Lustre no banheiro – um toque final luxuoso para o interior
Existem muitas opções para resolver a questão da iluminação do banheiro. Você pode usar luminárias embutidas no teto falso, usar arandelas de parede ou até mesmo usar iluminação LED. Mas a versão mais tradicional e ao mesmo tempo chique da luminária continua sendo o lustre central. Ultramodernos, de design ou tradicionais e até semi-antigos – os lustres não só fornecem o nível de iluminação necessário para a sala para procedimentos de água, mas também complementam efetivamente o interior, trazem elegância, criatividade ou luxo ao design de um espaço utilitário.
Critérios para escolher um lustre para um banheiro
Como você sabe, a sala para procedimentos com água tem alta umidade e esse fato não pode deixar de prejudicar a escolha do dispositivo de iluminação. Um alto nível de umidade e corrente elétrica na mesma sala é uma empresa muito duvidosa. Por isso, na hora de escolher os aparelhos elétricos, é necessário cumprir alguns critérios:
- segurança elétrica é acima de tudo – na marcação de qualquer dispositivo de iluminação, existem dois números: o primeiro mostra o nível de proteção contra poeira, o segundo – da umidade. Para um banheiro, é melhor se o segundo dígito for maior que o primeiro;
- é melhor optar por um lustre operando de doze volts – este é o nível de tensão mais seguro para uma pessoa (especialmente se o interruptor estiver localizado fora da sala de serviço).
Para além das características técnicas, o lustre que escolher deverá caber organicamente no interior da casa de banho, corresponder ao tamanho da divisão e proporcionar um nível de iluminação suficiente..
Ao escolher um lustre de banheiro, também é importante considerar os seguintes pontos:
- o tamanho da luminária dependerá diretamente da altura do teto do banheiro;
- a potência do lustre dependerá da presença de uma fonte de luz natural na sala (existem muitos modelos modernos de dispositivos de iluminação à venda com a capacidade de ajustar a potência de iluminação, você também pode transferir um lustre comum para a categoria de ajustáveis instalando em vez de um interruptor dimmer);
- a paleta de cores do banheiro também afeta a escolha da potência da divisão de iluminação, é óbvio que o acabamento branco neve e encanamentos, a presença de espelhos e superfícies transparentes afetarão a escolha do lustre, ou melhor, sua capacidade de iluminar o espaço;
- se o lustre estiver equipado com uma abundância de elementos decorativos, especialmente vidros suspensos ou peças de cristal, é importante levar em consideração o jogo de luz e sombra no espaço.
Para o banheiro, é importante garantir uma iluminação perfeita na área dos espelhos para que você possa se maquiar ou estilizar, será importante dotar esta área funcional com fontes de luz pontuais adicionais (o modelo mais indesejável de lustres para a casa de banho, ao nível do nível de iluminação, modificações nos vitrais).
Todos os modelos de lustres podem ser divididos em teto (suspenso) e suspensos. Como já ficou claro pelos nomes, os lustres pendentes são estruturas suspensas no teto por uma corrente flexível ou tubo rígido. Obviamente, não é desejável pendurar essas luminárias em salas com tetos baixos. Os lustres pendentes podem ser apresentados em uma tonalidade grande ou ter uma estrutura com vários ramos da base e ser equipados com várias tonalidades ou não ter tonalidade nenhuma..
Os lustres suspensos são montados diretamente no teto, sem o uso de estruturas suspensas. Para banheiros com tetos padrão, este tipo de luminária pode ser uma adição prática e eficaz, a menos que o lustre em si tenha muitos elementos decorativos pendurados longos..
Os designs mais pesados são lustres de cristal, muito mais leves do que seus equivalentes feitos de vidro. Bem, os modelos de plástico são completamente leves, mas a aparência de tais modelos trai a origem artificial dos materiais. Em qualquer caso, cada proprietário decide a escolha do material para o lustre, com base no seu gosto, preferências estéticas, orçamento e ideias sobre a relação qualidade-preço..
