Cozinha com área de 9m2. m – projeto de 2018
9 sq. m de área – é muito ou pouco? A maioria de nós vai pensar – dependendo do quê. Para um quarto ou sala de estar, certamente é muito pouco. Mas para a cozinha – não é uma opção tão ruim. Afinal, a maioria de nós, que crescemos em apartamentos construídos no século passado, conseguiu «aproveitar» pequena cozinha com área de 5,5 a 6,5 m². m. Com a escolha certa do layout do conjunto da cozinha, a localização dos eletrodomésticos, a seleção de uma paleta de cores adequada e o uso criterioso da decoração, você pode criar não apenas um design de sala prático e funcional, mas também um original , interior atraente. Mesmo em 9-10 metros quadrados, você pode criar um motivo de orgulho, um destaque de sua casa. Esperamos que 100 fotos de projetos de design de espaços de cozinha com uma ampla variedade de opções de design ajudem você a realizar seus sonhos de design e a criar o interior de cozinha perfeito..
Estágio preparatório
Se você está planejando uma reforma ou mesmo uma pequena reforma na cozinha, não se precipite na loja para comprar materiais de acabamento ou expor móveis. Quanto mais cuidadosamente você pensa sobre suas ações, mais meticulosamente descreve suas expectativas, faça as medições apropriadas e escolha as opções apropriadas, como dizem «ainda na costa», menos tempo e dinheiro você precisará gastar em possíveis alterações e mudanças no plano original. O planejamento cuidadoso não pode ser evitado, não apenas porque 9 sq. m não pode ser considerada uma área suficiente para uma localização confortável de todos os itens de interior necessários, mas também porque a cozinha é uma sala incrivelmente multifuncional em que é importante criar o ambiente mais confortável, ergonômico e ao mesmo tempo aconchegante. Não basta apenas encontrar um local para colocar os sistemas de armazenamento, eletrodomésticos e superfícies de trabalho necessários, é importante fazer isso de forma que os processos rotineiros da cozinha não o levem à depressão, mas dêem prazer. Para tornar cozinhar para toda a família uma alegria, não um fardo.
Assim, para que o design criado seja conveniente, prático e estético por muitos anos, é necessário encontrar as respostas para as seguintes questões;
- a intensidade do uso da cozinha – hoje em dia há muitos casais que nem sequer jantam no espaço da cozinha nos dias de semana, o quarto só é usado nos fins de semana. Para outros, os processos de cozinha não param literalmente o dia todo – você precisa preparar várias refeições para uma grande família;
- há necessidade de localizar a área de jantar dentro de uma pequena cozinha ou o segmento de jantar pode ser retirado, por exemplo, para a sala de estar (há crianças pequenas e idosos na família que acharão inconveniente sentar no bar ou console de jantar para uma refeição);
- a família precisa construir uma máquina de lavar em um conjunto de cozinha ou pode ser colocada no banheiro;
- a quantidade exata e as dimensões aproximadas dos grandes eletrodomésticos que deverão ser integrados ao conjunto da cozinha (geladeira, fogão ou fogão, forno, lava-louças, micro-ondas);
- a possibilidade de transferência e arranjo mais compacto dos sistemas de engenharia (abastecimento de água, gasoduto, esgoto, exaustor, fiação elétrica);
- a localização da divisão em relação a outras divisões da habitação (a cozinha pode ser um espaço de passagem ou fazer parte de um estúdio combinado);
- o número, localização e escala de aberturas de janelas e portas;
- a localização da sala em relação aos pontos cardeais (afetará a escolha da paleta de cores e a colocação dos acentos).
Escolhendo o layout do conjunto da cozinha
A localização dos sistemas de armazenamento, eletrodomésticos embutidos e superfícies de trabalho determina em grande parte a atmosfera do espaço da cozinha. O nível de facilidade de uso da sala, sua ergonomia e funcionalidade também dependerão da eficácia com que o layout do conjunto de móveis será escolhido. Infelizmente, não existe uma opção ideal para a localização do conjunto de cozinha, porque mesmo cozinhas com a mesma área podem diferir muito umas das outras – na forma, a localização das aberturas de janelas e portas, a colocação da divisão em relação a outras divisões em a habitação.
