Portas de enrolar: o que você precisa saber sobre elas …
As portas de enrolar são uma inovação moderna cujo objetivo principal é a economia de espaço, e somente então, para fins decorativos. O problema da falta de metros quadrados é agora encontrado com muita frequência – nem todos podem pagar por moradias espaçosas. Portanto, cada vez mais frequentemente existem vários «truques», para de alguma forma tornar a vida mais fácil em pequenos apartamentos.
Embora não seja necessário que as portas de correr sejam utilizadas apenas em espaços pequenos, também ficam bem em espaços amplos. As portas de enrolar são elegantes, bonitas e incomuns.
Os benefícios das portas deslizantes
1. Economizando espaço
Quando aberta, a porta de correr não ocupa um canto inteiro, apenas necessita de um pequeno espaço livre ao longo da parede, ligeiramente maior do que a própria porta. Ao mesmo tempo, ao organizar os móveis, você não precisa deixar espaço livre para que a porta possa abrir.
2. A maçaneta da porta não estragará as paredes
Este é um fato muito desagradável que geralmente ocorre quando a maçaneta de uma porta, apoiada em uma parede, estraga primeiro o papel de parede, depois a própria parede..
3. Elegância
O exterior das portas de correr cria uma atmosfera invulgar e interessante, o interior torna-se elegante e sofisticado.
4. Segurança
Caminhando no escuro, você não corre o risco de esbarrar em uma porta aberta e se machucar. E também, em uma corrente de ar, a porta não se fechará por si mesma e não prejudicará aquele que «puro acaso» estava na porta, isso é especialmente importante se houver crianças pequenas em casa. E mesmo com uma batida, a mesma maçaneta pode estragar seriamente a parede ou o vidro da própria porta pode quebrar. Extremamente difícil de apertar os dedos, mais uma vez seguro para crianças. Muitas vezes acontece que uma pessoa abre a porta (de si mesma), enquanto a outra está do outro lado e pode se ferir ao abrir a porta. Com um sistema deslizante, essa probabilidade é excluída..
Desvantagens das portas deslizantes
1. Baixo isolamento
Isso se aplica a sons, calor e cheiros. O fato é que há espaço livre entre a moldura da porta e a folha da porta para que a porta possa «cavalgar» vai e volta. Esta característica do projeto leva a um isolamento deficiente. A exceção é a porta rotativa e a porta do compartimento, cuja moldura é montada no interior da parede. (Falaremos sobre os tipos de portas um pouco mais tarde).
2. Preço
Obviamente, os preços das portas de correr são ligeiramente mais elevados do que as portas de vaivém. Isso se deve a razões naturais e às vantagens mencionadas. A instalação e os encaixes das portas nos rolos também são superiores. Além disso, alças e fechaduras comuns não são adequadas para eles..
Agora vamos falar separadamente sobre a confiabilidade das portas deslizantes. Alguém os considera menos confiáveis do que os swing. Outros, ao contrário, percebem sua força. Para ser sincero, muito depende da qualidade da folha da porta, ou seja, qualquer porta pode ser boa ou má. Além disso, é importante como a porta é instalada, se é um mecanismo de alta qualidade e foi instalado corretamente, então a conclusão é óbvia.
Dois tipos de instalação do mecanismo da porta em rolos
1. Ao longo da parede
Uma madeira é fixada na parede. Além disso, um guia de mecanismo deslizante é instalado nele (os rolos se movem ao longo dele). Os roletes são fixados na extremidade da porta (superior) por meio de um suporte especial. Para proteger a porta de vibrações na área da extremidade inferior, é feita uma ranhura para uma bandeira-guia que, de fato, segura a porta. Em seguida, a porta e a guia são cortadas com platibandas e extensões.
Excelente economia de espaço ao abrir a porta ao longo da parede
Com esta opção de instalação, obtemos baixo isolamento acústico e térmico, bem como pouco estanqueidade..
2. Dentro da parede
Aqui, o suporte fica escondido dentro de uma parede falsa ou de uma parede de drywall. Para esta instalação é necessária uma remodelação, ou seja, é necessário fazer uma ranhura em U na parede. É muito mais fácil instalar a ranhura necessária se você estiver construindo uma nova parede. A porta oculta também pode ser instalada em uma estrutura de metal acabada, este é um estojo ou um cassete. Eles são instalados primeiro na parede e, em seguida, gesso ou drywall são aplicados. E não se esqueça que tal porta fica escondida na parede, portanto, é necessário pensar sobre a posição correta da maçaneta.
A abertura na parede não só economiza espaço, mas também contribui para uma maior estanqueidade
Esta opção pressupõe um excelente isolamento acústico e térmico, uma vez que a folha da porta está bem ligada à abertura, daí o aperto.
