Escrivaninha para o aluno no interior da creche
Há cerca de 25-30 anos, a presença de uma carteira separada para um aluno simbolizava um certo status da família. Devido às dificuldades de morar em apartamentos pequenos, muitas crianças tinham que fazer o dever de casa na mesa da cozinha. Hoje em dia, as condições de vida melhoraram, e nas lojas de móveis (inclusive para quartos de crianças) a gama de escrivaninhas de várias modificações é incrivelmente ampla, e o custo dessa peça de mobiliário necessária varia muito..
Se um aluno está crescendo em sua família, a organização de um local de trabalho confortável, seguro, prático e visualmente atraente torna-se uma das prioridades mais importantes. Depois de arranjar uma cama confortável, a organização do segmento de estudo e criatividade é talvez o ponto mais importante na concepção de um quarto infantil. Para que a criança tenha uma boa postura, não se canse durante os longos estudos e preparação dos deveres de casa, não adormeça na escrivaninha e não perceba o seu local de trabalho como uma referência ao trabalho árduo, é importante não apenas levar em consideração as próprias ideias sobre a ergonomia dos móveis, mas também para permitir que o aluno participe da escolha do mobiliário para o seu quarto.
Determine o tamanho e a configuração da mesa
Obviamente, a pequena mesa em que o pré-escolar costumava ser criativo ou apenas brincar perdeu sua relevância. A criança poderia apenas fisicamente «deixe de ser criança» dos móveis de seus filhos. Para organizar um local conveniente para estudar e habituar imediatamente a criança a determinadas responsabilidades, é necessário criar condições que correspondam à idade e altura do aluno, bem como às suas necessidades..
Existem muitos modelos de móveis à venda para organizar o espaço de trabalho, que podem «crescer» junto com a criança. A altura das pernas é ajustável na mesa e nas cadeiras (o tampo da mesa e o assento sobem acima do nível do chão até uma altura adequada ao crescimento da criança). As cadeiras também têm encosto ajustável em altura. Um kit semelhante pode ser comprado para uma criança em idade pré-escolar e, com o tempo, apenas ajusta a localização da criança em crescimento na carteira. Mas mesmo esse mobiliário não será capaz de proporcionar a organização de um segmento de trabalho para uma criança da 1ª série até a formatura. Mudar de mobília para um adolescente é inevitável.
Os especialistas recomendam não organizar o local de trabalho de um aluno em uma mesa de computador. Em primeiro lugar, a criança pode se distrair constantemente com o computador e se esquecer das aulas (apesar de muitos deveres de casa envolverem o uso de um computador, o tempo gasto na Internet deve ser limitado). Em segundo lugar, na mesa do computador pode simplesmente não haver espaço livre suficiente na mesa para uma colocação confortável com livros e cadernos. Se o espaço do quarto das crianças não permite a utilização de um layout em que o computador e a mesa fiquem em zonas diferentes, então é necessário cuidar de pelo menos uma mesa suficientemente espaçosa, na qual haja espaço suficiente para ambos os equipamentos e para um local conveniente para as aulas..
Antes de comprar uma mesa, você precisa definir uma lista de funções que ela deve desempenhar. A mesa será destinada apenas para estudo ou a criança, sentada nela, estará envolvida na criatividade e como exatamente. A própria mesa deve conter sistemas de armazenamento ou haverá prateleiras, armários e racks de fácil acesso ao redor do local de trabalho?.
Tendo decidido o propósito funcional da mesa, você precisa descobrir a escolha do tamanho ideal. Critérios importantes serão o tamanho do tampo da mesa, a altura das pernas e a profundidade do espaço sob a mesa. De acordo com as recomendações dos pediatras, a mesa deve ter tampo suficientemente largo (no mínimo 1 metro), profundidade de 60 cm e espaço embaixo da mesa medindo no mínimo 50×50 cm. ideias para a mesa escolar você pode encontrar aqui.
Não vale a pena esperar por uma precisão especial de um aluno da primeira série, por isso é melhor escolher um modelo de mesa de uma categoria de preço médio. Não vale a pena economizar na qualidade, mas comprar uma mesa clássica de madeira maciça, por cada arranhão em que a criança vai ser punida, também não vale a pena. Como sempre, a verdade está em algum lugar «média de ouro».
Escolha de um material para a execução de um local de trabalho
Entre os principais materiais utilizados para a fabricação de escrivaninhas. O seguinte pode ser distinguido:
Existem também modelos combinados, na fabricação dos quais são utilizados armação de metal (ou partes dela) e tampos de mesa de madeira. Nestes modelos, é necessário estar atento à pintura das peças metálicas e à qualidade dos encaixes, elementos que serviam para ligar as peças umas às outras..
As carteiras modernas para crianças em idade escolar podem ser apresentadas em várias modificações – desde consoles convencionais fixados na parede até complexos modulares inteiros que incluem uma variedade de sistemas de armazenamento. Modelos de canto, com tampo de mesa semicircular, variações assimétricas e compactas – a escolha é ampla, cada pai poderá encontrar a mesa certa para o seu quarto, layout, estilo de design e desejos da criança.
