Pintar paredes em um apartamento: sutilezas da decoração e técnicas criativas de design
Muitos proprietários preferem usar tinta para decoração de parede em vez de papel de parede. Na maioria das vezes, esse método é escolhido por pessoas mais criativas, porque, ao mostrar a imaginação, você pode criar um design individual, espetacular e deslumbrante! Com que cuidado você precisa preparar as paredes para pintar, quantas vezes para repintar, qual é o número ideal de camadas – falaremos sobre isso e não apenas em detalhes.
Preparando as paredes
Se falamos do rigor na preparação das paredes para a pintura, na verdade, isso nem sempre é importante. Tudo depende das tarefas e requisitos específicos: se a superfície for idealmente fosca, qual a tonalidade que deve ser, há luz natural suficiente na sala, etc..
Um exemplo vívido na foto: as paredes não seriam perfeitas aqui, todas as irregularidades e defeitos estão à vista.
E em algum lugar exatamente o oposto, o próprio estilo da sala dita o princípio da decoração – uma espécie de leve negligência e uma espécie de deliberação, permitindo requisitos menos rigorosos para o design de superfícies.
Escolha de tonalidade
Muitas pessoas se perguntam: experimente diferentes tonalidades imediatamente na parede ou no papel, que depois se aplicam à parede? Claro, você pode usar o segundo método, mas ainda assim a primeira opção será mais prudente. Afinal, a superfície da parede para pintar não se parece em nada com um pedaço de papel. Existem diferentes absorvências, poder de cobertura, etc. Faça o seu teste de cores apenas nos locais menos visualizados. Portanto, você definitivamente não pode errar com a cor futura das paredes..
Quantas camadas pintar?
Duas demãos são um requisito comum e mínimo para pintar superfícies. Normalmente, uma vez não é suficiente para uma pintura de alta qualidade e obtenção do efeito desejado. Portanto, planeje seu consumo de tinta com uma margem.
Quantas vezes as paredes podem ser repintadas?
Se você acha que pode pintar as paredes o quanto quiser, então, infelizmente, isso não é inteiramente verdade. Apenas cores claras aplicadas a paredes bem preenchidas podem ser repintadas em cores semelhantes.
Quanto às cores ricas, e até mesmo em cima do papel de parede destinado à pintura, então, provavelmente, duas ou três tentativas de repintar a parede irão resistir. Pela quarta vez, o papel de parede simplesmente descascará devido à espessa camada de tinta. Não é surpreendente, porque para suavizar uma cor e obter outra completamente diferente, por exemplo, em vez de verde – lilás, você precisa adicionar uma cor intermediária de duas camadas em branco.
Pintar paredes em um apartamento: várias técnicas de design criativo
Apesar das inúmeras dicas e workshops, o resultado nem sempre é perfeito. Mas e se as desvantagens se transformarem em vantagens, agravando-as ainda mais? Oferecemos alguns truques de design que podem se tornar um verdadeiro salva-vidas.
O principal é parar no tempo
A parede não precisa ser totalmente pintada. Você pode, como na foto, predefinir as molduras e usar fita adesiva para limitar a área a ser pintada. Ou você pode fazer sem ele, deixando as bordas desiguais. Esta técnica é adequada tanto para todas as paredes, quanto para uma, que se tornará acento. Se você quiser negligência deliberada nos detalhes, pinte toda a superfície uniformemente, exceto a borda perto do teto..
Com uma pausa
Não completamente pintado, como se as superfícies envelhecidas e gastas criem uma atmosfera de cores espetaculares (especialmente se as paredes forem de pedra ou tijolo). Portanto, aqui você não pode tentar ser limpo – os móveis vão adquirir notas rústicas ou um toque de estilo loft.
Gradiente moderno
Traços de tinta visíveis, geralmente considerados uma falha, podem iluminar o interior de uma casa. Tente usar vários tons de uma vez – você obterá um design original. Ou crie um efeito de moda luxuoso “ombre” com transições de cores.
Gotas coloridas
O ponto culminante da pintura desleixada é a parede com listras coloridas do teto ao chão. Essa decoração, como o grafite nas ruas, transforma a parede em um objeto de arte deslumbrante. A superfície com gotas coloridas não requer adições ou decoração – é linda por si só.
Como uma variante dessa técnica, você pode escolher uma cor de base para o fundo e deixar a tinta contrastante fluir livremente de cima para baixo. A propósito, listras coloridas ficarão lindas não só nas paredes, mas também em itens de interior individuais, por exemplo, em vasos de flores. Apenas mergulhe o pote na tinta, vire-o de cabeça para baixo e deixe escorrer..
Uma solução interessante é desenhar caminhos coloridos à mão. O princípio é o mesmo da decoração de um bolo com rosas creme. Despeje a tinta em uma seringa ou arquivo com um canto cortado e crie uma improvisação artística criativa. Termine as áreas não pintadas com um pincel.
Como um relógio
Use paredes em vez de telas – pinte com traços marcantes e impressionistas. O enredo não é importante para tal imagem, habilidades profissionais também não são necessárias. Escolha suas cores favoritas – e pronto! Os erros sempre podem estar ocultos por trás das pinturas dos mesmos impressionistas..
Salpicos de cor
Adicione um toque incomum ao interior diluindo o teto e as paredes com salpicos coloridos. O efeito é impressionante e até esconde pequenas imperfeições superficiais.
Ao longo da curva
A pintura combinada de paredes em duas cores é uma tarefa árdua que requer atenção e precisão. Afinal, a linha deve ser perfeitamente plana. Ou não é verdade? A diferenciação desigual de duas cores parece divertida e fresca, dá dinâmica ao interior e enfatiza diferentes zonas da mesma sala.
Linhas suaves também podem decorar outros itens – armários de cozinha, mesas na sala, mesinhas de cabeceira no quarto, cabeceira da cama. A ilustração na cômoda da fotografia lembra uma paisagem. Os padrões pintados podem ser desenhados em uma ampla variedade de variações: abstrações multicoloridas, linhas onduladas com bordas precisamente definidas, diagonais com bordas difusas, etc..
Em geral, o campo da imaginação é infinito. Basta pensar nos detalhes para que a pintura das paredes tenha um aspecto harmonioso, individual e com estilo..