Projeto de cozinha em uma casa particular – idéias de design atuais
Os proprietários que planejam renovar suas instalações de cozinha estão em uma situação dupla. Por um lado, uma sala bastante espaçosa (pequenas cozinhas raramente são encontradas em apartamentos privados) oferece uma oportunidade de incorporar várias ideias de design, mas por outro lado, um espaço suficiente pode criar a ilusão de permissividade, derrubar o design do pretendido caminho e criar confusão na composição do interior. O planejamento cuidadoso das reformas em uma cozinha de médio a grande porte não é menos importante do que a elaboração de um projeto para pequenos espaços. É necessário não só planear a passagem dos sistemas de comunicação, escolher a disposição do conjunto de cozinha, determinar o número de electrodomésticos e as suas dimensões, mas também combinar todos os elementos interiores numa única imagem, dar ao quarto um carácter único . Esperamos que a seleção em grande escala de fotos de interiores de cozinhas de casas particulares que compilamos o ajude nisso..
Ideias reais para decorar uma cozinha em uma casa particular
O espaço da cozinha de uma casa particular tem características próprias e na maioria das vezes difere das cozinhas padrão de prédios de apartamentos. Os seguintes recursos podem afetar a preparação de um plano para a reparação ou reconstrução de uma sala de cozinha:
- a sala pode ter uma forma original (estar equipada com uma janela saliente, por exemplo);
- a cozinha pode ter várias janelas, podendo ter formas não padronizadas (panorâmicas, abobadadas, abobadadas e até redondas);
- a sala pode ser percorrida;
- todos os sistemas de comunicação podem ser instalados a seu critério;
- uma despensa pode ser adjacente à cozinha;
- a área da cozinha pode fazer parte de um espaço combinado (sala de estar, sala de jantar).
É claro que o quadro geral da residência – o estilo do design de interiores, a paleta de cores, as formas de enfatizar – afeta a escolha da forma de decorar o espaço da cozinha. E, no entanto, existem certas tendências que os designers usam com mais frequência ao elaborar projetos de cozinha modernos:
1.A influência do estilo ecológico. Tudo natural está na moda agora. É por isso que a influência do estilo ecológico pode ser sentida mais do que nunca em literalmente todas as esferas da vida, a preparação de projetos de design não foi exceção. Estamos falando não só do uso de materiais naturais na decoração e execução de móveis e peças de decoração, mas também do uso de uma paleta natural, da integração de plantas vivas, herbários, do aproveitamento dos frutos da natureza.
2.Influência do estilo escandinavo. Os russos estão próximos da estilística dos países nórdicos, porque nossas condições climáticas são muito semelhantes. E quem não gosta de uma sala iluminada e espaçosa, decorada principalmente em branco com a integração de elementos de madeira, enfatizando detalhes com fundo escuro ou acessórios claros? Adicione plantas vivas, utensílios domésticos DIY e pequenas coisas queridas que ajudam a criar uma atmosfera verdadeiramente acolhedora e caseira.
3.Combinação de motivos de diferentes estilos. Os designers recomendam basear-se no estilo moderno e utilizar elementos de outros estilos para diluir o interior, trazer originalidade e entusiasmo. Por exemplo, o estilo contemporâneo é frequentemente «pede emprestado» variações de acabamentos em direções clássicas, deixando as ideias mais progressistas para o mobiliário. Molduras de estuque no teto ou molduras nas paredes são originalmente combinadas com eletrodomésticos modernos e lâmpadas de design incomuns.
4.Combinação de áreas funcionais. Combinar a sala de estar, cozinha e sala de jantar (e às vezes um corredor, corredor) em um espaço não é prerrogativa de apenas apartamentos estúdio. Em residências particulares, essa técnica de projeto é usada com frequência. A combinação de vários segmentos funcionais em uma sala permite que você crie um espaço amplo e luminoso, mesmo em uma área pequena. A economia em acabamento e outros trabalhos de reparo é óbvia – menos paredes, portas, portas, divisórias. Sem falar na oportunidade da dona de casa (anfitriã) preparar o jantar para poder se comunicar com o resto da família na área de lazer da sala.
