Idéias para guardar brinquedos no berçário
Uma criança soviética poderia usar um conjunto de blocos, um copo e uma bola. Mas, na maioria dos casos, essa abordagem foi causada não tanto pela posição dos pais, mas pela escassez de lojas e a impossibilidade de expandir o sortimento de brinquedos. Um mundo enorme e incrível de brinquedos se abre diante de uma criança moderna, cuja variedade é difícil de imaginar. Mesmo que os pais sejam impedidos de comprar novos amigos de pelúcia, brinquedos de construção, carros ou bonecas para seus filhos, parentes e amigos estão sempre prontos para ajudar e encher o berçário «para os olhos». É por isso que é importante organizar no quarto da criança não só sistematizado, mas também arrumação prática de brinquedos para o pequeno proprietário. O quarto das crianças na maioria dos apartamentos russos raramente pode ser chamado de quarto espaçoso, e a organização correta de todos os segmentos funcionais é necessária para criar um ambiente ergonômico, fácil de usar e manter..
Em condições de economia de espaço restrita, várias técnicas de design são usadas – de sistemas de armazenamento embutidos ao uso de estruturas removíveis sob as camas. Caixas-baús, pufes com espaço de armazenamento, caixas móveis sobre rodas – todos esses dispositivos podem ajudar não só a organizar o armazenamento sistemático de brinquedos e equipamentos esportivos no quarto das crianças, mas também mostrar suas habilidades de design junto com a criança.
Armazenamento adequado: ergonomia, organização, conveniência e estética
Para não pisar nos pequenos detalhes do construtor pela centésima vez, para que os cubos intermináveis não rastejem pela casa e os quebra-cabeças fiquem confiavelmente escondidos em suas caixas, os pais têm que fazer um grande esforço. Mas vamos primeiro determinar a idade da criança, porque depende muito se ela mesma consegue manter a ordem em seu quarto:
- aos menores de 1 ano, via de regra, os pais distribuem brinquedos, na maioria das vezes são poucos e são colocados dentro do cercadinho, mesa de brincar ou tapete. Para tal quantidade, basta uma caixa (plástico, madeira, tecido sobre moldura rígida ou vime). Tal caixa pode ser equipada com rodas, uma tampa – para facilidade de uso e simplificação do processo de manutenção da ordem;A idade mais difícil do ponto de vista da escala de povoamento de um quarto de criança com brinquedos é de cerca de 1,5-2 anos e até 5,5-6 anos. Nesse período, os jogos são a principal fonte de informação, conhecimento do mundo ao seu redor e suas habilidades. Existem muitos brinquedos, eles são diferentes em tamanho, função e escolha de método de armazenamento. Portanto, deve haver vários sistemas de armazenamento ou um grande, mas consistindo em vários blocos. Essa abordagem está associada não só à quantidade, mas também ao fato de que os brinquedos muito pequenos entediam rapidamente a criança (seu filho dificilmente conseguirá brincar com uma máquina por mais de meia hora), por isso é melhor coloque alguns dos itens para jogos nas prateleiras superiores. Bonecos ou carros que voltam do mezanino serão percebidos como novos e o fluxo diário de brinquedos não será grande – a própria criança poderá retirar vários itens;
- dos 6 aos 10 (tudo é individual, algumas crianças continuam a brincar ativamente mesmo depois de vários anos de escolaridade) o número de brinquedos diminui, a criança pode colocar todos os itens para brincar mesmo nas prateleiras superiores sozinha e muitas vezes simplesmente não permite os pais para colocar as coisas em ordem em seu quarto. Alguns sistemas de armazenamento são livres de brinquedos e ocupados com livros, equipamentos esportivos, jogos de tabuleiro;
- depois de 10 anos no quarto da criança, na maioria das vezes, há apenas brinquedos que são colecionáveis ou realmente «adultos» jogos. Mas para seu armazenamento, um par de prateleiras abertas ou uma gaveta no armário geralmente são suficientes..
Ao escolher os sistemas de armazenamento para o quarto das crianças, é importante considerar os seguintes critérios:
- segurança ambiental para humanos e meio ambiente;
- segurança do ponto de vista da operação sem lesões – quanto mais jovem for a criança, mais simples deve ser o desenho (sem encaixes de vidro ou espelho nas portas do armário do quarto do bebê, quanto menos acessórios, melhor);
- facilidade de atendimento – será difícil evitar vestígios de dedos pegajosos, suco, plasticina e lápis, por isso é melhor levar em consideração inicialmente a possibilidade de limpeza rápida e fácil das superfícies;
- o sistema de armazenamento deve se encaixar estilisticamente no esboço geral do projeto da sala;
- se a criança já tem idade suficiente para falar sobre suas preferências, então a escolha de quaisquer itens de interior para seu quarto é melhor feito junto com ela.
Opções para sistemas de armazenamento para brinquedos
Uma das maneiras mais simples e versáteis de criar sistemas de armazenamento é usar prateleiras abertas. Eles não ocupam muito espaço em termos de utilização do espaço utilizável da sala, apenas uma parede livre ou parte dela é necessária. A vantagem das prateleiras abertas é que todos os brinquedos ficam à vista da criança e ela própria pode levá-los. As desvantagens incluem recursos bastante operacionais – os pais terão que lavar a poeira das superfícies abertas das prateleiras com muito mais frequência.
