Design de sala de estar em estilo clássico
Tudo muda neste mundo, o tempo não pára. E uma grande variedade de opções foi inventada para decoração de interiores. Mas os clássicos não mudaram. O estilo clássico será sempre o mais exigido e inimitável. Claro, cada estilo é lindo à sua maneira, mas os clássicos são sempre aconchego, sofisticação e luxo. Mas não o luxo que chama a atenção e parece pretensioso, mas leve, discreto e nobre, enfatizando o status dos proprietários. O estilo clássico é austeridade em sua manifestação chique. Os fundamentais são: formas geométricas corretas, perfeição de vários padrões, apenas materiais e cores naturais. E por todo esse esplendor, a sala de estar é a mais adequada. É na sala que muitas vezes existe espaço suficiente para acomodar todos os elementos e decoração necessários, que aqui abundam: quadros em molduras de madeira, grandes espelhos (também em molduras), lareiras e, claro, lustres.
Todo o mobiliário é maciço, em madeira clara ou escura com talha dourada ou entalhada. Possui costas curvas e apoios de braços largos. Utilizam-se obrigatoriamente estofados em tecidos naturais, nomeadamente: veludo, veludo, tapeçaria e outros tecidos de origem natural, decorados com padrões elegantes. Móveis feitos de papelão ou MDF não combinam com este estilo de forma alguma, parecerão vulgares e vulgares. A decoração do teto é sempre complexa e bonita, pode ser molduras, frisos, pinturas. As janelas devem ter cortinas dos mesmos tecidos naturais, decoradas com borlas ou franjas. Se a sala for espaçosa o suficiente, ela pode ser decorada com colunas e meias colunas, o que criará uma atmosfera verdadeiramente majestosa de épocas palacianas..
As colunas são a melhor escolha para criar o esplendor dos clássicos. Eles darão a qualquer sala a nobreza de um castelo ou palácio.
Observação. Gostaria de observar imediatamente que os clássicos de interiores são um conceito muito generalizado, portanto, não há um guia claro para a criação de quartos clássicos. O fato é que muitos estilos históricos são clássicos: classicismo durante o reinado de Catarina II, Renascimento italiano, Império de Stalin, Barroco e Rococó, e assim por diante. Mas uma coisa é certa: uma sala clássica é rica em decoração, materiais naturais, simetria e harmonia. E nada artificial.
Sem elementos artificiais, simetria e harmonia claras
Mas por que muitas pessoas amam tanto os clássicos, quais são suas vantagens em relação aos outros estilos?
Requisitos a seguir ao criar uma sala de estar clássica
Portanto, os requisitos mais importantes, conforme mencionado acima, são harmonia, simetria e apenas materiais naturais e de alta qualidade. Isso se aplica a tudo: materiais de acabamento, móveis, paleta de cores, decoração e acessórios. Além de pinturas e espelhos, estatuetas, molduras de estuque, castiçais, esculturas, vasos, baixos-relevos, cristal maciço ou lustres de vidro caros são freqüentemente usados como decoração. Um lustre com velas ou sua imitação parece muito bonito e no espírito dos clássicos..
-
Pode ser um lustre de ferro forjado com uma imitação de velas.
Ela vai encher a sala com o espírito de cavaleiros e reis
-
Lustres de cristal são inimitáveis
É sempre leveza, sofisticação e sofisticação.
AnteriorPróximo12
Na hora de decorar uma sala clássica, é importante lembrar que esse estilo, embora rico em decoração, não gosta de sobrecarga. Muitos detalhes, acessórios estariam fora do lugar. Para variar, use gesso decorativo ou pintura. E um piano de cauda antigo será apenas um atributo inimitável deste interior.. Tudo aqui deve ser sólido e representativo, qualquer detalhe, mesmo o menor, é cuidadosamente selecionado, pois são as pequenas coisas que compõem o quadro geral. Para que o interior seja bastante rígido, mas elegante, preste atenção aos produtos de porcelana, assim como às antiguidades. Muitos designers consideram pinturas de paisagens e retratos, bem como acessórios de bronze e mármore, como parte integrante deste estilo. O material clássico para uma sala de estar clássica é a madeira..