5.Não é surpreendente que os designers nos proponham aproveitar as vantagens da localização da cozinha numa casa privada para beneficiar não só o carácter do interior, mas também a nossa própria comodidade, estética e funcionalidade. Por exemplo, colocar uma pia perto da janela é muitas vezes um sonho inatingível para donas de casa de pequenas cozinhas em apartamentos padrão. Mas em apartamentos privados, não será difícil arranjar a oportunidade de admirar uma bela vista da janela durante os processos rotineiros da cozinha, porque as comunicações podem ser transferidas (senão em detrimento da segurança), e há espaço suficiente no cozinha de tamanho médio e grande para pia dupla.
Escolhendo o layout do conjunto da cozinha
Não só a comodidade de utilização da divisão, a velocidade e ergonomia dos processos da cozinha, mas também a imagem da divisão e a sua aparência dependem em grande medida da localização dos sistemas de armazenamento, electrodomésticos e superfícies de trabalho. As cozinhas em casas particulares podem ter diferentes tamanhos, mas também formas. As aberturas de janelas e portas também podem ser apresentadas não em uma única cópia e ter uma modificação diferente da padrão. Portanto, a localização da área de trabalho da cozinha pode ter uma disposição diferente e até mesmo um desvio das opções padrão em favor da combinação de layouts.
Layout de canto – uma maneira universal de organizar uma unidade de cozinha
O layout em forma de L ou angular do conjunto de cozinha é considerado o mais versátil por uma razão. Com esta disposição de sistemas de armazenamento, superfícies de trabalho e equipamentos embutidos, é possível criar o mais confortável para o funcionamento e racional em termos de aproveitamento do espaço utilizável da sala. O conjunto de cozinha de canto ajusta-se organicamente tanto na forma quadrada quanto na retangular do cômodo. Neste caso, você também pode usar paredes com aberturas de janela, pulando a camada superior de armários ou substituindo-os por prateleiras abertas.
O layout de canto deixa espaço livre suficiente, mesmo em uma sala de tamanho médio (9-10 metros quadrados) para instalar uma espaçosa mesa de jantar, canto ou ilha, que também pode servir como um local para refeições. Para o nosso país, a opção mais comum é uma mesa de jantar com cadeiras ou mini-cadeiras (dependendo do tamanho da cozinha, do número de membros do agregado familiar, da sua idade). Uma área de cozinha de 10-12 m² é suficiente para que você possa organizar confortavelmente um conjunto de cozinha de canto e um grupo de jantar espaçoso (apenas o cômodo não deve ser muito alongado, estreito).
Em projetos de design estrangeiro, muitas vezes você pode encontrar a opção de complementar o layout de canto de um conjunto de móveis com uma ilha de cozinha – um módulo autônomo que combina as funções de um sistema de armazenamento, uma superfície de corte e locais para integração de eletrodomésticos (pias , fogões). A vantagem da ilha é que não é difícil equipá-la nas áreas de alimentação, basta estender os tampos das mesas para um local confortável de 2 a 3 pessoas.
Um quarto que se aproxima de um quadrado pode ser complementado com uma cozinha compacta. Assim, quase todas as paredes da sala serão envolvidas e utilizadas de forma racional, levando em consideração a disposição angular do conjunto de móveis. E no centro da sala haverá espaço suficiente para uma grande mesa de jantar..
Layout paralelo – a melhor opção para uma sala estreita ou ampla
Para divisões compridas e estreitas, a localização da unidade de cozinha é a melhor disposição. Salas ou cozinhas com janelas panorâmicas que se abrem para o quintal também se beneficiarão de um layout paralelo. Ao colocar os sistemas de armazenamento e os aparelhos embutidos em duas filas, é fácil seguir a regra «triângulo de trabalho», colocar seus vértices condicionais a uma distância suficiente uns dos outros e em lados opostos do conjunto de móveis.
Arranjo em forma de U do conjunto de móveis na cozinha de uma casa particular
A localização do conjunto de cozinha em forma de letra «NS» permite saturar a cozinha com o número máximo de sistemas de armazenamento, eletrodomésticos e superfícies de trabalho. Esta é uma ótima maneira de preparar um espaço de cozinha para uma família grande que precisa de um conjunto amplo e espaçoso para manter a ordem. Se o espaço da cozinha tiver a forma de um retângulo alongado, então, provavelmente, no centro não será possível instalar não apenas uma mesa de jantar, mas até mesmo uma ilha de cozinha estreita. Para famílias em que é fornecida a atribuição de uma divisão separada para organizar a sala de jantar ou a área de jantar foi movida para a sala de estar, esta opção de layout será ideal.
