Design de interiores de um quarto para um recém-nascido
Esperar o nascimento de um bebê na família é o momento mais emocionante e feliz. Mas junto com os momentos felizes, os futuros pais são tomados por uma onda de responsabilidade e preocupações sobre como preparar espaço para seu bebê. Seja um cômodo separado para um bebê ou uma área no quarto dos pais – é necessário equipar um local para um pequeno familiar com comodidade, praticidade, segurança e estética agradáveis aos olhos. Obviamente, todo pai deseja que seu filho esteja cercado por um ambiente seguro, ecologicamente correto, bonito e funcional. Mas para conseguir o máximo reflexo de seus desejos e critérios para o melhor quarto para o bebê, é melhor começar a prepará-lo muito antes de o bebê nascer. Quanto mais tempo você tiver, mais nuances que são importantes tanto no início quanto no longo prazo, será possível prever na fase de reparo, arranjo e decoração..
A princípio, a criança não terá suas próprias preferências de cores ou opções favoritas para decorar o espaço, por isso é importante focar no ambiente em que os pais estarão confortáveis e confortáveis. Se a mãe e o pai estão felizes e calmos, pacificados e satisfeitos com a vida, então essa atitude certamente será passada para o bebê. Para o bebé, é importante que o mobiliário e a decoração que o rodeia sejam ecológicos, hipoalergénicos e seguros, para que não haja cantos vivos na divisão, mecanismos de puxar e girar que ameacem..
Recomendações para providenciar um quarto para um bebê:
- o espaço para o bebê deve ser claro e bem ventilado;
- além da iluminação natural, é importante considerar opções de fontes de luz artificial de várias modificações;
- seria bom organizar pelo menos o isolamento acústico parcial da sala (isso é feito na fase de preparação das superfícies para os trabalhos de acabamento);
- a sala deve ser morna, mas não quente (organização de um sistema de aquecimento com capacidade de regular a temperatura);
- o espaço deve ser funcional, mas não desordenado, é importante usar apenas os móveis e decoração necessários, deixando o máximo de espaço possível para as brincadeiras do bebê em crescimento;
- os materiais de acabamento e os móveis devem ser ecologicamente corretos, não causar reações alérgicas e criar um ambiente aconchegante e aconchegante no interior;
- a decoração têxtil das janelas deve ser mínima e fácil de limpar;
- critérios semelhantes se aplicam aos tapetes, que devem ser fáceis de limpar e ocupar não mais do que um terço da área da sala.
Paleta de cores do quarto para o bebê
Do ponto de vista de criar um ambiente calmo e relaxante no quarto do bebê, é necessário utilizar tons claros, neutros, tons pastéis. Obviamente, tal paleta seria um ótimo pano de fundo para móveis e decoração. Por outro lado, os psicólogos afirmam que, para treinar o cérebro do bebê e se desenvolver adequadamente, são necessários elementos interiores brilhantes que possam atrair os olhos da criança. É importante para a criança em crescimento ser capaz de se concentrar nos pontos de destaque da atmosfera circundante. Como resultado, tanto as cores claras e pastéis quanto os elementos interiores coloridos e brilhantes devem estar presentes no quarto do bebê..
Se você está planejando decorar o quarto das crianças em branco, não se esqueça dos detalhes coloridos. Com a ajuda de adesivos-adesivos brilhantes, você pode não só diversificar a paleta interior, mas também trazer um elemento lúdico, contos de fadas, ao design do espaço infantil. Esses adesivos são fáceis de remover e substituir por opções mais relevantes que correspondem à idade e às preferências da criança em crescimento..
Ao escolher tons de bege e areia para decorar o quarto do seu bebê, você cria um ambiente propício para descanso e relaxamento. A princípio, esses efeitos de cor estarão associados principalmente à sua condição. Se os pais estiverem calmos e confiantes, a criança estará relaxada..
Decorar um quarto para um recém-nascido
Paredes
Para decoração de parede, é melhor usar pintura ou papel de parede seguro. O papel de parede de papel com superfície de vinil não só criará uma aparência atraente para o ambiente, mas também provará ser uma opção prática para decoração de parede depois de um tempo, quando a criança começa a andar e depois a pintar em qualquer superfície. Você dificilmente planejou fazer reparos em um ou dois anos após o nascimento do filho, por isso é melhor pensar na decoração das paredes com uma margem de praticidade e funcionalidade que atenda às crescentes necessidades do seu filho..
O desenvolvimento dos reflexos táteis é extremamente importante para uma criança pequena, com a idade ajuda a melhorar as habilidades motoras. Escolha papel de parede com superfície em relevo e a criança ficará agradável e interessante ao tocá-los. É melhor optar por opções monocromáticas. Qualquer decoração de parede ficará muito bem em relação ao fundo – de fotos de família a desenhos de seu artista em crescimento. Além disso, você não precisa se preocupar se a impressão nas paredes incomoda o olhar do bebê..
