100 grandes ideias para um pequeno quarto
O planejamento de interiores para pequenos espaços residenciais é um obstáculo para muitos proprietários. Muitas vezes, no âmbito dos apartamentos da cidade, por exemplo, uma sala de tamanho muito modesto cai sobre a disposição de um quarto. Mas não basta colocar uma cama no quarto de dormir, são necessários sistemas de arrumação, um toucador ou mesmo um local de trabalho. Para alguns inquilinos, a presença de uma estante de livros no quarto é fundamental, alguém precisa cavar metros preciosos para instalar um berço, e às vezes não há espaço suficiente nem mesmo para peças básicas de mobiliário.
Mas sempre há uma saída. Tentamos coletar exemplos inspiradores de designs de quartos de tamanho muito modesto para todos os proprietários de espaços modestos. Opções de interiores em várias direções estilísticas, paletas de cores, plenitude funcional e combinação com outros segmentos residenciais.
As tecnologias modernas vêm em socorro de quem quer poupar espaço – o televisor pode ser pendurado na parede, não ocupará mais espaço do que uma imagem, pode ser fixado ao próprio tecto com um suporte. Para organizar um escritório no quarto – basta instalar um pequeno console com uma poltrona ou cadeira compacta e colocar um laptop.
Vamos dar uma olhada nas técnicas que os designers usam para equipar pequenos quartos para dormir.
Quanto menor for a sala, mais claro será o acabamento
Todos nós entendemos perfeitamente que pequenos espaços precisam de expansão visual com acabamentos em cores claras e até brancas como a neve. Mas para evitar a aparência de quarto, semelhante a uma câmara branca estéril, deve-se usar pelo menos alguns acentos, feitos em cores contrastantes ou mais brilhantes..
Elementos de decoração, tecidos ou algumas peças de mobiliário podem ser pontos de destaque contra o fundo de um esquema de cores claras de quase todas as superfícies da sala..
O revestimento do piso em tons quentes e amadeirados pode ser diferente de toda a decoração do quarto..
Com a ajuda de elementos brilhantes e contrastantes, você pode criar um design de quarto realmente interessante e não trivial, mesmo em um fundo completamente branco das paredes.
Quando o quarto é tão pequeno que mal cabe uma cama de casal, a cabeceira pode atuar como um elemento de destaque, que não só diluirá o acabamento luminoso, mas também dará ao quarto individualidade, dado o design inusitado.
Uma obra de arte na parede ou um espelho em uma moldura incomum pode se tornar um destaque brilhante. Eles ocupam pouco espaço, mas podem adicionar beleza e graça ao interior..
Neste minúsculo dormitório, apesar de economizar espaço, foi possível utilizar uma forma pouco convencional de posicionamento da cama – ela costuma ser encostada na parede em quartos pequenos. Ao instalar a cama na diagonal, perdemos parte da área, mas ganhamos a capacidade de abordar a cama de todos os lados. Um desenho interessante da cabeceira da cama vai bem com a cômoda e a moldura do quadro.
Se os parâmetros da sala permitem que você coloque um sistema de armazenamento, então é melhor escolher a opção de armários embutidos, isso economizará centímetros preciosos e terá um aspecto elegante, prático e apresentável.
O acabamento claro das superfícies da sala não tem que incluir o uso de cortinas brancas. As cores pastel e cinza combinam perfeitamente com tons amadeirados de móveis, e o branco tem uma ampla variedade de tons, do leitoso ao branco neve.
Contra o fundo de um acabamento claro, mesmo pequenas manifestações de cor parecem vantajosas, e mesmo um padrão geométrico contrastante ou pinturas nas paredes certamente se tornarão o foco das atenções.
Em salas pequenas, cada centímetro conta, portanto, a localização de possíveis sistemas de armazenamento deve ser abordada de forma racional. Mesmo um pequeno espaço pode beneficiar os residentes ao se transformar em um pequeno rack, guarda-roupa ou, pelo menos, uma prateleira..
