Móveis de estilo contemporâneo para todos os gostos
O estilo moderno é o máximo de luz e espaço, é funcionalidade e racionalismo, são ideias originais concretizadas com a ajuda de materiais ultramodernos, é um mobiliário bonito e prático. O interior moderno é pragmático e organizado, mas original e aconchegante. E o mobiliário para tal projeto de instalações deve ser selecionado de forma adequada – confortável e funcional, amplo, mas não dominante no espaço, apresentável, mas ao mesmo tempo universal para uma combinação bem-sucedida com qualquer decoração do quarto, capaz de se integrar harmoniosamente sob mudanças no interior.
Escolher o mobiliário certo não é fácil, mas se você priorizar a simplicidade da forma, os tons naturais e neutros e as funções tradicionais, você pode criar um design de ambiente que não precisará de um upgrade por muitos anos..
O estilo moderno é um conceito de design de espaço prático e estético, incorporando elementos de várias direções estilísticas. Os seguintes estilos influenciaram a formação da estilística moderna:
- minimalismo;
- alta tecnologia;
- estilo ecológico;
- construtivismo;
- arte pop;
- ecletismo.
Minimalismo com seu lema «menos é melhor» tornou-se um dos estilos fundamentais para a formação de interiores modernos. Mas, é claro, não estamos lidando com um ambiente minimalista em sua forma mais pura. O estilo moderno gosta tanto de espaço e liberdade, linhas rígidas e formas claras, uma abordagem prática em termos de equipar os quartos com mobiliário. Mas a decoração não é estranha aos projetos de design moderno. Mesmo que a decoração tenha um fundo funcional, não cessa de decorar o ambiente a partir deste. O interior moderno é mais aconchegante e confortável do que o design minimalista das instalações, sendo conveniente tanto para as famílias quanto para os convidados em sua casa ou apartamento..
O minimalismo trouxe vários motivos principais para o estilo moderno:
- um conjunto mínimo de móveis, mas com uma prioridade invariável na qualidade e no conforto dos modelos selecionados;
- quase não há decoração nos móveis – fachadas rígidas e lisas de móveis de gabinete e soluções simples e lacônicas para móveis estofados, mesas e cadeiras;
- cores favoritas do minimalismo – todos os tons de cinza, preto e branco são frequentemente usados em interiores modernos. Os tons de aveia e areia diluem-se;
- no que diz respeito aos móveis de gabinete, o minimalismo é inexorável – deve haver apenas o suficiente para fornecer o número necessário de sistemas de armazenamento, deve ocupar o mínimo de espaço possível e em nenhum caso criar uma sensação de solidez do conjunto de móveis.
A partir de alta tecnologia o estilista moderno herdou o uso de materiais super progressivos combinados com uma decoração minimalista e um amor por formas rígidas. A paleta de cores é principalmente monocromática – branco, cinza, metálico, muitas superfícies espelhadas e cromadas. Para o estilo high-tech, os protagonistas do interior são sempre eletrodomésticos, equipamentos de áudio e vídeo. Se falamos da sala de estar, então numa aliança com uma enorme TV na parede, um sofá transformador ou soluções modulares para organizar uma área de estar macia, uma mesa de centro sobre pés de metal brilhantes e com tampo de vidro ou espelhado são perfeitos . Móveis de gabinete geralmente são representados por fachadas lisas de objetos modulares – pequenos armários que podem ser distribuídos aleatoriamente no espaço ou compor algum tipo de composição na área da zona de vídeo.
A alta tecnologia dá as boas-vindas à experimentação – não tenha medo de combinar metal e vidro, madeira e couro artificial, plástico transparente e concreto. E não se esqueça dos principais motivos – alta capacidade de fabricação, máxima funcionalidade e confiabilidade do ambiente..
Construtivismo trouxe o máximo de funcionalidade em combinação com a aparente simplicidade para direções estilísticas modernas. Na verdade, para os amantes do design moderno, nada melhor do que formas simples e superfícies monocromáticas. Móveis em uma estrutura feita de tubos de aço dobrados ou não pintados, madeira deliberadamente áspera, os estofos dos móveis são apenas monocromáticos, um mínimo de decoração e sem flores e até padrões geométricos em tecidos. Luz, do ponto de vista estético, móveis sobre um fundo claro em uma sala com muita luz – a chave para o sucesso do design moderno.
Arte pop traz suas características para a formação de um estilo moderno e, consequentemente, para a criação de coleções de móveis. Não apenas cores ricas ou o uso de quadrinhos, combinações de ácidos, plástico brilhante e vidro trarão variedade à paleta neutra de interiores modernos. Os materiais modernos baratos também podem ser práticos e ao mesmo tempo ter uma aparência atraente, fresca e original..
Estilo ecológico no design moderno se reflete no uso de materiais naturais para a execução de móveis de design. Tons naturais nos móveis, estofados, desenho têxtil da área de lazer – tudo contribui para criar um ambiente não só próximo da naturalidade, mas também dando ao ambiente o maior conforto e aconchego.
Do estilo ecletismo a tendência moderna de decoração de interiores herdou o próprio princípio de misturar várias ideias e conceitos. Ao misturar estilos, é importante não esquecer que todos os motivos devem se complementar organicamente, e não competir em superioridade e ofuscar uns aos outros. Um equilíbrio harmonioso de integração de ideias de um estilo particular em um conceito moderno é a chave para o sucesso na criação de um interior original, arrojado, mas ao mesmo tempo prático e confortável que irá agradar não apenas aos proprietários, mas também aos seus hóspedes, se trata-se de decorar salas de estar e cantinas.