Além disso, você pode usar tingimento com estênceis especiais, que são suficientes em lojas de decoração. Uma forma mais cara e única de decorar as paredes do quarto de um pequeno membro da família é a pintura artística.
Teto
No quarto do bebé, é melhor abandonar os tectos tensos tão populares hoje em dia. O material com que se realiza o acabamento é totalmente sintético. É preferível dar preferência à pintura com materiais seguros. É verdade que, para isso, é necessário obter uma superfície de teto perfeitamente plana, seja por gesso ou por meio de estruturas suspensas.
Andares
Para a decoração dos pavimentos do quarto das crianças, os designers recomendam a utilização de cortiça – é amiga do ambiente, agradável ao toque, hipoalergénica e segura, fácil de limpar. É verdade que a aparência do piso de cortiça pode não agradar a todos os proprietários de casas e não será adequada para todos os estilos de design de espaço. Você também pode usar laminado de alta qualidade – o material não pode ser chamado de ecologicamente correto do ponto de vista do método de produção, mas as opções para reações alérgicas a tal revestimento estão se tornando cada vez menores a cada ano, devido à melhoria na fabricação processo de produtos de revestimento de piso.
Outra opção de piso é uma tábua de madeira envernizada. A opção não é barata, mas ninguém duvida da compatibilidade ambiental do material natural, e qualquer estilo de interior ficará harmoniosamente com esse acabamento de piso..
Uma das opções de piso mais indesejáveis no quarto de um bebê é o carpete. É melhor substituir a tela sólida por pequenos tapetes que possam ser facilmente limpos e removidos da sala para ventilação. Pequenos tapetes brilhantes podem não só trazer variedade de cores para o quarto das crianças, mas também dividir a sala, destacando os segmentos de jogo do espaço.
Mobília do quarto do bebê
Móveis de madeira são claramente os favoritos para organizar os quartos das crianças. O material natural é ecologicamente correto, durável e tem uma aparência atraente. Móveis feitos de madeira sem pintura trazem o calor do material natural para a atmosfera da sala, criando aconchego e conforto.
Berço – um caleidoscópio de ideias
Se você não tiver a oportunidade de comprar um berço para crescer, mas de comprar um pequeno primeiro, certifique-se de usá-lo. Os psicólogos afirmam que nos primeiros meses de permanência no berço, a criança precisa de muito pouco espaço para não sentir uma mudança brusca em sua permanência, pois o estômago da mãe estava muito apertado, o bebê estava envolto em calor por todos os lados. Em uma pequena canção de ninar, os bebês dormem mais pacificamente. Além disso, existem muitas ideias para fazer um design único – berços com mecanismo de giro, equipados com iluminação e com a possibilidade de ligar uma música tranquila e agradável.
O berço original de madeira não é apenas um lugar para dormir, mas uma pequena casa para um bebê, criando «proteção» de quase todos os lados. O tema do céu estrelado na performance do berço, estendido na decoração do canto para o bebê.
E quando a criança crescer de um berço pequeno, e isso vai acontecer em seis meses, ela pode ser transferida para um berço, que será o suficiente para ela até os dois ou três anos.
Uma cama redonda é uma oportunidade única para criar não só um local original e confortável, mas também um local seguro para o seu filho dormir. Claro, esta opção não o servirá por mais de um ano, mas durante esse tempo também desempenhará as funções de uma arena. Além disso, esses modelos criam uma aparência verdadeiramente real de um quarto para um pequeno príncipe ou princesa..
Os berços de metal são fortes e duráveis, eles podem servir como um local de dormir para mais de uma geração de crianças em uma família. É importante apenas, ao adquirir esse modelo, certificar-se de que não haja peças de forjamento salientes no projeto, que todas as superfícies sejam lisas e que a decoração seja lisa e arredondada. Afinal, apenas nos primeiros meses a criança fica deitada no berço quase imóvel, então ela vai começar a se levantar e provar todas as superfícies e objetos que passarem pelo caminho.
Sistemas de armazenamento e trocadores
Prateleiras abertas para livros e brinquedos são a melhor opção para organizar sistemas de armazenamento do ponto de vista da segurança. Os racks baixos não têm gavetas e portas com dobradiças, o que cria muitos motivos para ferimentos leves em crianças pequenas. A única coisa com que você precisa se preocupar é que o rack deve ser estável o suficiente e feito de materiais ecológicos..
O trocador, localizado ao lado do berço, é o móvel perfeito para arrumar o quarto do bebê. O vestiário será mais cómodo se houver sistemas de arrumação junto à mesa – prateleiras, gavetas e compartimentos para guardar produtos de manutenção, que é importante ter sempre à mão.
