Portas de banheiro – seus critérios de seleção
Provavelmente você, leitor, é uma pessoa meticulosa e não está acostumada a fazer tudo de cara, ou seja, sem hesitar. Não há pequenas coisas para você – tudo o que importa. Posição correta da vida. Então, quanto à questão de como deveriam ser as portas do banheiro, você abordou corretamente. À primeira vista, parece simples. Na realidade, porém, aqui há sutilezas, sem saber quais você não conseguirá escolher e instalar a porta certa para o banheiro. Mas, depois de ler este artigo, você o fará. Então, escolha a porta.
Cobrindo a porta – tudo está na cabeça
Em primeiro lugar, deve-se levar em consideração que o banheiro tem uma peculiaridade – alta umidade do ar. Portanto, a porta deve ser resistente à umidade. Caso contrário, essa porta lhe dará muitos problemas com sua deformação, aparência e deterioração rápida. Naturalmente, isso não faz parte de seus planos..
O que pode torná-lo resistente à umidade e ao desgaste? Claro, o material de que é feito. Bem, para ser mais preciso, o papel principal nesta questão é desempenhado não tanto pelo que a porta é feita, mas por sua cobertura. Nossos ancestrais sabiam e usaram por muito tempo. Mas como não havia materiais especiais naquela época, a maneira mais simples de proteger as portas da umidade foi usada – pintando as portas. Esta opção ainda está em demanda hoje. É bom porque pode ser utilizado em qualquer porta, mesmo nas estruturas mais complexas. O material da porta também não é um obstáculo para isso. Para revestimento, é usado esmalte ou verniz. Você pode fazer os dois juntos. Existe apenas uma desvantagem nesta opção – um pintor pobre. Mas essa coisa pode ser consertada.
Mas o progresso não pára. Hoje existe toda uma indústria de portas que leva em consideração todos os seus desejos. Durante a fabricação de portas, novos tipos de revestimentos são utilizados, que têm seus prós e contras..
Considere os revestimentos de portas de banheiro mais comuns:
- Laminado e laminado (CPL). São papel envernizado. A única diferença entre eles é que o laminado é um material melhor do que o laminado. Mais resistente ao desgaste. Uma porta revestida a laminado terá um aspecto feio ao fim de um ano de funcionamento, embora a um preço seja mais apelativo, já que é o mais barato de toda a lista de preços. Mas, um peixe barato, mas uma sopa amarga, como se dizia antigamente. A vantagem das portas com este revestimento é que as tonalidades são sempre iguais. Isso é muito conveniente ao substituir uma porta feia.
- PVC e Eco-folheado. São os tipos de cobertura mais comuns. Eles são filmes plásticos. Ideal para proteção contra umidade, resistente ao desgaste. O PVC possui a maior resistência ao desgaste dentre os demais revestimentos, mas devido à presença de cloretos em sua composição, apresenta baixa compatibilidade ambiental, embora atenda às normas sanitárias. O eco-folheado apareceu há relativamente pouco tempo e, graças às suas propriedades notáveis, ganhou popularidade rapidamente. Em comparação com o PVC, apresenta maior compatibilidade ambiental (não contém cloreto) e atratividade. É um filme de polipropileno com imitação de madeira, não só na estrutura, mas também na textura. Apesar da semelhança no nome, você não deve confundi-lo com verniz.
- Folheado. O revestimento mais ecológico e mais caro. É feito de várias camadas finas de madeira e de diferentes espécies. Graças a este revestimento, a porta assemelha-se ao seu protótipo, totalmente em madeira maciça. Ao mesmo tempo, tem uma série de vantagens: mais barato, maior resistência à umidade e ao calor, mais leve (oco no interior). No entanto, em comparação com os revestimentos acima, é inferior a eles em termos de parâmetros que são críticos para o banheiro. Devido à sua alta naturalidade, é o revestimento mais caro. Assim, as próprias portas, cobertas com ele. E mais um detalhe – este tipo de porta não deve ficar na área de entrada direta de água. Se esta condição não puder ser atendida, eles devem ser tratados com um verniz de alta qualidade..
Design da porta do banheiro – uma questão de seu gosto
A próxima coisa que você precisa saber ao escolher uma porta é o seu design. Embora, em princípio, seja mais uma questão de gosto estético. Mas o conhecimento do design permitirá que você escolha a porta certa para o seu gosto e finalidade..
