Camas em um interior moderno – muitas ideias inspiradoras
Em qualquer quarto, a cama não é apenas a peça principal do mobiliário, mas também o ponto focal do espaço. É em torno da cama que se constrói todo o conceito de design do quarto para dormir e descansar. O interior do quarto depende muito de como a cama vai ficar, e nosso bem-estar, a qualidade do sono e, portanto, o estado de saúde depende diretamente de como ela desempenha sua funcionalidade. Um sono saudável e profundo também ajudará a garantir uma pausa no quarto – uma paleta neutra e calma, tecidos agradáveis, móveis confortáveis e de alta qualidade. É à aquisição do móvel central para quarto que esta publicação se dedicará..
Considerando que passamos um terço de nossas vidas sonhando, é preciso abordar a escolha do tema principal para garantir um sono profundo e profundo com toda a seriedade. Você pode economizar dinheiro em outras peças de mobiliário, decoração e até decoração do quarto, mas para um bom descanso você precisa de uma boa cama. Vamos falar mais detalhadamente sobre quais são os critérios para a escolha de uma vaga.
Projeto da cama – características de escolha
Armação de cama
Simplificando, a estrutura da cama consiste em uma estrutura e uma base sobre a qual o colchão é instalado. Convencionalmente, todas as estruturas existentes podem ser divididas em dois tipos:
Se a cama for projetada de acordo com o segundo tipo de estrutura, então, como regra, ela está localizada em quatro pernas (às vezes rodízios, paredes laterais, estruturas adicionais como um pódio ou plataforma).
Qual das opções de sua preferência depende de você. Na verdade, as características de design da cama não são tão importantes quanto o fabricante, o material e o cuidado de mão de obra. Se falamos de estatísticas, então as pernas das camas quebram com mais frequência do que as costas, mas isso não é um valor absoluto.
Além do design, o material do qual a estrutura da cama é feita é de grande importância. Os dormitórios feitos de metal e madeira maciça são a opção mais confiável e durável.
Camas feitas de MDF e placa de fibra mostram-se menos confiáveis. Os problemas mais comuns com essas estruturas são rachaduras nos pontos de fixação, devido às quais os móveis se soltam e começam a ranger. Se a estrutura do cais for de aglomerado, esses problemas durante a operação surgirão ainda mais cedo. As camas de aglomerado são as mais baratas, mas esses móveis não duram muito..
Base de cama
A estrutura da cama é responsável pela solidez da estrutura de suporte, mas a qualidade do seu sono dependerá diretamente da escolha da base e do colchão. A base pode ser denominada estrutura ou treliça, que é fixada na estrutura da cama e serve de suporte para o colchão (a escolha é uma questão para uma publicação separada). A estrutura da cama pode ser em metal, madeira ou aglomerado. As lamelas são instaladas na moldura (às vezes são chamadas de armadura), que são feitas de madeira ou plástico – esses elementos estruturais devem dobrar. Deve haver tantas lâminas quanto possível, a vida útil da cama depende diretamente de seu número. A distância entre as ripas não deve exceder a largura das próprias ripas. Para uma cama de casal, o número de ripas igual a 30 é considerado normal (mas melhor – mais), para uma cama de solteiro para dormir – respectivamente, a metade.
Entre as características de design das camas, destaca-se também a existência de modelos com base elevatória (mecanismo gas-lift). Subindo suavemente, a base dá acesso ao amplo sistema de armazenamento criado pela estrutura da cama. A grande gaveta pode ser usada para armazenar cobertores sazonais ou jogos de cama extras. Mas tais mecanismos também têm desvantagens – a base da cama, neste caso, não é ventilada, o que significa que a parte inferior do colchão também é privada de ar..
Problemas de ventilação semelhantes ocorrem com camas com gavetas localizadas na parte inferior da estrutura da cama. A escolha de camas com elevadores ou gavetas só faz sentido se houver uma verdadeira escassez de espaço de armazenamento. Caso contrário, é melhor renunciar aos sistemas de armazenamento adicionais em favor de uma vida muito mais longa do seu colchão..
Cabeceiras de cama
Camas sem cabeceira raramente são encontradas em interiores modernos, pois sem este importante atributo, o lugar para dormir é bastante inconveniente. Uma exceção é a opção quando a cama é instalada contra a parede, que é decorada com painéis de tecido macio..
A cabeceira posterior atua não apenas como um suporte para a pessoa que está descansando na cama, mas também serve para relaxar. Este elemento de cama é obrigatório para quem gosta de ler antes de se deitar ou ver televisão. Dos óculos feng shui, a cabeceira da cama é necessária para a sensação de segurança de quem está deitado na cama ou reclinado em um livro. Este atributo da peça central de mobília em qualquer quarto dá uma sensação de calma e confiabilidade..
