Ideias originais para design de cozinha
Qualquer dona de casa gostaria de ver a sua cozinha não só funcional, prática e cómoda na execução dos processos de trabalho, mas também acolhedora, bonita, moderna. Claro que o desenho de uma cozinha depende muito do seu tamanho, mas as ideias que oferecemos para organizar o armazenamento, preparação ou consumo de alimentos podem ser utilizadas em cozinhas de qualquer escala. A vantagem é que muitos dos acessórios e técnicas de design podem ser realizados de forma independente, sem o envolvimento de especialistas e grandes despesas financeiras. Assim, antes de você estar mais de 70 ideias para organizar um interior prático, confortável e estético do espaço da cozinha..
Idéias para otimizar espaço e economizar espaço utilizável na cozinha
Em cozinhas pequenas, cada centímetro quadrado vale seu peso em ouro, então você tem que usar todo o espaço disponível, por exemplo, a altura da sala. A localização da camada superior dos armários de cozinha a partir do próprio teto permite aumentar o número de sistemas de armazenamento. Esse método é bom para cozinhas em apartamentos padrão com tetos baixos..
Se você adicionar fachadas brancas à construção de um conjunto de cozinha do teto ao chão, não apenas o número de sistemas de armazenamento pode ser otimizado, mas também um aumento visual de espaço pode ser alcançado.
Organização de uma sala de jantar em uma pequena cozinha
Se você tem uma cozinha espaçosa, organizar uma área de jantar para toda a família não será um problema – você pode instalar uma mesa espaçosa. Mas e se a área da cozinha não tiver outro nome senão modesta? Existem muitas opções, mas tudo depende do número de membros da família, sua idade (crianças pequenas e idosos acharão inconveniente sentar no bar, por exemplo) e estilo de vida (quantas vezes todos os membros da família se reúnem para uma refeição) . Uma das opções para organizar um local para comer é estender a bancada da ilha de cozinha. Em seguida, o número de sistemas de armazenamento, superfícies de corte ou eletrodomésticos embutidos pode ser aumentado, e a área de jantar pode ser deixada dentro do espaço da cozinha (não leve o segmento de jantar para a sala de estar).
Num espaço de cozinha com escassez de espaço aproveitável, para organizar a zona de refeições, pode-se utilizar um modelo de mesa dobrável em forma de semicírculo. Estão à venda modelos que podem reclinar totalmente e apoiar-se numa só perna, e também mesas com uma parte caída, deixando um tampo quase retangular para o uso..
Uma mesa redonda portátil é uma ótima opção para organizar uma refeição em uma pequena cozinha.
Armazenamento racional ou economia de espaço utilizável
Nunca há muitos sistemas de armazenamento, especialmente quando se trata da área da cozinha – qualquer proprietário concordará com esta afirmação. Mas não basta ter um número suficiente de armários de cozinha, é importante organizar a arrumação de forma a dedicar o mínimo de tempo à procura da peça certa, guardar talheres perigosos e diversos acessórios de cozinha da forma mais segura. Os fabricantes de móveis modernos costumam nos oferecer uma solução de armazenamento pronta – armários de cozinha com distribuidores embutidos, divisórias, prateleiras giratórias, organizadores extraíveis e outros dispositivos que ajudam a manter o espaço da cozinha organizado. Mas também existem muitas soluções que já são utilizadas no conjunto de móveis acabados ou mesmo em adição a ele..
Itens domésticos e alimentos que devem ser usados diariamente (especiarias, óleos, molhos e outros aditivos) são armazenados melhor em prateleiras abertas. Assim, toda a variedade estará diante de seus olhos (você pode encontrar rapidamente o ingrediente certo), e você não terá que bater constantemente as portas dos armários da cozinha. Se seus potes e garrafas não são transparentes, a maneira mais fácil é usar adesivos nos quais você pode escrever o nome do tempero ou molho. E essa técnica vale para vasilhas transparentes – muitos produtos são muito parecidos (será uma pena confundir sal e açúcar, estragando o prato, por exemplo).
Recipientes quadrados e retangulares ocupam menos espaço, tanto em prateleiras abertas quanto em gavetas.
Você pode usar as seguintes prateleiras e racks para armazenar garrafas. A vantagem das prateleiras de madeira com dobradiças é que não só as garrafas ficam em um recipiente seguro, mas também há um lugar para os copos. Os suportes de metal podem ser fixados em qualquer lugar – mesmo nas paredes laterais dos armários de parede. Economizando espaço útil na cozinha.
O que você acha dessa abordagem para organizar o espaço para fazer anotações, escrever receitas e, geralmente, criar um mini-home office na cozinha? Tudo o que era necessário era uma parede lateral de um estojo de lápis e uma pequena bandeja (ou bandeja) para material de escritório.
