Bom canto para guardar vinho!
O vinho é o néctar mais agradável, acalma, distrai do stress e das preocupações do dia-a-dia, dá bom humor. Seu calor agradável envolve você desde o primeiro gole. Claro, tudo é bom com moderação. O vinho, como qualquer outra bebida alcoólica, não deve ser usado em demasia. Por isso, mimando-se com uma ou duas taças ao mesmo tempo que conversa amigavelmente ou uma comida gostosa, mergulha no prazer que o vinho proporciona.
Para que este néctar lhe dê todo o seu encanto e não se estrague, ele deve ser armazenado adequadamente. Para isso, são criadas caves de vinho especiais, principalmente se você é um colecionador.
Por que é tão importante que o vinho seja guardado em um lugar especial? Isso é necessário porque a bebida vínica não resiste às mudanças de temperatura, o que significa que o microclima dos cômodos comuns não lhe convém, aí ela perderá suas propriedades e qualidades. Para isso, é necessário manter uma temperatura constante, e, portanto, criar uma sala especialmente equipada para esse fim..
Portanto, a temperatura nesta sala especial não deve cair abaixo de 10 graus Celsius e subir acima de 14. A umidade deve ser mantida em 70% para que as rolhas não fiquem bolorentas. Também é importante criar uma iluminação correta, em nenhum caso deve ser permitida a luz solar direta e, consequentemente, a radiação ultravioleta, que pode causar danos ao vinho. Se o cômodo não for um porão e houver janelas nele, é melhor se livrar delas, não apenas feche-as com cortinas ou venezianas, mas geralmente feche-as. A iluminação deve ser apenas artificial. O vinho também não suporta vibrações; se houver uma rodovia ou ferrovia perto de sua casa, o sabor da bebida pode ser estragado. Tudo isso o ajudará a conquistar profissionais que entendem muito do seu negócio. Hoje em dia, o arranjo de caves de vinho com todos os dispositivos necessários se tornou muito popular, e encontrar os artesãos e equipamentos certos não é um problema..
Mas se você está contando com uma opção mais econômica para manter o microclima certo para o seu vinho, preste atenção a um condicionador especial. A sua instalação não é difícil e é bastante simples de utilizar..
Arranjo de uma adega
Portanto, se você decidir criar uma sala especial onde o vinho será armazenado, escolha uma sala para isso que possa atender a todos os requisitos para armazenar a bebida. Em primeiro lugar, determine você mesmo o tamanho da adega, isso vai depender da quantidade do seu vinho e do que mais você gostaria de equipar o ambiente. Por exemplo, uma adega pode conter apenas prateleiras com garrafas de vinho..
Ou você pode complementar o interior com uma mesa, cadeiras, bancos e até algo como um sofá com almofadas. Aqui você terá o prazer de sentar-se com amigos, família e desfrutar de uma boa conversa enquanto saboreia uma bebida mágica.
Você pode, em geral, transformar sua adega em uma espécie de bar – uma bela vitrine, lâmpadas baixas e várias embutidas no teto para dar uma luz suave e difusa. E, claro, o próprio bar e as cadeiras. Esta é uma solução de design muito interessante e divertida..
E se equipar as estantes com iluminação neon, a sua adega adquirirá um ambiente único e, com certeza, será um motivo de orgulho para si e de admiração para os hóspedes..
Decidido o tamanho e a decoração interior, o próximo passo é escolher a porta certa. Afinal, se você cria um microclima certo e constante para uma bebida, é importante que as condições externas não penetrem na adega. Portanto, a porta deve ser muito justa e idealmente adjacente à abertura..
Como decorar uma adega é interessante e inteligente?
Depois de concluir as etapas acima, selecione os materiais a serem usados para a decoração de interiores. A pedra selvagem mais comumente usada, tijolo, madeira e piso de ladrilho ou laminado. Estes são os materiais de acabamento mais adequados para este interior. Todos possuem robustez, resistência a danos mecânicos e físicos, resistência ao calor, despretensão na limpeza e excelente aspecto..
Pedra selvagem – design natural e atmosfera mágica.
Brick – brutalidade e masculinidade.
A madeira é um material ecológico e de ótima aparência.
O chão pode ser em mosaico, esta é uma opção standard para os amantes dos clássicos.
O laminado também é bom para o chão – bonito e limpo.
E também qualquer outro material de sua escolha.
E para terminar, um pequeno mas muito importante conselho para todos os apreciadores de vinho: guarde as garrafas de lado, para que a rolha fique imersa no conteúdo. Isso também contribui para a preservação da qualidade da bebida..
Por mais equipada que esteja a sua adega, o principal é que traga alegria para si e para os seus convidados, pois é aqui que se cria um ambiente íntimo e inesquecível que dispensa conversas confidenciais e amigáveis..