Design de quarto para uma menina – escolha um papel de parede
Arrumar espaço para uma menina é tão divertido quanto responsável. Para uma pequena princesa, seu próprio quarto é um mundo no qual ela deve crescer, adquirir novos interesses, habilidades e conhecimentos. Por isso, o design de um quarto infantil deve ser bonito, aconchegante, confortável, prático e seguro. Concorde que poucos desses critérios são consistentes com os interesses dos pais – a criação de reparos duráveis e baratos dificilmente é combinada com o respeito ao meio ambiente e a beleza dos materiais, móveis e outros elementos internos. Mas sempre é possível encontrar um meio-termo. Nesta publicação, vamos falar sobre como criar um ambiente agradável, prático e, ao mesmo tempo, não ruinoso para o orçamento familiar, decorar um quarto infantil com papel de parede..
De acordo com uma pesquisa privada, mais de 80% dos pais russos escolhem o papel de parede como material de decoração de parede para o quarto de seus filhos. Essa escolha tem muitas vantagens – a riqueza da paleta de cores, a variedade de pinturas em todos os tipos de assuntos, a capacidade de encontrar produtos que correspondam ao orçamento de reparo e a capacidade de colar independentemente as paredes preparadas com antecedência. Além disso, muitos tipos de papel de parede são capazes de ocultar parcial ou totalmente as imperfeições da superfície, podendo durar vários anos sem perder sua aparência original..
Paleta de cores e padrão de papel de parede
A primeira coisa que os pais, e as próprias meninas, prestam atenção na hora de escolher o papel de parede para decorar um berçário é a paleta de cores e o padrão (ou a falta deles). Obviamente, é a decoração da parede que forma a maior parte da imagem de toda a sala. Os psicólogos também argumentam que a aparência das superfícies verticais do quarto de uma criança tem um impacto direto em seu estado psicoemocional. De que cor ou tom, estampa, tamanho e frequência de aplicação a criança considera no dia a dia, seu humor, atividade e até mesmo sucesso nos estudos e criatividade dependem em grande parte.
Muitos de nós temos uma frase «quarto para meninas» involuntariamente, uma imagem com interior rosa, princesas ou borboletas nas paredes, móveis e tecidos surge diante de nossos olhos. Mas é importante entender que o rosa também tem muitas opções de tonalidade (não apenas um tom cáustico-gostoso), que muitas meninas preferem ver uma imagem de dinossauros ou gatinhos nas paredes de seus quartos, e outras não gostam o assim chamado «temas femininos».
Mas os estereótipos que se desenvolveram ao longo dos anos têm uma séria razão subjacente. São cores pastéis – rosa suave, pêssego, bege claro, que são capazes de criar um ambiente de paz e tranquilidade em uma sala onde uma criança de qualquer idade se sentirá confortável. Os tons claros de pêssego e bege criam uma atmosfera calorosa e acolhedora e tendem a atrair a maioria das meninas..
Quase todos os tons de roxo também são invariavelmente associados ao interior do quarto de uma menina. Eles podem se tornar a base para decorar um quarto tanto para uma menina pré-escolar quanto para uma adolescente – tudo depende das preferências pessoais e do temperamento do bebê. Para naturezas fleumáticas, os tons roxos claros predominantes no interior do quarto para dormir, descansar, fazer exercícios e brincar podem não ser a melhor escolha..
A cor amarela no interior estimula a criatividade, o desejo de adquirir conhecimentos, novas habilidades. Se o quarto da criança fica no lado norte do prédio, não tem luz solar, então as inclusões locais de amarelo ou o uso de amarelo pastel como base para a decoração da parede ajudarão a criar aquele caráter quente e ensolarado do quarto, que é tão necessário para tenha uma sensação de aconchego e conforto. Mas com tons muito claros de amarelo, você não deve ser zeloso, é melhor usar tons coloridos como sotaque, combinando com branco, menta claro, azeitona.
