Linóleo em um interior moderno
Os fabricantes de pisos modernos nos oferecem a mais ampla gama de opções. Você pode encontrar uma maneira de decorar pisos para qualquer estilo de design de interiores e diferentes tamanhos do orçamento destinado à reforma. Entre essa variedade, é geralmente aceito que o linóleo é uma das opções de piso mais simples, econômicas e não ecologicamente corretas. Mas está tudo tão claro? O linóleo é realmente a última opção para quem não tem dinheiro suficiente para o parquete ou piso laminado? Tentaremos responder a essas e outras questões nesta publicação, apoiando os fatos com uma grande seleção de projetos de design de fotos em que o linóleo foi usado como revestimento de piso.
Bastante história
É geralmente aceito que o linóleo é um material moderno e artificial. Mas a origem original deste piso era natural, natural. Se você traduzir uma palavra «linóleo» do latim, ao que parece «linho (ou linho) e óleo». Um material patenteado em meados do século 19 denominado «linóleo» Tratava-se de um revestimento sobre base de linho tecido ou juta, impregnado com uma mistura de óleo vegetal e farinha de cortiça. Com o desenvolvimento da tecnologia, os fabricantes de pisos aprenderam a aplicar padrões a um novo material e se tornaram incrivelmente populares no início do século XX..
Mas o material ainda era muito caro, porque a base da matéria-prima era natural. Com o desenvolvimento da síntese química, em meados do século passado, o componente natural da composição do linóleo praticamente desapareceu. Como resultado, um tipo completamente novo de revestimento de piso (material sintético laminado) passou a receber o mesmo nome de seu antecessor natural. No final do século 20, a popularidade dos materiais naturais começou a crescer rapidamente, havia uma demanda incrível por materiais de acabamento de alto custo, mas com uma composição natural. Como resultado, sob o nome geral «linóleo» uma ampla gama de materiais de piso sintéticos e naturais são produzidos atualmente.
Tipos de linóleo – procurando nossa própria opção
Antes de ir a uma loja de materiais de acabamento ou à Internet em busca de um produto adequado para a realização de pisos em sua casa, não será supérfluo conhecer as opções possíveis, suas vantagens e desvantagens, política de preços e propriedades tecnológicas dos naturais e revestimentos sintéticos para pisos.
Linóleo natural
Para a produção de linóleo natural, são utilizados os seguintes tipos de matérias-primas naturais:
- linho ou linho de juta;
- farinha de madeira;
- calcário;
- óleo de linhaça;
- resina de madeira natural.
Este tipo de piso também é pintado com tintas naturais. Entre as vantagens óbvias do linóleo natural como material para pisos estão as seguintes:
- a lona tem alta resistência, suporta alta pressão;
- o material é bactericida, graças ao óleo de linhaça incluído na composição;
- o acabamento do piso será durável (cerca de 30-50 anos), graças às suas excelentes qualidades de resistência ao desgaste;
- o material é ecologicamente correto para os humanos e o meio ambiente – contém apenas ingredientes naturais;
- a superfície do revestimento do piso pode ser limpa com produtos químicos domésticos;
- o desenho não está sujeito a desbotamento ao sol;
- nenhuma eletricidade estática se acumula no material;
- linóleo de componentes naturais tem baixo risco de incêndio.
Mas, como qualquer outro material de acabamento, o linóleo natural tem suas desvantagens:
- o alto custo muitas vezes se torna o primeiro e último motivo para a maioria dos russos se recusar a comprar (o preço é comparável a um piso, tábua de parquete);
- este tipo de linóleo não pode ser utilizado como revestimento de pavimentos em ambientes com elevada humidade (a base natural está sujeita a degradação);
- o material possui baixa elasticidade, o que afeta não só o processo de aplicação do revestimento, mas também sua utilização em ambientes com baixas temperaturas;
- uma pequena gama de cores e estampas está associada às peculiaridades do processo de produção;
- após a instalação de uma tela natural, um cheiro característico pode permanecer na sala por vários meses.
