Buffet de interiores – um toque aconchegante e prático
É difícil imaginar um móvel que traga mais conforto e aconchego ao interior do que um aparador. Não tanto o conforto como as lembranças da casa da avó, o calor do lar da família e a fidelidade à tradição envolvem este armário em projetos de design moderno. A moda é sempre cíclica e aquelas peças de mobiliário que eram populares há cerca de 50-80 anos, que foram expulsas de nossa vida cotidiana por conjuntos de móveis e soluções prontas para a cozinha, novamente se tornaram mainstream e preenchem sua singularidade com projetos modernos de design de cozinha.
Os buffets voltaram a ser populares. Além disso, esta peça única de mobiliário pode ser facilmente integrada em direções estilísticas vintage e modernas. Se em um estilo clássico, um shabby chic ou um aparador vintage enfatizam uma homenagem à tradição, uma característica das formas consagradas de fazer móveis para guardar pratos, então em qualquer um dos estilos modernos um guarda-roupa original pode se tornar um destaque do interior, atraindo todas as visualizações.
Qual é o buffet?
Apesar das diferentes possibilidades de confecção do buffet num estilo ou outro, uma definição geral para este móvel pode ser distinguida como armário para guardar pratos, talheres, artigos de servir e têxteis, bem como alguns produtos alimentares. O aparador pode ser instalado não só na cozinha ou na sala de jantar, mas também na sala de uma casa ou apartamento moderno. Em nosso país, um aparador com inserções de vidro na parte superior é às vezes chamado de aparador..
Na execução tradicional, o buffet tem a seguinte forma:
- na parte inferior existe um amplo sistema de arrumação em forma de pedestal com gavetas ou portas de batente (possibilidade de combinação);
- a camada superior é ocupada por prateleiras abertas ou um guarda-roupa com portas articuladas, muitas vezes com pastilhas de vidro;
- entre essas duas partes na maioria das vezes tem espaço livre, como resultado, a superfície superior do gabinete atua como uma mesa ou plano para exibir utensílios domésticos para que todos possam ver.
Já no final do século XVII, o buffet adquiriu exatamente esta forma e desde então todas as suas modificações foram insignificantes. O modelo tradicional acabou por ser o mais racional, cómodo no funcionamento e atraente na aparência, capaz de decorar uma cozinha ou sala de jantar. Mesmo os buffets feitos em estilo minimalista têm um design próximo da forma tradicional. Os modelos modernos muitas vezes são desprovidos de decoração, adições e são feitos em um tom mais lacônico, mas eles mantiveram a fidelidade às tradições na execução deste móvel em três partes..
Mas também existem modelos em que não há divisões claras em partes, as fachadas são feitas em um único componente. Também à venda você pode ver buffers, cujo desenho pressupõe a aderência do nível superior ao inferior – não há espaço vazio entre eles. Existem também modelos em que as pastilhas de vidro são ativamente utilizadas, tanto que o aparador fica mais parecido com uma vitrine. Existem muitas variações na execução deste móvel, mas a essência do funcionamento do elemento interior permanece inalterada, o aparador é um armário de chão para pratos e utensílios de cozinha.
Se falamos sobre o tamanho do buffet, não há padrões claros. Dependendo da altura dos tectos da cozinha ou da sala de jantar, do tamanho do conjunto de móveis, pode escolher um aparador de qualquer tamanho. Existem também muitas variações de largura – desde modelos estreitos de uma única folha até aparadores com várias portas com sistemas de armazenamento incrivelmente espaçosos.
Os recheios de armário variam de prateleiras simples a bandejas giratórias de última geração que deslizam para fora do sistema de armazenamento e fornecem acesso até mesmo aos cantos mais difíceis do armário. Para o armazenamento racional de talheres e vários utensílios de cozinha, divisórias especiais são instaladas dentro das gavetas – economizando espaço para distribuição de colheres e garfos, bem como tempo para procura, também se reflete na maneira incrivelmente ordenada de organizar o armário.
Onde instalar o buffet?
Um dos locais mais lógicos e, portanto, populares para o aparador é no espaço da cozinha como uma extensão do conjunto de móveis. Neste caso, o aparador pode ser instalado ao longo da parede e dar continuidade ao conjunto da cozinha ou ter uma disposição perpendicular e delimitar os limites do setor funcional..
Na maioria das vezes, pratos, talheres e outros itens de serviço são armazenados no buffet, por isso é mais lógico colocar este móvel perto do grupo de jantar. A mesa de refeições pode ser colocada no espaço da cozinha ou ser o ponto focal de uma divisão separada – a sala de jantar. Independentemente da instalação do conjunto de jantar, o buffet pode acompanhá-lo em qualquer ambiente.