Conjunto de cozinha linear em combinação com uma ilha ou grupo de jantar
Um conjunto de cozinha de linha única ou linear é adequado para espaços pequenos e um pequeno número de sistemas de armazenamento e eletrodomésticos ou cozinhas em que um amplo grupo de jantar precisa ser instalado. Esse tipo de arranjo é frequentemente escolhido se não apenas a organização de um local para refeições para os membros da família é planejada na cozinha, mas também para recepções de convidados..
O conjunto linear de cozinha, complementado por uma ilha, representa já um sistema mais cómodo e amplo para a realização dos processos de trabalho necessários. Para além do facto de a ilha de cozinha permitir um aumento do número de sistemas de arrumação, torna-se um local de integração de electrodomésticos ou lava-loiça, o prolongamento do seu tampo permite organizar um local para refeições.
Se não houver espaço suficiente para instalar uma ilha de cozinha ou um grupo de jantar completo na sala da cozinha, você pode complementar o conjunto linear com uma pequena península, um balcão de bar ou um console apoiado em um suporte e preso à parede.
A paleta de cores atual para a cozinha de uma casa particular
A escolha das cores para a decoração da cozinha dependerá dos seguintes fatores:
- o tamanho e a forma da sala;
- o nível de luz natural – o número e a escala das aberturas das janelas, a localização da cozinha em relação aos pontos cardeais;
- a paleta de cores das instalações adjacentes à cozinha e a gama geral de decoração de interiores da casa própria e seu desejo de destacar o design da cozinha ou se encaixar organicamente na imagem geral da casa.
Existem muitas opções para escolher soluções de cores que serão sempre relevantes. Por exemplo, se sua cozinha não pode se orgulhar de uma grande área ou está localizada no lado norte do edifício (plantações, edifícios ou elementos de design paisagístico bloqueiam a luz do sol das janelas), então uma paleta de luz será a melhor opção de design. As superfícies brancas ajudam não apenas a expandir visualmente o volume da sala, mas também a criar uma imagem leve e fresca do interior. Além disso, qualquer outro esquema de cores pode ser facilmente combinado com o branco – você não precisará quebrar a cabeça sobre compatibilidade..
Uma cozinha totalmente branca pode causar associações desagradáveis, portanto, as superfícies claras devem ser diluídas com detalhes. É mais fácil integrar superfícies de madeira em uma aparência de cozinha leve. Assim, não só a paleta de cores da sala torna-se mais variada, mas aumenta o nível de aconchego, conforto introduzido pelo calor do padrão de madeira..
Outra maneira igualmente eficaz de adicionar um destaque a um projeto de cozinha leve é um esquema de cores brilhantes para um avental. Uma sombra colorida de azulejos de cerâmica, mosaicos, vidro ou plástico se tornará o centro de atração e pode desviar a atenção de elementos internos malsucedidos, se necessário.
É ainda mais fácil adicionar um fluxo luminoso ao interior luminoso da cozinha – para instalar eletrodomésticos em cores brilhantes. Normalmente, esses eletrodomésticos são feitos em estilo retro, mas também existem aparelhos de estilo moderno e de alta tecnologia..
Fachadas de todos os tons de cinza não perdem sua popularidade. Neutro, discreto, mas ao mesmo tempo nobre, a cor cinza vai bem com qualquer versão das ferragens (desde o brilho das peças cromadas até um brilho dourado brilhante), a escolha da cor para as bancadas (de branco neve a escuro, quase preto) e o fundo do acabamento.
Os designers recomendam àqueles que não confiam na sua capacidade de combinar cores no acabamento, mobiliário e decoração das instalações, que utilizem de forma universal um design enfadonho, moderno e ao mesmo tempo harmonioso. Use um tom branco como o principal (acabamento do teto, paredes, móveis – parcial ou totalmente), superfícies de madeira para diluir a imagem de luz (piso, bancadas, fachadas localmente ou para todo o fone de ouvido) e um tom escuro para enfatizar o geometria da sala, destaque essas ou outras áreas funcionais ou itens individuais.
Uma espaçosa cozinha de uma casa privada pode permitir um design escuro de fachadas ou elementos de acabamento. A cor escura e profunda do conjunto de cozinha dá a toda a sala um toque de luxo, drama e até alguma austeridade. Claro, fachadas escuras são mais difíceis de cuidar – você terá que gastar mais tempo limpando superfícies em que as impressões digitais são visíveis, vestígios de gotas de água seca. Mas a aparência chique da unidade da cozinha e de todo o interior mais do que compensa esses inconvenientes..