Estilo contemporâneo de móveis de sala de estar
Mobiliário moderno para quem valoriza consistência, conforto e praticidade, mas não alheio à experimentação, ousada e original. Muitos fabricantes estão tentando encontrar opções de montagem únicas que permitam que as soluções tradicionais atuem de uma nova forma, transformando o interior, tornando-o mais moderno, o que significa confortável, mas original.
Móveis estofados – formamos uma área de lazer
Em projetos de design moderno, muitas vezes você pode encontrar opções de design para uma sala de estar, na qual um sofá atua como a única peça central do mobiliário estofado. Via de regra, é representado por modelos de modificações em grande escala, muitas vezes angulares, ou montados a partir de grandes módulos de composições para uma localização confortável em um círculo familiar ou para encontros com amigos..
Não é incomum encontrar grandes sofás de canto brancos em salas de estar modernas. Graças aos tons claros do estofamento, a escala do modelo não é surpreendente. Do ponto de vista da facilidade de manutenção, é preferível dar preferência ao estofamento em couro quando se trata de móveis estofados de cores claras.
Móveis estofados que envolvem literalmente a pessoa sentada com o seu conforto, sofás e poltronas em que praticamente se pode cair são elementos frequentes para criar um espaço de relaxamento. Dependendo da paleta de decoração da sala escolhida, esses móveis podem ser leves, neutros (se localizados contra o fundo de um realce, parede clara) ou, ao contrário, atuar como um centro focal colorido da sala e ter um estofamento muito claro ..
Via de regra, para decorar a área macia de uma sala moderna, são utilizados móveis em cores claras e neutras, com estofamento sem estampas e ornamentos. Mas para dar variedade de cores e um humor positivo ao interior com um acabamento leve, móveis claros e coloridos são perfeitos. Desempenhará perfeitamente suas funções principais e ao mesmo tempo poderá se tornar um destaque do design..
Dos estilos de decoração de interiores tradicionais, o amor pela simetria chegou à estética moderna. Os projetos de design moderno devem-se à combinação dos pares de poltronas, sofás e mesinhas com os estilos moderno e neoclássico. Duas poltronas idênticas junto à lareira ou um par de sofás frente a frente trazem mais do que simetria. Mas também organização e até pragmatismo no interior moderno da sala.
O uso de móveis sem moldura é uma das tendências da atualidade. Poltronas e sofás. Capazes de adquirirem a forma do corpo, não só permitem sentar-se confortavelmente na zona de lazer da sala, mas também trazem um elemento de originalidade, frescura de design com a sua estética..
Freqüentemente, em uma sala de estar moderna, a ilha não é uma mesa de centro tradicional para a maioria dos designers e proprietários, mas uma mistura de uma grande mesa e um pufe macio. Como regra, esses modelos são feitos com estofamento de couro, mas outros tipos de materiais também podem ser usados..
Sistemas de armazenamento – em busca de soluções sustentáveis
Os tempos do espaço pós-soviético, quando a maioria de nossos compatriotas sonhava com um belo e espaçoso «muro» para o registro de um quarto familiar comum, passou irrevogavelmente. Nos interiores modernos, não sobrou nenhum vestígio de mobiliário de salão, tradicional para o nosso país. Formas simples e claras de prateleiras abertas ou frentes de armários elegantes – a base do conceito de sistemas de armazenamento em salas de estar, escritórios e bibliotecas.
Dependendo de quais itens domésticos você vai armazenar na sala de estar, você pode escolher opções de móveis de gabinete. Para colecionáveis, discos e livros, prateleiras abertas são mais adequadas, menos frequentemente vitrines com portas lisas de vidro. Para o resto, você pode usar com segurança fachadas suaves, muitas vezes até imperceptíveis, de pequenos módulos de gabinete.
Em interiores modernos, muitas vezes você pode encontrar o uso de sistemas de armazenamento como partições interiores. Estantes de livros ou prateleiras simplesmente abertas podem ser fixadas em divisórias de tela compactas. Além disso, a partir de módulos-gabinetes separados de pequenos tamanhos, pode ser feita uma composição que divide o espaço.
Móveis de sala de jantar em estilo moderno
O interior moderno da sala de jantar é prático, projetado em uma concha atraente com o menor custo de recursos. Formas austeras, cores sólidas, com foco no conforto para criar um ambiente acolhedor, mas não pretensioso para uma refeição ou jantar em família.
Os modelos de móveis de designers modernos parecem muito leves, mas ao mesmo tempo duráveis e confiáveis. Não há dúvida de que todas as regras ergonômicas para o design de mesas e cadeiras, cadeirinhas e estandes são cumpridas. Outra característica da execução de móveis em estilo moderno é a combinação de materiais que se diferenciam em textura, cor e suas propriedades tecnológicas..
Para decorar o interior de uma sala de jantar, existem muitas opções para utilizar um estilo moderno na decoração. Ecos do estilo ecológico trazem seus próprios ajustes à formação do design moderno e aqui vemos uma mesa de madeira com superfícies recortadas na sala de jantar, cercada por assentos em uma seleção bastante eclética.
Quarto com móveis modernos – um reduto de tranquilidade e relaxamento
Apesar de o acesso ao quarto estar aberto apenas aos proprietários de um apartamento ou de uma casa privada, neste quarto privado os motivos do construtivismo não enfraquecem a sua influência na formação de um interior moderno. O local de dormir é projetado de acordo com formas rígidas e linhas claras. Simplicidade e praticidade são as principais prioridades, deixando a decoração para trás.
Uma das opções de design mais harmoniosas para uma divisão, em que acima de tudo é a criação de um ambiente calmo e tranquilo – a utilização de linhas suaves e tons claros na escolha dos móveis. Uma estrutura de cama com estofamento macio, mesas de cabeceira arredondadas, sem cantos agudos e pontos de cores brilhantes – tudo contribui para criar uma atmosfera relaxante.