Lustre no interior do quarto – decoração funcional
Para o interior de um quarto, o lustre não é uma luminária fácil, é um elemento decorativo que muitas vezes funciona como a única decoração para a imagem de uma sala. O estilo moderno de design de espaço prima pela simplicidade e concisão, para o uso mínimo de elementos decorativos. Portanto, muitas vezes um lustre bonito, original, luxuoso ou simplesmente incomum atua como uma decoração para um espaço de dormir. À primeira vista, pode parecer que escolher um candeeiro central para um quarto não seja difícil – vai à loja e adquire mais o produto de que gosta do que as restantes opções. Mas existem algumas nuances que afetam a escolha de um lustre. Falaremos sobre eles nesta publicação..
Critérios para escolher um lustre para o quarto
Não apenas suas preferências pessoais no design da luminária e possibilidades financeiras ditam a escolha de um lustre, mas também os seguintes critérios:
- a dimensão da divisão e a altura do tecto (quanto mais espaçosa for a sala, maior será o lustre que poderá ser escolhido para a iluminar, a altura do tecto tem impacto directo na escolha do modelo de pendente ou candeeiro de tecto);
- a localização da área de lazer – mesmo em um cômodo pequeno, você pode instalar um lustre pendente com elementos decorativos pendurados se montá-lo acima dos pés da cama, por exemplo (tudo depende do formato do cômodo e do seu layout) ;
- design de interiores do quarto;
- a paleta de cores da sala (neste caso, pode haver duas opções para os esquemas de cores do lustre – ou é um acento do interior e se destaca contra o fundo geral, ou corresponde à escala geral do espaço) ;
- a potência do dispositivo de iluminação também dependerá da escala da sala (para um quarto é melhor comprar um lustre com a capacidade de ajustar a potência, mesmo duas opções para definir a intensidade da iluminação permitirão que você crie a atmosfera desejada no quarto);
- ao escolher um lustre pelo tipo de material com o qual é feito, é importante ter em mente não só o design estilístico da sala e a conformidade do design da lâmpada com o conceito geral, mas também o tipo de lâmpadas que irão ser usado para isso (consideraremos esse problema com mais detalhes a seguir);
- combinação harmoniosa com o resto das luminárias do quarto (na maioria das vezes, equipar o quarto com um lustre por si só não é suficiente, especialmente se o quarto tiver uma área de trabalho, lâmpadas nas mesinhas de cabeceira ou acima delas também devem corresponder a a ideia geral de \ u200b \ u200b a execução de todos os jogos).
Tipos de lustres para salas de diferentes tamanhos e design estilístico
Se falamos sobre o método de fixação do lustre, então todas as luminárias desse tipo são divididas em pendente (lustres suspensos) e teto. Do nome fica claro que o lustre de teto é fixado diretamente no teto e é uma opção muito compacta para equipar uma sala de pequenas dimensões ou com tectos baixos com o nível de iluminação necessário. A lâmpada de teto pode ser feita na forma de uma composição de cortinas com lâmpadas e elementos decorativos localizados em uma «base», montado diretamente no teto. Existem muitas variantes desses modelos.
Um lustre pendente é uma lâmpada feita de uma ou mais cortinas presas a um cabo, barbante ou corrente. É esta ligação intermediária entre a superfície do teto e os elementos de iluminação diretamente que permite ajustar a altura do dispositivo e sua aparência. Um lustre pendente pode ser compacto, consistindo de um plafond, ou pode ser todo um complexo de elementos diferentes – a imaginação dos designers, neste caso, não tem limites.
Se falamos da divisão dos lustres em termos do material de execução, então neste caso a escolha é muito mais rica. A estrutura da luminária pode ser feita de metal, madeira, plástico, vidro e uma combinação desses materiais. Mas para a execução de cortinas e elementos decorativos, além dos materiais listados, pode-se utilizar uma grande variedade de opções – tecido, papel, videira, ratã, bambu e até matéria-prima reciclada. Lustres de design podem não apenas representar uma luminária original, mas também atuar como um objeto de arte.