Outra opção para usar um quadro magnético preto para organizar o espaço para anotações, entradas de receitas e listas de compras é o interior de qualquer porta de armário de parede..
Latas comuns (para comida de bebê ou comida enlatada grande) tornam-se suportes de talheres criativos, basta envolvê-los em estopa. Vale ressaltar que tais elementos decorativos irão olhar organicamente não só em várias variações do estilo country (escandinavo, provençal, mediterrâneo), mas também no espaço da cozinha, decorado em estilo moderno..
Você também pode usar organizadores em forma de bandejas de madeira, recipientes ou caixas com laterais baixas. A comodidade de usar esses carrinhos é que toda uma gama de utensílios domésticos necessários está à mão, no lugar certo no momento.
Para produtos indesejáveis para armazenamento na geladeira (cebola, alho, batata, tomate, pepino, etc.), você pode usar caixas perfuradas especiais. Eles podem ser feitos de plástico, metal, tecido de vime ou rattan.
Algumas ideias sobre como armazenar vários produtos de limpeza e utensílios para lavar pratos e cuidar de superfícies de cozinha que você não gostaria de colocar em exposição pública, mas prefere esconder.
As fitas magnéticas são ótimas para armazenar um conjunto de facas e outros acessórios de cozinha de metal. Eles podem ser fixados diretamente nas paredes ou dentro de sistemas de armazenamento.
Elementos decorativos com carregamento funcional
Quase qualquer item de uso na cozinha pode se tornar um elemento decorativo. Por exemplo, uma torneira original – antiga em latão ou cobre, cerâmica dourada ou branca como a neve, é capaz não só de cumprir as suas funções de abastecimento de água, mas também de decorar o interior, trazer originalidade ou apoiar o conceito geral de design de cozinha.
A combinação de vários materiais de acabamento pode ser um elemento decorativo. E não se trata apenas do design original ou marcante do avental de cozinha. Por exemplo, você pode combinar ladrilhos de cerâmica ou piso laminado ou parquet nas áreas de trabalho e de jantar do espaço da cozinha. Pode-se também fazer o lay out de um segmento em grés porcelanato na saída para o quintal (opção para cozinhas em residências particulares).
Prateleiras e bancadas feitas de madeira que parece sem tratamento (na verdade, é impregnada com anti-sépticos especiais e revestidas com vernizes repelentes de umidade) não só trazem um calor natural ao design moderno da cozinha, mas também atendem a muitas funções.
Uma saída em T que desliza para fora da bancada quando necessário? Nada é impossível. Apenas as economias óbvias de espaço e facilidade de uso precisam ser planejadas com antecedência, na fase de encomenda de um conjunto de cozinha e bancadas para ele.
Outro recurso útil é um orifício na bancada para coletar o lixo. Não é difícil se livrar dos resíduos de cozinha – basta jogar tudo o que for desnecessário no buraco da bancada, sob o qual está localizada a lata de lixo.
Quase qualquer elemento se torna decorativo se for destacado. O uso de holofotes ou faixas de iluminação permite não só criar o nível de iluminação desejado da cozinha, mas também criar um ambiente especial do ambiente, um ambiente aconchegante.
Plantas vivas na cozinha
Nada acrescenta um sopro de natureza, frescor e clima de primavera-verão, mesmo nos dias mais frios, como o verde brilhante das plantas vivas no interior. E se estas plantas não só acrescentam beleza e frescura ao design da cozinha, mas também podem ser utilizadas para preparar pratos deliciosos e saudáveis, então elas merecem o design mais original. Por muito tempo, os vasos de flores comuns no peitoril da janela não surpreendem ninguém, e muitas vezes essa superfície é convertida em uma bancada. Como organizar a colocação das plantas de interior e o cultivo da vegetação para a mesa da família e fazê-lo decorativamente, decorando o desenho do espaço da cozinha?
Que tal pendurar potes ou recipientes de cerâmica, plástico, vidro e até metal em suportes especiais que são fixados na parede? Como resultado, toda uma parede verde pode aparecer na sua cozinha, e tudo estará à mão para pratos saborosos e saudáveis..
Se a sua casa não tem um animal de estimação que adore trepar nos trilhos das cortinas, esta forma de colocar os vasos com plantas de interior pode ser um destaque do interior. Ideal para plantas que gostam de sol.
Se a área do espaço da cozinha permitir, você pode usar plantas realmente grandes em vasos ou banheiras. Até mesmo o design de interiores mais rigoroso e moderno «amolece» da presença de tal abundância de vegetação.