Cozinha chique surrada – harmonia de praticidade e romance
Estilo shabby chic para aqueles que amam uma escapadela romântica, conforto de casa e antiguidades com a chance de uma segunda vida. Se sua casa tem móveis sobrados dos avós, perfeitamente preservados, mas um pouco surrados, com pintura rachada – o estilo surrado será a opção ideal para integrar efetivamente esses móveis em um espaço de cozinha moderno. Inicialmente, o estilo nasceu em oposição ao minimalismo para economizar dinheiro na compra de itens de interior – guarda-roupas e cômodas comprados em feiras de rua eram cercados de atributos adequados, entrelaçados no design com modernos elementos de design de interiores e eram efetivamente decorados. O design resultante dos espaços exalava calor e aconchego, uma atmosfera confortável com toques de romantismo.
O estilo shabby chic foi mais frequentemente usado para decorar casas de campo ou residências na cidade, mas com uma área considerável. Atualmente, é possível integrar elementos de estilo surrado na estrutura de um apartamento na cidade. Usando estilo «chique gasto» no quarto ou na sala, já poucas pessoas podem se surpreender, mas o uso de antiguidades e superfícies surradas no espaço da cozinha é uma ocorrência bastante rara entre nossos compatriotas.
Características da decoração da cozinha no estilo shabby chic
O estilo surrado combina elementos de muitos estilos – barroco, rococó, vintage, country em suas várias variações, por exemplo, Provence. O principal requisito para a decoração das instalações é um ligeiro descaso, vestígios da antiguidade, mas com um pré-requisito para a criação de um ambiente caloroso e acolhedor. Para uma cozinha chique e surrada, é mais fácil usar o estilo country como base. Vigas de madeira no tecto na sua forma natural ou pintada, caiadas de branco, com fendas e fendas, superfícies rebocadas com caia em cores claras – perfeitas para um espaço de cozinha em «estilo surrado».
Na maioria das vezes, acabamentos de cozinha shabby chic são feitos em cores claras, branco e suas variações serão o cenário perfeito para móveis e decoração. No início do estilo, foram usados acabamentos que pareciam ter sido herdados de sua avó junto com a casa própria. Hoje em dia, existem muitos materiais de acabamento à venda que efetivamente imitam superfícies envelhecidas – papel de parede e ladrilhos de cerâmica. «sob paredes de concreto», material têxtil para serapilheira, alvenaria velha e pintura descascada.
Se usar papel de parede com efeito de paredes rachadas velhas não é sua opção, você pode optar por acabamentos monocromáticos tradicionais, mas neste caso, certifique-se de usar o efeito desgastado em móveis e decoração.
Use acabamentos antigos como base – refresque o teto caiado, use estuque para decorar o rodapé ou roseta ao redor do lustre luxuoso e o estilo chique surrado terá uma parte dos motivos rococó e barroco na decoração do espaço da cozinha. Móveis antigos com superfícies descascadas contra o fundo de acabamentos luxuosos parecem não apenas originais, mas também criam a atmosfera necessária de calor e conforto, que só são possíveis em uma casa que preserva as tradições de gerações.
A estampa floral é uma das características do design de interiores chique gasto. Se for no quarto ou na sala, o uso de estampa floral não causa problemas, refletindo-se no desenho têxtil das áreas de estar e das janelas, estofamento e decoração de diversos itens de interior. Pode não haver nenhum tecido na cozinha. Se o quadrado da cozinha permitir, você pode usar papel de parede com motivos florais para decorar paredes de acento, combinando o padrão em superfícies verticais com o desenho de cortinas, estofamento de cadeiras na área de jantar ou uma toalha de mesa na mesa de jantar..
Revestir paredes, tetos e pisos com forro de madeira de cor clara é outra forma de decorar uma cozinha em um estilo chique surrado. Você também pode usar ripas de madeira sem pintura dos painéis, mas escolha exclusivamente espécies leves. Shabby chic é uma imagem leve e clean, mas com um toque de antiguidade e desgaste, aconchegante e confortável, um pouco casual, mas sempre interessante.
A utilização de ladrilhos cerâmicos no revestimento de superfícies de espaços de cozinha é uma das formas de trazer o espírito do shabby chic para o interior. Não só o acabamento do backsplash da cozinha com ladrilhos cerâmicos com um ornamento, um estampado floral, traz praticidade ao projeto da cozinha, apresentado em um visual atraente, mas também o revestimento do piso com grés porcelanato imitando superfícies de pedra ou madeira.
