Escolhendo fachadas práticas e bonitas para armários de cozinha
Os fabricantes de soluções de móveis prontos para cozinha, assim como as organizações que realizam móveis sob medida, oferecem muitas opções para a execução de fachadas de cozinha. Afinal, não só a imagem do conjunto de móveis, mas também quase todo o interior da cozinha depende do aspecto das fachadas dos armários da cozinha. Às vezes, para alterar ou refrescar o espaço da cozinha, basta substituir as fachadas (portas dos armários, frente dos móveis). Fachadas de diferentes materiais, cores e texturas colocadas na mesma moldura do conjunto de cozinha irão criar imagens completamente diferentes de móveis de cozinha.
É para as fachadas da cozinha, ou seja, as mais altas demandas são feitas em portas de armários e tampas de gavetas. Para que o conjunto de cozinha o sirva o mais tempo possível, ao escolher as fachadas, é necessário estar atento às seguintes propriedades do material e ao método de revestimento da superfície:
- resistência à umidade (uma cozinha é uma sala com alta umidade e são as fachadas dos armários que muitas vezes terão que entrar em contato com água e outros líquidos);
- resistência a extremos de temperatura (especialmente perto de um fogão a gás, fogão e forno);
- durabilidade;
- resistência contra estresse mecânico;
- resistência à flacidez (devido à abertura e fechamento privativos dos armários e gavetas);
- atendimento fácil que não requer muito tempo e custos físicos.
E por último mas não menos importante, o requisito para as fachadas é um aspecto atraente, graças ao qual toda a cozinha terá um aspecto nobre, sofisticado, caro ou criativo, tudo depende dos seus desejos. Pouco é necessário da estrutura do conjunto de cozinha – para criar uma base sólida para a estrutura. Mas as fachadas dos armários de cozinha devem ser bonitas, além de cumprir todas as qualidades tecnológicas e construtivas. O custo do conjunto de cozinha diretamente e em maior medida depende do preço das fachadas.
Escolhendo a base da fachada da cozinha
O material mais comum que atende a todos os requisitos estabelecidos para o uso confiável e de longo prazo de móveis é atualmente o MDF. As placas de resíduos de madeira são um material feito de pó de madeira finamente disperso e comprimido sob alta pressão. O MDF é considerado um material ecologicamente correto porque a substância usada para colar as partículas faz parte do próprio resíduo de madeira e se manifesta sob a influência de alta pressão.
As placas de MDF são fortes e duráveis, resistentes à umidade e altas temperaturas. Uma das vantagens distintivas sobre a madeira maciça, por exemplo, é a capacidade de produzir formas dobradas. Fachadas arredondadas e onduladas são procuradas por um grande número de nossos compatriotas.
Outro material popular que fica do outro lado da linha de preços é o papelão. São placas em aglomerado coladas com resinas especiais de origem sintética. A este respeito, não é necessário falar sobre a compatibilidade ambiental de um tal material para a fabricação de móveis como o aglomerado. Em termos de resistência e durabilidade, as placas de aglomerado são significativamente inferiores ao MDF. O mesmo pode ser dito sobre a resistência à umidade – se o revestimento da fachada for quebrado, quando a umidade entrar na base, ocorrerá um desgaste, dilatação e envelhecimento do material bastante rápidos..
Para quem não vai economizar na fabricação de móveis de cozinha, podemos oferecer a opção de material mais ecologicamente correta – a madeira maciça. Entre as vantagens óbvias do material natural, além da segurança para o homem e o meio ambiente, destacam-se a aparência nobre, a relevância em todos os momentos e a sofisticação das cores naturais. Mas os materiais naturais têm suas desvantagens. Além do alto custo (e alguns tipos de madeira são muito caros), a árvore deve ser cuidada com cuidado – monitorar a entrada de umidade, mudanças de temperatura (o que não é fácil em uma sala com fogão, forno e fogão), use ceras e pastas especiais para proteger as superfícies. Além disso, as fachadas de madeira natural são sensíveis à luz solar direta – a descoloração da superfície é inevitável..
Para criar um ambiente de cozinha limpo e fresco, a madeira clara é perfeita para fazer um conjunto de cozinha e decoração de parede branca como a neve..
