Design de sala retangular – tendências modernas
Para criar um design de interiores acolhedor, confortável e moderno, partimos, em primeiro lugar, da forma e das dimensões da divisão. Em um cômodo amplo e de formato correto, você não pode se limitar a escolher uma paleta de cores, planejar os móveis e colocar uma decoração diversa. Mas se a sala for pequena, e mesmo a forma tiver uma assimetria em termos de ergonomia e praticidade de operação.
Os quartos retangulares são uma das opções de quartos mais comuns, tanto em apartamentos como em casas privadas. A única questão é quão conveniente «retângulo» você tem e qual zona funcional você precisa colocar nela, e se uma. Considere vários projetos de design moderno, prático, mas ao mesmo tempo estético de quartos com diferentes origens funcionais. E vamos começar com o cômodo principal de qualquer casa – a sala de estar.
Interior de uma sala de estar retangular – um caleidoscópio de ideias interessantes
Para a maioria das residências modernas, a sala de estar é uma sala comum para reuniões familiares, onde cada um dos domicílios tem seu próprio lugar aconchegante. Além disso, a sala serve para receber convidados e organizar festas. Para algumas famílias, é importante colocar uma biblioteca na sala de estar, algumas têm que mudar o escritório para esta sala funcional. De qualquer forma, por mais funcional que seja a sala comum, todos queremos projetá-la com o máximo de praticidade e apelo visual, o que será relevante por muitos anos..
Não é tão importante a área da sua sala – 12 m2 ou 20, o principal é que para isso é necessário obter uma divisão proporcional, confortável e fácil de usar. Como sempre, o grande é feito do pequeno. Para decorar com eficácia a sala, será necessário pensar não só na decoração, no layout dos móveis e escolher a paleta principal, mas também calcular as pequenas coisas necessárias – a decoração têxtil das janelas (ou falta dela), a presença de plantas vivas, decoração de parede e a presença de lindos aparelhos que não desempenham nenhuma função, exceto que agradam aos nossos olhos.
Se a sua sala de estar for muito alongada, seria mais lógico colocar os móveis maiores contra as paredes. O sofá e os sistemas de armazenamento são instalados contra as paredes, liberando espaço para o tráfego livre, poltronas leves e pequenos suportes de mesa são colocados dependendo da localização das aberturas de portas e janelas (se as janelas são panorâmicas), podem ser facilmente movidos se necessário.
Sala de estar combinada com sala de jantar e cozinha
Em apartamentos modernos e casas particulares, muitas vezes você pode encontrar a combinação de várias áreas funcionais em um quarto espaçoso. Às vezes, um espaço muito pequeno é usado para combinar a sala de estar com a sala de jantar e cozinha. Em qualquer caso, o zoneamento condicional de segmentos com diferentes antecedentes funcionais é indispensável. Via de regra, para manter a sensação de amplitude e liberdade, utiliza-se um plano aberto, sem divisórias e telas. Em tal distribuição de segmentos, o zoneamento ocorre apenas com a ajuda de móveis, sistemas de iluminação individuais também são usados para destacar cada zona, às vezes carpete..
Na sala de estar, que divide espaço com a sala de jantar, a maneira mais fácil de fazer o zoneamento é com móveis. Um sofá espaçoso colocado do outro lado da sala delineia claramente os limites da área de estar e se torna o ponto de partida para o resto da mobília – poltronas, mesas de centro ou bases para copos.
Sala de estar com lareira – como organizar os móveis
A localização ideal da lareira em uma sala retangular é no centro de um dos lados longos. Com esse arranjo, você pode colocar a TV na mesma área pendurando-a sobre a lareira. Para manter a simetria do interior moderno em ambos os lados da lareira, você pode organizar sistemas de armazenamento na forma de armários com fachadas e prateleiras abertas ou prateleiras inteiras..