Agora, vamos examinar mais de perto os tipos de portas deslizantes..
Visualizações
1. Portas deslizantes
Este tipo de porta de enrolar tem dimensões padrão. Ao contrário das portas de guarda-roupa do mesmo tipo, não são tão finas e leves, devido à sua finalidade. A maçaneta e a fechadura são diferentes das da porta de vaivém. Pode haver uma folha ou duas. O mecanismo envolve movimento ao longo da parede ou para dentro.
2. Portas rotativas
Muitas pessoas chamam essas portas «compromisso» entre as portas de correr e de batente. Ao abrir, a folha da porta gira ligeiramente, tornando-se perpendicular à abertura, e desloca-se para o lado, tanto para a direita como para a esquerda. Em comparação com uma porta rotativa convencional, ocupa metade do espaço aberto. Além disso, este tipo de porta sobre rolos apresenta boa estanqueidade e isolamento acústico, já que existe uma vedação especial em todo o perímetro da folha da porta..
3. Portas dobráveis (acordeão, livro)
Essas portas têm dois (livro) ou mais (acordeão) elementos, que são conectados por dobradiças móveis. A extremidade superior ou inferior é equipada com roletes que se movem ao longo de uma guia. Uma vantagem especial de uma porta sanfonada é que não necessita de espaço adicional ao ser aberta, devido ao fato de que suas folhas se dobram para baixo. Esta opção de portas é perfeita tanto como portas interiores, como também para roupeiros ou arrumos..
Observação
A escolha da porta também é influenciada pelo método de fixação, a saber: superior ou inferior
– Superior (suspenso). Existem dois carros com rodízios, um trilho superior e um travão (travão) para travar a porta. Não há fixação na parte inferior, o que facilita visualmente o design. Além disso, não há possibilidade de objetos em excesso entrarem nos trilhos, o que faria com que a teia emperrasse. Porém, com esse método de fixação, sempre há uma folga, ou seja, a porta balança, pois nada a sustenta por baixo. Claro, você pode instalar uma bandeira guia especial no chão, isso reduzirá um pouco a oscilação da porta.
– Inferior (piso). A tela com a ajuda de rolos se move ao longo dos trilhos fixados no chão. Também deve haver um trilho superior que apoiará a porta. Ou seja, a construção do piso garante estabilidade. É verdade que o trilho, que estará no chão, sempre receberá poeira, quaisquer objetos e assim por diante..
Escolhendo para nós mesmos …
Regra geral, a mesma folha da porta pode ser utilizada como pivô e como estrutura de correr. A única diferença é o mecanismo de fixação. Isso sugere que os mesmos materiais e decoração estão disponíveis para portas de batente e de correr. Ou seja, não há classificação de material separada para portas de enrolar. Eles podem ser, como swing, painel ou apainelado. Para a sua fabricação, valiosos tipos de madeira também são usados, como aglomerado, MDF, laminação, coníferas sólidas; pode ser colado com um pano, trança, com uma inserção de vidro adicional ou sem, e assim por diante.
-
Portas de correr elegantes com inserções de vidro
-
Combinação harmoniosa da porta com o design geral
-
Aconchegante e confortável em qualquer ambiente
-
A facilidade de operação torna as portas deslizantes mais populares
-
O design pode até ser inimaginável
AnteriorPróximo12345
Como reforçar uma parede para uma porta deslizante
Ao instalar uma porta sobre rodízios, deve-se ter em mente que se a parede for de gesso cartonado ou bloco de espuma, isso dificulta um pouco o processo. O fato é que esse tipo de parede não é forte o suficiente para instalar tais estruturas nelas. Para resolver este problema, é necessário utilizar um determinado elemento embutido que irá desempenhar o papel de um suporte de apoio e, assim, fortalecer a parede. Pode ser um trilho de metal ou uma barra de madeira. É melhor, claro, usar um estojo especial, que tenha espessura mínima e alta resistência..
Algumas palavras sobre a moldura da porta …
Muitas pessoas temem que as portas de correr não encaixem no interior devido à moldura. O fato é que o acabamento pode ser qualquer, combinando com qualquer estilo e design. Portanto, não haverá absolutamente nenhum problema com isso. Porque quando a caixa é instalada, as juntas são fechadas com platibandas, que podem ser acabadas, por exemplo, com valioso folheado de madeira e assim por diante. A decoração é selecionada de acordo com a própria porta e o ambiente. Quanto às portas de vidro, utiliza-se uma abertura de alumínio, os perfis podem ser anodizados ou pintados com esmalte. Claro, você não pode enquadrar a abertura, apenas gesso e, em seguida, massa e papel de parede ou pintar. Sabor e cor, como se costuma dizer.