Junípero em paisagismo: variedades, localização e características de cuidado
Arbustos e árvores coníferas são corretamente chamados de achados no projeto de terrenos pessoais e de jardim. A despretensão e durabilidade das plantas permitem que sejam utilizadas por muito tempo nas mais variadas composições. Além disso, a coroa perene enfeita o território durante todo o ano, o que é sem dúvida uma das principais vantagens do zimbro..
Variedades de zimbro no projeto paisagístico
Ao contrário de outras plantas, o zimbro é verdadeiramente versátil. Parece ótimo em uma ampla variedade de estilos de paisagismo. Por isso, é utilizado não só como sebe, mas também para decorar canteiros, relvados e até escorregador alpino. No entanto, muito depende da variedade selecionada, cada uma com suas próprias características individuais. Hoje nos propomos a falar sobre os mais comuns deles, que são ativamente usados na concepção do território..
O zimbro cossaco caracteriza-se por apresentar agulhas escamosas e altura de cerca de 1,5 m, cujos ramos inferiores costumam ser em forma de agulha, o que certamente chama a atenção. Basicamente, esse tipo é escolhido para jardins ornamentais ou gramados, por ser despretensioso de cuidar. Além disso, é ideal para áreas com terrenos difíceis. Já o zimbro fortalece bem o solo em encostas e encostas. As variedades mais populares são “Danúbio Azul”, “Arcádia”, “Glauka” e “Hixie”.
O zimbro da rocha apresenta-se exclusivamente na forma colunar ou cónica. Eles são usados ativamente no projeto de um jardim rochoso e um escorregador alpino. A variedade é mais adequada para isso. “Blue Arrow”, “Moffat Blue” e “Foguete”. Ao mesmo tempo, esta espécie prefere uma área bem iluminada e uma localização distante de lençóis freáticos. Estas são as condições ideais para um bom crescimento do zimbro..
Por sua vez, o zimbro chinês pode ter uma aparência muito diferente. É principalmente uma planta arbórea e sua altura é de 8 a 10 metros. É caracterizada por agulhas escamosas e em forma de agulha de tonalidade dourada, amarela ou verde. É usado principalmente para plantações de jardim ou grupo de pedras. Também existem arbustos anões, cuja altura mal chega aos 30 cm, são mais adequados para relvados e canteiros de flores. Entre as variedades mais populares de zimbro chinês, vale a pena notar “Alpes Azuis”, “Strickta” e “Olympia”. Basicamente, é melhor plantá-los na primavera, pois para o crescimento é necessária uma boa iluminação e proteção contra correntes de ar..
O zimbro médio é representado por um arbusto extenso de grande tamanho. É ideal para decorar caminhos de jardim. Preste atenção à variedade “Ouro Velho”, “Mordigan Gold” de outros.
O zimbro horizontal é um arbusto baixo e rasteiro. Seus ramos parecem colados ao solo e as agulhas são bastante curtas, aciculares ou escamosas. Quanto à cor, pode ser azul-prateado, verde-acinzentado, verde ou azul. Depende do tipo de zimbro. A altura do arbusto é em média 35-40 cm, e a largura pode chegar a 2,5 M. Além disso, notamos que é resistente à geada e tolera perfeitamente o calor e o vento. Portanto, na maioria das vezes a planta é usada para projetar um eco-jardim ou um slide alpino. Variedades populares são “príncipe de Gales”, “Andorra Comacta”, “Lime Glow” e “Chip azul”.
O zimbro escamoso é ideal para ambientes urbanos, por isso é usado principalmente para gramados ou meios-fios. Variedades “Holger”, “Tapete Azul” e “Alegria dos sonhos” – o mais relevante.
Thuja e zimbros em paisagismo
Ao escolher composições de coníferas para o projeto paisagístico, é extremamente importante se familiarizar com sua diversidade de espécies com o máximo de detalhes possível. Isso permitirá que você escolha as plantas mais adequadas que ficarão bem ao seu lado. Por exemplo, o próprio zimbro parece atraente e pode ser o centro de toda a composição. No entanto, os thujas costumam estar adjacentes a ele. Esta combinação será definitivamente uma decoração de paisagismo na área do quintal..
Características da localização e cuidados com o zimbro no projeto paisagístico
Antes de adquirir um zimbro para plantio, é muito importante avaliar corretamente os dados iniciais do seu site. Em primeiro lugar, deve ser espaçoso e bem iluminado pelo sol. Este é um pré-requisito, caso contrário a planta perderá todas as suas propriedades decorativas. A única exceção pode ser o zimbro comum..
A próxima nuance é a distância de pelo menos meio metro entre as plantas. Nesse caso, é necessário escolher a variedade certa de zimbro. Porque cada um deles tem um tamanho e uma taxa de crescimento diferentes. Escolha a melhor opção e só depois poderá plantá-la a uma certa distância com outras plantas. Isso é muito importante, porque, de outra forma, as agulhas podem, com o tempo, bloquear seu acesso aos raios solares. Além disso, os especialistas recomendam evitar a combinação com plantas de baixo crescimento. Talvez o zimbro mais atraente pareça na frente da casa ou em torno de seu perímetro. Ou seja, o resultado será uma cobertura.
Observação: um zimbro não deve ser plantado próximo a uma árvore frutífera. Com o tempo, eles enfraquecem e a ferrugem característica pode aparecer nas frutas..
E, claro, você deve prestar atenção à combinação de cores. As variedades de zimbro são completamente diferentes em cores, variando do verde claro ao azul acinzentado. Com base nisso, você pode escolher um recheio harmonioso para o canteiro de flores..
Apesar da popularidade do zimbro no design paisagístico, ele pode trazer não apenas benefícios, mas também danos. Sem dúvida, muito depende da sua variedade, localização e proximidade com outras plantas. Portanto, estude suas características, escolha a opção certa para sua casa de verão, e então o zimbro será um dos elementos mais brilhantes e insubstituíveis do paisagismo.