Mesas de centro no interior da sala
A sala de estar em cada casa é o coração da casa e cada proprietário tenta organizá-la de forma que seja não apenas confortável e harmoniosa, mas também impressionante e emocionante. Hoje, junto com um confortável sofá, poltronas e uma lareira, parte integrante da sala é uma mesa de centro, ou como é usada em nosso país, uma mesa de centro..
História da mesa de café
Este móvel é de 1868 e é considerado um europeu, Edward William Godwin, que o criou. É verdade que inicialmente a mesa da sala tinha cerca de 70 cm de altura e um pouco mais tarde adquiriu o aspecto a que estávamos habituados. No entanto, foi essa pessoa que lançou as bases para o desenvolvimento de um atributo tão interessante e, o mais importante, funcional da sala de estar de hoje. E embora não haja consenso onde exatamente a ideia de criar uma mesa baixa foi emprestada, seja da cultura do Império Otomano, seja da cultura japonesa tão popular na Europa naquela época, o fato permanece: hoje a popularidade de Mesas de centro é tão grande que este item de mobília pode ser encontrado em qualquer casa.
Variedades de mesas
Os principais fabricantes de móveis rapidamente pegaram o acessório ultramoderno, invadindo as casas mais ricas da Europa daquele século e começaram a fazer mesas com uma variedade de materiais: madeira, vidro, pedra e cobre..
Com o advento de novas tecnologias, o arsenal de materiais para fazer mesas de centro aumentou significativamente. Além disso, sua diversidade possibilitou tornar esse móvel acessível a qualquer segmento da população. Ao mesmo tempo, as idéias de design para uma mesa de centro desenvolveram-se rapidamente – agora você não pode surpreender ninguém com uma mesa primitiva com pernas entalhadas ou tampo de vidro. Mas a ideia do design em si às vezes é simplesmente incrível. Portanto, todas as mesas de centro podem ser divididas em três grupos:
Mesas práticas ou as mais funcionais, nas quais há tampo de mesa grande o suficiente e muitas gavetas e prateleiras para pequenas coisas.
Mesas de centro – transformadores. O design dessa mesa permite que você a transforme em um pufe, várias mesas separadas ou um banco com assento macio com um leve movimento da mão. O último grito da moda para esse transformador é uma mesa que facilmente se transforma de uma mesa de centro baixa em uma grande mesa de jantar na qual toda a família e convidados podem caber..
Mesas decorativas que raramente são usadas para os fins a que se destinam e são apenas um elemento de decoração. Como regra, essas mesas não têm apenas uma aparência sofisticada, mas também são feitas de um material bastante incomum..
Como escolher uma mesa de centro
Por qual princípio as pessoas geralmente escolhem móveis? Muitos concordarão que isso geralmente acontece de acordo com o princípio «Eu vim eu vi eu venci». No entanto, isso está correto? Mesmo para um elemento tão pequeno do interior como uma mesa de centro, isso é fundamentalmente errado. Em primeiro lugar, ao escolher este móvel, deve-se considerar o seguinte:
- estilo de sala de estar;
- o design de cores, mesmo que seja um destaque brilhante do interior, deve ser idealmente combinado com as cores usadas na sala e se encaixar harmoniosamente no design da sala;
- a praça da sala e diretamente o local de colocação da mesa, principalmente quando se trata de uma pequena sala de estar em um apartamento.
Algumas dicas práticas
Como mostra a prática, as mais populares ainda são as mesas de centro de madeira. E esse fenômeno tem uma explicação completamente lógica: esse material se encaixa facilmente em qualquer estilo, se encaixa em qualquer esquema de cores e é ideal para cuidar. Além disso, se você escolher uma mesa de madeira em tons quentes para uma sala com uma combinação clássica fria de preto e branco, o interior será imediatamente preenchido com conforto e calor, e ao mesmo tempo não perderá sua severidade..
Se você tiver um piso de parquete ou laminado, uma mesa de centro de madeira de cor semelhante será uma excelente companhia, e a imagem geral da sala só se beneficiará disso..
Porém, para que a mesa de centro que deseja encaixe perfeitamente na sua sala de estar, não é necessário colocar o pavimento que corresponda à cor nem recorrer a outras medidas radicais. Basta jogar algumas almofadas decorativas de tom semelhante sobre um sofá ou poltrona, ou colocar uma pequena poltrona com estofamento para combinar com o tampo da mesa.
Se outros armários ou prateleiras forem planejados na sala, então é bom que a mesa de centro também seja feita do mesmo material que os outros móveis..
Outro material popular para o tampo da mesa de centro é o vidro, cujas pernas podem ser de diversos materiais. No entanto, ao escolher uma mesa de vidro, você precisa estar pronto para limpar constantemente o pó dela, embora esta desvantagem seja totalmente compensada por sua aparência, porque tal mesa, mesmo com um tamanho suficientemente grande, não vai bagunçar o ambiente devido para sua transparência.
O que quer que se diga, a mesa de centro está sempre no centro das atenções na sala, pois é à sua volta que se situam os principais móveis, como sofá, poltronas e pufes. É por isso que a escolha de um atributo tão importante de qualquer sala de estar deve ser abordada, pensando em tudo nos mínimos detalhes. A começar pela finalidade deste móvel, a saber, se será apenas um elemento decorativo ou se será utilizado para o fim a que se destina, se será apenas um local para um vaso de flores ou para guardar todo o tipo de revistas e cadernos , e terminando com o material do qual é feito.
Por fim, resta dizer que são os gostos do dono da casa que devem ser decisivos, porque ele deve gostar da sala, e o amor pelo seu lar o encherá de energia positiva, que qualquer hóspede da casa certamente irá apreciar.