Ferro forjado e cabeceiras de ripas não são confortáveis o suficiente para quem gosta de ler antes de dormir, mas um conjunto adicional de travesseiros planos ajudará a resolver esse problema..
Escolher uma cama ao seu gosto e para o interior do quarto
Camas estofadas
A tendência moderna no design de camas sugere que não seja apenas uma peça de mobiliário para dormir e relaxar, mas também um objeto bonito, prático e ao mesmo tempo seguro do seu mobiliário. As camas estofadas tornaram-se populares precisamente devido à presença de todas as qualidades acima..
Não só as famílias com filhos pequenos, que correm para o quarto dos pais, derrubando todos os cantos, se apaixonam por esses móveis. Uma cama com forro em todo o perímetro parece apresentável, como se convidasse o proprietário a mergulhar no abraço suave do sono e relaxamento.
Para quartos de crianças e quartos para adolescentes, camas macias podem se tornar não apenas uma peça de mobiliário segura, mas também uma decoração de interior. O estofamento claro da cama pode se tornar um destaque no design, traga esta peça de mobiliário já importante para o primeiro plano.
Via de regra, o enchimento PPU fica escondido sob o estofamento das camas – é inofensivo e hipoalergênico. O estofamento exuberante da cama de casal confere não apenas ao móvel em si uma aparência mais luxuosa, mas também transforma todo o design do quarto, tornando-o mais impressionante, respeitável.
Camas de ferro forjado em um interior moderno
Agora é difícil dizer exatamente quando os primeiros produtos forjados apareceram. Apesar da abundância de materiais para fazer móveis, as camas de metal são populares até hoje. Tendo percorrido um longo caminho em dezenas de séculos, o forjamento tornou-se uma forma multifacetada e habilidosa de fazer não apenas uma peça de mobiliário forte e durável, mas também uma decoração real de um interior moderno..
Mesmo peças de mobiliário sólidas e impressionantes como camas de casal podem parecer arejadas, sem peso, graças à execução habilidosa de detalhes forjados. A variedade de possibilidades em uma embarcação, como a forja, permite que você encontre o modelo de cama certo para uma variedade de estilos de interior – do clássico ao moderno..
Interiores rústicos, ou estilo country, toleram com sucesso a integração de móveis de ferro forjado. Uma cama de metal pintada de branco ficará harmoniosamente no estilo provençal e em um quarto decorado em um estilo chique gasto.
A clássica cama de madeira maciça está sempre na moda
Não importa quanto tempo tenha passado, não importa quais novos materiais apareçam para a fabricação de móveis, a madeira maciça continuará popular, em demanda e um dos materiais mais confiáveis. Uma cama de madeira maciça é em si uma decoração do quarto, e se a comitiva apropriada for selecionada para ela, o quarto se torna um lugar de culto na casa..
É difícil imaginar um interior clássico sem uma cama de madeira maciça, com pernas esculpidas e uma cabeceira decorada com esculturas. A peça central do móvel de quarto em madeira maciça não só será uma decoração harmoniosa e sustentável para o seu interior, mas também um excelente investimento para os próximos anos..
Uma cama de madeira natural pode se tornar um ponto focal não apenas para um quarto clássico. Produtos de madeira sem decoração excessiva são integrados com muito sucesso no interior moderno..
Normalmente uma cama de madeira não é pintada, mas sim coberta com vernizes de proteção para demonstrar a tonalidade natural do material. Mas também existem modelos de camas feitos de madeira e pintados de uma cor viva. Essa coloração colorida do local de dormir permite que ele se torne o centro focal do quarto, para capturar toda a atenção de quem entra no quarto..
Cama de dossel – tradições esquecidas em um interior moderno
Nos tempos antigos, o dossel foi inventado como um meio de se manter aquecido – era feito de tecido denso e na maioria dos casos tinha um forro grosso. O dossel foi montado em quatro ripas, que podem ser de madeira ou metal. Hoje em dia, o dossel desempenha um papel mais decorativo, é feito de tecidos finos e arejados, via de regra, tecidos de tule.
De acordo com a configuração, as camas com possibilidade de utilização de dossel vêm com ripas que são fixadas na estrutura da cama e uma estrutura integral de berço localizado em uma plataforma ou base, na qual são montadas as ripas de suporte da capota.
No interior moderno do quarto, um modelo de cama com ripas para instalação de um dossel pode ser utilizado harmoniosamente na ausência deste último. Postes altos projetados para suportar tecidos podem simplesmente fazer parte da decoração da cama, características de design.