Além das fachadas de madeira maciça, são utilizados produtos com painéis. Esse material é mais barato, pois apenas a moldura da fachada da cozinha é feita de madeira maciça, sendo que a parte interna é preenchida com o chamado painel – MDF ou aglomerado e com acabamento folheado. A aparência das fachadas com painéis não é diferente da madeira maciça, mas as características de resistência do material são visivelmente melhoradas, o problema de deformação rápida desaparece, sem falar na redução de custo do produto acabado.
Escolha de um material de revestimento de fachada para armários de cozinha
Revestimentos de filme
Entre as vantagens óbvias de um revestimento de filme estão as seguintes:
- facilidade de atendimento;
- Resistência à umidade;
- resistência a danos mecânicos;
- uma ampla gama de soluções de cor e textura (de fachadas monocromáticas brilhantes a madrepérola ou «metal» superfícies);
- custo relativamente baixo.
Mas um material prático como o filme tem pelo menos uma desvantagem principal – baixa resistência ao calor. As fachadas revestidas com folha de PVC devem ser protegidas de altas temperaturas, por exemplo, não se pode deixar o queimador da placa ligado – os armários e gavetas próximos estão deformados, o filme descasca neles. Do ponto de vista estético – os revestimentos de filme ainda não podem simular o material natural com um alto grau de confiabilidade.
Se falamos sobre a opção mais prática para fachadas com revestimento de filme do ponto de vista de operação e manutenção, então escolher um brilho branco como a neve lhe trará o mínimo de problemas. Em um fundo branco, não se percebe a poeira assentada (uma pequena camada) e as impressões digitais não são notadas, que podem brilhar loucamente para os donos de utensílios de cozinha em uma versão escura brilhante.
Os conjuntos de cozinha modernos com um revestimento de filme são geralmente lisos, sem acessórios e puxadores. As portas dos armários são equipadas com fechos, o que aumenta um pouco o preço do custo final da encomenda de um conjunto de móveis para a cozinha, mas traz comodidade e segurança de operação, principalmente em famílias onde há crianças e a ameaça de beliscar os dedos nas portas de armários de cozinha é mais do que real.
Para criar um interior contrastante, basta encomendar fachadas escuras de armários de cozinha, pendurá-las sobre um fundo de acabamentos brancos como a neve e equipar o conjunto com bancadas de tonalidade semelhante. O design estrito, dinâmico e ao mesmo tempo não trivial da cozinha está pronto.
Revestimentos de esmalte
As frentes de cozinha, revestidas a tintas esmaltadas, apresentam-se nas mais variadas cores. À sua disposição não só efeitos de cor, mas também superfícies peroladas, os chamados «metálico», imitação da antiguidade usando tecnologia «crepitar» e até mesmo um avião camaleão.
As fachadas com superfície pintada resistem bem à humidade, não absorvem os odores (que enriquecem o espaço da cozinha) e são fáceis de cuidar. O perigo para as fachadas esmaltadas é o dano mecânico – quedas e impactos de objetos pesados ou pontiagudos, como resultado dos quais lascas são formadas. Nesse caso, não será possível restaurar a cobertura..
Para que a superfície da fachada possa servir por muito tempo, a sua superfície não é simplesmente pintada, mas sim pré-preparada, após a pintura é coberta com vernizes brilhantes ou foscos e depois lixada. A vida útil da fachada da cozinha dependerá diretamente de quão bem e em que quantidade todos os procedimentos foram realizados. Ao escolher os produtos com revestimento de esmalte, leve a amostra com tinta para a luz, posicionando-a com o final da fachada. É neste local que os vestígios de casamento são mais visíveis – irregularidades, perfurações, cavidades, inclusões de partículas estranhas. Com a coloração mecânica, esse casamento será significativamente menor do que ao fazer um trabalho semelhante manualmente.
O tom brilhante e rico da cozinha transforma instantaneamente o espaço. O acabamento mais simples e neutro parecerá luxuoso em uma campanha com móveis tão coloridos. Conjunto de móveis turquesa, acabamento e decoração em branco, bancadas em cinza e cor de madeira natural brilhante criaram uma união de cores simplesmente deslumbrante neste espaço de cozinha..
Mais um exemplo da importância da cor do revestimento das fachadas das cozinhas, como a tonalidade escolhida pode transformar o espaço para cozinhar, conferir nobreza e sofisticação, além de exclusividade. Essas cozinhas são lembradas por muito tempo..
