Iluminação da sala de estar
A sala de estar é talvez a divisão mais versátil de qualquer casa. Afinal, é aqui que acontecem todos os tipos de reuniões, festas com convidados, e apenas a comunicação entre eles, tanto no seio da família como entre amigos. Às vezes, se necessário, a sala de estar funciona como um ambiente romântico com luz suave. Portanto, para atender a todas essas necessidades, é necessário fornecer uma iluminação adequada, levando em consideração cada uma das áreas funcionais disponíveis. Afinal, a sala de estar oferece um campo enorme para a incorporação de quaisquer fantasias e a manifestação de habilidades de design..
Onde começar?
O projeto de iluminação da sala de estar, como qualquer outro ambiente, requer uma abordagem criativa que é vista de diferentes ângulos, por exemplo, com base na disponibilidade de redes de comunicação confiáveis que são responsáveis pelo fornecimento de eletricidade para luminárias. Além disso, cálculos técnicos do nível de iluminação necessário, a disponibilidade de fundos e, consequentemente, o preço das lâmpadas e, claro, de quanto o modelo de certos lustres, arandelas, etc. estarão em harmonia com o interior geral da sala são necessários..
Se você usar a iluminação geral principal (um lustre ou uma lâmpada decorativa localizada no centro da sala), a principal desvantagem é que a luz forte ficará apenas no centro, e quanto mais perto dos cantos da sala, o mais fraca será a luz. Portanto, com a iluminação geral, não é possível conseguir uma distribuição uniforme da luz em toda a sala, e não é possível focar em uma ou outra parte do interior ou destacar algum detalhe. O mais racional seria usar iluminação decorativa local, pontual ou direcional.
Iluminação decorativa local
Existem várias maneiras de obter iluminação local. Por exemplo, se houver nichos na sala de estar, seria aconselhável organizar a iluminação direcional neles. Esta técnica de design permite criar uma imitação de janelas através das quais a luz refletida penetra no ambiente. Lâmpadas de luz ascendente ou descendente são extraordinariamente espetaculares – as paredes, devido a essa técnica, adquirem leveza e transparência, tk. a luz os inunda com um véu fino. Ao mesmo tempo, existem duas opções para o uso dessas lâmpadas: aberta e oculta, quando a iluminação é organizada de forma velada, o que a torna ainda mais misteriosa e traz um elemento fascinante e intrigante para o ambiente..
Se o zoneamento da sala for feito em pódio, ou seja, o chão tem uma queda, então seria ótimo montar as lâmpadas exatamente nessa queda – assim, não só a questão da iluminação decorativa está resolvida, mas as lâmpadas também vão adquirir outra função – elas vão servir como um lembrete da diferença no nível do chão.
Entre outras coisas, é recomendável aplicar acentos de luz clara, por exemplo, em pinturas nas paredes, em fotos caras e favoritas, ou qualquer outra coisa valiosa – esta técnica contribui para a integridade de toda a composição como um todo, e um efeito semelhante é criado usando uma variedade de lâmpadas e lâmpadas direcionais..