Camas suspensas – uma nova palavra no design de quartos
A moda das camas suspensas veio das ilhas asiáticas, onde esses móveis são o entourage usual de bangalôs e vilas na costa oceânica, destinados ao relaxamento. Em países quentes, as camas suspensas podem ser instaladas em um terraço ao ar livre ou sob um dossel para um assento relaxante ao ar livre. Na verdade, até mesmo o menor movimento da cama leva a um movimento leve e moderado que pode acalmar até mesmo as pessoas com insônia..
As camas suspensas são duplas ou individuais, retangulares e redondas, com ou sem laterais. Na maioria das vezes, existem bases retangulares maciças com um colchão suficientemente alto colocado sobre elas. A base da cama é fixada ao teto com quatro correntes ou cordas grossas de juta (com âncoras). A cama está instalada, ou melhor, suspensa no centro do quarto ou mais próxima de uma das paredes, mas não fechada (deve-se deixar uma margem na distância das paredes e demais móveis para balançar).
Em alguns interiores, uma imitação de uma cama suspensa é usada. O produto na verdade fica sobre pernas que estão escondidas nas profundezas e, portanto, parece que a cama está pendurada. Alguns modelos são montados em um lado da parede e o outro lado é suspenso no teto. A instalação de qualquer modelo de cama suspensa (exceto para imitação) requer cálculos sérios – nem todo teto é capaz de suportar o peso da cama junto com pessoas deitadas ou uma pessoa.
Camas com uma saliência na base
Esses modelos são muito convenientes para o correto funcionamento do berço. Sentando-se na borda firme da base da cama, você protege o colchão de cargas locais constantes (que ocorrem inevitavelmente ao pousar no colchão) e estende sua vida útil. Considerando que os colchões ortopédicos muitas vezes são mais caros do que a própria cama, esse aspecto pode ser um ponto fundamental na escolha de um modelo de cama..
Várias formas originais de decorar a cabeceira da cama
Mesmo que sua cama seja o modelo mais simples, você pode se concentrar na peça central e mais importante do móvel na sala de dormir e relaxamento com a ajuda de uma abordagem criativa para o design da cabeceira. Por exemplo, com a ajuda de têxteis, você pode implementar muitas opções para decorar a cabeceira de uma cama – de uma parede macia a labrequins feitos de tecido que foi usado para decorar aberturas de janelas.
Um quarto em estilo country ou étnico será decorado com uma cabeceira de madeira quase sem tratamento. Tábuas lascadas ou toras com buracos de minhoca adicionarão brutalidade ao ambiente, até mesmo alguma rusticidade primitiva..
A cabeceira de madeira pintada, como se envelhecida, pode também trazer um elemento de surpresa ao interior do quarto, mas também torná-lo mais único, personalizado..
Um painel colorido ou uma obra de arte colorida podem não só chamar a atenção para a área onde a cama está localizada, mas também diversificar a paleta de cores do quarto.
Galhos de árvores, troncos, cascas e muito mais são usados por designers modernos para incorporar seus pensamentos e fantasias no campo da decoração de camas. Não terá de duvidar da originalidade não só da sua cama, mas também de todo o interior, ao adquirir um modelo de cama de designer, decorado com um estilo especial e individual.
Na verdade, elementos decorativos muito práticos também podem ser usados para decorar o espaço na cabeceira da cama – prateleiras abertas, pequenas prateleiras e nichos de armazenamento, iluminação e lâmpadas de parede podem ser usados não apenas como parte do sistema de iluminação, mas também como itens de decoração ou mesmo objetos de arte.
E por fim, algumas dicas práticas para a escolha de uma cama de acordo com seu tamanho:
- se você comprar uma cama no interior de um quarto acabado, meça exatamente a área de espaço alocada para ela;
- se a embalagem ou etiqueta de preço da cama indica que o tamanho «padrão» – verificar os parâmetros com um consultor;
- é melhor verificar de forma independente as dimensões do produto, muitas vezes as tabelas de preços indicam apenas as dimensões da cama, e não a própria cama;
- escolha o maior tamanho que o seu quarto pode acomodar (as camas padrão nas camas de casal são 160, 180 e 200 cm);
- ao considerar as opções de tamanhos de cama, não se esqueça do comprimento – um tamanho 15 cm maior que a altura da pessoa que vai dormir na cama é considerado ideal e suficiente;
- a altura da cama acima do chão também é de grande importância, idealmente se o colchão da cama chegar até o joelho da pessoa que está ao lado dela (as últimas tendências da moda na área de camas tendem a modelos baixos, mas eles não são adequados para pessoas mais velhas – quanto mais velha a pessoa, mais alto deve ser a sua área de dormir).