Móveis de cozinha em estilo surrado
Conjuntos de móveis tradicionais feitos de madeira com fachadas pintadas em cores claras ficarão mais do que relevantes em uma cozinha chique e surrada. Para quem quer ter um interior idêntico ao de quando o estilo estava surgindo, você terá que envelhecer artificialmente os móveis ou pedir emprestado um conjunto de móveis da herança de sua avó. Para os proprietários que não estão prontos para ir tão longe para combinar com o estilo, o fone de ouvido clássico com fachadas simples pintadas em um tom claro é o suficiente. Todos os tons de branco e pastel não só vão expandir visualmente o espaço, mas também tornar a atmosfera da cozinha mais festiva, luminosa e positiva..
As camadas superiores dos armários de cozinha são frequentemente representadas por fachadas com inserções de vidro, às vezes até metade do conjunto de cozinha é apresentado na forma de vitrines. Não esqueçamos que o estilo shabby chic não é apenas para românticos e amantes do calor aconchegante do lar, mas também para colecionadores que gostam de exibir coisas que são caras ao seu coração. Então, por que não mostrar pratos bonitos ou acessórios de cozinha originais?
A manifestação do country style dentro do shabby style não se limita à decoração. Como no estilo provençal, mobiliar o espaço da cozinha no estilo «chique gasto» tem características próprias – além de usar o fone de ouvido da avó, restaurado, mas confiável e durável, as notas da antiguidade também estão presentes na atuação do grupo de jantar. É muito comum em cozinhas de estilo surrado ver as prateleiras abertas como uma alternativa para a camada superior dos armários de cozinha. Se você tem pratos bonitos e memoráveis, lembranças trazidas de várias viagens – as prateleiras abertas acima das bancadas da cozinha podem ser uma excelente área de exposição para eles..
Um conjunto de móveis com ecos do estilo barroco pode ser um adorno de sua cozinha surrada. Uma bela escultura ou decoração com elementos forjados revestidos com ouro envelhecido, bronze, prata ou cobre se tornará um destaque do interior. Será necessário complementar tal conjunto de móveis com o ambiente adequado – um lustre luxuoso ou arandelas de parede em forma de castiçal, um grupo de jantar elegante, mas sempre com um carimbo de hora na imagem externa.
Os eletrodomésticos costumam ser disfarçados como parte de um conjunto de cozinha, embutidos, escondendo sua aparência moderna. Mas se você tiver a oportunidade de comprar eletrodomésticos feitos em estilo retrô, então seu interior em «estilo surrado» isso só vai beneficiar. Mas, neste caso, você não conseguirá economizar dinheiro, esses modelos não são baratos.
Em um espaço de cozinha, pode haver apenas uma peça de mobiliário com um carimbo de hora pronunciado – superfícies desgastadas, pintura rachada, lascas e rachaduras na estrutura. O antigo aparador da vovó ou uma mesa de jantar surrada com cadeiras ou mini-cadeiras reformadas se tornarão um ponto focal em um ambiente tradicional e assumirão o papel do principal motivo chique gasto..
Iluminação, têxteis e decoração para motivos românticos chique gasto
As luminárias chiques e gastas têm um papel especial – além de suas funções principais, lustres luxuosos, arandelas de parede e até luminárias de mesa em forma de castiçais de imitação decoram o espaço, trazendo notas de luxo boêmio, mas com um toque de conforto descontraído.
Os têxteis desempenham um papel especialmente importante no conceito de design de interiores no estilo shabby chic. Em cômodos como quartos e salas de estar, é muito mais fácil usar tecidos com estampas florais, imagens de vários anjos e cupidos para decorar o espaço. Mas no quadro do espaço da cozinha também há onde se virar – decorar janelas, utilizar motivos florais no estofamento dos móveis, como motivos para uma toalha de mesa ou mesmo um tapete na sala de jantar..
Decorar os quartos no estilo shabby chic não fica completo sem flores – viva em buquês e seque em herbários. Eles sempre decoram o espaço, trazendo um pouco de romance e clima festivo para o ambiente. Como resultado, mesmo sem usar um padrão floral na decoração de parede, estofamento de móveis ou decoração têxtil, você pode facilmente adicionar um elemento de estilo romântico gasto com a ajuda de flores comuns em um vaso..