Quarto infantil para menino e menina
Arrumar um quarto para as crianças é uma grande dor de cabeça para os pais. Criar um ambiente harmonioso, interessante, prático e confortável no qual a criança ficará feliz em crescer e se desenvolver é um processo meticuloso e caro. Se houver dois filhos, você pode multiplicar com segurança os custos financeiros e de tempo pela metade. No caso de ser necessário organizar em uma sala zonas de recreação, jogos, estudo e criatividade para crianças de diferentes gêneros, os pais têm que tomar três vezes mais decisões, resolver muitos dilemas e resolver conflitos. Podemos afirmar com segurança que no quarto onde moram o irmão e a irmã, não será possível evitar conflitos de interesses. Nenhum designer pode propor uma forma universal de criar um interior em que as origens masculinas e femininas dos pequenos proprietários das instalações se entrelacem harmoniosamente. Mas é possível facilitar a vida dos pais e dos próprios moradores do espaço comum, com a ajuda de um zoneamento competente, da distribuição ergonômica do espaço, da escolha de móveis práticos e de alta qualidade, bem como da implementação harmoniosa de decoração e acessórios..
Decidir sobre o design do quarto das crianças
A maioria dos pais vê a necessidade de dividir um espaço entre irmão e irmã apenas como deficiências, situações problemáticas. Mas também existem aspectos positivos em estarmos juntos. A necessidade de compartilhar um espaço comum, um lugar de recreação, jogos, criatividade e estudo empurra as crianças a fomentar sentimentos como tolerância, capacidade de ceder, contar com a vontade de outra pessoa, suas necessidades e desejos. É possível que ficar (até uma certa idade) de crianças de sexos diferentes no mesmo quarto crie uma base confiável para relacionamentos de respeito mútuo na idade adulta posterior. Por parte dos pais, o apoio é necessário não só para aceitar os gostos de cada criança, sustentando sua personalidade, mas também refletindo a individualidade de cada criança no desenho da sala comum..
Independentemente do tamanho do quarto das crianças, os pais deverão destacar as seguintes áreas do quarto:
- descansar e dormir;
- estudo e criatividade;
- jogos;
- armazenamento de coisas pessoais e comuns.
Os seguintes fatores influenciarão a criação do design:
- o tamanho e a forma da sala – é óbvio que em uma sala espaçosa é muito mais fácil criar um zoneamento harmonioso do espaço em setores pessoais e gerais;
- a altura do teto afeta diretamente a capacidade de usar beliches ou camas altas;
- o número de aberturas de janelas – afeta a disposição dos móveis e a possibilidade de utilização de divisórias, cortinas e telas entre as áreas pessoais;
- idade das crianças;
- preferências pessoais, hobbies, necessidades de cada criança;
- capacidades financeiras dos pais.
Interior neutro
Se o tamanho do quarto das crianças é modesto, então é melhor abandonar as complexas decorações temáticas do quarto e dar preferência a um design simples e neutro, contra o qual será possível transformar a situação e, com a ajuda de detalhes, indicar as preferências gustativas de cada criança, indicar sua individualidade. Nesse caso, os designers recomendam escolher uma paleta de cores neutras e leves como base. Você pode usar acentos na decoração, destacando a parede na área de cada criança com a cor, mas eles não devem se opor em temperatura de cor e caráter. Por exemplo, «clássico» a ideia de borrar rosa nas meninas e azul nos meninos não é a melhor maneira de criar um interior harmonioso.
Os tons claros são o cenário perfeito para qualquer mobiliário, decoração e acessórios. Uma parede de acento também pode ser decorada com um desenho, mas neste caso é necessário encontrar uma opção de compromisso que se adapte ao irmão e irmã. Motivos vegetais, imagens de animais e personagens de desenhos animados ou contos de fadas, de que ambas as crianças gostam, vão decorar a superfície do sotaque e não vão causar discórdia entre os pequenos donos da sala.
Design temático
O projeto de uma sala conjunta em um determinado tema apenas à primeira vista parece uma tarefa irrealista se um dos proprietários da sala adora gatos e borboletas fofinhos, e o segundo sonha com um voo para o espaço e gosta de designers. Para criar um interior temático, existem muitos temas neutros que agradarão a crianças de diferentes sexos. O tema de um circo ou espaço, um parque infantil ou uma cidade do futuro, um conto de fadas ou a selva pode tornar-se um conceito que reúne todos os elementos interiores. Por exemplo, uma sala decorada na forma de um castelo de conto de fadas atrairá um menino que finge ser um cavaleiro lutando contra um dragão e uma menina que pode facilmente aparecer na forma de uma princesa aprisionada em um castelo..