Uma grande cômoda para coisas de bebê é uma maneira eficaz de pensar sobre o crescimento futuro de seu bebê. Enquanto ele é muito pequeno e tem poucas roupas, mas as crianças crescem muito rapidamente, você precisará de uma mudança constante de guarda-roupa e é melhor se houver sistemas de armazenamento no quarto do bebê para tal expansão. Uma cômoda com muitas gavetas é uma ótima maneira de organizar todos os seus itens de guarda-roupa e produtos de cuidados com o bebê para que você possa passar o menos tempo possível procurando o item que deseja..
Os sistemas de arrumação integrados permitir-lhe-ão criar uma base para o futuro, quando o guarda-roupa do seu bebé crescer e uma pequena cómoda para guardar coisas e acessórios não for suficiente. Tudo que você precisa fazer é mudar o berço para um berço e, no futuro, para um local de dormir para um pré-escolar e adolescente, e os sistemas de armazenamento permanecerão os mesmos.
Mobiliário adicional para os pais
Para além de zona de dormir para criança e sistemas de arrumação de brinquedos, coisas e produtos de manutenção. Os móveis para os pais devem ser instalados no quarto do recém-nascido. Quer seja uma cadeira de balanço confortável ou um pequeno sofá, ou talvez um lugar completo para dormir – você decide. Depende, em primeiro lugar, do tamanho da sala e das suas preferências pessoais..
Se você estiver instalando a cadeira perto de um berço, certifique-se de cuidar da fonte de luz local. Certamente, essa configuração de sala é uma opção temporária, por isso é melhor escolher uma mesa ou luminária de chão e não fazer furos na parede para instalar a arandela.
Uma das opções de mobília adicional é uma poltrona redonda suspensa, que pode ser fixada no teto ou em um tripé fixo. Esse dispositivo ajuda a embalar a criança sem segurá-la nos braços. Configure uma posição confortável ao lado da cadeira suspensa para os pais e facilite o processo de enjôo do bebê.
Iluminação, decoração e decoração têxtil do espaço para o recém-nascido
Para decoração de janelas, é preferível dar preferência a soluções têxteis simples. É importante que o quarto para o bebê seja claro, portanto, é melhor usar tule transparente como cortina ou não usar cortinas nas janelas. Você também precisa pensar em uma opção de decoração de janela que coletará o mínimo de poeira. Escolha cortinas simples que sejam fáceis de lavar, renuncie a composições complexas, muitas dobras, babados e lambrequins, minimize a presença de várias franjas e pincéis.
Para criar o nível necessário de luz artificial no quarto do bebê, várias fontes de luz são necessárias. Na área de instalação do berço, você pode usar um lustre pendente e arandelas de parede, e no chamado segmento pai, você pode instalar uma luminária de chão. Certifique-se de que o design do dispositivo de iluminação é estável e seguro.
A decoração de parede é uma das maneiras mais eficazes de diversificar a decoração de parede clara no quarto de um recém-nascido. Fotos de família em molduras brilhantes, imagens de personagens de contos de fadas ou personagens de desenhos animados – são fáceis de alterar quando as preferências da criança mudam, à medida que ela cresce.
Do ponto de vista da decoração do quarto do bebê com tapetes, é importante não exagerar. Na primeira vez, até que a criança aprenda a sentar, e depois engatinhar, basta um pequeno tapete na área do berço ou trocador, onde os pais passarão a maior parte do tempo.
Área para bebês no quarto dos pais
Nem todo mundo tem a capacidade e o desejo de equipar uma sala separada para um bebê recém-nascido. Se equiparem um lugar para um bebê em seu quarto, provavelmente não farão reparos relacionados a esse evento. No mínimo, você precisa cuidar para que não haja fontes de sons altos perto do berço – uma TV e um computador (se houver algum no quarto). Será mais cómodo se, além do berço para o bebé, também instalarem sistemas de arrumação para roupa e produtos de higiene do bebé – a melhor opção seria uma cómoda com fraldário.
Exemplos de decoração de quarto para um menino recém-nascido
É difícil para nós nos livrarmos dos estereótipos que se formaram por muitos anos sobre as preferências de cores entre meninos e meninas. Não importa quantos anos conte com a história do design de interiores, eles nunca deixarão de decorar quartos para meninos em tons de azul e para meninas em tons de rosa. Do ponto de vista da escolha da cor, o pequeno proprietário da sala é indiferente às formas de decorar as paredes e de decorar a sala com móveis em determinadas cores. Para um ambiente favorável no quarto do bebê, é importante que os pais gostem do ambiente e das cores adotadas, então a criança ficará feliz. No futuro, ele mesmo poderá falar sobre suas preferências por cores..
Quarto para uma pequena princesa ou todos os tons de rosa em um quarto
Ao criar um plano para arranjar um quarto para uma menina recém-nascida, muitos pais optam por várias opções de rosa e pêssego. Todos os tons de roxo são igualmente populares como a principal escolha de cor para decorar o quarto das crianças..