Pequenos ‘truques’ cozinha pequena
Não é segredo que em muitos apartamentos o layout deixa muito a desejar. O legado da era soviética reside, entre outras coisas, em pequenas cozinhas. Além disso, ele foi projetado para ser não menos funcional do que grande. Pelo menos, muitas pessoas sonham com isso, especialmente em um momento em que não só se negam a um jantar em conjunto com toda a família em uma mesa comum, mas também quando o próprio processo de cozinhar se torna um verdadeiro desafio.
Planejar um pequeno espaço de cozinha não é uma tarefa fácil, mas pode ser feito. Mesmo uma pequena sala pode ser aconchegante, elegante e ergonômica.
Será sobre a disposição correta de móveis, eletrodomésticos, permitindo que você economize espaço.
Para quebrar ou não quebrar?
A solução para o problema pode estar na ampliação do tamanho da cozinha em detrimento dos cômodos vizinhos. Se for considerada uma casa particular, então esta é uma história separada, uma vez que muitos proprietários fazem um anexo, que desempenha o papel de uma cozinha.
Expandir uma cozinha em um apartamento na cidade é muito mais difícil. A razão reside não só na complexidade do processo, mas também na articulação com órgãos e serviços especiais. Se tais dificuldades não incomodarem, então o tamanho pode ser aumentado combinando o banheiro e o vaso sanitário, conectando-o à sala de estar, despensa (por exemplo, usando um arco). Esta opção está se tornando cada vez mais popular em novos edifícios, se não estivermos falando de paredes de suporte de carga. Neste caso, você precisa prestar atenção à combinação harmoniosa de interiores..
Não descarte o corredor também, pois muitas pessoas preferem se livrar da divisória da porta na junção com a cozinha e mover uma geladeira, máquina de lavar ou outros eletrodomésticos para este espaço. No entanto, não se esqueça que na ausência de portas, o cheiro a pratos a cozinhar espalhar-se-á por todo o apartamento..
Abaixo tudo «supérfluo»
Se a primeira opção não for possível, você precisa pensar em como aumentar a área útil da cozinha existente. A área de jantar pode ocupar muito espaço. Nesse caso, opta-se por reduzi-la ou transferir a ingestão de alimentos para a sala de estar. As lojas de móveis oferecem uma grande variedade de mesas dobráveis que não ocupam muito espaço quando dobradas. Então a cozinha se tornará apenas um lugar para cozinhar, e o espaço vago será ocupado por eletrodomésticos de grande porte ou um amplo guarda-roupa, para os quais antes não havia espaço suficiente..
Muitas vezes você pode ver uma máquina de lavar instalada na cozinha. Se este for o único lugar racional para ela, e o corredor e o banheiro não forem adequados, então deve ser embutido no conjunto de cozinha. Neste caso, é feita uma área de trabalho acima da máquina e utilizada para as necessidades do dia a dia, ou então é colocado um forno de micro-ondas..
Arranjo racional de móveis
A melhor opção são os móveis de canto. Isso é muito conveniente, pois o espaço livre é aproveitado tanto quanto possível, inclusive no canto. O armário de canto é muito mais espaçoso do que pode parecer à primeira vista. A escolha de pias para lavar pratos é muito diversa, e com certeza haverá uma opção adequada para uma pequena pia que terá uma aparência harmoniosa.
Se for decidido deixar a área de jantar da cozinha, ela pode ser colocada perto da parede. Não devemos esquecer o minimalismo no interior, porque o desejo por ele aumentará visualmente o espaço..
Móveis de cozinha selecionados corretamente são a chave para o sucesso
A principal propriedade que os móveis da cozinha devem ter é a funcionalidade. Felizmente, hoje existem muitos fabricantes de móveis de acordo com os tamanhos individuais e atendendo aos desejos do cliente. Cadeiras dobráveis e uma mesa dobrável serão uma verdadeira bênção para os proprietários. O principal é que o processo de dobragem seja o mais simples possível. Caso contrário, esses móveis trarão mais inconvenientes do que benefícios..
Se for usado um sofá de canto de cozinha, ele está equipado com um assento com abertura no qual você pode colocar utensílios domésticos que não são usados com muita frequência. Gavetas que deslizam para fora do sofá se tornarão uma solução incomum..
É melhor encomendar um fone de ouvido alto, novamente por razões de economia de espaço. Os armários superiores podem ser usados para pequenos itens ou vasos.
Para eletrodomésticos que são usados com frequência, é melhor fornecer uma prateleira articulada. É mais frequentemente usado para fornos de micro-ondas. Disponibilidade é aceitável «estojo». Não ocupa muito espaço, devido à sua altura, podendo poupar decentemente espaço para vários equipamentos. A TV é melhor montada na parede com um suporte.
Não se esqueça de um lugar útil no parapeito da janela
Os proprietários de uma grande cozinha podem usar o peitoril da janela para plantar flores. Se a cozinha tem um tamanho de 6 m2, então este é um luxo incomportável, pois pode ser aproveitado para dar uma excelente área de trabalho..
Se forem instaladas janelas de plástico modernas na cozinha, o problema está meio resolvido, porque já estão equipadas com um peitoril de janela largo. Se as janelas forem do modelo antigo e o peitoril da janela não for largo, então pode ser «acumular» usando painéis de madeira. O espaço resultante também pode ser aproveitado para a instalação de um forno de micro-ondas ou transformado em bancada, o que é especialmente conveniente, uma vez que não é necessária iluminação artificial durante o dia. Outra opção é adaptar este local para trabalhar, ou fazer dele uma mesa de jantar..
Cores e estilo da sala
Mesmo que a mobília seja selecionada com muita competência e racionalidade, todos os esforços irão por água abaixo sem um esquema de cores alinhado corretamente. O componente estilístico não é menos importante. Em princípio, tanto a versão clássica como a moderna são adequadas para uma pequena cozinha. O principal é que a imagem não seja muito pomposa..
Os estilistas recomendam optar por um dos seguintes estilos:
– Escandinavo. Baseia-se nas opções de sombreamento de luz, materiais naturais, luminosidade da imagem;
– alta tecnologia. Este estilo é adequado para cozinhas modernas com uma variedade de eletrodomésticos. É caracterizada por brilhantes detalhes de metal, lâmpadas de alta tecnologia, móveis de vidro;
– minimalismo. Uma ótima opção para quem gosta de se livrar do desnecessário e irrelevante no interior.
Independentemente da escolha do estilo, recomenda-se o uso de cores leves, delicadas e pastéis. São eles que vão tornar o ambiente acolhedor e ajudar a expandi-lo visualmente. Os tetos multinível em cores claras também são capazes de ampliar visualmente o espaço. Um esquema de cores de tons neutros servirá. Para que tal imagem não se torne demasiado monótona e banal, pode e deve diversificá-la com a ajuda de elementos decorativos mais brilhantes (jogo de chá, guardanapos, toalha de mesa e cortinas).
Ao escolher um esquema de cores vivas, você precisa pensar se ficará muito intrusivo, porque a cozinha é um lugar onde qualquer dona de casa passa uma parte significativa de seu tempo livre. Com a vasta seleção de móveis que hoje existe, todos podem escolher a opção certa para seu apartamento, levando em consideração seu gosto individual. A disposição correta dos móveis e cores agradáveis, os elementos decorativos farão até mesmo uma pequena sala muito racional e sofisticada.