Astilba no projeto paisagístico: variedades e características de cuidado
A cada ano, mais e mais atenção é dada ao projeto paisagístico. Com sua ajuda, o território se transforma além do reconhecimento. E tudo isso é mérito de várias plantas que você pode até cultivar por conta própria. Hoje nos propomos a falar sobre as características do cuidado e criação da astilba. Esta é uma planta maravilhosa que os paisagistas costumam usar em seus trabalhos..
Características de astilba no projeto paisagístico
A astilba perene com uma floração verdadeiramente bela tem folhagem exuberante com grandes inflorescências em forma de panícula de diferentes tons. As cores mais comuns são vermelho, branco, lilás, rosa e bordô. Na maioria das vezes, esta planta é cultivada em grupos em gramados. Além disso, astilba se sente bem perto de corpos d’água, mas apenas sob as árvores. Portanto, eles são combinados principalmente com plantas que amam a umidade e tolerantes à sombra em uma composição. Isso inclui samambaias, aquilegia e outros.
Quanto à floração, as folhas de astilba florescem em maio. Nesse caso, a rebrota dos brotos começa no final de abril e a floração propriamente dita no final de junho. As variedades de floração tardia podem ocorrer até mesmo na segunda quinzena de agosto. Mas, em geral, acredita-se que a floração da astilba é bastante longa. Uma vez que dura principalmente de julho a agosto. Freqüentemente, durante este período, as flores são cortadas para secar para os buquês decorativos de inverno. Eles parecem luxuosos no interior e criam uma sensação de aconchego..
Astilba em paisagismo: as variedades mais populares para o jardim
Em condições naturais, existem cerca de 30 tipos de astilba. Os criadores criaram muitas variedades e híbridos diferentes que diferem não apenas na cor, mas também na duração da floração ou no tamanho. No projeto paisagístico, as variedades de rosa e lilás são usadas principalmente. Mas também não é incomum ver astilba creme ou branca..
Astilba Arends
Esta variedade distingue-se por inflorescências muito brilhantes de tons amarelo-branco e vermelho-rosa. Além disso, as inflorescências são paniculadas. Ou seja, os ramos com ramificação em ângulo agudo partem da base e afinam em direção ao ápice. Eles são bastante volumosos e muitas vezes ocupam o centro de toda a composição..
Astilba Thunberg
Esta variedade é caracterizada por uma forma inclinada particularmente interessante das inflorescências. Ou seja, eles se parecem visualmente com arcos suspensos. Isso ocorre em detrimento da flexibilidade. Quanto à cor, o astilbe desta variedade apresenta principalmente tonalidades branco-amareladas ou rosa claro..
Astilba japonesa
As inflorescências de floração precoce desta variedade são incrivelmente bonitas. Eles são principalmente brancos ou rosa..
Astilba: opções de combinação com outras plantas no paisagismo
A alta astilba parece bastante impressionante não apenas entre as plantações que consistem em diferentes variedades. Cada vez mais, ele é combinado com outras flores e arbustos, o que permite adicionar um toque de experimento ao design. Porém, é importante levar em consideração todas as nuances e características aqui para que as plantas fiquem confortáveis nas condições que você escolher. Astilbes parece mais interessante em combinação com hospedeiros. Basicamente, eles têm folhas bastante brilhantes e grandes. Portanto, eles se complementam perfeitamente, criando uma composição interessante..
Por sua vez, o zimbro também pode coexistir perfeitamente com astilba. Parece refinado, brilhante, e é por isso que muitas vezes é o principal elemento da composição. Apesar de astilba, neste caso, estar em segundo plano, não parece menos atraente. Para decorar o projeto paisagístico, muitas vezes é plantado junto com samambaias, daylilies ou gerânios. Uma combinação interessante e atípica no jardim de astilba com lírios do vale, tulipas, rododendros e açafrões.
Freqüentemente, esta planta pode ser vista na sombra da copa de uma grande árvore conífera ou caducifólia. Assim, acaba diluindo os verdes das plantas que amam a sombra com belas inflorescências. Neste caso, o astilba será talvez a melhor solução para paisagismo ou decoração de jardins..
Em geral, podemos dizer que astilba será adequado em qualquer jardim de flores. O fato é que ele é versátil e ótimo não apenas para a primeira linha de uma composição, mas também para o meio ou fundo de um design. Ao escolher plantas de baixo crescimento, é melhor usá-las para decorar um slide alpino. Além disso, eles são adequados para gramados e meios-fios de canteiros de flores. Por sua vez, as variedades altas são a solução ideal para uma sebe verde. E, claro, essas flores ficam lindas ao longo dos caminhos, em grupos ou individualmente..
As nuances do cultivo de astilba
Antes de comprar esta planta, certifique-se de estudar as nuances e características do cultivo. Como mencionado acima, o astilbe adora sombra, por isso não deve ser plantado em locais excessivamente ensolarados. Caso contrário, a floração será reduzida para duas semanas e as flores em si provavelmente murcharão ao sol. Se não houver outra opção no território, preste atenção às opções especiais adaptadas para esta variedade. Entre elas, a anã chinesa astilba merece destaque, assim como variedades como Frida Klapp ou Diamant..
A próxima coisa a observar é a quantidade de umidade. Se estiver decorando seu jardim em uma área árida, certifique-se de cuidar da rega. Em alguns casos, isso deve ser feito diariamente para manter a aparência da planta atraente. Claro, o melhor lugar para ela seria o litoral e os corpos d’água. Uma alternativa pode ser um riacho ou mesmo um lago artificial. Curiosamente, mesmo áreas úmidas com umidade excessiva são mais adequadas para astilbe..
Astilba é considerada uma das melhores plantas com flores que não requer muitos cuidados. Ela é capaz de resistir à geada, enquanto permanece em campo aberto. É por isso que é especialmente popular entre paisagistas e apenas amadores..