Concluindo um chuveiro em um banheiro moderno
Hoje em dia, é cada vez menos comum encontrar um banheiro sem chuveiro. Se a sala para a tomada de procedimentos de água for de tamanho muito modesto, os proprietários preferem se recusar a instalar uma banheira do que se livrar do chuveiro. O ritmo dinâmico da vida moderna está nos empurrando cada vez mais para procedimentos de higiene bastante rápidos (mas ao mesmo tempo frequentes), em vez de relaxar deitado em um banho de espuma. A opção ideal, claro, é o banheiro, que pode acomodar todo o conjunto de segmentos vitais para procedimentos de água e saneamento..
Ao planejar uma reforma ou reforma de um banheiro, é importante lembrar que o espaço próximo ao chuveiro precisa de um acabamento especial. Este local está sujeito a maior exposição à umidade e temperaturas extremas; são as superfícies do box ou compartimento com chuveiro que você terá que lavar com mais frequência do que os outros. Com base nessas informações e orientado por preferências pessoais, capacidade financeira e tamanho do banheiro, você pode escolher o acabamento para o reparo..
Materiais de acabamento para banheiro
Hoje não faz sentido falar da variedade de materiais de acabamento com que as lojas de construção e ferragens estão lotadas. Obviamente, a variedade de materiais para acabamentos de superfícies de banheiros pode se adequar a proprietários de todos os tamanhos e gostos de carteira. Vamos examinar mais de perto os métodos de revestimento das superfícies dos banheiros em geral e dos chuveiros em particular..
Telhas de cerâmica
Uma das formas mais populares, racionais e práticas de acabamento de superfícies de banheiros, e principalmente de superfícies de chuveiros, é o revestimento com ladrilhos de cerâmica..
Entre as vantagens óbvias deste tipo de materiais de acabamento estão:
- força;
- durabilidade relativa;
- resistência a altas temperaturas;
- Resistência à umidade;
- facilidade de atendimento;
- custo barato;
- ampla gama de paleta de cores;
- possibilidade de uso de material com padrão, ornamento;
- segurança para humanos e meio ambiente;
- não tem tendência a desbotamento da cor;
- reage calmamente à exposição a produtos químicos com baixo teor de ácidos ou álcalis.
Os seguintes critérios podem ser adicionados aos contras:
- a incapacidade de mudar rapidamente o ambiente do banheiro;
- a complexidade da instalação (para um revestimento bem-sucedido, é necessário entrar em contato com um profissional);
- o custo relativamente alto do próprio material e dos serviços para sua instalação;
- adequado para o revestimento nem todas as superfícies;
- as juntas entre os ladrilhos necessitam de cuidados especiais para um serviço duradouro sem perder o seu aspecto original;
- o interior do banheiro pode parecer frio se as superfícies forem totalmente revestidas com ladrilhos de cerâmica.
Um dos tipos mais populares e tradicionais de material de acabamento de cerâmica são os ladrilhos. «debaixo da terra». Inicialmente, matrizes retangulares foram utilizadas para revestir as paredes do metrô (daí o nome) e dispostas na forma de alvenaria. Com o tempo, a moda dos azulejos «debaixo da terra» (e em nosso país o nome é frequentemente encontrado «porco») mudou-se de locais públicos para alojamentos e está a fortalecer a sua posição até hoje. Dependendo de suas preferências, você pode escolher um tipo de ladrilho fosco ou brilhante, com uma superfície plana ou uma borda chanfrada. Ao revestir as paredes, pode-se usar rejuntes para combinar os ladrilhos ou usar uma combinação contrastante, dispor as matrizes na horizontal da forma tradicional ou aplicar alvenaria vertical, o aspecto da divisão é o mais variado..
Ladrilhos cerâmicos podem facilmente imitar superfícies de madeira ou pedra. Você tem a oportunidade de escolher revestimentos de banheiro em qualquer estilo, cor e textura.
A pureza bacteriológica dos ladrilhos cerâmicos utilizados para revestimento de paredes deve-se apenas ao grau de contaminação da própria superfície e à frequência de limpeza das instalações. Em cerâmicas, bactérias e fungos patogênicos não se enraízam, só podem ser notados na presença de placa ou outra contaminação estranha. Para evitar essa contaminação, basta enxaguar os ladrilhos com o auxílio de detergentes especiais, que já estão à venda e de baixo custo..
Ao contrário do material cerâmico em si, as costuras entre os elementos de revestimento são um ponto de coleta favorito de poeira, sujeira e germes de mofo. Como resultado, a argamassa entre os ladrilhos pode mudar sua cor e aparência em literalmente 1,5 a 2 anos. Portanto, é necessário lavar periodicamente o rejunte e tratá-lo com um anti-séptico especial..