Se houver uma lareira na sala de estar, ela se tornará automaticamente o ponto focal do interior, reunindo móveis básicos e adicionais ao seu redor. Em nosso país, há uma longa tradição de colocar um sofá (como a maior peça de mobília estofada) contra a parede. Por muitos anos, tal arranjo foi o único possível, principalmente pela economia de espaço útil. Salas de estar ou pequenos corredores simplesmente não podiam oferecer um arranjo diferente de móveis estofados. Mas os tempos estão mudando, cada vez mais apartamentos surgem com um layout melhorado, mas nas casas particulares sempre há espaço suficiente para uma disposição eficiente e ergonômica dos móveis. Portanto, muitos de nossos compatriotas começaram a usar técnicas de design europeias e americanas para organizar os móveis da sala. Móveis estofados instalados em frente à lareira (junto à qual se encontra mais frequentemente a zona de vídeo), constituem uma espécie de círculo familiar de comunicação com a lareira.
A paleta de cores de uma sala de estar moderna
Para expandir visualmente a sala, é melhor usar uma paleta de cores claras – este axioma já foi aprendido por todos os proprietários. Mas isso não significa que as paredes da sua modesta sala de estar devam ser brancas – uma grande variedade de tons pastéis está à sua disposição. Delicados tons de bege darão à sala o calor do conforto de casa, tons claros de prata trarão notas de luxo e nobreza, delicados tons de menta e branco pistache darão frescor ao design. Se tem medo de errar na escolha do esquema de cores da sala comum, use os tons bege claro, é exatamente isso que os profissionais aconselham.
Em uma sala com área modesta, uma das principais formas de ampliar visualmente o espaço é utilizar janelas panorâmicas e cores claras. Mesmo uma pequena sala parece maior se for inundada de luz solar. Mas para não ser capturado pelo idílio branco como a neve e não obter a aparência de quarto associado à enfermaria do hospital, use acentos coloridos ou texturizados. Pintar uma pequena parede em um tom claro ou escuro não só diversificará a paleta de cores do design, mas também trará originalidade, especialmente se você equipar a parede de destaque com decoração – uma imagem ou uma foto em molduras.
Uma das maneiras mais simples, mas ao mesmo tempo eficazes, de criar um esquema de cores moderno e duradouro para o interior da sala de estar é usar o branco no teto e nas paredes em combinação com piso claro e cores vivas e contrastantes de móveis e decoração . Tal design não só parece atraente e moderno, mas também prático a longo prazo – se você quiser mudar o ambiente, basta trocar o estofamento do sofá ou das poltronas, recolocar as capas nas almofadas decorativas ou estender um tapete claro ..
A cor branca o ajudará se a sala não tiver apenas uma forma assimétrica, mas também houver um grande bisel do teto. Superfícies brancas como a neve irão suavizar a impressão da forma irregular da sala e se tornar um excelente fundo para contrastantes manchas escuras de móveis, eletrodomésticos e decoração.
Especialistas dizem que em projetos de design moderno «cinza – novo branco». Uma incrível quantidade de tons desta cor mais neutra pode não só se tornar a base do esquema de cores da sua sala, mas também dar uma nobreza elegante até mesmo ao cômodo mais modesto em termos de área. Se você tem medo de que a paleta da sala fique muito fria com tons de cinza, use móveis para aumentar a temperatura da cor do ambiente. «debaixo da árvore». A textura natural da madeira no piso também pode equilibrar o esquema de cores da sala comum..
As paredes claras em uma sala de estar moderna são uma perspectiva real, mesmo para quartos cujas formas estão longe de ser quadradas. O uso de molduras brancas como a neve para combinar com o teto em paredes claras parece espetacular, moderno e original. Ninguém pode chamar esse interior de chato ou trivial..
Sala com acabamentos originais
A utilização de acabamentos texturizados invulgares é possível mesmo em salas com uma pequena área. Para isso, é melhor usar uma das paredes, dando destaque. Alvenaria e sua imitação, «pedra» superfícies feitas de material artificial de painéis de parede, papel de parede líquido em relevo – há muitas opções. Como um acento texturizado e colorido, você pode até usar não toda a parede, mas suas partes, por exemplo, nichos criados em ambos os lados da lareira ou zona de vídeo.
O uso da madeira como material de acabamento parece original nas salas modernas, especialmente se não estiverem localizadas fora da cidade, mas dentro da metrópole. Vigas de teto impressionantes e revestimento de tábuas trazem um calor natural ao design moderno da sala comum. Obviamente, esse acabamento de teto só é possível em salas com alturas elevadas. Também é melhor usar paredes em cores claras para acompanhar o teto de madeira..