Outra opção para instalar um aparador ou aparador está na borda das áreas funcionais. Isso pode ser um elemento do zoneamento da cozinha para a sala de jantar e área de trabalho, ou parte de uma sala combinada na qual três segmentos funcionais estão localizados ao mesmo tempo – a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar. No caso de zoneamento de um grande espaço, o aparador pode ser colocado ao longo da parede e perpendicular ao plano vertical, dividindo claramente a área de trabalho da cozinha e a sala de jantar ou sala de estar.
Em alguns casos, torna-se mais racional usar duas caixas laterais estreitas, em vez de um gabinete volumoso. Neste caso, um par de aparadores pode ser colocado em ambos os lados de uma janela ou porta, qualquer outro elemento do interior. Obviamente, tal arranjo não só ajudará a usar racionalmente o espaço útil da sala de jantar ou cozinha, mas também enfatizará o estilo tradicional de simetria..
Se houver um nicho na sua sala de jantar ou cozinha, não usá-lo para instalar um aparador é simplesmente um pecado. Não será fácil encontrar uma solução de móveis prontos para as dimensões do nicho existente, mas fazer um aparador personalizado de acordo com suas necessidades resolverá não só o problema das dimensões, mas também do desempenho estilístico.
Em alguns quartos, o buffet não está vinculado a um conjunto de cozinha ou a um grupo de jantar. Qualquer espaço livre em uma sala espaçosa pode ser uma boa opção de instalação. Claro, é aconselhável que este setor não fique longe da área de jantar – é mais conveniente servir a mesa se todos os itens forem «à mão».
Soluções de design, cor e textura para o buffet
Uma das opções do buffet – um a um com serviço de cozinha. Na maioria das vezes, esse aparador é uma continuação linear do conjunto de móveis e é executado com fachadas, cores, acessórios e decoração semelhantes. Em alguns casos, o aparador é instalado perpendicularmente a um dos lados do fone de ouvido e delimita claramente a área de trabalho da cozinha.
Para realçar visualmente o aparador no interior da cozinha, mas ao mesmo tempo preservar a harmonia da imagem, basta fazer o armário de piso no mesmo estilo do fone de ouvido, mas em uma cor diferente, ou em um esquema de cores semelhante, mas com uma textura ou estilo diferente (por exemplo, uma cozinha o conjunto é executado com fachadas brilhantes e o aparador com fosco).
Outra variante da execução do buffet – de acordo com o design, paleta de cores e soluções texturizadas do grupo de jantar. O armário baixo para pratos pode ser feito da mesma madeira. Que uma mesa de jantar ou tampo de vidro pode repetir exatamente as inserções nas portas do aparador. Em alguns casos, a cor da fachada do buffet combina com o tom das cadeiras, criando uma união harmoniosa para criar a sala de jantar perfeita ou o interior da cozinha com uma área de jantar..
Uma das formas mais ousadas e, portanto, originais de completar o aparador é um acento no interior criado. Um gabinete baixo e colorido pode ser o único destaque em um design de cozinha ou sala de jantar bem iluminada. Contra o pano de fundo de acabamentos neutros e móveis de cozinha claros, até o grão natural da madeira parece brilhante, chamando a atenção de todos.
Alguns modelos de bufês são projetados de forma que sua parte (geralmente a parte inferior central) seja alocada para a criação de um local de trabalho. Uma pequena mesa permite que você faça anotações ou configure um computador ou laptop (os modelos modernos ocupam pouco espaço). Um aparador com este design é mais frequentemente instalado na área de jantar ou mesmo na sala de estar..
Aparadores vintage são comuns em designs modernos de cozinhas e salas de jantar. Ao mesmo tempo, nenhum designer pintará sobre rachaduras e lascas antigas, expondo essa relíquia em exibição como um tesouro. Além disso, os modelos modernos, executados na versão tradicional, são especialmente envelhecidos com a ajuda de várias técnicas de design e adquirem um toque de luxo e prestígio antigos. Se você herdou um antigo bufê de sua avó, pode atribuí-lo com segurança «estrela do programa» e construir todo o interior da cozinha ou sala de jantar em torno dela.
Alternativa ao buffet moderno
Uma das opções para a substituição do aparador no interior da cozinha ou da sala de jantar pode ser um expositor. O sistema de arrumação, com grande parte da fachada em vidro, acomoda também louças e talheres, mas estão todos expostos. Na maioria das vezes, as vitrines representam um único sistema de armazenamento, não dividido em partes superior e inferior..
Uma alternativa original ao sistema de armazenamento de pratos e talheres pode ser o design da ilha de cozinha como aparador. A parte inferior deste móvel, com suas características de execução e seleção de decoração, é transferida para a fachada de um módulo separado. Como resultado, o interior moderno adquire um leve toque de antiguidade, um toque aconchegante e original. Sem dúvida, «dispor» tal ilha é capaz de cozinhas de médio a grande porte. Para criar uma autêntica ilha de cozinha na parte inferior do aparador, é necessário espaço. Afinal, as fachadas dos armários de piso são frequentemente curvas, radiais.