100 ideias de design de lustres de banheiro
Obviamente, uma casa de banho com um quadrado muito grande e tectos altos pode permitir um luxuoso lustre suspenso. Quer seja uma casa de banho em estilo clássico ou uma sala utilitária decorada de acordo com as últimas tendências da modernidade, é óbvio que um lustre de luxo vai afetar qualquer imagem, trazendo o seu charme e cor..
Em um banheiro com uma grande janela panorâmica, você não precisa se preocupar com os muitos elementos decorativos de um grande lustre. A abundância de luz natural não limita a escolha do modelo de luminária central.
Motivos florais
O uso de motivos vegetais na execução de lustres de várias modificações é bastante comum – folhas, galhos, flores parecem frescas e elegantes. O uso de um lustre em um estilo moderno com tons em forma de flores será especialmente eficaz se o tema da planta estiver envolvido no interior do banheiro em um grau ou outro – como uma impressão de ladrilhos de cerâmica ou um padrão de cortinas impermeáveis.
Um lustre com muitas hastes de flores emaranhadas terminando em botões entreabertos de sombras de vidro colorido causa uma forte impressão. No interior minimalista de um banheiro moderno, flores com brilho amarelado parecem se tocar e trazem um charme especial ao design de um espaço utilitário..
O design leve e praticamente arejado do lustre adiciona graça ao design leve do banheiro. Parece que o próprio sopro da primavera se reflete em galhos finos e graciosos, pequenos bulbos de flores, pequenas folhas.
Lustre preto em um interior contrastante
A cor preta do lustre barroco adicionará um pouco de drama ao interior. Combinações contrastantes e decoração requintada farão com que qualquer pessoa esqueça a utilidade do ambiente, proporcionando a oportunidade de desfrutar do projeto original com conteúdo prático e uma concha incrivelmente interessante..
Um modelo de lustre semelhante em preto é uma adição incrivelmente impressionante ao banheiro branco como a neve com itens internos esculpidos da mesma cor. Graças ao fundo claro e monocromático do acabamento, todos os elementos decorativos de objetos escuros parecem incrivelmente impressionantes, contrastantes, expressivos.
Para uma casa de banho de estilo minimalista ou asiático, um lustre com moldura preta e tons de branco como a neve pode tornar-se um destaque do interior. A estrutura e concisão de formas e linhas enfatizam efetivamente a refinada simplicidade do design, que se baseia na funcionalidade da sala.
Um lustre em cores escuras terá uma aparência orgânica no banheiro, onde cores semelhantes são usadas como elementos de decoração ou móveis, bancadas perto da pia ou sistemas de armazenamento.
Adicione cores com uma luminária central
Os elementos decorativos de cor aqua no design de um grande lustre de luxo não só adicionam brilho ao design claro do banheiro, mas também realçam o delicado azul da decoração da parede..
Outro exemplo de diluição de uma paleta neutra de banheiro com delicados tons de azul e turquesa é o uso de um lustre com muitos «pétalas» em um sabor marinho. O uso de tons semelhantes nos móveis e tecidos do espaço cria um interior de banheiro harmonioso e equilibrado..
As contas turquesa no desenho do lustre central combinam perfeitamente com a cor do ornamento de cerâmica. Combinações de branco e azul sempre trazem notas de frescor, brisa do mar e a imagem de um céu claro e claro para o interior do banheiro..
Um lustre de ferro forjado em bronze ou cobre pode ser o ponto focal de um banheiro decorado em cores neutras e claras. Contra o fundo de um acabamento bege claro, todos os elementos da luminária são claramente visíveis e deixam uma impressão bastante forte..
Um lustre com superfícies douradas será a decoração perfeita para o interior de um banheiro eclético. A luminária dourada ficará especialmente harmoniosa em um espaço onde esta sombra já foi usada para acessórios de banheiro ou elementos de encanamento..