Outra opção para a criação de um interior temático está associada à unidade de execução e design das diferentes áreas da divisão, preservando as preferências pessoais de cada criança. Por exemplo, usando murais artísticos ou papel de parede com impressão de fotos, você pode decorar paredes em diferentes temas, mas em um único design estilístico..
Se as duas crianças que moram no mesmo cômodo são ativas o suficiente e amam atividades esportivas, esse vício pode se tornar um tema para a decoração de um berçário. Uma barra de parede, uma barra horizontal com anéis e uma corda, uma mini-parede de escalada para treinar destreza e resistência – todos esses elementos podem se tornar a base para moldar o design de uma sala. Mas, neste caso, é importante não se deixar levar e não se esquecer da organização de dormitórios completos e áreas de estudo (criatividade).
Zoneamento de quarto compartilhado
Quer os pais gostem ou não, eles terão que dividir o quarto entre a filha e o filho. Duas pessoas sem coroas cada uma merece seu próprio canto de privacidade. Mesmo que nada mais caiba no quarto a não ser camas e uma escrivaninha, é necessário, pelo menos, equipar o espaço próximo aos dormitórios como parte de uma abordagem individual. Assim, cada criança terá sua própria ilha, simbolizando seus hobbies, vícios e gostos..
Um dos métodos de zoneamento mais simples, mais compreensíveis e viáveis é com móveis. Em uma sala com cama suficiente para um irmão e uma irmã, é melhor instalar ao longo de paredes opostas, deixando espaço suficiente no centro da sala para brincadeiras ativas. O melhor local para organizar uma área de trabalho (setor de criatividade e estudo) será o segmento perto da janela. Só não deixe crianças sozinhas com um único computador ou outro gadget. Para evitar hostilidades, é melhor distribuir dois dispositivos para cada criança e definir um período de tempo aceitável para trabalhar com o dispositivo..
Se o quarto das crianças não pode se orgulhar de uma área suficiente para alocar áreas de dormir separadas para cada criança, é necessário economizar espaço útil com a ajuda de estruturas de dois níveis. Nesse caso, o zoneamento pode ser chamado de nível e não espacial. Em qualquer caso, cada criança terá o seu próprio local de dormir, que poderá ser arranjado com a ajuda de acessórios que indicam não tanto o género como os passatempos das crianças, demonstração das personagens preferidas, jogos, contos de fadas, desenhos animados.
Se ambas as crianças forem crianças em idade escolar, com pouca ou nenhuma diferença de idade, a distribuição de empregos para cada uma se tornará tão prioritária quanto a organização de locais confortáveis para dormir. Obviamente, na maioria dos casos (exceto para quartos muito espaçosos com duas janelas na mesma parede) é problemático organizar escrivaninhas independentes para cada criança na abertura da janela. Armários para livros ou material de escritório ajudam a dividir o local de trabalho, em alguns casos é necessário fazer um rack vertical instalado em um console comum e separando as crianças como uma divisória.
O zoneamento com cores é uma técnica conhecida por muitos pais para a divisão condicional de uma sala em que duas crianças vivem com gostos, interesses e hobbies muitas vezes diametralmente opostos. Ao destacar áreas com cores, o principal é não exagerar. Por exemplo, você pode terminar todas as superfícies de uma sala em um tom de luz neutro e eu uso cores brilhantes para destacar segmentos funcionais. Camas do mesmo modelo, mas cores diferentes indicam pertencer a um irmão ou irmã, uma técnica semelhante pode ser usada para sistemas de armazenamento, locais de trabalho.
O mesmo efeito pode ser obtido ao zonear com carpete, sistema de iluminação e decoração. Esses itens de interior não indicam diretamente, não delineiam os limites claros de cada uma das zonas, mas são técnicas muito eficazes na delimitação do espaço, sem falar nas principais funções que desempenham..
Você pode dividir o espaço não apenas com a ajuda de móveis básicos, mas também por meio de conjuntos de jogos adicionais. Por exemplo, na área de recreação das meninas há uma miniversão da cozinha da mãe, e o segmento de brincadeiras dos meninos é representado por um estande com uma ferrovia ou rodovia. Mas, para tal equipamento, a sala deve ter um número suficiente de metros quadrados..
Se o quarto para duas crianças é tão pequeno que a atribuição de zonas separadas para o irmão e a irmã é quase impossível, cada centímetro é registrado para o equipamento elementar do espaço com os locais de dormir e locais de trabalho necessários, então as paredes podem ser usadas. Por exemplo, para pendurar desenhos, trabalhos manuais ou pôsteres com seus personagens favoritos, cada criança é designada «ter» muro. Uma técnica semelhante pode ser usada para abrir prateleiras onde os irmãos podem guardar seus livros, pequenos brinquedos, colecionáveis..