Painéis de madeira podem ser usados como superfície de destaque. Esse revestimento ficará especialmente impressionante no interior com elementos de estilo country. Na sala de estar de uma casa de campo, o acabamento em madeira parece o mais orgânico.
A sala pode parecer moderna mesmo com o uso de motivos clássicos ou barrocos na decoração. Moldes de estuque no teto em combinação com o design clássico da lareira serão adequados no interior da sala, se você se concentrar na arte moderna como decoração de parede e móveis leves e práticos de formas simples e lacônicas.
Quarto – características de um interior moderno
Em um quarto retangular, a disposição dos móveis dependerá, em primeiro lugar, da localização das aberturas das janelas e portas. A principal peça de mobiliário na área de dormir é uma cama, pode ser instalada tanto no lado comprido como no lado curto, tudo depende se é necessário colocar sistemas de arrumação ou um local de trabalho dentro do quarto. Se em uma casa particular for possível organizar um camarim separado e um escritório, então, dentro da estrutura de um apartamento típico, é mais frequentemente necessário arranjar um quarto de dormir como uma base multifuncional.
Mesmo em um quarto pequeno com formato alongado, é melhor instalar a cama de forma que uma passagem seja acessível de ambos os lados – pelo menos 30-40 cm. é óbvio que em tal quarto toda a atenção será dada à peça principal da mobília – a cama. E deve ser eficaz, sólido e, se possível, originalmente projetado. Neste caso, todo o interior do quarto parecerá não trivial, atraente..
Em um quarto modesto, você pode desviar-se das regras e instalar uma cama no canto do quarto, enquanto economiza muito espaço útil. É claro que, com esse layout da cama, a abordagem da cama será limitada a apenas um lado, mas para alguns proprietários esta situação não é crítica em comparação com o espaço economizado para instalar sistemas de armazenamento ou uma mesa de trabalho..
Em quartos alongados, muitas vezes você pode encontrar a separação de uma parte do quarto para um banheiro. A zona de procedimentos de água é separada por divisórias internas com portas de correr (na maioria das vezes feitas de vidro transparente ou fosco). O principal nesse tipo de quarto é que a cama se ajusta ergonomicamente à largura do cômodo com a capacidade de se aproximar da área de dormir de todos os lados.
Em um quarto retangular, a parede atrás da cabeceira da cama pode ser usada para criar nichos e colocar sistemas de armazenamento na forma de gavetas fechadas, prateleiras abertas ou unidades combinadas. Em sistemas de armazenamento fechados, você pode dobrar a roupa de cama e até mesmo itens de guarda-roupa, livros e revistas são colocados em prateleiras abertas.
Num quarto com poucos metros quadrados e uma forma longe de ser quadrada, podem ser colocados sistemas de arrumação à volta da janela. Tal arranjo de armários e prateleiras só é possível se os radiadores de aquecimento (que geralmente estão localizados sob as janelas em apartamentos russos) forem movidos para outra parede. Então, em vez de um peitoril de janela, você pode organizar um lugar confortável para sentar perto da janela, será muito conveniente ler aqui com luz natural..
Quarto infantil – o maravilhoso mundo de uma criança em uma pequena sala
Em um quarto de criança com formato alongado, é mais lógico colocar os móveis contra as paredes – um berço, guarda-roupa ou cômoda e um local de trabalho ou uma pequena mesa. Com esta disposição, é possível liberar o máximo possível de espaço utilizável para jogos e criatividade. No quarto de um recém-nascido, esse layout cria uma espécie de «triângulo de trabalho», entre os picos imaginários dos quais será mais conveniente para os pais se mudarem.
No quarto de um adolescente, não há muito espaço para jogos, mas é necessário mais espaço para organizar um local de trabalho e instalar uma variedade de sistemas de armazenamento. Mas o princípio da disposição dos móveis não muda – colocamos o dormitório e os armários contra duas paredes livres e colocamos o local de trabalho contra a parede com uma janela.
Gabinete ou biblioteca – recursos de combinação de funções
Quando a divisão mais alongada das habitações é destinada a um escritório ou biblioteca, resta apenas a instalação de móveis na parede. Os sistemas de armazenamento rasos na forma de prateleiras manterão a sensação de espaço, mesmo em um cômodo estreito. Também faz sentido montar uma mesa ou console de computador na parede para economizar espaço valioso..