Se as paredes de uma sala pequena forem decoradas com molduras, é melhor usá-las no mesmo tom da superfície principal. Esse efeito visual não se concentrará no tamanho, mas contribuirá para a criação de uma atmosfera boêmia..
Este pequeno quarto assimétrico com teto inclinado se tornou um paraíso para dois lugares para dormir ao mesmo tempo. O design de interior de cor clara não faz com que o quarto pareça congestionado.
Mas este quarto em estilo rústico é um exemplo de como em um quarto pequeno você pode refletir os princípios básicos de uma direção estilística particular e criar um interior aconchegante e relaxante.
Outro exemplo de estilo pronunciado no quarto, desta vez náutico. Vários elementos decorativos e a combinação característica das cores branco neve e azul, permitiram criar uma imagem invulgar da divisão, memorável e luminosa..
Interior luminoso em uma sala pequena – praticidade criativa
De acordo com pesquisas conduzidas recentemente por uma conhecida associação europeia de designers, quase metade dos proprietários não será capaz de concordar com um acabamento absolutamente leve, mesmo para pequenos cômodos de sua casa. Além de usar o branco para decorar as superfícies de pequenos cômodos, há uma série de técnicas de design que movem visualmente as paredes e elevam o teto. Tais métodos incluem o uso de espelhos, superfícies brilhantes e de vidro, móveis embutidos e «suspenso» estruturas sem suportes, evitando portas e telas cegas, texturas volumétricas e estampas coloridas para decoração de paredes.
As portas de vidro transparente do guarda-roupa embutido parecem estender o cômodo sem cortá-lo. Uma parede de realce decorada em azul traz frescor e brilho ao interior deste pequeno quarto..
Quem disse que o vermelho não deve ser usado no quarto? A gama de tonalidades dessa cor é tão grande que não será difícil escolher uma opção que não irrite os moradores antes de ir para a cama e acordar pela manhã. A cor bordô profunda combina perfeitamente com o tom bege das cortinas e tapetes, criando uma imagem verdadeiramente original e memorável do quarto.
Se você organizar uma parede de realce no interior claro do quarto, sua imagem será imediatamente renovada. A cor chocolate escuro da superfície é o cenário perfeito para a cabeceira verde claro suave. E a presença dos mesmos tons nos tecidos completava o ambiente harmonioso do quarto para relaxamento e sono..
Neste quarto luminoso e colorido, o branco foi usado exclusivamente para dormir, enquanto as paredes e os tecidos são decorados com cores ricas que combinam bem entre si..
Se antes parecia a alguém que pintar as paredes de uma pequena sala com uma cor muito escura não poderia ser chamado de outra coisa senão uma falha de design, então esses quartos destroem todos os estereótipos. Com ampla iluminação natural e sistema de iluminação artificial, acabamento branco como a neve em algumas superfícies ou móveis – tudo é possível.
Técnicas de contraste sempre ajudam a diluir a paleta neutra da sala, conferem ao caráter da sala individualidade e algum entusiasmo, otimismo.
Um escritório em um pequeno quarto é uma realidade
Hoje em dia, encontrar um pequeno espaço para uma consola e uma cadeira é o suficiente para criar um espaço de trabalho ou recanto para a criatividade no quarto..
Esse espaço pode ser a superfície do peitoril da janela, estendida e reforçada com uma mesa de madeira..
A superfície de trabalho do minicabinete pode ser disposta em forma de rack, este design ocupa ainda menos espaço, pois fica preso à parede e não necessita de suportes verticais.
O último aspecto importante no design de um quarto em uma área pequena é o sistema de iluminação. Luzes embutidas economizarão espaço. Um lustre pendente clássico só será apropriado se houver altura de teto suficiente. Entre outras coisas, é preciso pensar na iluminação da área de trabalho, se será um abajur de mesa ou um abajur regulável – cabe aos moradores decidir.