Quase todos os tons de verde contribuem para a pacificação, criando um clima criativo. Os tons naturais (azeitona, menta, a cor da folhagem jovem, musgo) têm um efeito benéfico na psique humana. Ao combinar tons verdes coloridos com cores neutras da paleta de temperatura de cor oposta (quente), você pode alcançar a originalidade e o apelo visual do design do quarto das crianças.
Todos os tons de azul pertencem ao grupo de cores frias. Se o quarto da menina fica do lado norte e não tem luz natural, essa paleta, tomada como base para o interior, só pode agravar a imagem cool do quarto. Os tons de azul favoritos são mais usados localmente, para criar uma parede de destaque ou como uma cor para um papel de parede. Ao adicionar um toque de amarelo, bege, areia ou ocre, você pode equilibrar a temperatura da cor do ambiente..
As cores vermelha e laranja sempre carregam calor e até paixão, brilho, atividade. Mas é impossível ser zeloso com tais flores no quarto das crianças – você pode criar um estímulo externo constante, induzir até uma criança calma a ser ativa. Bem, para bebês hiperativos, faz sentido limitar o uso das cores vermelha e laranja no interior de seu mundinho apenas como decoração..
Além disso, os especialistas em cores não recomendam se deixar levar por cores muito escuras (preto, azul escuro, cinza escuro) e muito brilhantes (escarlate, verde claro) no interior de um quarto de criança. A única exceção pode ser, talvez, apenas um quadro negro magnético para desenho – tais elementos interiores raramente são sem pintura e desenhos anexados, notas, aplicações.
O branco é neutro e versátil. É o cenário perfeito para qualquer mobiliário e decoração, têxteis e acessórios. Mas é no quarto das crianças com o branco que você precisa ter cuidado. Se você escolher um dos tons de branco como paleta para decoração de parede, então é importante se preocupar com os acentos e trazer calor ao interior, porque o branco pode criar uma imagem dificilmente fresca e limpa, mas estéril, associativa a uma enfermaria de hospital . Móveis feitos de madeira de cor natural, tecidos claros nas janelas e como design para um beliche ajudarão não só a diversificar as soluções de cores do interior, mas também «aquecimento» ele traga as raspas.
Tipo de material ou como combinar custo e segurança
Um dos critérios mais importantes na escolha do material de acabamento para a decoração de um quarto infantil é a segurança. O papel de parede deve ser amigo do ambiente. Existem muitas opções no mercado moderno que podem «respirar» e não emitem produtos químicos prejudiciais ao corpo humano e ao meio ambiente. Mas além da segurança, a decoração do quarto para uma pequena senhora deve agradar aos olhos, agradar a própria dona do quarto e ser «acessível» os pais dela. Infelizmente, nem sempre todos esses fatores são combinados com sucesso em um tipo de material de acabamento. Na maioria das vezes, você tem que fazer um compromisso, priorizando o respeito ao meio ambiente, a beleza ou o custo dos produtos..
Também é necessário não esquecer as especificidades do acabamento no quarto da criança – o revestimento deve ser o mais prático possível. No quarto de uma criança, é desejável limpar as superfícies manchadas, sejam elas pisos ou paredes. Mas nem todos os materiais resistem à limpeza úmida e alguns até mesmo à limpeza a seco..
Assim, consideraremos as opções de papel de parede apresentadas no mercado moderno de materiais de acabamento, e tentaremos encontrar a combinação ideal de praticidade, segurança, durabilidade e design atraente..
O papel de parede de papel é uma opção absolutamente segura para decorar as paredes do quarto das crianças. As vantagens óbvias de tais telas incluem uma grande variedade de cores, cores e variações de impressão. Também entre as qualidades positivas dos produtos de papel está o baixo custo do próprio produto e dos serviços de colagem. Uma desvantagem igualmente óbvia é a curta vida útil do acabamento criado com telas de papel. A superfície não pode ser lavada, não resiste a esforços mecânicos ou outros tipos de solicitações. Como resultado, a alteração no viveiro deverá ser feita em 1,5 a 2 anos após o reparo..