Mosaicos
O material para imagens artísticas que chegamos até nós desde os tempos antigos tornou-se uma excelente forma de decorar qualquer superfície de muitos edifícios residenciais e utilitários. Mosaicos de cerâmica, vidro, plástico, espelho e metal podem decorar o interior de qualquer banheiro. Variedade de cores. Tamanhos e formas tornam possível não apenas terminar superfícies complexas, mas também expressar sua própria imaginação dentro da estrutura de um banheiro ou vaso sanitário.
Além de todas as qualidades positivas inerentes aos ladrilhos de cerâmica, o mosaico tem uma série de propriedades especiais:
- a capacidade de criar imagens artísticas;
- ótimo para decoração, acabamento de segmentos individuais, zoneamento e contornos de espaço;
- superfícies de enfrentamento de qualquer complexidade – formas convexas e arredondadas, nichos, arcos e todos os tipos de recessos;
- você pode aderir a qualquer superfície – concreto, gesso, madeira, metal, acrílico, cerâmica;
- mosaico de vidro é muito mais durável do que telhas de cerâmica convencionais.
Entre o pequeno número de qualidades negativas estão:
- um preço alto o suficiente para o russo médio;
- alto custo de serviços profissionais de instalação.
Esse padrão de decoração de superfície usando mosaicos é chamado de pixel e é apreciado por designers e proprietários de residências em todo o mundo. Tal instalação não requer a adesão a um padrão claro, mas ao mesmo tempo é uma forma interessante de integrar vários tons da mesma cor no revestimento das superfícies do banheiro..
Espelho, texturizado, mosaico feito na técnica do azulejo – a gama de materiais de acabamento das lojas de construção modernas está repleta de todos os tipos de opções, tudo depende de suas preferências de gosto e orçamento para reforma de banheiros.
O mosaico monocromático na forma de pequenas lascas quadradas ou retangulares fica ótimo junto com argamassa branca como a neve.
Grés porcelânico
Este é um ladrilho de cerâmica, mas com qualidades aprimoradas de resistência e durabilidade. Normalmente, esse tipo de material de acabamento é usado como revestimento de piso, mas muitas vezes você pode encontrar um banheiro em que as paredes da sala de banho ou perto da banheira são forradas com grés porcelânico..
O grés porcelânico tem todas as qualidades positivas e negativas dos azulejos de cerâmica, mas, ao contrário do material da parede, você pode deixar cair objetos pesados sobre ele e não ter medo de rachaduras e lascas.
O grés porcelânico, assim como os ladrilhos cerâmicos para revestimento de paredes, apresentam-se numa vasta gama de cores, são produzidos com padrões e ornamentos, podem ter diferentes texturas, imitar superfícies de pedra ou madeira.
Uma opção interessante para o interior de um banheiro com chuveiro pode ser uma combinação de acabamento com gesso leve resistente à umidade e grés porcelanato escuro (para superfícies com alta umidade).
Cuidar de ladrilhos de grés porcelânico é semelhante a limpar ladrilhos de cerâmica, você pode usar o mesmo agente de limpeza para ambos os acabamentos.
No revestimento de grés porcelanato, também é necessário ter muito cuidado na limpeza e acabamento das juntas e rejuntes entre os ladrilhos. Mais uma vez, os anti-sépticos irão ajudá-lo, pois são usados para processar superfícies de cerâmica e mosaico com argamassa..
Mármore do banheiro
Um dos materiais mais resistentes e duráveis é a pedra natural. Certamente, o mármore é o preferido entre os materiais naturais de revestimento. Esta pedra nobre e bonita pode adicionar luxo e elegância a qualquer interior de banheiro..
Entre as desvantagens óbvias dos ladrilhos de mármore, está o preço muito alto, especialmente se falamos de um material natural, e não de sua contraparte artificial. O acabamento da superfície também é caro, o mármore não tolera imprecisões no corte, são necessários equipamentos especiais e cola para placas de pedra. Por isso, ao utilizar ladrilhos de mármore no interior, procuram utilizá-lo nos locais mais húmidos – superfícies de duche, avental sobre o lavatório e casa de banho..
Como o mármore é um material incrivelmente forte e durável, é frequentemente usado para pisos e bancadas de pia. Ele não tem medo de cair objetos pontiagudos e pesados, mas podem aparecer arranhões no mármore. Algumas pessoas gostam da pátina que se forma ao longo do tempo nas superfícies de mármore e confere ao ambiente um aspecto mais nobre com um toque de antiguidade. Para alguns proprietários, essas impressões de tempo são inaceitáveis e, neste caso, lixar o mármore e esfregar com ceras e sprays especiais pode ajudar. Você mesmo pode fazer essas manipulações com superfícies de mármore, se não houver riscos profundos ou mesmo rachaduras na pedra, caso contrário, pode ser necessário um equipamento especial para polir mármore..
