100 ideias de cozinha
Para a maioria dos russos, a cozinha é mais do que apenas um espaço para cozinhar. É no espaço da cozinha que toda a família se reúne à noite, os jantares conjuntos realizam-se aos fins-de-semana e até a recepção de convidados especialmente próximos pode realizar-se nos vários metros quadrados desta sala multifuncional. É impossível contar todas as opções que muitas vezes são realizadas por uma sala muito modesta. É por isso que reparar um espaço de cozinha é uma ocupação agradável e muito cuidadosa e responsável. Muitas questões e dilemas precisam ser resolvidos – quais materiais escolher para a decoração de modo a não sofrer com a limpeza constante, como organizar móveis e eletrodomésticos para se fornecer o número necessário de sistemas de armazenamento e superfícies de trabalho e como tornar o interior da cozinha bonito, moderno e confortável … Se opta pela praticidade, funcionalidade e até algum rigor no design do espaço da cozinha, então o estilo moderno é para você. Harmonioso, suficientemente flexível e flexível, o estilo moderno na concepção das instalações da cozinha, facilmente se transforma às necessidades dos proprietários para criar um interior verdadeiramente confortável, altamente funcional e ao mesmo tempo acolhedor.
Estilo contemporâneo para o espaço da cozinha
O próprio nome «estilo moderno» sugere muita generalização. Nesse estilo, os designers e seus clientes podem encontrar facilmente os motivos de estilos como moderno, alta tecnologia, loft e até vanguardista. Mas tem algum «esqueleto» os principais motivos, que sempre dão a presença do estilo moderno como base para a concepção de uma determinada sala e da cozinha não é excepção:
- o estilo moderno adora espaço e luz – se é possível expandir as portas e substituir as janelas por outras muito maiores, isso deve ser feito, se a cozinha faz parte da sala de estar e sala de jantar, então um plano aberto é usado para organizar o espaço articular;
- princípio «menos é melhor» reflete com precisão o conceito de estilo moderno – um mínimo de decoração e enfeites, um máximo de praticidade e funcionalidade;
- eletrodomésticos de alta tecnologia tornam-se não apenas uma parte do interior, mas seu ponto focal, não é costume escondê-lo atrás de fachadas;
- formas simples e claras – a base do mobiliário em estilo moderno;
- atenção especial é dada à iluminação, tanto natural quanto artificial; dispositivos de iluminação não apenas dividem o espaço na área de trabalho e de jantar, mas também atuam como elementos decorativos.
Escolhendo o layout do conjunto da cozinha
Embora a escolha do layout de um conjunto de móveis não esteja ligada ao desempenho estilístico do interior, esta é uma medida necessária e primária. Toda a imagem do espaço da cozinha e a localização deste ou daquele tipo de acabamento dependem da localização dos sistemas de arrumação, electrodomésticos e superfícies de trabalho (é óbvio que a zona de refeições e, por exemplo, um avental de cozinha, não só pode, mas também precisa ser decorado com materiais diferentes).
Uma das opções mais práticas e versáteis para a localização de um conjunto de móveis é o layout angular (em forma de L). Este método de organizar móveis e eletrodomésticos é adequado tanto para salas de tamanho modesto quanto para cozinhas mais espaçosas. Em uma grande cozinha, o layout dos cantos geralmente é complementado por uma ilha que desempenha muitas funções. Esta unidade autoportante torna-se a base para a integração da placa e, por vezes, do lava-loiça, a extensão da sua bancada torna a ilha não só uma superfície de trabalho, mas também um local para refeições curtas. É tudo. para não mencionar as muitas variações sobre o tópico de sistemas de armazenamento – de armários com dobradiças e gavetas a prateleiras abertas com iluminação.
Uma das modificações na disposição dos cantos do conjunto de móveis é a adição de uma península ao conjunto. Assim, pode-se aumentar o número de sistemas de armazenamento e providenciar um local para refeições curtas (café da manhã, chá da tarde, apenas um lanche), e no caso de uma família pequena e um refeitório permanente.
A disposição de uma fileira do conjunto de cozinha é adequada para pequenos espaços de cozinha em que é necessário instalar um grupo de jantar – uma mesa e cadeiras para refeições em família e, eventualmente, receber convidados. Se a habitação tem a possibilidade de organizar a sala de jantar como divisão ou parte da sala de estar, então o espaço da cozinha com um conjunto unifilar é complementado por uma ilha. Neste caso, a ilha torna-se um auxiliar na integração dos eletrodomésticos, na colocação dos sistemas de arrumação e nas superfícies de trabalho, que na maioria das vezes carecem de uma disposição (linear) de uma fila do conjunto de móveis..
O planejamento paralelo é aconselhável para uso em passagens estreitas. Nestes espaços, não existe a possibilidade de instalação de uma mesa de jantar ou de ilha de cozinha, mesmo colocando uma bancada para refeições curtas. Mas os sistemas de armazenamento localizados em ambos os lados da sala, aparelhos embutidos e bancadas criarão uma base completa para cozinhar e outros processos de trabalho..