Com o advento de responsabilidades adicionais, a infância de um aluno não termina. Por isso, não é necessário comprar uma escrivaninha para indicar a entrada na idade adulta, onde não há lugar para jogos e fantasias, móveis claros ou imagens de heróis de contos de fadas. Um local de trabalho prático, ergonômico e seguro pode ser brilhante, original e, o mais importante, seu filho vai gostar. Então, as aulas (geralmente longas) serão ministradas em um clima mais exaltado..
Como equipar locais de trabalho para duas ou mais crianças?
Além do fato de que na escolha de móveis para quarto de criança é necessário levar em consideração uma série de critérios de segurança e ergonômicos, é importante planejar a correta instalação do local de trabalho. Além de boa iluminação e livre acesso, o local de trabalho deve ser localizado de acordo com as peculiaridades do processo de trabalho de cada criança. Por exemplo, se a criança for canhota, então a localização da própria carteira e dos sistemas de arrumação, onde estarão os materiais necessários para o estudo e a criatividade, será devido a esta característica..
Se duas ou mais crianças estiverem ocupadas em uma sala, a questão do planejamento torna-se mais aguda. Dependendo da relação entre as crianças e seus temperamentos. Você pode organizar mesas independentes ou combinar um local de trabalho para dois. Se você sabe que as crianças interferirão no trabalho silencioso umas das outras, então é melhor sacrificar o espaço útil da sala comum e organizar para cada criança seu próprio trabalho pessoal «ilha» com sistemas de armazenamento individuais.
Se o espaço da creche é limitado ou as crianças se dão bem, não conseguem se distrair dos estudos, então um tampo de mesa comum, porém zoneado com a ajuda de sistemas de armazenamento localizados sob ele, pode ser a melhor opção..
Em alguns casos, não será supérfluo zonear os locais de trabalho atrás de uma mesa comum, não apenas por sistemas de armazenamento localizados embaixo da mesa, mas também acima dela. Sejam prateleiras abertas ou armários giratórios – você decide. Em todo caso, nunca há muitos sistemas de armazenamento, e muitas crianças precisam apenas ter seu próprio canto para estudo e criatividade, separado por uma pequena prateleira..
À venda estão as secretárias apresentadas em forma de ilha-cubo, nas quais estão atribuídos pelo menos dois espaços de trabalho, cada um deles equipado com sistemas de arrumação individuais. Mas para a instalação de tais módulos, é necessário ter uma sala suficientemente espaçosa para organizar uma abordagem à ilha de todos os lados. Em nossos apartamentos de tamanho médio, é mais fácil usar o modelo de espaço de trabalho tradicional de parede a parede..
Aqui está um exemplo de organização de locais de trabalho em uma sala onde moram duas crianças. As mesas, junto com os sistemas de armazenamento, são embutidos em grandes armários que podem ser fechados para criar o máximo de espaço possível para jogos e esportes. Em tais estruturas, o principal ponto para a atenção dos pais é a organização de iluminação suficiente em locais que não recebem a quantidade necessária de luz natural..
Muitos pais gostam da disposição da cama em forma de cama de sótão e, no espaço abaixo dela, a colocação do segmento de trabalho. Esse arranjo de móveis economiza uma quantidade significativa de espaço utilizável no quarto da criança, mas a mesa, como resultado, está localizada em um local bastante escuro. Mesmo durante o dia, a luz natural não é suficiente e você terá que usar um abajur ou iluminação embutida. A questão de economizar espaço é especialmente aguda em quartos onde duas ou mais crianças vivem, mas se possível, a mesa deve ser levada para uma área perto da abertura da janela.
Tentando fornecer o máximo de luz natural para a área de trabalho do aluno, alguns pais decidem instalar uma carteira diretamente perto da janela. Mas esse layout nem sempre se justifica. No caso de o tampo da mesa do local de trabalho ser um peitoril de janela (tais conjuntos de móveis com sistemas de armazenamento são feitos por muitas empresas sob encomenda), durante quase seis meses a criança será obrigada a fazer o dever de casa nas imediações do radiador de aquecimento. Na grande maioria dos apartamentos e casas particulares, os sistemas de aquecimento estão localizados logo abaixo das janelas. O ideal seria a localização da mesa no canto da sala, quando a luz do cavalo se espalha pelo lado esquerdo da criança (caso ela seja destra).
Escolher a carteira certa para organizar um local de trabalho para um aluno não termina aí. Se cuidou de um número suficiente de sistemas de arrumação e os colocou junto ao segmento de trabalho, bem como garantiu o nível de iluminação natural e artificial da zona de treino, só falta adquirir uma cadeira adequada. Deve ser um modelo com costas. Depende de você decidir se sua cadeira terá ajustes de altura de assento e encosto, mas você precisa comprar uma cadeira que se encaixe na altura do seu filho. Certifique-se de levar o aluno com você à loja e convide-o a se sentar em uma cadeira para saber se ele se sente confortável antes de tomar uma decisão de compra..