O uso de materiais de acabamento de origem natural é incrivelmente popular hoje em dia. Para todos que não são limitados por restrições financeiras estritas em reparos, este tipo de linóleo pode ser uma excelente maneira de organizar o piso de uma casa. No entanto, não é recomendável usá-lo em banheiros, cozinhas e corredores..
Linóleo de PVC (material de policloreto de vinila)
Uma das opções mais populares de linóleo é o material de PVC. Pode ter um dos tipos de caule (ou ser apresentado sem ele):
base de tecido – pode ser feito de material natural (por exemplo, juta), e ser de origem sintética (fibra de vidro). O acabamento, que pode ser liso ou padronizado, é feito de cloreto de polivinila. Esse linóleo pode ter até 5 mm de espessura;
base não tecida – pode ser em material sintético ou feltro natural. Essa base ajuda a melhorar significativamente as propriedades de isolamento térmico do revestimento. Mas o material acaba sendo bastante poroso (capaz de absorver umidade) e sujeito a deformações sob cargas pesadas. Portanto, não vale a pena usar esse linóleo em ambientes com alta umidade e alto tráfego;
Base de PVC (espumado) – uma das opções de base mais populares para materiais de acabamento de piso. A espuma de PVC é aplicada química ou mecanicamente. A opção mecânica é preferível – o material não é suscetível a esmagamento sob altas cargas. A camada de PVC é porosa, capaz de resistir ao estresse mecânico e manter a geometria da teia.
Se o linóleo contém um tipo de base, ele é chamado homogêneo, se vários – heterogêneo. Conseqüentemente, a composição e o número de bases afetam fortemente as propriedades tecnológicas da teia. Uma das vantagens do linóleo homogêneo é que o padrão está presente em toda a espessura da tela, ou seja, o desgaste não é um obstáculo. Mas também há desvantagens de tal material – o alto custo e a impossibilidade de aplicar padrões complexos, criando uma imitação de madeira e azulejos. Mas para quartos com tráfego intenso (espaços públicos), esse design de piso é perfeito..
As vantagens do linóleo de PVC incluem o seguinte:
- alta elasticidade, o que simplifica muito o estilo;
- uma ampla gama de soluções de cores, a capacidade de criar os designs e padrões mais intrincados;
- custo democrático;
- facilidade de atendimento (limpeza rápida e fácil da sujeira);
- material produzido por empresas certificadas não é tóxico.
Existem algumas desvantagens do piso de PVC:
- a tela encolhe quando exposta a altas temperaturas;
- odores desagradáveis podem persistir após a instalação do revestimento do piso (por várias semanas).
Relin ou linóleo de borracha
O linóleo de borracha é um revestimento de duas camadas – uma das partes é feita de borracha reciclada e a outra é pintada na cor desejada de borracha sintética. As duas partes são conectadas entre si por meio de mástique betuminoso. Este tipo de linóleo apresenta as seguintes vantagens:
- alta resistência à umidade (o revestimento pode ser utilizado em ambientes com umidade muito elevada);
- excelente elasticidade;
- alta resistência do material;
- durabilidade.
O Relin pode ser usado perto de piscinas, ginásios, várias oficinas, garagens. Já em instalações residenciais, o uso de linóleo de borracha é contra-indicado – o material é capaz de emitir substâncias nocivas.
Linóleo alquídico (glftálico)
Uma característica do linóleo alquídico pode ser considerada a presença obrigatória de uma base de tecido, sobre a qual, por meio de tecnologias especiais, são aplicadas resinas alquídicas ou glftálicas modificadas com aditivos que melhoram as propriedades tecnológicas do material. Além de resinas, tintas são adicionadas para criar uma tela sólida ou colorida.
