Cortinas para o quarto – novo em 2018
É difícil imaginar o interior de um quarto sem cortinas nas janelas. Não importa quantos designers ao redor do mundo digam que o estilo moderno gravita em torno da quantidade máxima de luz solar que só pode penetrar na janela, mas para proprietários russos de apartamentos e casas particulares «nu» uma janela que se abre sem tecidos é um sinal de falta de conforto. Ao mesmo tempo, um quarto pode parecer moderno e elegante, mas a maioria de nossos compatriotas não será capaz de se sentir confortável nele. Mas as cortinas do quarto desempenham não apenas um papel decorativo, mas também carregam uma carga funcional muito séria – protegem a sala da luz solar (se necessário) e de olhares indiscretos. Talvez o quarto seja o cômodo mais difícil do ponto de vista da escolha dos têxteis. Para a janela, é necessário escolher cortinas blackout que não deixem entrar luz, mas ao mesmo tempo mantenham a leveza da imagem do interior, resistam a todos os elementos do design no esquema de cores selecionado, mas não tornem o design muito enfadonho. Não há necessidade de falar sobre a variedade de soluções prontas e opções para revestimentos de janela feitos sob medida – a variedade é incrivelmente ampla. Por isso é importante representar com clareza a solução de cor e textura, a qualidade do material e as suas dimensões, antes de ir às compras ou na Internet em busca das cortinas perfeitas para o quarto..
Modelos de cortinas para o quarto moderno
Não é surpreendente que por muitas temporadas consecutivas (nem mesmo temporadas, mas décadas), a opção mais popular para decorar cortinas de janela seja considerada a execução tradicional de cortinas – essas são telas retas caindo em dobras verticais da cornija até o chão. Uma opção universal para salas de qualquer formato e tamanho, para janelas de várias modificações. Essa execução de cortinas sempre ajuda visualmente «alongar-se» espaço em altura, adicionando os centímetros necessários, se não realmente, mas visualmente.
Entre os modelos de cortinas tradicionais, existem muitas variedades. Eles diferem, em primeiro lugar, pelo tipo de fixação na cornija. As telas com laços de balanço parecem originais – essas cortinas parecerão organicamente em um quarto decorado em estilo country, à beira-mar, provençal e moderno.
Os modelos de cortinas tradicionais com ilhós não perdem a popularidade – as telas são enfiadas na cornija por meio de anéis de plástico ou metal. A vantagem desse método de fixação é que as lonas caem em dobras uniformes, que são formadas por ilhós. Na maioria das vezes, eles usam anéis de aço inoxidável, elementos de cromo, produtos de plástico se tornam inutilizáveis muito mais rápido.
Se você tem uma vista deslumbrante fora de sua janela, não quer escondê-la. Para janelas panorâmicas, tule grosso é mais adequado do que cortinas. Estendendo-se em dobras uniformes do teto ao chão, essas telas ajudarão não só a enfatizar o luxo das janelas panorâmicas e a beleza da natureza por trás delas, mas também a aumentar visualmente a altura do teto.
Se o seu quarto tem janelas com várias modificações, então será lógico usar cortinas de diferentes modelos. Por exemplo, uma combinação de persianas tradicionais e de enrolar feitas do mesmo tecido pode ser usada para janelas de folha dupla padrão e uma unidade de varanda ou portas de vidro que levam a um quintal..
As cortinas de rolo de bambu são muito populares. Eles protegem perfeitamente as janelas dos quartos localizados na parte sul do edifício da luz solar. Para quem trabalha em regime de plantão e tem que dormir durante o dia, esta opção de proteger a janela do quarto é uma excelente forma não só de armar, mas também de trazer originalidade ao interior. No entanto, deve-se ter em mente que esses modelos de cortinas são os mais adequados para um estilo marinho ou de praia de decoração de interiores. Portanto, sua especificidade é aceita «suavizar» a companhia de cortinas verticais comuns (na maioria das vezes, tons neutros e lisos).
