Vamos falar sobre cor: as regras de combinação e impacto
A cor interior escolhida corretamente, é claro, afeta nosso estado emocional, bem como psicológico e, como resultado, físico. «Aprenda a usar as cores a seu favor» – dizem psicólogos.
Cientistas provaram que …
A influência da cor se estende não apenas ao humor, mas também ao estado do corpo, até mesmo às mudanças no funcionamento de alguns sistemas vitais. Isso se tornou amplamente utilizado na prática médica. Naturalmente, é importante selecionar corretamente o esquema de cores dos cômodos de sua casa ou apartamento. É claro que, antes de tudo, você precisa se guiar pelos seus gostos, mas deve prestar a devida atenção às dicas e padrões que foram identificados pelos cientistas. Existem regras de harmonia na combinação das cores, preferência pelos tons para cada ambiente. Tudo isso ajudará a criar conforto e harmonia no lar..
Use cores quentes, como laranja para um interior aconchegante e ensolarado.
Dicas e regras
Todas as cores são geralmente divididas em quentes, frias e neutras, mas com apresentações diferentes, os mesmos tons podem criar uma atmosfera quente e fria. As duas únicas cores que não mudam suas regras são sempre o laranja quente e o azul frio sempre. O interior laranja está associado a um clima ensolarado. E azul – com gelo. Ao variar as cores e seus tons, você pode transformar e até mesmo modificar as instalações.
Em primeiro lugar, é necessário distribuir claramente a finalidade dos quartos e, a partir disso, escolher uma cor do motivo. Por exemplo, acredita-se que tons calmos e suaves são melhores para o quarto de uma criança. Ao escolher o amarelo, você pode ajustar a atenção do bebê, aumentar a criatividade. E se você escolher o vermelho, esse interior irá contribuir para uma atividade vigorosa e mobilidade, mas irá impedi-lo de adormecer rápida e calmamente.
Para tornar o berçário divertido, mas não cansativo, use cores claras e claras. Turquesa e amarelo combinam perfeitamente.
No que diz respeito à cozinha, tudo é claro – este é o local onde se preparam e se comem os alimentos e, por isso, muitas vezes é aconselhável utilizar cores que contribuam para o bom humor e o apetite. Estes incluem: verde, laranja, bege, amarelo. Claro, é importante usar combinações com outros tons, por exemplo, com azul claro, se desejado, com vermelho e assim por diante. O principal é que você se sinta confortável. E não se esqueça que os tons suculentos reduzem o apetite e até pioram a digestão. Mas isso, é claro, não é um axioma, porque cada um tem sua própria percepção das cores..
A sala é destinada a conviver com convidados e familiares, por isso a escolha da cor deve ser feita com cuidado, pois nem todos se sentirão confortáveis, por exemplo, num interior escuro ou muito claro. Portanto, para esta sala, é aconselhável escolher algo neutro, não irritante. Pode ser qualquer cor apresentada em forma leve ou suave. Se desejar, você pode adicionar detalhes brilhantes na forma de acentos..
O quarto é a divisão com a qual pode fazer quase tudo, este é o espaço pessoal do proprietário e aqui só precisa de ter em conta as suas preferências. Pode ser, pelo menos preto ou vermelho brilhante, quem se importa! Mas, não se esqueça que o quarto é um lugar de descanso e nesse interior será difícil adormecer e até mesmo relaxar. Portanto, na maioria das vezes a preferência é dada aos tons de cama, aliás, roxo não é um deles, mas também é bom para o quarto. Calma e gentileza devem reinar aqui.
Para um quarto espaçoso, você pode escolher uma gama de cores escuras, mas para evitar a escuridão, o quarto deve ter janelas grandes e boa iluminação artificial..
Para quem está cansado de cores escuras, um quarto em cores de cama irá ajudá-lo a relaxar e relaxar totalmente..
O banheiro é mais frequentemente caracterizado pela cor branca, possivelmente com a adição de azul claro, personificando a limpeza..
O objetivo da sala não é tudo o que influencia a escolha da cor. O segundo ponto a considerar é o tamanho da sala. Para tornar uma sala grande aconchegante e iluminada, use cores quentes que também criam um bom humor..
Para ampliar visualmente uma pequena sala, escolha uma paleta legal com cores claras. Aliás, cores claras sempre aumentam o espaço..
Quanto a um ambiente aconchegante e confortável, é importante usar a combinação certa de cores e o método de contraste. Qual será o fundo – claro ou calmo – depende das preferências do dono dos quartos, mas para não transformá-lo num conjunto colorido ou num museu enfadonho, escolha uma cor principal, que será a principal e será defina o tom para todo o ambiente. E então escolha vários tons de tons diferentes para ele. Ou seja, tirando vermelho, complemente com um laranja suave, amarelo claro, pode até bege, e assim por diante. Não existem regras especiais quanto à decoração, os acessórios podem ter uma grande variedade de cores e tonalidades, o principal é não exagerar e não preencher a sala com todas as cores do arco-íris.
Existe outra opção de design de interiores – um jogo de contrastes. Cada cor primária tem seus antípodas, fazendo as combinações certas, você pode conseguir um bom ambiente na sala. Por exemplo, o verde é oposto ao vermelho, o limão é roxo, o amarelo lilás, o preto é branco e o verde claro é rosa..
E tem cores que não se dão bem. Evite combinar tons escuros e claros frios. E vice-versa – tons escuros quentes e frios. Por exemplo, bordô (escuro quente) e azul (luz fria); amarelo (luz quente) e azul (escuro frio). Está provado que esta combinação tem um efeito negativo no estado psicológico das pessoas. Embora vivamos em uma época em que pouca atenção é dada a isso e é costume combinar o incongruente.
Abaixo estão as tabelas que o ajudarão a entender toda essa variedade de combinações de cores.