Tipos de luminárias para iluminação local:
Lâmpada de mesa
ficam ótimos na sala de estar (a opinião de que são destinados apenas para quartos é equivocada), especialmente se for um abajur com um abajur luxuoso, pode se tornar a decoração principal da sala, e você pode colocá-los de lado mesa ou no canto de uma mesa, você pode usá-lo como um, e várias lâmpadas instaladas simetricamente ao mesmo tempo;
Lâmpadas de assoalho
candeeiros de pé de vários designs, ideais nos casos em que é necessária iluminação directa, o melhor local para a sua localização é o canto junto ao sofá, deve-se notar que os candeeiros de pé modernos geram perfeitamente luz geral na divisão e ao mesmo o tempo é responsável pela iluminação local local;
Arandelas de parede
pelo facto de estarem fixados à parede nos braços, poupa-se espaço útil suficiente na sala de estar, o mais eficaz será colocar o candeeiro junto à lareira;
Luzes pendentes
eles são usados para iluminar a sala de estar em vez dos lustres tradicionais e representam o tipo de iluminação mais comum com muitas soluções de design diferentes, bem como métodos de instalação, uma variedade de tipos de lâmpadas e sua quantidade (também existem lâmpadas pendentes de uma única lâmpada ) e materiais difusores;
Lustres
uma forma tradicional de adicionar elegância a um quarto, normalmente utilizada para interiores em estilo clássico, embora agora exista uma enorme variedade de designs de lustres modernos, graças aos quais o interior da sala vai adquirir sofisticação e nobreza;
Iluminação especial:
Apontar
é mais adequado se for necessário realçar alguns pormenores interiores, desta forma, para chamar a atenção dos convidados, por exemplo, para objectos de arte ou para características de design, entre outras coisas, são apropriados projectores no tecto como iluminação auxiliar;
Pontos
luminárias de luz direcional, na maioria das vezes com lâmpadas halógenas, permitindo criar um ponto brilhante que serve de iluminação para o fragmento desejado do interior, os spots podem representar uma ou mais lâmpadas, sua principal característica é que são capazes de acender em todas direções, fornecendo iluminação direcionada, alguns deles estão equipados com um reostato (dimmer), devido ao qual é possível alterar o brilho e a direção da iluminação;
Iluminação mista
transforma muito a sala de estar, transformando-a num magnífico brilho de luzes, para isso faz sentido utilizar diferentes tipos de lâmpadas, por exemplo, além de um lustre no centro da sala, colocar um abajur no canto do a mesa, e também usar iluminação especial para pintura de parede.
Iluminação como forma de zonear uma sala de estar
Em primeiro lugar, deve-se notar que o zoneamento do espaço é a função mais importante da iluminação utilizada nesta sala..
Ao zonear uma sala de estar com iluminação, o efeito adequado pode ser alcançado devido à natureza de sua orientação, bem como utilizando lâmpadas de diferentes cores e desenhos. A luz pode ser direcionada tanto direta quanto diagonalmente. A criação de várias zonas funcionais com um determinado ambiente é conseguida por diferentes direções do fluxo de luz. Assim, é possível formar recantos acolhedores separados na sala, por exemplo, em locais de descanso e leitura, colocar um candeeiro de mesa ou pendurar uma arandela, posicionando-a baixa em relação ao nível do chão, na área para assistir TV, por exemplo, é melhor montar uma pequena luminária na parede, e para criar uma atmosfera íntima romântica, lâmpadas com iluminação de cor fraca são perfeitas, e em alguns casos, apenas velas.
O que também não deve ser esquecido
Ao escolher lâmpadas, deve definitivamente prestar atenção ao seu design, para saber se estará em harmonia com o design da sua própria sala. Afinal, as lâmpadas servem não só para iluminar, mas também têm funções estéticas. Com as luzes apagadas, eles devem se tornar uma decoração da sala. Em cada área funcional separadamente, as luminárias devem ser colocadas em níveis diferentes. Além disso, vale lembrar que à noite, a sala deve ser leve, mas também confortável. É melhor que um lustre com lâmpadas halógenas e abajures foscas sirva como lâmpada central, o que suavizará o contraste no ambiente. Para criar um ambiente mais agradável, utiliza-se a iluminação de baixo, no entanto, isso só é possível no caso de cantos sem móveis. No tecto falso, é uma boa ideia instalar uma secção de lanternas equipadas com regulação. E mais um ponto importante – por mais bem organizada que seja a iluminação artificial, não se deve esquecer a natural, que é um elemento de design igualmente importante e cuja utilização é extremamente desejável. Portanto, as cortinas ou não devem ser muito densas, ou deve haver a oportunidade de abri-las, deixando um tule translúcido.
E, por fim, gostaria de lembrar que o objetivo principal da iluminação da sala é, antes de tudo, criar condições favoráveis e confortáveis para a permanência de todos os membros da família, o que se consegue com a utilização de vários dispositivos de iluminação, ambos em combinação e ligando-os um por um.