Quanto maior a diferença de idade entre as crianças, mais responsável você terá para abordar a questão do zoneamento. Se a diferença de idade do irmão e da irmã for significativa, você pode até ter que usar divisórias de transformação móveis – telas, cortinas e até estantes de livros. Claro, essa técnica afetará a imagem geral da sala, afetará a formação de uma sensação de amplitude e liberdade do interior. Mas o espaço pessoal de cada criança, neste caso, vem à tona. Afinal, a possibilidade de solidão, uma sensação de segurança, afeta não só o humor da criança, mas também a formação de seu estado psicológico, histórico emocional e, no futuro, o caráter de pequeno dono do quarto..
Em uma sala para bebês heterossexuais, por exemplo, não faz sentido realizar o zoneamento por gênero. A única coisa que o recém-nascido precisa nos primeiros estágios da vida é a organização de um local confortável para dormir e o acesso direto e rápido dos pais ao quarto do bebê. Os especialistas recomendam que os pais criem o interior de um quarto para recém-nascidos em termos de preparação para novas alterações (e não está longe) – uma paleta de cores neutras em cores claras, sistemas de armazenamento que podem ser facilmente transferidos de colocar coisas em módulos para brinquedos , livros e outros dispositivos para jogos, desenvolvimento e criatividade.
Maneiras de economizar espaço na sala do seu irmão e irmã
“Beliche” É o primeiro pensamento que vem à mente aos pais que planejam o interior de um pequeno cômodo para crianças de diferentes sexos. Tais construções economizam realmente de forma significativa o espaço útil da sala, deixando uma quantidade de metros quadrados suficiente para a zona de jogos e criatividade. Mas tal abordagem na organização de locais para dormir é possível com uma pequena diferença de idade e crianças, caso contrário, uma das camas não será grande em idade ou a outra será pequena.
Outro problema que pode surgir ao formar locais para dormir em um cômodo pequeno é que as duas crianças vão querer dormir na camada superior (geralmente é o que acontece). A instalação de duas camas altas, em que no concurso se encontram locais de trabalho ou sistemas de arrumação, um espaço de criatividade, pode resolver o problema da utilização racional do espaço e respeitar as duas crianças. No caso de três ou mesmo quatro crianças viverem em um quarto, apenas beliches podem se tornar uma saída prática na formação de vários dormitórios em uma pequena área..
Se tudo está mais ou menos claro na organização dos locais de dormir para as crianças, então simplesmente não há espaço para a instalação de sistemas de armazenamento em quartos pequenos. Mas, além de pertences pessoais e calçados, você precisa guardar brinquedos, livros, material de escritório, equipamentos esportivos e muito mais. Prateleiras e estantes abertas fornecem uma saída para organizar espaços de armazenamento em pequenos espaços. Mesmo em prateleiras rasas, você pode colocar muitos brinquedos, livros e outras coisas que as crianças precisam. Ao mesmo tempo, visualmente, racks e prateleiras abertas, consoles que são fixados nas paredes parecem «mais fácil», em vez de armários com fachadas.
Para economizar espaço em uma sala pequena, você terá que usar todas as oportunidades, mesmo as zonas que mais frequentemente permanecem «sem trabalho» – espaços ao redor de janelas e aberturas de portas, cantos. Descarte a longa haste da cortina acima da janela, instale pequenas prateleiras para livros e brinquedos em ambos os lados da abertura e substitua as cortinas por cortinas compactas ou de tecido.
Em vez de mesas volumosas, podem ser usados consoles montados na parede. Assim, você pode economizar espaço utilizável em uma pequena sala e organizar dois locais de trabalho completos. Os aparelhos modernos são planos, não ocupam muito espaço e as crianças não precisam de uma mesa grande para computador. Prateleiras abertas para livros e artigos de papelaria podem ser penduradas acima do console, dividindo e armazenando sistemas para cada criança.
Camas e sofás com sistemas de armazenamento embutidos são uma oportunidade real de economizar espaço em um quarto pequeno. Por vezes, para aumentar o número de sistemas de arrumação, é necessário colocar obi camas para crianças em pódios, no fundo das quais são colocadas gavetas ou armários de baloiço. É claro que esses pódios dividem perfeitamente o espaço de uma sala para duas crianças..
Uma excelente oportunidade para organizar um grande número de sistemas de armazenamento com um custo mínimo de espaço utilizável são os armários embutidos que estão localizados ao redor da cabeceira da cama ou no espaço ao redor da porta. É verdade que não será fácil para as crianças chegarem aos módulos superiores, mas elas podem armazenar coisas que são usadas sazonalmente ou raramente..