Cozinha reta em uma linha – as nuances de um layout linear de sucesso
Os designers de cozinha lineares recomendam a instalação em salas com um retângulo alongado e em salas pequenas, onde literalmente não há espaço para modificações nos cantos e é necessário encaixar sistemas de armazenamento, superfícies de trabalho e eletrodomésticos em uma fileira. Mas recentemente, tem havido uma tendência de colocar conjuntos de cozinha lineares em salas de cozinha bastante espaçosas. Com esse layout, quando os móveis e eletrodomésticos ocupam apenas uma parede do espaço, há muito espaço livre para acomodar uma área de jantar completa com uma grande mesa e cadeiras confortáveis e, às vezes, mini-poltronas..
Layout linear para pequenos espaços
Acontece que em uma cozinha estreita e comprida, além da disposição de todos os móveis e eletrodomésticos em uma fileira, simplesmente não há outra possibilidade. Às vezes, uma disposição semelhante de sistemas de armazenamento, superfícies de trabalho e eletrodomésticos é devido à necessidade de colocar um grupo de jantar, porque não há sala separada para uma sala de jantar em uma casa ou apartamento..
As cozinhas lineares de pequeno comprimento (não mais do que 2,5 m) são muitas vezes a única possível e, em última análise, a melhor opção para salas pequenas. A conveniência de tal arranjo é que os componentes principais da cozinha – o fogão ou fogão e a pia ficarão definitivamente próximos um do outro. Mas é importante que os topos do imaginário «o triângulo de trabalho não foi colocado perto um do outro, mas alternado com o auxílio de armários de cozinha, cujo comprimento pode variar de 40 a 80 cm, existem pelo menos duas razões para esta disposição. Em primeiro lugar, é mais conveniente organizar os processos de trabalho – você vai dobrar e cortar legumes da pia na superfície ao lado da pia e colocar panelas e frigideiras perto do fogão do outro lado. Em segundo lugar, do ponto de vista da segurança, esta opção é ideal – respingos de água da pia durante a lavagem de legumes e frutas não cairão na placa ou fogão, e o forno ou forno embutido no fogão não aquecerá uma geladeira próxima.
Ao construir uma cozinha linear definida de parede a parede na sala de estar, você resolve vários problemas espaciais de uma vez – a ausência de uma divisão separada para a cozinha, a possibilidade de estar localizada não muito longe da sala de jantar e da sala de estar. Se você está preocupado com os cheiros de comida que podem atrapalhar os membros da casa relaxando na sala de estar, então você não pode evitar a compra de um capô moderno e potente..
Layout de uma linha para quartos espaçosos
Em cozinhas-salas de jantar com dimensões impressionantes, muitas vezes você pode ver um layout linear da localização do conjunto de cozinha. Neste caso, há necessariamente uma área de jantar ao lado com uma grande mesa de jantar que pode acomodar não só membros da família, mas também seus convidados..
A vantagem de colocar uma cozinha linear em uma sala espaçosa é que, além dos eletrodomésticos básicos, você pode colocar muitos equipamentos adicionais e sistemas de armazenamento. Por exemplo, não se limite a instalar apenas um fogão, uma máquina de lavar louça e um forno, mas acrescente uma airfryer, placa ou refrigerador de vinho embutidos. Para alguns proprietários, é importante encontrar uma máquina de lavar na cozinha, porque no banheiro ela não cabe no interior, e não há espaço separado para arrumar a roupa..
Em ambientes amplos com disposição linear do conjunto de cozinha, aplicam-se as mesmas regras de localização dos três segmentos principais da cozinha: lavar, cozinhar e guardar os alimentos (pia, fogão e geladeira). De acordo com os cânones da ergonomia, esses três vértices de um triângulo imaginário devem ser aproximadamente equidistantes entre si (0,9 – 1,5 m). Se não for possível colocar um dos itens «triângulo de trabalho» à parte (geralmente uma geladeira), os principais segmentos funcionais se alinham. Neste caso, basta verificar se a pia fica entre o fogão e a geladeira. A distância máxima permitida entre os objetos extremos na linha funcional é de 3,5 m. Caso contrário, a dona de casa terá que caminhar mais de um quilômetro pela cozinha antes que o jantar para toda a família esteja pronto.
Uma forma original e muito prática de colocar todos os componentes necessários da cozinha contra uma parede da sala é a versão embutida de armários de cozinha, bancadas de trabalho e eletrodomésticos do chão ao teto, incluindo ao redor da porta. Com tantos sistemas de armazenamento, não será difícil colocar todos os utensílios de cozinha. E o mais importante, as regras de ergonomia e segurança serão observadas em termos de colocação de objetos «triângulo de trabalho».