Fachadas em cinza escuro em combinação com acessórios de vidro ficam ótimas. Para cozinha tradicional em cores calmas e neutras com uma atmosfera serena e única, essas fachadas se tornaram uma dádiva de Deus..
A culinária tradicional muitas vezes pode ser vista em um design branco como a neve. Uma alternativa ao branco pode ser tons neutros e pastéis – bege claro, menta branqueado ou azul quase imperceptível. As cores pastel criam um ambiente tranquilo e sereno na cozinha, porque as fachadas dos armários da cozinha ocupam a maior parte do espaço, o que significa que constituem a paleta de cores da divisão..
Revestimentos plásticos
O plástico para móveis pode ser aplicado em MDF ou aglomerado de duas maneiras – aplicando filme de PVC nas bordas das molduras ou dobrando as bordas do plástico nas extremidades do produto. O plástico também é resistente à umidade e luz solar, à ocorrência de lascas e à abrasão, é fácil de cuidar (somente pós abrasivos não devem ser usados).
A paleta de cores dos revestimentos plásticos é incrivelmente diversificada, sendo possível utilizar vários efeitos decorativos. O plástico acrílico é o mais popular. Sua paleta de cores não é tão ampla quanto a do plástico comum, mas pode ser apresentada em uma superfície brilhante, quase espelhada, em vários tons. Infelizmente, em superfícies escuras com revestimento de acrílico, impressões digitais, poeira assentada e vestígios de gotas, mesmo de água limpa, são claramente visíveis. Mas, para tais superfícies, as empresas de manufatura geralmente oferecem um conjunto de polidores especiais para limpeza e beleza.
Tons coloridos de plástico acrílico podem revigorar a atmosfera de qualquer cozinha. Usando cores diferentes para criar uma composição de mobiliário. Você não apenas trará variedade de cores para o interior da sua cozinha, mas também será capaz de criar um clima positivo, até mesmo festivo, na sala de cozinha. E certamente ninguém vai considerar seu interior chato ou tradicionalmente neutro..
O tom brilhante do revestimento de plástico nas fachadas da cozinha pode não apenas transformar sua cozinha, mas também criar uma imagem verdadeiramente única e memorável. Para um mobiliário tão rico, basta criar um fundo neutro, por exemplo, uma decoração de parede clara e uma imagem brilhante e colorida da área da cozinha está pronta..
Hoje em dia, as fachadas de vidro estão se tornando muito populares. Vidro temperado de alta resistência é usado para sua fabricação. Essas fachadas abrem muitas possibilidades decorativas – uma combinação com uma moldura de alumínio, o uso de filme com uma imagem e impressão de fotos, jato de areia e pastas especiais de fosqueamento. A desvantagem óbvia de tais fachadas é o alto custo..
Fachadas em moldura de armários de cozinha
Fachadas em moldura, baseadas em moldura de MDF com vidros inseridos, são uma excelente oportunidade para criar vitrines em estilo tradicional. Essas molduras são perfeitas para espaços de cozinha, onde o conjunto de móveis está localizado até o teto. Mesmo estruturas maciças adquirem leveza e graça devido ao uso de pastilhas de vidro.
Além das inserções de vidro na moldura da fachada, muitas formas diferentes são utilizadas para diversificar não só o material, mas também a textura do produto. São utilizadas pastilhas de mosaico de vidro, rattan natural, bambu e até mesmo tecelagem de palha. Mas os mais populares são as imitações de venezianas. Um conjunto de cozinha com tais fachadas parece original e não trivial. É fácil cuidar de tais superfícies e seu custo é bastante aceitável..
As pastilhas de vidro para fachadas podem ser usadas não apenas para a camada superior dos armários de cozinha, mas também, por exemplo, para decorar a extremidade da base da ilha. Você pode armazenar belos pratos que deseja exibir ou livros de receitas, acessórios de cozinha.
Em cozinhas pequenas, as pastilhas de vidro não apenas expandem visualmente o espaço, mas também tornam a atmosfera mais leve. Quando, em poucos metros quadrados da cozinha, as fachadas do conjunto de cozinha ocupam quase todo o espaço possível, isso pode ser difícil do ponto de vista psicológico. Tons claros, tons naturais quentes e inserções de vidro ajudarão «facilitar» ambiente e se livrar da sensação de solidez.