O teto também pode ser acabado com ele, por exemplo, os caixões podem ser total ou parcialmente feitos de madeira maciça. Isso desempenha não apenas um papel decorativo, mas também construtivo. Também melhora a acústica da sala. As paredes podem ser revestidas com painéis de madeira.
Paredes
Além da madeira, as paredes podem ter outros acabamentos. O primeiro é tecido, papel de parede ou pintura decorativa. Deve parecer caro e pomposo. Nenhum papel de parede barato ou tecidos falsos. A ênfase principal está na qualidade e na textura, não na cor brilhante. Outra opção pode ser decorar as paredes com caras tintas monocromáticas em tons pastéis. Estuque e outros elementos volumétricos já são usados aqui..
Piso
Quando se trata de acabamentos de piso, é melhor evitar laminados ou pranchas padrão. Apenas revestimentos nobres. Uma excelente escolha seria o parquet de mosaico com composições abstratas de tamanhos grandes ou padrões florais. Tudo isso deve ser coberto com um verniz brilhante. E, claro, o piso mais adequado é considerado o mármore em todas as suas manifestações clássicas, a saber: ornamentos, padrões e tons naturais de pedra..
Teto
Para interiores clássicos, especialmente uma sala de estar, um design de teto simples não é adequado, deve haver uma obra-prima aqui. E a forma mais comum de atingir esse objetivo é a moldagem de estuque. Com sua ajuda, você pode criar pinturas inimitáveis, cuja decoração pode ser monocromática ou dourada (bronze). Outra maneira é pintar. Todas as regras do interior clássico são totalmente observadas aqui. Além disso, é uma visão incrível. A propósito, há uma sutileza importante – o estilo clássico pressupõe tetos altos, então a atmosfera certa será criada, o que é completamente propício para recepções majestosas. Se o teto for baixo, todos os móveis maciços não parecerão mais refinados, mas pesados. E molduras em estuque, colunas, cortinas com lambrequins criarão uma sensação ousada. Mas não se desespere se as dimensões do seu apartamento não corresponderem aos padrões clássicos..
Estilo clássico em quartos pequenos
No caso de quartos pequenos, todos os atributos deverão ser feitos em uma versão ligeiramente reduzida: os móveis também podem ser feitos de espécies valiosas de madeira, mas com dimensões mais modestas; cortinas em tecido natural, mas ligeiramente mais leves do que o necessário. Mesmo a moldagem de estuque pode estar presente, só precisará ser mais leve também, embora a pintura seja melhor neste caso. Mas o que fazer com as colunas se ainda quiser colocá-las nessa sala? Para uma aparência orgânica em uma sala baixa, as colunas devem ser colocadas ao longo das paredes, um suporte de parede se encaixa bem entre elas.
Outra forma é o arranjo de colunas na abertura que separa a área de jantar ou cozinha da sala de estar. Ou seja, verifica-se que as colunas serão a decoração da área de entrada da sala. Já dissemos que este estilo é caracterizado por um lustre volumétrico. Mas, no caso de uma sala de estar baixa, você pode usar iluminação especial. Deve ser desenhado em forma de círculo, o que é característico dos clássicos, e também pode cobri-lo com uma viseira na parte superior, que criará uma luz difusa.
Lareira
E, claro, uma sala de estar clássica não pode prescindir de uma lareira, este é o cúmulo do luxo e da graça que permeia todo o ambiente deste estilo. A melhor opção seria uma verdadeira lareira de pedra, tijolo ou mármore branco. Mas se isso não for possível, você não deve se esquivar de imitações ou bio-lareiras modernas no portal clássico.
Esquema de cores
Aqui, a preferência é mais frequentemente dada a uma paleta calma, tons chamativos são inadequados. São escolhidos principalmente tons de bege ou creme. E também outros tons neutros quentes: tons suaves de marrom, oliva, areia e todos os tons de madeira.
-
Os tons de bege tornarão uma sala de estar clássica aconchegante e aconchegante.