Acabamento em cozinha moderna – escolhendo materiais práticos e bonitos
Em nenhuma outra sala, talvez, tanta atenção é dada à escolha dos materiais de acabamento. A especificidade da funcionalidade da área da cozinha deixa uma marca nos critérios de escolha dos materiais para a decoração do teto, paredes e pisos. Alta umidade, quedas constantes de temperatura, possível exposição a quedas quentes de gordura na superfície e muito mais – o acabamento deve ser despretensioso na operação e poder ser limpo.
As raras cozinhas modernas dispensam a instalação de um exaustor, o que ajuda não só a limpar o ar da divisão dos odores de cozedura e queimaduras, mas também a reter as mais pequenas gotas de gordura. Mas mesmo a presença de um exaustor potente não livra as superfícies da cozinha de uma possível contaminação. Por isso, selecionam-se misturas para tingimento que podem ser limpas com esponja úmida, para revestimento de paredes é necessário utilizar painéis que possam tolerar facilmente até mesmo os efeitos de agentes de limpeza (não abrasivos), e mesmo para avental de cozinha, materiais que pode suportar altas temperaturas (cerâmica, vidro, aço).
Para o acabamento do teto de uma cozinha moderna, é melhor usar os métodos de decoração mais simples. Se a sua escolha recaiu sobre um tecto falso, não deve executá-la em vários níveis, mesmo que haja uma grande altura da divisão. Mas as luzes embutidas serão úteis. Se você usar uma estrutura de tensão, é melhor limitar-se a um simples material branco como a neve, sem impressão de fotos e outras decorações. Colar o teto com papel de parede é há muito reconhecido como a opção mais impraticável para o acabamento de superfícies de teto no espaço da cozinha. O método é barato, mas de vida extremamente curta.
Para a decoração de paredes em uma cozinha de estilo moderno, você pode escolher materiais com uma grande variedade de características e métodos de aplicação. A única coisa que os deve unir é a neutralidade do esquema de cores. O acabamento de uma cozinha moderna desempenha o papel de um fundo contra o qual a peça principal do interior – um conjunto de cozinha – deve ficar espetacular. Se a decoração impressa for usada, é apenas uma decoração de superfície de destaque. Essa parede pode ser um avião na área de jantar ou um avental de cozinha..
Do estilo loft, o estilo moderno herdou o empréstimo de algumas técnicas de acabamento de superfície, incluindo a imitação ou processamento de alvenaria real. Notas industriais, aparência original e sotaque texturizado criam o uso de alvenaria, mesmo em uma pequena superfície.
A melhor maneira de decorar um backsplash de cozinha é usar ladrilhos de cerâmica ou mosaicos. E nisto, o estilo moderno está em solidariedade com as tendências tradicionais na concepção de espaços. É difícil encontrar uma opção mais prática, segura e durável para o revestimento de superfícies, que está constantemente exposta a vários tipos de influências – de alta umidade a gordura quente. Freqüentemente, em projetos de design moderno, você pode encontrar todo o revestimento da superfície acima da camada inferior dos armários da cozinha até o teto. Esta abordagem é especialmente relevante para espaços de cozinha, onde a camada superior do conjunto de móveis é substituída por prateleiras abertas para criar uma imagem mais clara do espaço..
Muitos requisitos são impostos ao revestimento do piso no espaço da cozinha – desde a resistência à alta umidade até a possibilidade de limpeza com produtos químicos. A opção ideal são os grés porcelanato, que proporcionam um revestimento confiável e durável. Ao mesmo tempo, a escolha da paleta de cores é incrivelmente ampla – você pode criar uma imitação de uma placa de piso de madeira ou o uso de uma superfície de mármore. Mas esse método não é barato, pois, muitas vezes com o auxílio de cerâmica, o piso é feito apenas na área de trabalho, e no segmento de jantar utiliza-se laminado ou linóleo imitando madeira..
As fachadas da cozinha são o elemento principal do interior moderno da cozinha
Obviamente, toda a imagem do espaço depende muito da aparência das fachadas da cozinha (portas de armário). A escolha da paleta de cores, textura, qualidade do material de execução e até acessórios irão determinar não só o design de toda a cozinha, mas também a vida útil dos móveis..
O estilo moderno significa concisão e simplicidade de execução – linhas rígidas e formas claras são colocadas em primeiro plano. É por isso que a versão mais comum do conjunto de cozinha são os armários com fachadas absolutamente lisas. Você apenas tem que decidir o esquema de cores e escolher uma superfície brilhante ou fosca. Obviamente, as fachadas brilhantes contribuem para a expansão visual do espaço e são muito relevantes para pequenas cozinhas. Mas ao mesmo tempo, as impressões digitais são claramente visíveis nas superfícies brilhantes, e haverá muitas delas, porque os armários são abertos pressionando fechaduras magnéticas, não há puxadores nas fachadas lisas.