Lustres com armação de metal e luminárias que imitam velas são semelhantes às luminárias de onde começou a história do surgimento desses tipos de luminárias pendentes – um leve toque da Idade Média os torna uma excelente opção para decoração de interiores tradicionais e um elemento de destaque em design moderno.
Em termos de desempenho estilístico, os mais populares são os lustres clássicos. São variações sobre o tema de um abajur com vários soquetes para lâmpadas, muitas vezes imitando velas, com muitos elementos decorativos. É um dispositivo pendente que muitos de nós imaginamos quando dizemos «lustre». Não é surpreendente que o lustre clássico não tenha perdido sua popularidade por muitas décadas. A combinação ideal de beleza e funcionalidade, feita em uma variedade de opções de decoração e cores diferentes para atender às necessidades de várias categorias de compradores.
Um lustre clássico é capaz de transformar o interior mais simples e despretensioso. Pode tornar-se o único elemento decorativo do interior, ao mesmo tempo que desempenha regularmente a sua função principal. Só é importante escolher o tamanho certo da luminária, o que permitirá que uma sala de tamanho modesto pareça maior, e em uma sala espaçosa terá uma aparência orgânica.
Uma das variedades do lustre clássico é o modelo de estilo florístico. Qualquer uso de motivos vegetais – folhas, flores, galhos, botões, permite criar modelos de lustres originais e atraentes. Tal lustre pode ser a única peça de mobiliário com tema floral e atuar como um acento, ou pode ser apoiado em outros elementos, por exemplo, as cores dos tecidos nas janelas ou cortinas de um lugar de dormir..
Lustres no estilo Art Nouveau são normalmente chamados de muitas opções para a execução de lâmpadas, cujo design é contrastado com o clássico. Podem ser desenhos lacônicos com os tons mais simples, sem decoração, e modelos fantasiosos usando o material original ou o método de aplicação. Esses lustres parecerão organicamente em um quarto decorado em um estilo moderno, minimalismo, contemporâneo, loft.
Um determinado nicho na gama de lustres para quartos é ocupado por candeeiros de estilo ecológico. A principal característica de tais dispositivos de iluminação é o uso de materiais naturais, o lugar dominante entre os quais é a madeira e motivos naturais na execução. Esses lustres parecerão organicamente não apenas nos quartos das casas de campo. No quadro de uma habitação urbana, também é possível integrar com sucesso lâmpadas originais em um estilo ecológico, especialmente porque um número crescente de tendências modernas no design de espaços residenciais estão se esforçando para usar materiais ecológicos..
Tipos de lâmpadas para luminárias modernas
Lâmpadas incandescentes – o tipo mais ineficaz hoje. Seu uso só pode ser explicado pelo amor de muitos compradores por uma luz brilhante e intensa que preenche toda a sala com calor. Mas a baixa eficiência em termos de economia de energia logo levará ao desaparecimento deste tipo de lâmpada do mercado moderno. Essas lâmpadas são baratas, mas, além do alto consumo de eletricidade, têm outra desvantagem significativa – elas esquentam fortemente no processo, o que pode levar ao aquecimento e ao material sintético, ao papel e outros elementos decorativos da lâmpada..
Lâmpadas halógenas – brilhante e eficiente em termos de consumo de energia. Este tipo de lâmpada é popular atualmente. A única desvantagem de tais elementos de iluminação é o brilho frio. Se você pode usar esse brilho para iluminar o corredor, a cozinha e até a sala de estar, então no quarto a maioria de nós gostaria de criar uma atmosfera calorosa e aconchegante de relaxamento e recreação. Em qualquer caso, o brilho frio das lâmpadas halógenas pode ser «relaxado» material de sombra lustre.
Lâmpadas fluorescentes – do ponto de vista do brilho produzido, este tipo é semelhante às lâmpadas halógenas. A luz fria também limita o uso no espaço do quarto como atributo das lâmpadas abertas, sem cortinas e abajures. As lâmpadas não aquecem durante o funcionamento, a sua utilização é possível em lustres de qualquer material.