Cortinas lambrequins podem ser usadas para decorar janelas em quartos decorados em estilo moderno ou opções de design neoclássico. O estilo moderno tende a simplificar, portanto, lambrequins (faixas horizontais de tecido localizadas em toda a largura da cornija) parecem concisos e simples. Se os primeiros lambrequins eram usados para esconder falhas no acabamento ou instalação de janelas, hoje em dia eles atuam exclusivamente como um elemento decorativo de uma composição de cortina..
Em alguns projetos de design moderno de quartos, você pode encontrar o uso de cortinas japonesas – telas de tecido na forma de telas que cobrem a janela (parte dela) ou separam a área de dormir do resto do quarto combinado. As cortinas japonesas podem ser apresentadas tanto em versão lisa como em tela com padrão..
Variedade de cores
Existe «regra de ouro» usar a cor das cortinas em uma sala de qualquer finalidade funcional – se as paredes da sala são monocromáticas, então o tecido para as janelas pode ser escolhido com um padrão, se o acabamento das superfícies verticais tem uma impressão, então os têxteis para cortinas de janela devem ser usadas neutras. Claro, para cada regra (especialmente a não dita) há exceções, mas para designers novatos de sua própria casa, é melhor não arriscar e não experimentar as possibilidades de combinar estampas em papel de parede e cortinas.
Uma win-win
Se você não quer arriscar ou apenas ver seu quarto no mesmo esquema de cores, escolha tons neutros de tecidos para cortinas. Cortinas brancas como a neve sempre têm um aspecto festivo, elegante, trazendo um pouco de leveza, leveza à imagem da área de dormir. Mesmo contra o fundo de paredes em cores pastel, as cortinas brancas ficarão espetaculares..
Na próxima temporada, de acordo com especialistas, os tons complexos de azul serão os mais populares. Se uma das enormes paletas de tons desta cor básica se adapta ao seu quarto, depende de você. Mas é óbvio que a cor azul não se tornará um catalisador para explosões de emoções, ela contribuirá para a criação de uma atmosfera calma e relaxante no espaço de dormir. A única limitação é que se o seu quarto estiver voltado para o lado norte do edifício, então os tons de azul irão adicionar frescor à imagem do quarto, eles devem ser diluídos com luz ou superfícies de madeira brilhantes, por exemplo.
O cinza e seus muitos tons são populares há várias temporadas. Esse amor pelos designers e seus clientes pode ser facilmente explicado pela versatilidade da cor, seu sabor neutro. Cortinas de qualquer tom de cinza se encaixam organicamente em qualquer design de interiores e, mesmo em estilo moderno, parecerão mais do que apropriadas. Pode ser veludo luxuoso ou jacquard espesso, linho translúcido ou uma das variações de brocado fundido com brilho de aço – cortinas cinza são sempre relevantes.
Os tons bege também podem ser chamados de neutros, por isso são populares com a maioria de nossos compatriotas. Os tons quentes ajudam a criar uma atmosfera acolhedora e relaxante, que para muitos proprietários de casas e apartamentos é um fator fundamental no design de um espaço de dormir..
Cortinas escuras sempre estarão em demanda nos espaços dos quartos. Se o seu quarto tem um tamanho impressionante e você precisa não apenas de proteção confiável contra a luz solar, mas também da capacidade de trazer contraste ao design de interiores, telas escuras nas janelas podem ser um toque final eficaz em sua criação. A cor do chocolate escuro, grafite escuro e até preto cinza parecerá mais orgânica se cruzar com a execução escura de qualquer parte do interior do quarto – a cabeceira (ou toda a estrutura) da cama, poltronas no canto de leitura, pufes ao pé da cama ou mesa de cabeceira.
As cortinas como uma cor de destaque brilhante são um truque de design impressionante que pode tornar único o interior mais neutro do quarto. Se você escolheu uma cor bem colorida e brilhante para a execução das cortinas, deixe-a ser o único destaque em um fundo claro..
Cortinas estampadas
Usar um tecido com estampa é uma ótima maneira de acentuar seus tratamentos de janela. Cortinas com estampa clara ou matizada certamente atrairão a atenção e, se necessário, desviarão a atenção das falhas de design ou acabamentos, imperfeições estruturais do ambiente. Para qual estilo de interior as cortinas estampadas são adequadas? Na verdade – para qualquer um, tudo depende da decoração do quarto e do padrão do tecido, seu brilho, motivo.
