
- Renascimento. Construção com plataforma obrigatória e bobinadeiras, em madeira dura e semidura. Corrimões grandes com balaústres de padrão simétrico no mesmo material dos degraus. Em qualquer uma das variações de design – decorado com um tapete felpudo denso.
- Barroco. A estrutura pode ter qualquer formato, mas deve ser feita exclusivamente de madeira. Atenção especial é dada aos balaústres feitos à mão.
- Rococó. Construção de escada sempre curva, sem plataforma, em metal. Material complementar – madeira, que é usada para degraus e corrimãos.
- Classicismo. Escada de um lance com degraus sinuosos em ambos os lados, que pode ser feita inteiramente de um material: pedra (concreto, pedra natural), madeira. Com decoração minimalista de balaústres.
- Estilo império. Escada monolítica em pedra de dois lanços e plataforma, sem degraus sinuosos. O papel dos balaústres é desempenhado por grades decorativas de madeira entalhada. Os degraus são cobertos por um tapete monocromático de cores escuras.
- Moderno. Usando qualquer material: metal, madeira, vidro ou pedra, uma escada é criada com uma estranha forma curva sem partes geométricas ásperas. É dada especial atenção ao design das grades, que devem ser curvas e fluidas, no estilo moderno.
- Art Deco. As escadas mais simples são de marcha única. O principal papel decorativo é desempenhado pelos degraus, que são feitos em contraste. A parte de sustentação da escada é feita de lajes de pedra ou concreto, e os degraus são feitos de espécies de madeira de elite. Corrimãos lacônicos que seguem a forma de uma escada em finos balaústres.
- Indiano. Escadas de um lance com degraus sinuosos em ambos os lados, em pedra. Os degraus próprios na parte superior são decorados com madeira clara. O principal elemento estético é dado pela grade de metal com cachos arredondados.
- Japonês. A funcionalidade é trazida à tona, portanto o elemento mais importante da escada são os degraus, que podem ser projetados desta forma, estejam eles suspensos no ar. Materiais de madeira escura a vidro. Corrimãos finos sem elementos decorativos.
- País. Apenas madeira e as construções mais simples. Sem decoração e tapetes.
- Provence. Escada curva de lance único, feita exclusivamente de madeira clara. O corrimão é grande e simples, com balaústres ondulados.
Estilos de interiores modernos
Os estilos de interiores modernos visam criar um ambiente harmonioso, com gama de cores equilibrada, trama lacônica e acessível. Para dar ênfase à modernidade, novos materiais de construção são utilizados, de forma independente ou complementar.
Escadas com estilo:
- Construtivismo. Formas geométricas simples de construção com sítios obrigatórios. O principal material são lajes de pedra ou concreto, possivelmente madeira. As mesmas grades geométricas estritas, com balaústres finos.
- Alta tecnologia. O design é escolhido para o espaço a fim de economizar o máximo de espaço livre possível. Escadas modulares com corrimão simples. Etapas de qualquer material ao qual o estilo está localizado.
- Minimalismo. Projeto de voo único (em casos raros, duas marchas) de uma forma reta simplificada. A estrutura consiste em degraus que se projetam da parede, sem base e sem suportes. As grades podem ser feitas na forma de uma única barra ou totalmente ausentes.
- Kitsch. Os designs mais complexos, volumosos e fantasiosos, com decoração desnecessária e uma combinação de todos os materiais disponíveis.
Iluminação da escada
A iluminação é dividida em tipos: artificial e natural. A luz natural é a luz do dia, a luz artificial é a iluminação. Dependendo da localização e características de design das escadas, um ou mais tipos de iluminação artificial são selecionados.
Para escadas com estrutura de vitral (grandes vãos entre degraus, corrimãos que transmitem luz), bastam várias lâmpadas grandes no início e no final de uma marcha. A iluminação para escadas monolíticas e em espiral é selecionada individualmente.
Tipos de iluminação
A iluminação das escadas pode ser direta, difusa ou combinada. O Direct é necessário no escuro para iluminação total do lance de escadas. Espalhados principalmente desempenham um papel adicional, bem como desempenham funções decorativas. Combinado pressupõe uma combinação harmoniosa de diferentes tipos de iluminação.
A escolha da luminária baseia-se não apenas nos requisitos de conforto, mas também nas características decorativas da estrutura da escada..
- A iluminação local é necessária para a iluminação direcionada dos degraus. Pode ser feito em forma de candeeiros de pé, embutidos na parte da frente dos degraus ou ao nível do tornozelo na parede lateral. A mesma iluminação local pode ser instalada adicionalmente nas grades. Para escadas em espiral, a iluminação local é instalada verticalmente em uma base de poste.
- A iluminação decorativa visa enfatizar as características de estilo e interior. Lâmpadas de néon, tiras de LED, lâmpadas difusas, luminárias de chão, arandelas de parede, quaisquer atributos de estilo são usados para o contraste de luz.