-
Paleta pastel combinada com branco é um guincho de clássicos
Isso cria uma atmosfera de grandeza, sofisticação e hospitalidade suave.
As notas bege e marrom farão a sala de estar calma e relaxante
Todas as cores selecionáveis para uma sala de estar clássica devem ser suaves
Tons de areia e oliva criam um ambiente aconchegante e acolhedor
AnteriorPróximo 12345 O branco também é bom, mas uma iluminação suave e difusa é criada para suavizá-lo. Se você deseja obter cores mais brilhantes (vermelho, azul, verde), deve se concentrar em seus tons suaves e suaves. Não deve haver nada cativante, suculento, caso contrário, não é mais um clássico. Com efeito, com a ajuda da cor numa sala de estar clássica, transmite-se o carácter deste estilo, que reside na sensação de riqueza, graça e solenidade. É por isso que apenas tons suaves e silenciados são escolhidos..
Outra sutileza é a combinação de tons pastéis com douramento. Isso enfatiza o luxo e a apresentabilidade das instalações.. Como já dissemos, a harmonia está acima de tudo aqui. Portanto, o esquema de cores das paredes deve estar em harmonia com a decoração dos móveis, cortinas, piso e teto. Tudo deve estar no mesmo estilo e mostrar o quadro geral..
Harmonia e graça são as características fundamentais dos clássicos. Tudo tem que respirar isso
Iluminação
A iluminação em uma sala de estar deve ser de vários níveis: abundante, suave e silenciosa. Um lustre intrincado está invariavelmente localizado no centro, e lâmpadas de piso, arandelas de parede, lâmpadas de mesa e assim por diante são adicionadas ao lustre principal para o efeito de vários níveis. Algumas pessoas consideram o máximo de sofisticação para adicionar iluminação adicional às pinturas nas paredes..
Clássico moderno
Em nossa época, não é mais tão fácil criar um interior clássico natural: muitos equipamentos modernos estão ao nosso lado. Mas esta é uma tarefa completamente solucionável. E se na cozinha – onde há muitos eletrodomésticos – será difícil disfarçá-los, então na sala é muito mais fácil. Um pequeno painel de plasma pode ser colocado em um nicho, e outros dispositivos modernos (ar condicionado, sistemas de áudio, etc.) podem ser «ocultar» em armários, painéis removíveis, sob pinturas e elementos de móveis e assim por diante. Mas, ultimamente, o estilo clássico em sua forma pura é cada vez menos comum, dando lugar ao ecletismo. Há uma combinação de elementos clássicos naturais e modernos: móveis caros feitos de madeira natural, estofados nobres e assim por diante e uma mesa de computador feita de madeira natural, um painel de plasma em um gabinete de mogno e assim por diante.. Uma questão muito delicada em uma sala de estar moderna clássica são as janelas e portas de varanda. As janelas e portas de plástico são um tipo confiável e relativamente barato, mas sua brancura não se encaixa na atmosfera geral dos clássicos. E aqui existem apenas duas opções: a primeira são as janelas e portas de madeira, que apresentam confiabilidade, estanqueidade, alta qualidade, bom isolamento térmico e respeito ao meio ambiente. Mas seu único inconveniente é o preço alto, mas não há espaço para economia na criação de interiores clássicos, tudo aqui é saturado de luxo e alto custo..
Embora haja uma segunda opção para resolver esse problema, que é um pouco mais barata do que a primeira – são as janelas e portas de plástico feitas sob uma árvore. Eles são mais caros do que os de plástico comum, mas muito mais baratos do que a madeira natural, e a qualidade também é de alto nível. A tarefa mais importante na criação de um design clássico de sala de estar é um pensamento cuidadoso. Cada pequena coisa, cada acessório deve estar em seu lugar. Afinal, um elemento a mais e todo o esplendor dos clássicos desaparecerão. Tudo isso requer um sabor verdadeiramente sutil que o ajudará a sentir essa linha tênue entre nobreza e pretensão. Mas a energia gasta não será desperdiçada – a grandeza dos clássicos é invariável.
O interior clássico é uma arte que nunca ficará entediada, nunca decepcionará e sempre se apaixonará por você e seus entes queridos