Assim, os seguintes fatores influenciarão na escolha do layout do conjunto de móveis:
- a forma da sala;
- localização, número e tamanho das aberturas de portas e janelas;
- localização de sistemas de comunicação;
- a necessidade de instalação de um refeitório;
- o número de eletrodomésticos e seus tamanhos;
- Além disso, a escolha do layout será influenciada pela localização da cozinha em relação a outros cômodos – seja ela parte da sala de estar, uma sala separada com uma entrada separada ou um espaço de passagem.
Layout de canto
O layout em L é uma das opções mais versáteis para a localização de conjuntos de móveis e eletrodomésticos embutidos. Em apartamentos standard, a cozinha é mais frequentemente uma divisão em forma de quadrado. É muito cómodo colocar o conjunto de cozinha ao longo da parede com comunicações e uma mureta perpendicular a ela com um vão de porta (via de regra, em frente à janela). Com este layout, é possível colocar o maior número de sistemas de armazenamento, deixando espaço livre para a instalação de uma pequena mesa completa, ilha ou península..
Uma ilha de cozinha é uma unidade de mobiliário independente que é uma combinação eficaz de sistemas de armazenamento, superfícies de trabalho, espaço para integrar eletrodomésticos ou pias, bem como criar uma área de jantar. A ilha torna-se um excelente complemento da disposição dos cantos – no total, representam a utilização mais eficiente dos metros quadrados de área disponíveis para criar um conjunto de cozinhas prático, funcional, ergonómico e estético.
Complementar a disposição dos cantos com uma península de cozinha permite criar não só um ambiente prático e ergonómico, aumentar o número de sistemas de arrumação, mas também criar um local para refeições. Ao contrário da ilha de cozinha, a península não é um módulo autônomo e uma das laterais é fixada na parede ou no conjunto de móveis, o que significa que requer menos espaço útil. Nas entranhas da península, você pode organizar sistemas de armazenamento ou integrar um eletrodoméstico (por exemplo, um forno).
Layout em forma de U
Este layout é a localização da cozinha ao longo de três paredes em forma de letra «NS». Esse arranjo será ideal para uma família grande que precisa de muitos sistemas de armazenamento para manter a ordem na cozinha. Mas com esta disposição de móveis, numa cozinha com área de 9m2. Provavelmente não haverá opções para instalar uma mesa de jantar (a menos que seja muito estreita, desde que a cozinha seja quadrada).
No layout em forma de U, é fácil de ajustar ergonomicamente «triângulo de trabalho» – geladeira, fogão (fogão) e pia. Ao colocar os vértices condicionais do triângulo em lados opostos, você pode não só simplificar seu trabalho (o movimento entre objetos estratégicos será mínimo, porque a área da cozinha é pequena), mas também tomar medidas de segurança.
A peculiaridade do layout em forma de U é que a maior parte da sala é preenchida com sistemas de armazenamento e eletrodomésticos integrados ao conjunto de móveis. Para tornar a imagem do espaço da cozinha mais fácil, você pode usar prateleiras abertas na camada superior dos sistemas de armazenamento. Um efeito ligeiramente menor pode ser alcançado ao usar armários com inserções de vidro nas portas.
Arranjo paralelo de conjunto de móveis
A disposição de uma cozinha em duas filas, opostas uma à outra, é a melhor opção para divisões muito alongadas e de passagem, para divisões com janela panorâmica ou bloco de varanda, com porta de acesso ao quintal. Na maioria das vezes, com esse layout, não é possível organizar a área de jantar em uma sala com uma área pequena de 8 a 10 m². Mas a localização dos picos «triângulo de trabalho» não será difícil.
Arranjo de móveis de uma fileira (linear)
O layout linear é usado principalmente em pequenos espaços de cozinha, nos quais não há como organizar o fone de ouvido em forma de L ou é necessária a instalação de uma grande mesa de jantar. Em um layout de fileira única de um conjunto de móveis, é mais difícil de colocar «triângulo de trabalho» de acordo com as regras de ergonomia. A solução pode ser a retirada de um dos componentes (fogão, fogão ou pia) para integração na ilha de cozinha.
O layout linear geralmente age em aliança com um grupo de jantar – uma mesa e cadeiras. Mas em projetos de design moderno, você pode encontrar muitos exemplos do uso eficaz de uma ilha ou península de cozinha para aumentar o número de sistemas de armazenamento e criar um local para as refeições..
