Decoração de banheiro com painéis de plástico
A opção tradicional para forrar as paredes de um banheiro é considerada o acabamento com ladrilhos de cerâmica. Fortes e duráveis, resistentes à umidade e temperaturas extremas, não desbotam e são fáceis de limpar – as cerâmicas de banheiro são uma excelente forma de proteger paredes e pisos. Mas a desvantagem óbvia do revestimento cerâmico – o alto custo do próprio material e sua instalação (e na maioria dos casos, você não pode prescindir da ajuda de especialistas) espanta muitos proprietários que desejam fazer reparos em seus banheiros. Os painéis de plástico costumam ser a alternativa mais acessível. Além do preço acessível, o plástico para revestimento de paredes e tetos tem outra vantagem importante – mesmo um proprietário inexperiente de um apartamento ou casa pode fazer sua instalação, basta ter as ferramentas necessárias, material auxiliar e tempo livre.
Vantagens e desvantagens dos painéis de plástico para decoração de banheiro
A maioria dos painéis de PVC (cloreto de polivinila) são produtos ocos retangulares com perfurações na parte interna e uma camada de plástico na parte externa. Um padrão (muitas vezes imitando mármore ou madeira), impressão de fotos, enfeites ou apenas um tom de cor pode ser aplicado à camada de PVC. A superfície dos painéis de parede e teto pode ser fosca ou brilhante. Os painéis podem ter larguras diferentes – de 10 a 25 cm.
Se falarmos das importantes vantagens dos painéis plásticos como material de acabamento de banheiros, podemos destacar o seguinte:
- alta resistência à umidade e proteção confiável das paredes e teto do banheiro dos efeitos da água;
- praticidade, a capacidade de limpar superfícies com agentes de limpeza (não abrasivos);
- a possibilidade de automontagem sem o envolvimento de artesãos (o acabamento é feito com rapidez e sem grande quantidade de entulho, ruído e poeira);
- custo democrático;
- excelente isolamento acústico da sala;
- uma ampla gama de soluções de cores (impressão, imitação de vários materiais);
- as execuções são possíveis na versão mate ou brilhante, com superfície texturizada;
- uma seleção suficiente de modelos de produtos com diferentes pneus, permitindo que você encontre o melhor acabamento com o mínimo de desperdício.
Mas existem muitas desvantagens dos painéis de plástico:
- fragilidade relativa, baixa resistência a danos mecânicos;
- na maioria dos casos, para a instalação de painéis plásticos, é necessária a instalação de uma moldura de metal ou madeira – custos adicionais de materiais e tempo, diminuição da área útil do banheiro;
- propriedades de baixa resistência ao fogo, baixa resistência ao fogo;
- baixa compatibilidade ambiental do material, substâncias tóxicas na composição.
Critérios para escolha de plástico para revestimento de parede e teto
Para quem decide revestir as superfícies do banheiro ou do vaso sanitário com painéis de plástico, torna-se difícil escolher o material certo em uma ampla variedade de lojas modernas. A variedade de cores e texturas, indicadores de tamanho e empresas de manufatura podem sobrecarregar. Você pode resolver o problema com o método de eliminação. Os critérios para a escolha de plástico de revestimento para o banheiro incluem o seguinte:
A resistência do material. Os produtos tornam as nervuras de reforço fortes – quanto mais houver, mais confiável será o revestimento;
Relevo ou textura da superfície. Quanto mais complexa for a textura do plástico, quanto mais saliências nele, mais difícil será limpar as superfícies. Mas, em alguns casos, a textura do revestimento deve-se às características estilísticas do interior, ao conceito de design escolhido;
Composição das matérias-primas. Na composição dos painéis de PVC, a presença de hidrogênio, cloro, carbono é considerada obrigatória. Neste caso, o etileno não deve ser superior a 43% e o cloro combinado – não superior a 57%;
Cor do painel. Para um banheiro pequeno, é melhor escolher tons pastéis claros em um design brilhante – esta técnica aumentará visualmente o tamanho do cômodo. Em banheiros espaçosos, pode-se usar cores mais saturadas e até brilhantes, combinações contrastantes, o uso de um efeito de superfície de realce;
Impressão ou padrões no material de revestimento. Se você colocar inserções decorativas com um padrão vertical, poderá obter um aumento visual na altura do teto do banheiro. Uma pequena impressão localizada nos painéis ajudará a aumentar visualmente o volume da sala;
Imitação de materiais naturais. Se você precisa de plástico para imitar uma superfície de madeira ou mármore, então a estética torna-se mais alta do que o custo – um material eficaz que pode criar a atmosfera interior desejada não será barato.
Métodos para montagem de painéis de plástico
Antes de considerar as opções possíveis para o acabamento com painéis de PVC, é necessário dizer algumas palavras sobre quais salas faz sentido usar um método de projeto semelhante. Há espaço suficiente no banheiro combinado de um apartamento típico para instalar painéis ou perder alguns centímetros com a instalação de uma moldura. «Reabastecimento» essas perdas podem ser feitas com a ajuda de uma escolha competente da paleta de cores dos acabamentos e ampliar visualmente o ambiente. Se você precisar esconder canos velhos, paredes sem reboco ou qualquer outra imperfeição arquitetônica de um espaço utilitário – os painéis de PVC o ajudarão a lidar com essa tarefa..
Em banheiros pequenos, painéis de plástico podem ser usados para decorar o teto – de forma econômica, rápida e bastante estética. Superfícies brilhantes ajudarão visualmente «criar» teto, e as especificações da instalação permitirão o uso de lâmpadas embutidas. Em banheiros espaçosos, o plástico pode ser usado como um dos materiais para acabamentos combinados. Os painéis de PVC podem ser revestidos com o chamado avental (superfícies acima da pia e perto da banheira), e o restante dos planos pode ser acabado com gesso decorativo resistente à umidade ou papel de parede com propriedades semelhantes..