Lustre barroco em interior moderno
Um luxuoso lustre de cristal ou vidro com muitos elementos decorativos ficará mais do que apropriado em um interior clássico, um banheiro decorado em estilo barroco ou rococó. Obviamente, esses estilos são escolhidos para salas utilitárias bastante espaçosas com tetos altos. No acabamento apropriado usando mármore natural ou seu análogo artificial digno, esses lustres não só ficarão lindos, como também complementarão com eficácia a sofisticação do design..
Um lustre luxuoso com uma decoração de vidro transparente e fumê em tom acastanhado tornou-se um excelente complemento e decoração do interior tradicional com elementos de estilo country. São esses tons de marrom na decoração do lustre que realçam a tonalidade natural das vigas do teto. Completo com arandelas de parede, feitas no mesmo estilo, o lustre parece simplesmente luxuoso.
Outro exemplo do uso de elementos escuros em um lustre pendente barroco para criar um interior harmonioso e combinar com superfícies escuras de móveis de banheiro.
O vidro transparente dos lustres barrocos parece especialmente impressionante contra o fundo da decoração interior escura. Claro, apenas uma sala espaçosa com tetos altos pode ser revestida com painéis de teto de madeira ou qualquer outro material de acabamento claro ou escuro..
Um lustre barroco em um interior moderno com um acabamento deliberadamente descuidado atua como um contraste espetacular. Esse movimento de design traz não apenas um elemento de surpresa para o interior de uma sala utilitária, mas também se torna um objeto de arte de design de banheiro..
O lustre não está no centro da sala
Apesar de o lustre ser considerado a luminária central, estruturalmente nem sempre está localizado no centro da sala. Na sala de tratamento de água, é bastante lógico colocar o lustre diretamente acima do banheiro. A imagem da sala só vai se beneficiar disso, o principal é que o dispositivo de iluminação tenha resistência suficiente à umidade.
Se as características de design do quarto ou o design original movem os proprietários para a localização do lustre não no centro da sala, mas, por exemplo, no espelho, mas o resultado é uma imagem muito original do banheiro.
Outro exemplo de como você pode usar dois lustres pendentes de tamanho médio em vez de arandelas de parede. O design elegante dos lustres adicionará charme ao espaço utilitário.
As arandelas de parede, cuja estrutura interna fica oculta atrás da superfície do espelho, parecem muito lustres suspensos com muitos elementos decorativos pendurados. Duas dessas luminárias são capazes de criar iluminação suficientemente brilhante para usar um espelho em um banheiro ou vaso sanitário para aplicar maquiagem e criar um penteado..
Candelabro como objeto de arte
Hoje em dia, dificilmente se pode surpreender alguém com apenas um lustre luxuoso no banheiro. Se você deseja dar exclusividade ao seu espaço utilitário – use modelos de designers de luminárias. A combinação de praticidade e estética original permitirá não só modernizar o interior, mas também personalizá-lo, você só precisa encontrar «minha» luminária.
O lustre com notas, conhecido por muitos, tornou-se um adorno de salas de estar, salas de jantar e até quartos. Mas nem todo mundo se atreve a usar este acessório de iluminação de design para o banheiro. É importante certificar-se de que sua réplica de um modelo famoso tenha resíduos à prova d’água.
Onde, senão no banheiro, colocar uma luminária, cujos elementos decorativos se assemelham a bolhas de sabão? Bolas transparentes de tamanhos diferentes penduradas em ordem aleatória trazem um pouco de diversão, entusiasmo e tom ao interior da sala.
Uma infinidade de elementos decorativos que se parecem com gotas solidificadas de chumbo ou cromo, montados em uma ordem específica, criam uma aparência incrivelmente atraente da luminária central. Claro, materiais leves são usados para a fabricação de tais estruturas. Caso contrário, seria difícil pendurar esses lustres, mesmo diretamente em pisos de concreto..
Para um banheiro de estilo campestre, o lustre, como se fosse composto de galhos de árvores polidos com imitações de velas, tornou-se um acréscimo espetacular. Em uma sala onde tudo literalmente respira com a natureza, tal objeto de arte parece incrivelmente orgânico.