Paleta de cores de acabamentos e fachadas de cozinha
Espaço de cozinha com área de 9-10 m2. m não pode ser chamado de espaçoso. Os especialistas recomendam o uso de uma paleta de luz para a decoração de interiores, a fim de ampliar visualmente o espaço e criar uma imagem leve e fresca da sala. No exterior, os projetos de design para interiores claros de cozinha (todos os tons de branco e cores pastel) são há muito considerados os mais populares. As fachadas leves estão ganhando popularidade entre nossos compatriotas. Muitos proprietários já apreciaram a vantagem de usar um fone de ouvido leve – não apenas um aumento visual no ambiente, mas também a facilidade de manutenção (impressões digitais e gotas de água secas são mais claramente visíveis nas superfícies escuras do gabinete).
Mas usando o branco para a decoração da cozinha e para a execução das fachadas do conjunto de móveis, arriscamo-nos a obter um desenho fortemente associado a uma sala cirúrgica esterilizada. Para diluir superfícies brancas como a neve, um acento de cor é necessário – um ponto claro, escuro ou variegado que atrai a atenção. A maneira mais fácil é criar uma superfície de destaque na área do backsplash da cozinha – ladrilhos de cerâmica, mosaicos, vidro, plástico ou qualquer outro material de cores coloridas ficará espetacular contra um fundo claro..
Destacar as bancadas em tom contrastante, contra o fundo de fachadas claras de cozinha e acabamentos semelhantes, permite não só destacar a geometria da sala e do conjunto de móveis, mas também criar um acento muito necessário.
Outra maneira eficaz de diluir uma paleta de luz em uma sala pequena é integrar superfícies de madeira (ou sua imitação de alta qualidade). O padrão natural da madeira sempre eleva o grau de temperatura de cor da sala, tornando o ambiente mais confortável, aconchegante e caseiro. A alternância de tons de branco e amadeirado ajuda não só a equilibrar o equilíbrio de cores, mas também a criar um design moderno e contemporâneo do espaço da cozinha..
A última tendência na escolha de soluções de cores para a cozinha é o uso de eletrodomésticos em tonalidades brilhantes ou incomuns. Na maioria das vezes, esses dispositivos são feitos em um estilo retro, mas ao mesmo tempo têm todas as funções modernas. A técnica brilhante torna-se um destaque quando usada em interiores claros ou designs com esquemas de cores neutras..
Para aumentar visualmente a altura da cozinha, basta utilizar um tom claro para a camada superior dos armários e uma tonalidade escura para os sistemas de arrumação na camada inferior. Ao mesmo tempo, não é necessário usar soluções radicalmente contrastantes – use cores branco e preto, cores pastel suficientes na parte superior e cores cinza escuro, marrom escuro ou azul escuro da camada inferior dos armários de cozinha.
Tendências de 2017 para pequenas cozinhas
Em cozinhas de pequena área, não é fácil criar uma ampliação visual do espaço, mas também utilizar eficazmente cada centímetro quadrado. Para ajudar o proprietário moderno, os fabricantes de móveis de cozinha se apresentam, oferecendo soluções prontas com modelos racionais de sistemas de arrumação de canto que ajudam a criar a quantidade máxima possível de espaço livre para colocar utensílios de cozinha e o menor custo de espaço de cozinha utilizável. Modelos compactos de eletrodomésticos, combinando o elenco de funções necessário, permitem, com o menor custo de espaço para integração, criar um espaço de cozinha funcional, pronto para realizar qualquer processo de trabalho.
A localização da camada superior do conjunto de cozinha a partir do próprio teto permite não só usar o espaço da cozinha da forma mais eficiente possível, mas também aumentar visualmente a altura da sala. A altura média dos russos na maioria das vezes não permite que você use confortavelmente as prateleiras superiores dos sistemas de armazenamento, mas em locais de difícil acesso, você pode armazenar utensílios que não são usados com frequência.
Uma torneira sobre um fogão ou fogão não é apenas um acessório de cozinha moderno, mas também uma maneira incrivelmente prática de economizar tempo e energia. Você pode adicionar água a uma panela que já está no fogão..