Nesta pequena divisão, que combina as funções de quarto e escritório, foi aplicado um interessante movimento de design – a cama foi colocada sobre um pódio iluminado, no qual estão integradas uma bancada de trabalho e uma mesa de cabeceira. O resultado é o efeito de uma cama suspensa no ar..
No interior deste pequeno quarto, foi possível colocar não só uma secretária, mas também estantes de livros, utilizando os metros quadrados disponibilizados de forma racional e ergonómica.
O problema com a falta de espaço livre nesta sala foi resolvido aplicando princípios minimalistas no design do quarto. Cama pequena, falta de decoração, móveis modestos e ascéticos foram complementados por um acabamento claro.
Quando o cômodo do quarto, no qual também está localizado o escritório, está equipado para a menina, a bancada também pode ser usada como penteadeira..
Na decoração das superfícies verticais do quarto, foi aplicada uma estampa, que se repetiu com sucesso nos têxteis das camas, a harmonia do quarto foi complementada por uma manta de cores geométricas a condizer.
Um quarto atrás de uma tela ou como encaixar duas zonas em uma sala
O layout agora difundido em novos edifícios é um apartamento estúdio, dentro do qual é necessário equipar todos os segmentos necessários para uma estadia confortável. Às vezes, expandir uma família requer a divisão do espaço disponível em zonas. Nesse caso, telas e partições de várias configurações costumam ajudar. Podem ser telas de vidro transparente ou fosco, prateleiras com prateleiras fechadas ou abertas e, às vezes, apenas cortinas..
Neste caso, temos como exemplo a disposição de uma sala e um quarto na mesma divisão. A parede da sala de estar é um sistema de armazenamento para o segmento de dormir. Paleta de cores homogênea em ambas as áreas cria uma atmosfera harmoniosa em toda a sala.
Este quarto é separado da sala por uma cortina escura que, se necessário, cobre toda a abertura para a área de lazer..
Este quarto é separado da área de estar por um sistema de porta de vidro deslizante. O mesmo material fosco foi usado para as portas do armário do quarto..
Neste caso, a divisão em zonas – trabalho e sono, está presente no próprio quarto. Com a ajuda de um rack, o espaço do escritório foi separado.
O quarto em estilo loft contém uma divisória na cabeceira que separa o banheiro. A divisão de espaço em estilo loft não foi a única característica do fluxo – paredes de tijolos, acabamento em madeira, espaço e escala de fábrica também apontam para um interior pós-industrial..
Isso não quer dizer que a cama deste quarto esteja atrás de uma tela, mas é essencialmente um guarda-roupa, pelo menos no estado montado, quando o quarto é transformado em escritório..
Quarto infantil – características interiores
Claro, as crianças gostam de espaços pequenos, mas a dificuldade de arranjar um quarto para uma criança é que instalar apenas uma cama pequena não será suficiente, são necessários sistemas de armazenamento para coisas e brinquedos, talvez uma poltrona ou um pequeno sofá para os pais ou um babá. Muitas vezes, no âmbito dos apartamentos da cidade, não é possível organizar um local de dormir separado e uma sala de jogos e estudos para a criança. Portanto, é importante levar em consideração a presença de todos os segmentos necessários para a criança dentro de um pequeno espaço, e mesmo levando em consideração as preferências de cor e textura do menor inquilino.
Todas as crianças adoram cores vivas saturadas e é importante levar em consideração sua presença, mesmo em uma sala pequena, que literalmente implora para ser decorada em tons claros e pastéis. Mas para as crianças é importante não só que o quarto seja prático, mas também interessante, divertido, atraente..
O contrastante interior é uma área infantil. Nossa visão precisa de centros de foco, objetos brilhantes e uma mudança no tom, e para o corpo da criança, esse princípio funciona com força total..
No caso do quarto ser para duas crianças ou adolescentes, a utilização de um beliche pode ser uma excelente forma de poupar espaço. A camada inferior pode ser usada como um sofá instalando um monitor ou TV na parede oposta.