Casa privada de estilo escandinavo moderno
Para os habitantes dos países escandinavos, não havia uma busca característica de luxo e riqueza, o que se refletia no design de interiores. O estilo escandinavo exala simplicidade e concisão, conforto e aconchego da lareira. Não é à toa que muitos dos nossos compatriotas olham atentamente para este estilo lacônico e compreensível quando planejam a reforma de sua própria casa. Normalmente, os proprietários são cativados pela simplicidade da decoração, a praticidade do mobiliário e os toques brilhantes na decoração de projetos de design de estilo escandinavo. A abundância de luz natural, uma paleta de luz, materiais naturais e algum minimalismo com que os quartos são decorados no estilo do norte da Europa, chamam a atenção de muitos russos. Nós, como os escandinavos, estamos familiarizados com invernos frios, campos nevados sem fim, o calor de uma lareira ou fogão, reunindo toda a família e amigos em casa ao seu redor. Nesta publicação, gostaríamos de demonstrar uma interpretação moderna do estilo escandinavo usando o projeto de uma casa particular como exemplo. Esperamos que as idéias de design de brevidade e facilidade de decoração de casa sejam úteis para você..
Tendo mal penetrado na casa própria, vemos que nesta habitação os designers aplicaram quase todos os cânones prescritos para o estilo escandinavo – eles usaram a decoração branca como a neve das paredes e do teto, um piso de madeira com um padrão natural único, manteve o sensação de amplitude mesmo em quartos de pequena área, permitiu que a luz solar penetre por todo o lado, sem o barrar com cortinas ou cortinados, utilizou materiais naturais para o fabrico de móveis, utilizou colchas de peles e tapetes.
Passando pelo corredor, nos encontramos em uma sala de estar pequena, mas vagamente mobiliada, com acabamentos brancos e piso de madeira escura. Um pequeno sofá com estofamento de couro preto dos assentos e encosto, uma cadeira de balanço e uma pequena área de estar embutida – isso é todo o mobiliário desta sala ascética. Graças à grande janela, o espaço é literalmente inundado de luz solar, e o acabamento branco como a neve o torna ainda maior do que realmente é, cria uma atmosfera leve e até arejada.
A lareira situada na sala de estar faz parte da cozinha e da zona de refeições. O design frente e verso permite admirar a chama ardente, tanto da área de lazer quanto dos segmentos funcionais de cozinhar e comer. O desenho lacônico da lareira não a distingue do resto do desenho da sala, mas ainda assim se torna o centro de atração de todos os olhos..
A sala seguinte é uma espaçosa cozinha-sala de jantar, decorada com o mesmo laconismo e simplicidade da sala de estar. Nos acabamentos deste espaço, vemos apenas uma diferença – o design do pavimento, que por questões práticas não dá continuidade à tradição escandinava de utilização da madeira. O acabamento claro funde-se com a execução não menos branca como a neve do conjunto de móveis, apenas os pontos escuros das silhuetas dos eletrodomésticos e as bancadas das áreas de trabalho diluem o idílio da luz. A disposição linear da cozinha configurada com uma ilha deixa espaço livre suficiente não só para realizar confortavelmente todos os processos de trabalho e movimentar-se pela divisão, mas também para sentir a amplitude e liberdade neste espaço de cozinha.
A mesa de jantar é empurrada para perto da ilha da cozinha para economizar espaço útil. A composição do grupo de jantar é completada por estruturas leves de cadeiras de metal branco como a neve. Várias lâmpadas pendentes brancas praticamente se dissolvem no fundo geral da sala.
Existem duas saídas da cozinha-sala de jantar – para o quintal e para o espaço adjacente da sala, através da qual também se pode chegar à rua. Grandes portas de vidro com um design escuro não só fornecem acesso ao quintal da casa, mas também fornecem luz natural brilhante aos espaços interiores da casa.
O espaço para dormir e relaxar não é limitado por nada do resto das instalações, apenas está localizado a uma certa elevação em relação à cozinha. E, novamente, o acabamento branco como a neve, a mancha escura do beliche, uma pequena poltrona de metal e apenas uma pilha de lenha embutida como decoração prática. Nada viola a idílica simplicidade, aconchego e conforto de um espaço decorado em estilo escandinavo com seu minimalismo inerente e amor pelos materiais naturais.
No estilo escandinavo, tudo está subordinado à praticidade e simplicidade, brevidade e conforto. Em salas utilitárias, o estilo não muda seu conceito – acabamento superficial simples e leve, apenas os itens de interior, móveis e acessórios necessários. O design desta casa de banho com cabina de duche ao nível do chão demonstra que muito pouco é necessário para um ambiente confortável, prático e exteriormente agradável..