Vamos conhecer alguns deles, os mais comuns:
- Portas do painel. São uma moldura fechada nas duas faces com folhas de MDF. O vazio interno é preenchido com enchimento em favo de mel (papelão ou MDF). A vantagem desse design é seu baixo custo, mas não em detrimento da qualidade. As portas são resistentes à deformação.
- Portas com painéis. Eles não perderam sua popularidade, apesar do fato de que sua história remonta a vários séculos. Eles consistem em uma moldura, blocos intermediários (blocos de madeira para rebocar a moldura) e painéis inseridos entre os blocos intermediários. As portas são muito pesadas e caras do que portas de painel, mas mais resistentes a mudanças de umidade e temperatura.
- Portas Tzargovye. Eles são duas barras verticais conectadas por barras-czares transversais. Interessante como elemento de design, pela possibilidade de utilizar diferentes tipos de gavetas e suas combinações. Uma opção comum são os painéis laterais com inserções de vidro.
- Portas moldadas. Eles consistem em grandes vidros, emoldurados por postes moldados. O vidro é um triplex e pode ter várias opções de textura. As portas são pesadas e têm isolamento acústico insuficiente. Devido ao seu design, eles se encaixam bem em qualquer interior, o que os torna muito populares.
Devido ao mau isolamento acústico, a instalação de portas moldadas no banheiro é indesejável. No entanto, se você realmente deseja instalá-los, pode limitar a área do vidro..
As portas francesas moldadas têm uma aparência interessante.
Os amantes de estilos de interiores exóticos vão adorar portas moldadas asiáticas.
- Portas de vidro. Muitas pessoas desconfiam dessas portas, não confiando em sua confiabilidade. E em vão, porque vidro temperado especial é usado para essas portas. Você não vai abri-los com um martelo. Além de moldadas, as portas de vidro se encaixam bem no interior, conferindo elegância e sofisticação ao banheiro, com destaque para a área do boxe.
Métodos de abertura de portas. Funcionalidade vem em primeiro lugar
Uma coisa importante no interior do banheiro é a forma de abrir a porta. Se você não prestar atenção a isso, pode criar muitos transtornos no quarto, perca a oportunidade de torná-lo espaçoso e confortável. Falaremos mais sobre isso..
Na maioria das vezes, portas giratórias são instaladas no banheiro. O próprio nome das portas fala sobre a maneira como são abertas. Portas deste tipo permitem isolar bem a parte externa do apartamento da umidade e do ruído funcional, e o próprio cômodo de correntes de ar perigosas. Esta é uma vantagem importante dessas portas. Antigamente, eles falavam sobre isso: «Tema uma corrente de ar que não extinguirá uma vela, mas a vida se extinguirá». Portanto, as portas giratórias são as mais antigas e confiáveis..
Diante do desejo do homem moderno por espaço livre, portas de correr, ou seja, portas de compartimento, entraram na arena do design de ambientes. Graças a este tipo de porta, pode aumentar significativamente o espaço habitacional da divisão. São muito convenientes e agradáveis de usar. Mas tem alguns «mas». Primeiro, eles não fornecem isolamento de ambiente. Em segundo lugar, depois de um tempo, o mecanismo de seu movimento começa a chacoalhar não pior do que as portas do compartimento do carro. Pode ser um pouco, mas ainda assim desagradável. E em terceiro lugar, as portas dos compartimentos são mais parecidas com uma tela, embora sejam originais. A todos os itens acima, você pode adicionar uma certa complexidade à sua instalação, especialmente na parede.
Às vezes, uma opção tão interessante para abrir portas é usada, como uma porta de vaivém, ou de outra forma – «livro». É, claro, original, mas mais adequado para qualquer outro cômodo do que para um banheiro. As desvantagens são as mesmas da versão anterior..
Finalmente
Como você pode ver, a escolha da porta do banheiro não é fácil e requer alguns conhecimentos. Esperamos que este artigo o tenha ajudado a se tornar você mesmo no mundo das portas. A partir de agora, você vai olhar para eles com um olhar mais significativo e não vai cair em todos os tipos de truques publicitários, cujo objetivo é enganar o cliente com algo desnecessário. Boa sorte escolhendo a porta do seu banheiro!