Projeto do banheiro: as principais leis e pequenas coisas importantes
A concepção da casa de banho, independentemente do estilo, obedece aos requisitos básicos: funcionalidade e um mínimo de elementos decorativos. Um banheiro clássico prevê a presença obrigatória de dois itens – um vaso sanitário e um lavatório, embora as opções com chuveiro, banheira e bidê também sejam comuns. O espaço do banheiro deve ser o mais livre possível, sem locais de difícil acesso e pequenos detalhes decorativos.
O mais importante
Vaso sanitário
A peça central do banheiro é o vaso sanitário. De acordo com a opção de instalação, são de chão e suspensos. Os banheiros de chão são mais familiares e mais tradicionais. É fácil de instalar, mas ocupa mais espaço em comparação com uma sanita suspensa..
Se o banheiro for pequeno, o modelo suspenso será mais adequado. Você também pode economizar espaço instalando um vaso sanitário de piso com uma cisterna, que é montado separadamente na parede ou atrás de uma parede falsa..
A maioria dos vasos sanitários é feita de faiança e porcelana. A faiança é mais barata, tem uma vida útil de cerca de 10 anos e depois de um tempo pode perder o aspecto. A porcelana é um material mais caro e de alta qualidade, com vida útil garantida de mais de 30 anos. Ele manterá sua aparência original por muito tempo. Externamente, os vasos sanitários de faiança e porcelana são praticamente indistinguíveis, pois todos os produtos são revestidos com esmalte branco ou colorido.
Os banheiros de design exclusivo são feitos de vidro, metal, pedra natural (travertino, mármore, granito, ônix).
Lavatório
Outro detalhe importante do banheiro é a pia. Existem várias soluções básicas hoje:
1) Lavatório suspenso (console) é a opção mais comum e compacta. A tulipa é uma versão popular do lavatório do console, onde a tigela é colocada em um pedestal que serve como um suporte adicional e esconde o sistema de abastecimento de água e drenagem. Em um banheiro muito pequeno, você pode usar uma pia suspensa de canto.
2) Lavatório suspenso – uma tigela que é instalada em cima de um armário ou bancada.
3) Lavatório embutido – uma tigela que é construída em um armário ou bancada e geralmente não se eleva mais do que 1-3 cm acima de sua superfície.
Sobre cor e luz
Muitas vezes, uma casa de banho é uma pequena divisão sem janelas. Neste caso, atenção especial deve ser dada à iluminação. Basta uma ou duas lâmpadas para o banheiro. Uma opção vencedora é a iluminação pontual da pia e o espelho acima dela.
A escolha das cores depende inteiramente do gosto dos donos da casa. Mas ainda não é recomendado fazer o banheiro totalmente preto ou branco. Preto e perto dele cores escuras saturadas (marrom escuro, azul escuro) terão um efeito deprimente. White, por outro lado, estará invariavelmente associado a uma instituição médica..
Líderes reconhecidos no design do banheiro e do banheiro são as cores pastel claras: azul claro, verde claro, tons de rosa, amarelo e marfim.
Detalhes funcionais
Deve haver um mínimo de itens no banheiro. E aqui estão as principais pequenas coisas que você não pode prescindir (em ordem de importância):
1) O porta-papel higiênico é um detalhe pequeno, mas muito significativo no banheiro, que certamente deve se encaixar organicamente no interior do ambiente. Você pode escolher entre um suporte de metal aberto simples, semifechado (com uma válvula de bloqueio ascendente) ou fechado. Suportes originais feitos de madeira, em forma de figuras engraçadas, «arquivamento» papel, cordas e formas curvas graciosas podem adicionar um toque frívolo ao design de um banheiro.
2) Escovar. Pareceria ser um objeto simples, mas os designers fizeram o possível para que não só não estragasse o interior do banheiro, mas pudesse até se tornar sua decoração. Existem muitos modelos de escovas – em elegantes suportes de metal, fixados na parede, com recipientes de vidro, plástico e metal que escondem completamente a parte útil da escova dos olhos.
3) Ganchos ou porta-toalhas. Metal, madeira, vidro ou plástico – eles também podem ser um elemento importante no design de um banheiro.
4) Toalheiro aquecido. Este elemento útil não é necessariamente enfadonho «escada» ou «cobra». Por que não diversificar o interior com um toalheiro aquecido em forma de flor, uma linha quebrada ou estranhamente curva, um caractere chinês? No interior de um estilo clássico ou palaciano, você pode usar um modelo estilizado de bronze.
5) Espelho. Além de sua finalidade direta, o espelho do banheiro desempenha duas funções mais importantes:
6) Prateleiras, lancis, nichos. A busca pelo minimalismo não é infinita. Mesmo assim, haverá coisas no banheiro que precisam ser guardadas em algum lugar. Sabão, produtos de limpeza e desinfetantes para vasos sanitários, produtos químicos para vasos sanitários, papel higiênico e muito mais são convenientemente armazenados em um nicho ou armário fechado sob a pia. Em prateleiras abertas ou em nichos abertos, podem haver várias toalhas sobressalentes, sabonetes, alguns aparelhos decorativos que são apropriados para o banheiro – por exemplo, uma bela concha do mar.