A escolha das cores para a execução do conjunto de cozinha é importante não só para a formação da imagem de toda a divisão, mas também afecta a frequência de limpeza da mesma. As superfícies claras, ao contrário da crença popular, são muito mais fáceis de limpar, dificilmente apresentam vestígios de gotas de água e impressões digitais, enquanto as superfícies escuras requerem manutenção constante. Entre outras coisas, as frentes leves são perfeitas para pequenas cozinhas, contribuindo para o alargamento visual da divisão. Uma cozinha branca como a neve nunca sai de moda, por muito tempo seu design será relevante, criando uma imagem limpa, leve e leve do espaço da cozinha..
Para que o conjunto de cozinha branco como a neve tenha um aspecto mais impressionante, é melhor escolher cores mais brilhantes para o acabamento das superfícies da cozinha. Por exemplo, piso «debaixo da árvore» e o design bastante colorido do avental de cozinha pode se tornar um excelente pano de fundo para um conjunto de móveis leves.
Uma das opções para a escolha de uma paleta de cores para um conjunto de cozinha, que contribui para a ampliação visual do espaço e um aumento visual da altura da sala, é a utilização de um tom claro para a execução da camada superior dos armários suspensos ou prateleiras abertas e uma sombra mais escura e saturada para sistemas de armazenamento no chão..
O cinza pode ser considerado um dos favoritos na formação de um estilo interior moderno. Vários tons de cinza são usados como acabamentos de fundo e para móveis. Você não consegue encontrar um tom mais neutro e despretensioso. Isso é exatamente o que o cenário da cozinha será – neutro e adequado para todos que se encontram em uma cozinha moderna. A cor cinza das fachadas da cozinha combina perfeitamente com os elementos internos brancos e o brilho das superfícies cromadas dos eletrodomésticos.
Decoração e estilo moderno
Apesar de o estilo moderno ter absorvido alguns motivos do minimalismo, a decoração não lhe é estranha. É importante apenas notar que na maioria das vezes os itens totalmente funcionais atuam como elementos decorativos. Por exemplo, luminárias bonitas, originais e até inusitadas passam a ser uma decoração da cozinha, além de cumprirem suas funções principais. Freqüentemente, pequenos capuzes são disfarçados como lustres pendentes com muitos elementos decorativos brilhantes. Ao descer por cima da placa ou do fogão, este exaustor não só ajuda a purificar o ar da cozinha, como também decora a sua imagem moderna..
A retroiluminação do fundo dos armários suspensos ajuda a fornecer o nível de iluminação necessário para as bancadas, onde decorre a maior parte dos processos de trabalho. A iluminação da parte inferior dos armários de cozinha é mais projetada para decoração de interiores – os móveis parecem flutuar acima do chão e parecem incrivelmente modernos. Nesse caso, não é possível acender a luz central do espaço da cozinha, limitando-se à iluminação inferior, se sair à noite para beber um copo d’água.
O espaço da cozinha precisa de cortinas, persianas ou cortinas? Tudo depende do tamanho das janelas, da escala da própria sala e da localização da sala em relação aos pontos cardeais. O estilo moderno representa a máxima iluminação possível das instalações por meio da luz solar – as grandes janelas e a ausência de cortinas contribuem para isso. Mas se a sua cozinha está virada para o sul ou está localizada na parte de uma casa particular que dá para a rua e você só precisa se proteger da luz e olhos curiosos, decorar janelas pode ser um motivo para criar um toque de cor ou textura, traga entusiasmo para o interior da cozinha.
Estilo moderno para cozinhas pequenas
A modesta área da área da cozinha deixa uma marca não só na escolha do layout do conjunto de móveis, na quantidade de eletrodomésticos embutidos e no tamanho das bancadas, mas também na escolha da paleta de cores dos acabamentos e execução das fachadas da cozinha. A melhor opção para o esquema de cores são os tons claros, que irão contribuir para o aumento visual do espaço, criando uma imagem leve e fresca do ambiente. Mas as superfícies claras devem ser diluídas, trazendo variedade de cores para o interior. A maneira mais fácil e eficaz de fazer isso é usando superfícies de madeira ou suas imitações – pisos, bancadas, prateleiras abertas feitas de madeira serão um excelente complemento para as superfícies brancas como a neve do espaço da cozinha e trazem um calor natural à imagem do sala..
Alguns exemplos práticos de organização de sistemas de armazenamento em um espaço de cozinha
«Nunca há muitos sistemas de armazenamento» – qualquer dono de apartamento ou casa particular sabe disso. Ao mesmo tempo, as dimensões da própria habitação não são tão importantes – nem sempre existem armários e prateleiras suficientes. O ritmo frenético de vida, o emprego constante e muitas vezes a falta de metros quadrados de espaço para cozinha entre os clientes levam os fabricantes de móveis e acessórios a criarem não apenas depósitos, mas opções sistematizadas e ordenadas de localização e busca incrivelmente rápida de um ou outro. utensílios de cozinha. Chamamos a sua atenção para várias ideias práticas para a organização de arrumos numa cozinha moderna, pensada não só para utilizar racionalmente cada centímetro de espaço, mas também para poupar o tempo dos proprietários..