Para alguns, a durabilidade do revestimento de mármore é uma vantagem absoluta, porque esses reparos não são realizados apenas por anos. Pode ser transmitido de geração em geração (se as superfícies forem devidamente cuidadas, é claro). Para outros proprietários, o longo período de amortização da pedra natural pode levar ao abandono deste material devido à impossibilidade de mudança de cenário ao fim de 3-4 anos. Nesse caso, faz sentido considerar a opção de usar uma pedra artificial, que exteriormente imita perfeitamente o material natural, mas é inferior a ele em resistência e durabilidade..
Ladrilhos de mármore «debaixo da terra» – tão tradicional quanto o uso de revestimento de parede de pedra, uma forma de enobrecer todo o banheiro ou espaço do chuveiro.
Combinação de ladrilhos de frente
Graças à combinação de diferentes materiais de revestimento, você pode criar um acabamento realmente interessante não só para o espaço do chuveiro, mas para todo o banheiro..
Com a ajuda de ladrilhos de mosaico brilhante, você pode criar um contorno eficaz do perímetro do banheiro ou de todo o ambiente, decorar nichos ou o espaço ao redor do espelho. Os pontos brilhantes da orla parecem mais vantajosos contra o fundo de ladrilhos de cerâmica claros..
Plástico para acabamento de superfícies no banheiro
Um dos materiais mais econômicos e fáceis de instalar para revestir paredes de banheiros ou chuveiros são os painéis de plástico. Normalmente, são painéis de PVC com superfícies laminadas.
Você pode fazer esse revestimento sozinho, as ferramentas de que você precisa, com certeza, estão disponíveis para todos os proprietários, e um pouco de treinamento permitirá que você faça isso com rapidez. «preencha sua mão» em um acabamento semelhante. Outra vantagem dos painéis de plástico é a facilidade de manutenção – limpeza com detergentes de composição usual.
A vantagem óbvia do acabamento plástico é a riqueza de soluções de cores, a possibilidade de usar material com padrões e ornamentos. Esta é uma grande oportunidade para uma pequena quantia de dinheiro trazer brilho, individualidade ao interior da casa de banho e personalizar a imagem da divisão..
Entre as desvantagens dos revestimentos plásticos, gostaria de observar que eles não são ecologicamente corretos. A cada ano os fabricantes de painéis de PVC buscam reduzir o percentual de toxidade que quase todos os modelos desse material de acabamento apresentam..
Além disso, as desvantagens deste revestimento de superfície incluem a falta de troca de ar, paredes revestidas de plástico «não respira».
Gesso decorativo (texturizado)
Esta é a forma mais rara de fazer o acabamento das superfícies do banheiro. Consiste em cobrir todas ou apenas algumas das paredes com gesso resistente à umidade..
Entre as vantagens óbvias, é possível notar a capacidade de terminar você mesmo (se você tiver certas habilidades de construção). O baixo custo de tais reparos e a possibilidade de rápida mudança de cenário, rápida depreciação do material de acabamento também agradavelmente agradam..
As desvantagens do acabamento com gesso decorativo incluem a fragilidade do material, a dependência de temperaturas extremas e a tendência à condensação.
Quanto às soluções de cores, a decoração de paredes com gesso texturizado, via de regra, dá a oportunidade de escolher apenas em uma versão de cor. Nesta casa de banho, o jogo de cores foi conseguido através da instalação de iluminação LED. As diferenças de tonalidade também podem ser obtidas com relevos de superfície profundos..
Casa de banho no sótão
Freqüentemente, os proprietários que possuem um sótão ou sótão assimétrico equiparão um banheiro com chuveiro. No caso de um cômodo com forte bisel do teto, seria lógico localizar o box em um local com a maior altura do cômodo, o restante espaço pode ser utilizado para a instalação de uma banheira, vaso sanitário, bidê ou sistemas de armazenamento baixo.
Ao decorar os planos da cabina de duche, é preferível utilizar um revestimento combinado. Coloque ladrilhos cerâmicos ou grés porcelânico mesmo em superfícies simétricas, e mosaicos em locais com bisel forte, desta forma você economiza material.
Para espaços pequenos e assimétricos no sótão, uma paleta de luz é definitivamente preferível. O acabamento branco como a neve expandirá visualmente o espaço e não se concentrará nas irregularidades da sala..
Neste espaçoso sótão, o rack do chuveiro tornou-se não apenas um centro geométrico, mas também um foco de atenção. O acabamento claro do banheiro contrasta com o tom escuro dos azulejos do mosaico.
O contrastante interior em preto e branco tornou-se o destaque desta pequena casa de banho localizada no sótão. Painéis de plástico com bordas de aço adicionam um toque de personalidade ao interior.
Certamente este não é um espaço de sótão, mas, veja bem, também é um lugar incomum para arranjar um banheiro. Essas técnicas de projeto são mais frequentemente usadas no estilo loft, quando a sala espaçosa geral não é dividida com a ajuda de paredes, mas ocorre apenas o zoneamento condicional do espaço. Mas o estilo moderno com seu esforço para o minimalismo prático, mas original, pode ser expresso em designs semelhantes de mini-quartos de banho localizados no corredor.