Para organizar o armazenamento de brinquedos e peças para eles, você precisará de contêineres. A variedade de lojas modernas é impressionante com uma escolha – cada pai será capaz de encontrar sua própria opção que é ideal em termos de custo, design e esquema de cores. Recipientes de pano e vime, plástico e madeira (quase tudo pode ser etiquetado) irão ajudá-lo a separar os brinquedos e colocar as coisas em ordem no ambiente. Na verdade, as crianças adoram separar, reorganizar pequenos brinquedos ou elementos estruturais à sua maneira. «alojamentos» pode ser um ótimo jogo, não um dever chato de limpar.
Tendo complicado um pouco o design das prateleiras abertas e reunindo todos os elementos, obtemos um rack. A vantagem desse tipo de móvel é a facilidade de montagem de uma solução pronta, compacidade em profundidade e amplitude, levando em consideração a altura da estrutura. Outra vantagem de usar prateleiras é que ao invés de brinquedos, livros, jogos de tabuleiro e diversos artigos de papelaria aparecerão em suas prateleiras ao longo do tempo. Isso significa que não será necessário adquirir novos sistemas de armazenamento para uma criança já crescida (escolar).
As prateleiras podem consistir em prateleiras abertas convencionais ou podem ser um conjunto de células nas quais você pode simplesmente colocar os brinquedos ou inserir recipientes. Esse rack pode ser montado diretamente na parede, se não houver uma parede posterior comum. As dimensões do rack dependem das capacidades da sala, do número de brinquedos que serão armazenados e da natureza geral do design de interiores. Na maioria das vezes, para a execução de estantes maciças, utiliza-se o branco – não torna a imagem da sala mais pesada, mesmo no caso de uma estrutura maciça. Além disso, haverá uma abundância de cores vivas na sala, pois os brinquedos serão colocados em prateleiras abertas..
Com os racks embutidos, você não só pode não se preocupar em fixar a estrutura na parede, mas também economizar o espaço útil do quarto das crianças, importante em residências de pequeno porte. Na maioria das vezes, esses racks possuem caixas fechadas com portas articuladas na parte inferior, e toda a parte superior é representada por prateleiras abertas com alturas diferentes ou iguais. Tudo depende do tamanho dos brinquedos que ficarão nas prateleiras..
As estantes abertas e baixas com células são uma ótima maneira de guardar os brinquedos no quarto do seu bebê. O design não possui portas, o que significa que a sua migalha não poderá prender os seus dedos – a total ausência de ferragens e a excelente estabilidade do módulo garantem um elevado grau de segurança. A própria criança vai conseguir pegar os brinquedos, porque o modelo não é alto. Ao mesmo tempo, será possível produzir alguma classificação de brinquedos por células, dependendo do tamanho, da natureza das manipulações realizadas, ou qualquer outro sinal que goste do pequeno dono da sala..
Um móvel original e ao mesmo tempo prático para um quarto de criança – um guarda-roupa com grandes orifícios nas portas. Mesmo uma criança pequena não terá problemas em abrir essas portas: através das grandes aberturas, você pode ver claramente em qual prateleira está o brinquedo desejado. Tal modelo torna-se não apenas um sistema de armazenamento, mas também um elemento original do interior de um quarto infantil..
Baús, caixas e caixas de várias modificações podem ser tanto únicas (no quarto das crianças com uma pequena quantidade de brinquedos), ou sistemas de armazenamento adicionais. A conveniência de tais estruturas é que elas são móveis – você sempre pode mover o peito contra a parede para aumentar a área livre para jogos. Muitas vezes, essas caixas com tampas são equipadas com rodas, de modo que até uma criança pode fazer uma reorganização simples. Outra vantagem dos baús é que podem ser usados como um lugar para sentar se você colocar um forro macio na tampa. Mas também existem desvantagens de tais sistemas de armazenamento – para organizar o armazenamento, muito provavelmente não vai funcionar, dentro de todos os brinquedos ficarão em um poço.
A versão compacta do baú é um pufe com espaço de armazenamento. Muitos brinquedos não cabem em sua cavidade, mas ele pode se mover facilmente pela sala com a ajuda de rodas e pode servir como local de pouso para os convidados das crianças. Adequado como um sistema de armazenamento adicional, mesmo para salas médias e pequenas.
Em condições de estrita economia de espaço útil, qualquer possibilidade de organização de sistemas de armazenamento é cara. Em particular, mais de uma criança mora na sala. O espaço embaixo da cama não pode estar vazio. Se os sistemas de armazenamento embaixo da cama serão contêineres comuns ou gavetas sobre rodas, ou talvez o projeto da cama em si envolva gavetas extraíveis – em qualquer caso, não há dúvida sobre a racionalidade desta solução.
E finalmente. Se o espaço do quarto das crianças permitir, então a melhor opção para a criação de sistemas de armazenamento para brinquedos é usar várias modificações. Gavetas embaixo da cama, rack com prateleiras abertas e celas para organizar brinquedos, caixa ou baú ao pé da cama, pufe móvel com espaço de armazenamento – todos esses dispositivos ajudarão não só a distribuir toda a coleção de brinquedos, mas também ensine a criança a se auto-organizar.