Considerando o fato de que o estilo moderno tende a ser decorado com paredes monocromáticas em cores neutras e claras, o uso de tecidos estampados pode ser uma excelente opção para trazer o calor do conforto do lar a interiores de quartos bastante rígidos. Então, quais estampas são relevantes na nova temporada:
- geométricas (especialmente listras horizontais largas e verticais estreitas e frequentes);
- vegetal (floral) – talvez apenas no quarto tal padrão possa ser considerado apropriado para o estilo moderno;
- com motivos étnicos (relevante para um quarto eclético ou uma sala decorada em uma das variações do estilo country)
- resumo.
Listras horizontais largas ajudam a ampliar visualmente a sala, «retirando» ampla não apenas a abertura da janela, mas também o espaço ao seu redor. Esta impressão é adequada para quartos com acabamentos neutros e leves..
Listras verticais, por sua vez, ajudam a aumentar visualmente a altura do teto no quarto.
Se o seu quarto tem uma área modesta e você deseja usar cortinas com um padrão variegado (letras grandes), então deixe essa cor chamativa ficar apenas nas cortinas das janelas. A abundância de tecidos coloridos em uma pequena sala pode criar um efeito negativo e tornar visualmente o volume da sala ainda menor..
Combinação de materiais
A utilização de diversos materiais para a confecção de cortinas é uma técnica de design original que ajuda a trazer exclusividade ao interior. Mesmo cortinas simples e retas feitas de materiais diversos (é raro encontrar uma combinação de mais de três tipos de tecidos) podem transformar o interior, tornar o ambiente mais comum interessante e criativo. Na maioria das vezes, você pode encontrar uma combinação de um tecido liso com um estampado, no qual a cor da tela principal é usada..
O tecido pode ser combinado horizontal e verticalmente.
Com o que combinar cores de cortina
Para evitar as cortinas «desistiu» a partir da imagem geral do interior do quarto, sua solução de cor e textura pode ser combinada com diferentes itens de design. Pode ser a decoração têxtil da cama ou a cor da própria cama, o estofamento de móveis estofados adicionais (poltronas ou pufes), o material para os abajures de abajures ou arandelas de parede, a cor do tapete e até mesmo o design de mesas de cabeceira.
Fazer a cortina em tecidos no mesmo tom da cabeceira é uma ótima maneira de criar uma aparência de quarto equilibrada …
O mesmo efeito pode ser obtido combinando o tecido da cortina do cavalo com a execução de almofadas decorativas que adornam o dormitório …
Do mesmo tecido em que são costuradas as cortinas, pode-se fazer uma colcha ou a chamada «acompanhar» para decorar um beliche.
As cortinas do quarto não são apenas para janelas
As cortinas são usadas não apenas para aberturas de janelas no quarto. O dossel é decorado com tecidos, o próprio local de dormir é isolado do resto do quarto, uma cama é separada da outra no quarto onde dormem crianças de sexos diferentes ou crianças com uma grande diferença de idade, cortinas podem ser usadas exclusivamente para decoração de interiores. Existem muitas opções de uso de têxteis para tornar o caráter da sala mais confortável.
Se o seu quarto faz parte da sala de estar, então o desejo de criar um ambiente isolado no segmento para dormir e relaxar pode ser considerado natural. As cortinas são uma ótima maneira de separar a área de dormir da área geral sem o uso de estruturas complexas, como divisórias e telas. A vantagem dos têxteis, neste caso, é que podem ser facilmente movidos para o lado e permitir que a luz solar penetre no espaço. «quartos de dormir». Você pode usar uma tela ou duas tiras de tecido, fechando como uma cortina – o peso depende do tamanho da sala e do comprimento da cornija.
Uma das opções para o uso alternativo de cortinas dentro do quarto é a cortina para o guarda-roupa embutido. Para esses fins, as telas retas comuns de cores neutras que não atraem a atenção são as mais adequadas.