Lâmpada LED – também são eficientes em termos energéticos. Sua vantagem é que eles estão disponíveis com uma ampla variedade de opções de brilho. Os elementos também não aquecem durante a operação.
Iluminação do quarto
É claro que, no quarto, um lustre atua principalmente como um elemento decorativo e sua aparência é de grande importância. Mas é importante não esquecer o propósito original da lâmpada – iluminar o espaço do quarto. E, neste caso, é importante escolher a intensidade de luz certa. Afinal, todos sabem que uma luz baixa em uma sala cria um efeito soporífero e forte – excitante e até irritante. É importante encontrar «média de ouro».
Ao calcular a intensidade da luz de uma sala, será necessário levar em consideração vários indicadores:
- tipo de fonte de luz;
- sua potência declarada (os especialistas sempre aconselham a compra de um dispositivo de iluminação com reserva de energia);
- o número de lâmpadas e seu tipo;
- o material do qual as cortinas e abajures são feitas (se houver);
- a localização dos plafonds (se eles espalham a luz para cima ou para baixo);
- paleta de cores da sala (o papel principal é desempenhado pela cor das paredes).
O principal indicador será a potência do dispositivo de iluminação. Na versão padrão, esse valor está na faixa de 15 a 25 watts por 1 metro quadrado de área da sala. Mas, neste caso, existem algumas nuances. Se a decoração das paredes do quarto for feita em cores claras e até brancas, então a potência pode ser reduzida, pois a luz será bem refletida nas superfícies verticais.
Entre outras coisas, os especialistas recomendam o uso de luz difusa em todos os aposentos, e o quarto não é exceção. Isso significa que um lustre com persianas invertidas será uma opção ideal (embora se deva admitir que cuidar de tal dispositivo seja um pouco mais difícil – poeira e às vezes pequenos insetos se instalam nas sombras das persianas). Mas o efeito visual de expandir o espaço, que pode ser alcançado apenas com a luminária certa, vale a pena gastar um pouco mais de tempo limpando..
Esquema de cores do design do lustre
Desde os tempos soviéticos, muitos de nós estamos familiarizados com a imagem «padrão» naquela época, os lustres eram do mesmo tipo de solução de plástico transparente, que popularmente se chamava «lustre de cristal». Já se foi o tempo em que você podia ver aproximadamente as mesmas luminárias em todos os apartamentos. A variedade de lustres nas lojas modernas é impressionante, o que pode confundir até mesmo o comprador que tem uma ideia clara do item a ser comprado. Mas uma ampla escolha também é uma oportunidade para satisfazer as necessidades até dos clientes mais exigentes..
Em termos de escolha da cor da luminária, existem dois caminhos que o mestre do quarto pode seguir. A primeira opção é um esquema de cores que combina com a paleta geral da sala e está em harmonia com ela. A segunda forma é uma solução de realce contrastante que permite que o lustre não só se destaque contra o fundo geral, mas também se torne o objeto principal da decoração de interiores. Mas também há «intermediário» a solução é a escolha de um lustre, cuja base dos elementos é um material translúcido (vidro, cristal e plástico de execução espetacular). Tal dispositivo de iluminação não entrará em conflito com nenhum dos elementos internos, mas também «Puxar» atenção não será.
Um lustre de vidro ou metal escuro e uniforme vai parecer luxuoso em um quarto com um interior claro. Claro que, neste caso, a luminária passa a ser o ponto focal da divisão, o seu destaque principal. Em uma sala pequena, é melhor usar esse ponto de cor escura uma vez. Se você precisar aumentar visualmente a altura dos tetos, uma cor escura, junto com uma versão mais clara do teto e das paredes, é melhor usada no piso (decoração ou carpete).
Se você escolher um lustre com elementos decorativos de cores diferentes, então você precisa cuidar da combinação com outros itens de interior. A cor dos elementos da lâmpada pode ser repetida no design têxtil do quarto – cortinas de janelas ou de uma cama, estofamento de móveis adicionais ou mesmo carpete.