Em termos de localização dos elementos individuais da cozinha, existem algumas regras não ditas. Por exemplo, a pia pode ser instalada em qualquer lugar, apenas a distância até o aparelho elétrico mais próximo não era superior a 60 cm. Se a pia fizer parte de «triângulo linear», então é melhor colocá-lo no centro, fogão de mel ou fogão e geladeira. A máquina de lavar louça é geralmente embutida no armário inferior perto da pia para que você não tenha que carregar pratos sujos por uma longa distância. Do ponto de vista da instalação de um fogão ou placa, existe apenas uma regra não escrita – é melhor não colocá-lo em um canto para que respingos de óleo quente e graxa não caiam nas paredes da sala. Se o problema com a placa for resolvido apenas com a transferência da tomada elétrica, então o fogão a gás deverá ser instalado no local onde as comunicações correspondentes estiverem presentes, ou o serviço de gás deverá ser convidado a transferir o gasoduto e as tubulações de ar.
O forno é melhor colocado não na camada inferior, mas no nível dos olhos em um gabinete alto de coluna. Assim a dona de casa não terá que se abaixar toda vez que precisar verificar se o prato está pronto, carregar e descarregar algo do forno. Considere instalar uma panela quente ao lado do aparelho..
Soluções estilísticas e de cores para planejamento linear de cozinha
Uma cozinha branca como a neve com as tradicionais frentes de armários de cozinha é relevante em todos os momentos e com qualquer layout do fone de ouvido. As superfícies leves dos sistemas de armazenamento aumentam visualmente o espaço, parecem frescas e limpas, trazem leveza ao interior da cozinha, mesmo com tamanhos impressionantes de móveis e eletrodomésticos.
As superfícies brilhantes brancas como neve das fachadas da cozinha são reconhecidas como as opções de design de gabinete mais práticas do ponto de vista da limpeza diária. O brilho da luz não mostra vestígios de gotas de água ou impressões digitais, o que não pode ser dito para tons escuros ou brilhantes de fachadas de cozinha..
O design moderno dos armários de cozinha brancos prima pelo máximo minimalismo – ausência de acabamentos externos, fachadas lisas, rigor e concisão em tudo. Para diluir um pouco o idílio branco como a neve do conjunto de cozinha e a mesma mesa estritamente branca, você pode escolher cadeiras para a área de jantar feitas de madeira ou bambu. Não só o tom natural vai diluir o esquema de cores da sala, mas as próprias estruturas vão trazer um pouco de calor para o espaço da cozinha..
Para diluir o branco total do conjunto de cozinha, pode utilizar pedra escura nas bancadas, criando combinações contrastantes. E alguma leveza ao amplo conjunto de móveis será dada por inserções nas fachadas dos armários da camada superior feitos de vidro fosco translúcido.
Uma alternativa para cozinhas brancas é usar tons pastel para pintar fachadas de cozinha tradicionais. O esquema de cores resultante não só causa uma impressão favorável nos membros da família, mas também em seus convidados, em um espaço de cozinha como é aconchegante e confortável para todos..
Outra opção para usar um tom pastel claro para decorar um grande conjunto de cozinha linear. Para uma sala ampla com uma grande área de jantar, esse layout acabou sendo o ideal. Para brilho e contraste na sala «respostas» grupo de jantar, realizado em uma combinação das duas cores mais opostas – preto e branco.
Para uma cozinha de estilo campestre, especialmente localizada em uma casa de campo, muitas vezes você pode encontrar o uso de prateleiras abertas para pratos e acessórios de cozinha, em vez da camada superior dos armários. Os pratos colocados à vista de todos, deixam algumas marcas da vida rural no interior da cozinha.
Para um interior de cozinha de estilo retro, você pode tomar os armários de cozinha tradicionais como base, mas não use a camada superior. Cartazes brilhantes do passado e uma geladeira retrô em um design brilhante indicam que pertence ao estilo. Além disso, com este arranjo de eletrodomésticos, você segue a regra com sucesso «triângulo de trabalho» e organizar um fluxo de trabalho racional e ergonômico na cozinha.
Fachadas de cozinha tradicionais também são adequadas para decorar uma sala em estilo loft. A decoração da sala pode ser responsável por pertencer a um determinado estilo. Para decorar espaços estreitos e longos com móveis, as cores neutras dos armários de cozinha e a madeira clara são adequadas para a execução de bancadas. A rejeição da camada superior de armários em favor de prateleiras abertas de madeira também contribuirá para criar uma atmosfera especial no design original da cozinha-sala de jantar..
O conjunto de cozinha de uma fila, composto por frentes de armário neutras e lisas, é ideal para uma cozinha-sala de jantar minimalista. A execução rígida e lacônica dilui apenas o contraste de cores das bancadas e a orla de todo o conjunto de móveis. A distância entre os segmentos principais da cozinha é bastante grande e a dona de casa terá que correr muito entre o fogão, a pia e a geladeira. Mas o que pode ser feito em uma sala com grandes janelas, onde pendurar a camada superior dos armários da cozinha é impossível?
O uso da camada superior de armários em um design elegante e austero não altera a atmosfera minimalista da área de trabalho da cozinha-sala de jantar. Nessas salas, apenas um grupo de jantar é capaz de trazer exclusividade ou brilho para a sala..