Características do design do banheiro em diferentes estilos
Clássico
O estilo clássico prefere cores claras contidas: marfim, bege, marrom claro, tons pastéis de verde e azul. Peças de metal – torneiras, alças podem ser feitas de bronze ou dourado.
Na decoração de paredes e pavimentos – ladrilhos, muitas vezes sem padrão, de uma ou duas cores correspondentes (geralmente branco cremoso e alguma cor mais intensa). Na decoração das paredes com painéis, utiliza-se madeira recoberta com verniz escuro. O mosaico fica ótimo em um interior clássico.
O espelho está emoldurado. A iluminação pode ser organizada com um lustre, arandelas e luzes embutidas.
Moderno
O estilo Art Nouveau exige decisões ousadas. As cores são dominadas por contidas, mas saturadas: cinza, bordô, azul, verde. Detalhes brilhantes separados, jogos de contraste são possíveis: azulejos azuis nas paredes e um espelho em moldura dourada. Uma solução original para a modernidade – iluminação colorida de zonas individuais. Prevalecem as linhas retas simples (você pode brincar com isso escolhendo, por exemplo, uma pia com uma tigela retangular).
País
O estilo country tem tudo a ver com simplicidade e materiais naturais. Se houver um espelho na parede, ele deve estar em uma moldura de madeira leve e sem pintura. Há também uma cortina de alma nos ganchos, um cesto de lixo de vime e muito mais. As paredes podem ser decoradas com pedra ou azulejos, os painéis de madeira podem ser pintados para combinar com os azulejos ou deixar a cor natural da madeira.
Na hora de escolher o encanamento, o principal é não exagerar na modernidade. O melhor de tudo é que os modelos clássicos e simples se encaixam no estilo country: um banheiro com uma cisterna na parede e um console ou pia em um armário de madeira.
Glamour
No estilo glamour, você pode mimar-se com detalhes requintados: um lavatório de vidro suspenso em uma bancada de pedra artificial, um espelho em uma moldura cara, até mesmo um pouco atraente. Todas essas coisas são importantes.
Qualquer esquema de cores pode ser usado. Não tenha medo de cores brilhantes. Deixe os ladrilhos nas paredes serem roxos, rosa, azuis e deixe o chão ter um efeito tridimensional..
Minimalismo e alta tecnologia
O minimalismo e a alta tecnologia professam simplicidade, pureza de cores e linhas. Tons claros de cinza, bege, azul claro e verde são cores típicas desses estilos. Se algo pode ser escondido ou embutido, então que seja: metal e vidro são os dois destaques principais. Nichos fechados, cisterna embutida, torneiras com sensores – tudo isso cria uma atmosfera tecnológica característica do minimalismo e do estilo de alta tecnologia..
Estilo escandinavo
Estilo escandinavo – cor limpa e fácil de terminar. A alvenaria da parede pode permanecer apenas alvenaria, apenas pintada de branco. É o branco que é a cor dominante no estilo escandinavo. Pode ser diluído com painéis de madeira natural, piso de pedra cinza, azulejos de cor clara.
A madeira permanece em sua forma original. A bacia do lavatório pode ser instalada na mesa de madeira áspera mais comum. O encanamento é clássico, sem elementos decorativos e decorações desnecessários.
Loft
Um banheiro em estilo loft terá algo em comum com o minimalismo. O princípio básico é deixar os detalhes de textura natural intactos e construir uma espécie de interior em torno deles. Na maioria das vezes, no estilo loft, as paredes desempenham esse papel: tijolos à vista, painéis de concreto e outras coisas aparentemente desconfortáveis, mas bem executadas, adquirem um som completamente diferente. Na ausência de tais elementos na sala original, eles devem ser trazidos para lá..
No estilo loft, quase todas as canalizações podem ser utilizadas, exceto as requintadas e pretensiosas. Deixe o espelho e a pia serem retangulares simples. A iluminação pode ser organizada com uma lâmpada grande ou feita com holofotes. Em geral, não se deve temer que o projeto pareça um pouco opressor, porque um loft quase sempre implica «não residencial habitável».
Art Deco
O estilo art déco adora detalhes. As paredes podem ser pintadas, azulejos caros com um padrão contrastante. O encanamento mais incomum e sofisticado que você pode imaginar ficará adequado em um banheiro como este. A iluminação pode ser fornecida por um lustre sob o teto ou arandelas.
No estilo art déco, costuma-se brincar com o preto. Podem ser apenas detalhes (moldura do espelho e parte dos ladrilhos do chão ou parede) ou elementos-chave (sanita, lavatório, candeeiros). Outras cores contrastantes também são apropriadas – branco, marrom escuro, dourado, roxo.
Provença
O estilo provençal é romântico, pretensioso e simples ao mesmo tempo. Aqui você pode combinar elementos do estilo country e clássico. As cores dominantes são o branco, o bege, o azul claro e o lilás. No estilo provençal, uma pia redonda com autoclismo e um armário com cortinas feitas de tecido natural, bem como um banheiro clássico com uma cisterna na parede, ficarão ótimos. Um espelho redondo ou oval pode ser decorado com uma moldura simples de cor clara. Se houver janela no banheiro, deve haver uma cortina, que pode ser decorada com ganchos ou fita adesiva.