Ferramentas necessárias para revestimento de painel de PVC
Uma das vantagens do acabamento com painéis de plástico é que você mesmo pode fazer isso com bastante rapidez. Para isso, basta ter um determinado conjunto de ferramentas, tempo livre e paciência. Portanto, você precisará das seguintes ferramentas, materiais de fixação e elementos adicionais:
- furar;
- Chave de fenda;
- serra;
- lápis, régua, fita métrica, nível;
- cola, selante;
- parafusos, buchas;
- molduras e rodapés, cantos de plástico.
Dependendo da escolha do método de instalação dos painéis de plástico, a lista de materiais adicionais pode ser complementada. Atualmente, existem dois métodos de fixação de painéis – com e sem moldura..
Método de quadro para montagem de painéis de plástico
Este método de instalação não requer nivelamento preliminar das superfícies, reboco, processamento com uma mistura de cimento. O revestimento das paredes é realizado sem cola e quaisquer outras misturas, as chamadas «método seco». Esta opção de instalação permitirá a substituição de um painel que sofreu algum estresse mecânico e perdeu seu «mercadoria» aparência.
A moldura é feita com perfis de metal que são fixados nas paredes (ou teto) da sala, e painéis de plástico são montados na estrutura resultante. Como acontece com qualquer fabricação de moldura, tudo começa com as medidas – a altura da sala do chão ao teto. A seguir, perfis de um determinado tamanho são cortados e aparafusados à parede por meio de uma chave de fenda, um nível e fechos metálicos (com passo de 50 cm). Um esquema de fixação semelhante ocorre com perfis horizontais – geralmente com um passo de 40 cm. Acontece uma moldura celular, que será uma base forte e confiável para a montagem de painéis.
Como regra, o isolamento é colocado nas células resultantes – geralmente espuma. Este material é facilmente cortado para se ajustar à forma desejada, é fácil e rápido de fixar, serve como um excelente isolamento e camada à prova de som. Após a instalação de todo o isolamento, pode-se proceder à instalação direta dos painéis. Não é difícil fazer isso – os produtos são cortados no comprimento necessário e fixados aos perfis com a ajuda de parafusos auto-roscantes. Depois de instalar todos os painéis, resta apenas colar o rodapé superior e inferior.
Método de colagem de revestimento de superfície com painéis de PVC
O método adesivo ou sem moldura de instalação de plástico exigirá que você trate previamente as paredes com um primer (você precisará esperar cerca de um dia para que as superfícies sequem). O consumo de adesivo dependerá da curvatura das superfícies da parede ou do teto. Você pode usar pregos líquidos como uma mistura adesiva..
Os painéis são cortados com uma serra do tamanho necessário. A cola é aplicada na superfície interna dos painéis de PVC (geralmente em padrão xadrez, a 5 cm da borda do produto para evitar manchar a mistura adesiva). Em seguida, o painel é pressionado contra a parede, mas com alguns cuidados para não danificar o produto com zelo excessivo. Em seguida, o painel deve ser retirado da parede, por 5 minutos, para secar e, em seguida, colocado completamente no lugar. À primeira vista, o algoritmo parece complicado e demorado, a instalação é feita muito rapidamente.
Decoração do teto do banheiro com plástico
O acabamento de um teto de banheiro com painéis de PVC é uma maneira rápida e econômica não só de proteger essa superfície da umidade, mas também de esconder as irregularidades do revestimento de base. Além disso, é fácil integrar lâmpadas no espaço de tal teto suspenso, formado por uma moldura e painéis, conseguindo assim não apenas um nível suficiente de iluminação do banheiro, mas também uma aparência estética do teto e de todo o interior..
Para forrar o teto de um banheiro ou vaso sanitário, geralmente são utilizados produtos com superfície brilhante e largura de 20-25 cm.Para a instalação de painéis de teto, também é necessária uma moldura. Esta marcação é feita por meio de um nível de água. Primeiro, uma marca de partida é feita em uma das paredes, em seguida, eles passam com um nível em todos os cantos da sala, em seguida, com a ajuda de um dispositivo chamado chokline, as linhas de montagem são batidas.
A moldura do forro do tecto é na maioria das vezes constituída por dois tipos de ripas: 2×4 cm ou 2×5 cm de largura. Regra geral, as ripas são em pinho ou abeto (ambas as rochas são suficientemente resistentes à humidade, não podem deformar por muito tempo). A fixação das ripas de madeira é efectuada com suspensões em U com um degrau de 40-50 cm. Nos locais onde serão colocadas lâmpadas embutidas, será necessário reforçar o caixilho.
Ao contrário dos painéis de parede, a instalação de produtos de teto começa com a instalação de um pedestal de teto. Deve ser aparafusado à estrutura de madeira com parafusos auto-roscantes. Além disso, é muito fácil inserir painéis, colocando o primeiro «sob o rodapé», aparafusando-os com parafusos auto-roscantes ou usando um grampeador de construção nas ripas. Se forem usados parafusos para fixação, é melhor usar produtos com arruelas de pressão, porque o banheiro é muito úmido.
Durante a instalação dos painéis de teto, é importante não se esquecer de retirar os fios elétricos para a posterior instalação das luminárias. A última etapa de toda a decoração do banheiro com plástico é sempre o tratamento das costuras da junta com um anti-séptico como o «Antimofo».