Frentes de moldura usando perfis de alumínio ou aço em combinação com inserções de vidro são perfeitas para decorar cozinhas em um estilo moderno ou de alta tecnologia.
Fachadas esculpidas com inserções de vidro em arco parecem luxuosas, a coloração com o efeito do envelhecimento dá a todo o interior do espaço da cozinha charme e sofisticação da tradição em um design moderno.
Outro exemplo de cozinha com talha decorativa nas fachadas. Essas decorações permitem que você leve o fone de ouvido clássico a um novo nível. Se você usar modelos retrô de eletrodomésticos ou «ocultar» eletrodomésticos atrás das frentes do armário, então você pode obter uma atmosfera completamente única do espaço da cozinha – um idílio branco como a neve com elementos de luxo antigo.
Se numa cozinha muito espaçosa e com pé-direito alto, um conjunto de cozinha é utilizado praticamente em todo o perímetro e partindo do ponto mais alto, não se pode prescindir da utilização de pastilhas de vidro nas fachadas dos armários. Para que toda a estrutura não pressione os proprietários com sua solidez, além do vidro, pode-se usar outro truque de design – a iluminação embutida vai deixar a imagem do conjunto de cozinha cada vez mais clara. Para chegar às prateleiras superiores do móvel da cozinha, você provavelmente não estará no caminho de uma escada. Por conveniência e segurança, é melhor instalar um tripé horizontal ao redor de todo o perímetro do conjunto de móveis para que a escada possa se mover, mas ao mesmo tempo permanecer fixa no momento certo.
E por fim, algumas dicas práticas para quem já está indo a uma loja de móveis para fazer o pedido de um kit de cozinha, já decidiu o tamanho e o orçamento da compra, e só falta escolher as fachadas dos armários da cozinha:
- aparência é o principal critério pelo qual você escolherá uma fachada do ponto de vista «gosto – não gosto». Certamente você tem uma ideia de como sua cozinha deve ficar e como a sombra, a textura e o design do conjunto da cozinha se encaixarão na decoração da sala;
- praticidade em termos de operação de longo prazo. Todos nós usamos o espaço da cozinha com intensidades diferentes, cozinhamos e limpamos, e tratamos de forma diferente as impressões digitais, arranhões e marcas de gordura nas superfícies das nossas fachadas. Decida o quanto é importante para você manter os móveis da sua cozinha em perfeitas condições e quanto tempo está disposto a gastar para mantê-los limpos. A escolha do revestimento para móveis de cozinha dependerá disso;
- preço. Infelizmente, não há vendas sazonais em uma área como móveis de cozinha feitos sob medida. A maioria dos fabricantes tem uma grade de tamanho padrão e aumenta o custo se houver desvios dessa mesma faixa de tamanho. Além disso, o preço do seu fone de ouvido será aumentado por formas curvas, fachadas semicirculares e onduladas, impressão de fotos, envernizamento adicional ou produtos de envelhecimento com pátina;
- o número e a velocidade de desenvolvimento das reclamações. Não será possível evitar completamente o envelhecimento da sua cozinha, é óbvio que após 10 anos de funcionamento não terá o aspecto de nova. Do ponto de vista das falhas mais perceptíveis, que se manifestam em primeiro lugar, a liderança por trás do filme de PVC, que se afasta das fachadas dos armários localizados próximo ao fogão a gás e ao forno. Mas os salões não param de trabalhar com isso, pois o uso de filme é a forma mais barata de fazer uma imitação de madeira natural.
São muitas as opções para a execução de fachadas, há ainda mais gama de soluções de cores e texturas, design e decoração. Mas vamos resumir as informações básicas que serão úteis para você em um showroom de móveis ao solicitar um conjunto de cozinha:
- fachadas feitas de MDF com revestimento de filme são duráveis, mas «temer» diferenças de temperatura, mas são fáceis de reordenar no futuro;
- Fachadas de MDF com superfície esmaltada não reagem à temperatura, mas «temer» chips e reordená-los é extremamente difícil, você só pode não chegar ao tom desejado;
- fachadas com folhas de plástico e cobertas com papel alumínio nas extremidades são muito suscetíveis à umidade e limpeza com esponja úmida.