As vantagens do linóleo alquídico incluem:
- excelentes propriedades de isolamento acústico e térmico (em comparação ao linóleo de PVC);
- as propriedades de alta resistência ao desgaste permitem que o material seja usado por até 40-50 anos;
- é ainda mais fácil limpar esse revestimento do que o linóleo de PVC.
Se falamos sobre as desvantagens das telas alquídicas, podemos destacar:
- baixa elasticidade em baixas temperaturas (próximo a zero);
- para instalação é necessário recorrer a profissionais;
- a baixa segurança contra incêndio reduz a possibilidade de uso de pisos em espaços residenciais. O linho glifal é mais amplamente utilizado como revestimento em transportes públicos – vagões de trem, aviões, cabines de navios e navios a motor..
Escolhendo um revestimento de piso para sua casa
A abundância de opções de linóleo só pode complicar o processo de escolha do piso certo para uso privado. Além disso, a maioria das pinturas modernas é heterogênea e contém substâncias de várias propriedades. Portanto, foi adotado um sistema de classificação que ajuda a subdividir o material de acabamento em categorias e classes, dependendo das características e do uso correspondente em locais residenciais ou públicos..
Cada classe de linóleo é designada por dois números de código e um pictograma. O primeiro dígito na designação de classe significa o seguinte:
2 – linóleo para alojamentos;
3 – cobertura para escritórios e espaços comerciais;
4 – tela para uso industrial.
O segundo número na marcação da classe indica o nível de tensão que o revestimento pode suportar:
1 – carga baixa;
2 – médio;
3 – Alto;
4 – muito alto.
Linóleo doméstico
Esse revestimento é produzido com uma designação de classe de 21 a 23. De acordo com as normas adotadas pelos fabricantes europeus, essa tela deve ter as seguintes características:
Linóleo semi-comercial
O revestimento com marcações de 31 a 34 é considerado semicomercial. Basicamente, essa cobertura é utilizada em escritórios, espaços de escritórios, estabelecimentos comerciais de baixo e médio tráfego. Mas, dada a pequena diferença de custo e altas propriedades tecnológicas, este tipo de tela pode ser utilizada para acabamento de pisos em apartamentos privados – para instalação em cozinhas e espaços utilitários (corredores, corredores, pisos próximos a escadas).
O linóleo semicomercial tem os seguintes indicadores:
Algumas dicas para comprar linóleo
Ao escolher o linóleo, você deve seguir as seguintes regras não ditas:
- compre pisos apenas em lojas especializadas, peça certificado de conformidade e higiene;
- fabricantes certificados sempre colocam seu logotipo, classe de linóleo, número de lote no verso da tela (se uma compra em massa é planejada, então é necessário que todas as telas sejam do mesmo lote, a cor pode diferir em um tom ou dois ) e a data de produção;
- Além disso, o fabricante pode aplicar pictogramas especiais (ícones gráficos) no verso, sinalizando as propriedades especiais da tela – alta resistência ao desgaste, revestimento que não acumula eletricidade estática, superfície antiderrapante, cuidado fácil, base dupla, proteção aprimorada da camada superior, alta resistência a arranhões e abrasão;
- na maioria das vezes, fabricantes mundialmente famosos indicam o período de garantia para a operação de seus produtos;
- é necessária a escolha de uma tela para o acabamento dos pisos de forma que não haja costuras de ligação na sala ou a sua quantidade seja mínima (devido à correta medição da área e à escolha da largura adequada da tela);
- para salas com alto risco de poluição (corredores), é melhor escolher o linóleo com uma superfície brilhante;
- na hora de comprar é preciso visualizar toda a lona de linóleo, se perceber casamento após a entrega do material e a assinatura dos respectivos papéis, não será fácil devolver a mercadoria na loja.
Também é necessário lembrar que todos os seus esforços na escolha do linóleo e sua instalação podem resultar em um péssimo preparo da superfície. Se você não tem certeza de suas habilidades para o trabalho preparatório e a posterior colocação do linóleo, a melhor solução seria entrar em contato com um especialista.