Assim chamado «papel de parede natural», produzidos com base em matérias-primas naturais (bambu, rattan, papel de arroz) são absolutamente amigos do ambiente. As telas são capazes de «respirar» e atender a todos os requisitos de segurança. Mas a base das telas, que é uma matéria-prima vegetal, aumenta significativamente o custo dos produtos, por isso o produto final não pode ser considerado uma opção acessível para todos os materiais de acabamento de um quarto infantil. Além disso, a gama de cores e opções de design, especialmente para o quarto das crianças, não pode ser chamada de extensa..
Papéis de parede vinílicos e não tecidos, se forem feitos com matéria-prima de qualidade (peça o certificado de qualidade aos consultores de vendas), também são seguros para o homem e para o meio ambiente. Mas é importante entender que tais telas não são «respirar». Mas eles são perfeitamente limpos com uma esponja úmida (mesmo desenhos com canetas de feltro à base de água podem ser removidos sem muita dificuldade).
Os especialistas não recomendam o uso de tecido e ainda mais papel de parede de veludo em um quarto de criança, mesmo como um material de acabamento combinado. Os tecidos acumulam perfeitamente poeira, o que é inaceitável no quarto onde a criança dorme e passa a maior parte do tempo.
Opções para combinar e decorar acabamentos
A técnica de design de realçar uma parede de realce é incrivelmente popular na decoração de quartos infantis. Com a ajuda de um papel de parede com um padrão, impressão ou impressão de fotos sobre um fundo de acabamento monocromático, você pode não só criar um acento de cor, mas também expressar uma ou outra afiliação temática do desenho de toda a sala. Nesse caso, é possível combinar tons da mesma cor que estão próximos em temperatura e tonalidade ou combinações de contraste contrastantes. Depende muito das preferências da própria anfitriã da sala, sua idade, hobbies.
É considerado prático combinar papel de parede como material de acabamento com painéis de parede. Uma espécie de avental é feito dos painéis até cerca do meio da altura da sala (as áreas da sala mais suscetíveis ao desgaste e à poluição), telas caras e bonitas podem ser usadas para decorar o resto das superfícies verticais (elas não estão em perigo).
Usar papel de parede liso como decoração de quarto de criança é uma opção versátil para criar um excelente fundo para móveis e decoração. Mas às vezes essas paredes, e mesmo aquelas feitas em cores pastel, parecem enfadonhas. Os adesivos modernos ajudam a trazer exclusividade ao interior e adicionar cores temáticas. São fáceis de aplicar mesmo em uma superfície de relevo, resistem à limpeza úmida e duram tanto quanto a decoração de parede.
A combinação de vários tipos de papel de parede com todos os tipos de elementos decorativos, que incluem molduras, cornijas, rodapés e molduras de estuque, são mais frequentemente utilizadas para decorar o quarto de uma pequena princesa em estilo clássico. Essas técnicas parecem luxuosas, mas, no entanto, são mais adequadas para as instalações de uma estudante e de uma adolescente. Um bebê de três ou quatro anos dificilmente apreciará seus esforços e despesas consideráveis para criar um interior clássico ou mesmo barroco, mesmo que pareça um quarto de princesa em um antigo castelo.
A coloração do papel de parede é uma opção ideal para a decoração de paredes de uma divisão de pequena natureza criativa, cuja fantasia nem pode ser detida pela proibição de pintar nas paredes. Colorir desenhos diretamente no papel de parede é a diversão ideal para meninas que adoram desenhar.
Exemplos de design de quartos infantis para meninas de diferentes idades
O quarto para o recém-nascido é melhor feito em tons pastel, se você aplicar decoração nas paredes, use desenhos grandes que possam ser facilmente explicados para o bebê.
No quarto de uma menina pré-escolar, você pode usar com segurança cores brilhantes como um sotaque, imagens de seus personagens favoritos e combinar ousadamente tons neutros e coloridos.
O quarto de uma adolescente é a opção de design mais difícil em termos de encontrar um compromisso entre os pais e o dono do quarto. Dificilmente existe um adolescente que gostaria de contemplar imagens de princesas ou ursos em seu quarto. Mas, ao mesmo tempo, uma jovem ainda quer se sentir uma princesa e não pode se recusar a usar vários tons de rosa, roxo, fúcsia como elementos de destaque..