Tapetes de cabeceira
O quarto é o coração de qualquer casa, o lugar mais íntimo que deve ser trabalhado nos mínimos detalhes. Aqui, uma pessoa se entrega ao poder de Morfeu, experimenta uma segunda vida noturna, e até pinturas colocadas incorretamente podem perturbar esse idílio, quanto mais tapetes. Este elemento de design é capaz de trazer calor e harmonia natural ao interior de qualquer quarto..
A primeira coisa a lembrar ao pensar em um tapete de cabeceira é uma expressão sábia «levantou com o pé errado», porque de manhã subimos em nosso tapete. Em primeiro lugar, o tapete deve ser agradável, confortável e prático. Hoje, o mercado está transbordando de ofertas diversas, lucrativas e nem tanto, que são simplesmente deslumbrantes. Tapetes com e sem pelo, heterogêneos e claros, caros e baratos, tapetes de todas as cores do arco-íris são capazes de atender todos os caprichos do cliente, até cada pequeno detalhe, então a única coisa com que você realmente precisa se preocupar é com a qualidade e conveniência..
Grande ou pequeno
É melhor começar escolhendo um tapete com o tamanho e a forma. A forma dos tapetes de cabeceira é limitada apenas pela imaginação do fabricante: retângulos, quadrados, círculos, losangos, trapézios, ovelhinhas, fadas, crocodilos e muito mais. Basicamente, não será difícil encontrar um tapete que repita a silhueta de uma celebridade, ou comprar tapetes de design que imitem peles de animais – tudo está totalmente nas mãos do designer. Mas o tamanho é um parâmetro muito mais caprichoso, dependendo não só do interior geral e do tamanho da sala em si, mas também de alguns fatores externos..
Vamos cobrir toda a sala
Muitas pessoas consideram os tapetes de cabeceira grandes muito mais confortáveis e funcionais do que os pequenos, por vários motivos. Em primeiro lugar, os tapetes grandes, que são fixados ao chão junto à cama, não escorregam no chão, evitando situações traumáticas. Além disso, tais tapetes, com o próprio trabalho do designer, podem tornar-se uma verdadeira continuação da cama, combinando habilmente com a roupa de cama e a cor do material de que é feita a própria moldura. Por exemplo, tapete listrado «zebra» vai bem com uma cama de madeira clara, e um tapete de areia escura será um bom complemento para móveis estofados em tecido da mesma cor, mas em um tom ou textura diferente.
Uma ilha de aconchego e conforto
O objetivo dos tapetes pequenos é servir como um ponto colorido ou estilístico, para destacar o design geral e chamar a atenção. Enquanto o designer tem que trabalhar com cores e tons próximos e semelhantes ao escolher um tapete grande, os tapetes de cabeceira pequenos são inteiramente baseados no contraste. Interior claro, branco ou bege e uma ilha de ternura azul suave e fofa – o que poderia ser melhor? Também é uma boa ideia ter um quarto decorado em tons pastel, realçado por algumas cores vivas (incluindo um tapete de cabeceira)..
Seleção de material
A composição do futuro carpete é um aspecto igualmente importante, que depende de muitos fatores diferentes, desde o orçamento para reforma até a presença de animais de estimação em casa. Você deve admitir que é muito mais fácil limpar um tapete normal de pelo de um gato do que uma pele de urso espalhada no chão, e alguns tipos de tapetes são completamente incompatíveis, por exemplo, com pisos aquecidos, o que também deve ser levado em consideração.
Naturalidade acima de tudo
Um tapete de lã é, antes de tudo, respeito ao meio ambiente, confiabilidade e durabilidade. Tendo comprado um tapete de lã natural, não terá de se preocupar com os possíveis odores horríveis de sintético que podem surgir no seu apartamento ao mesmo tempo que uma coisa nova. Além disso, esses revestimentos são muito mais fáceis de lavar e muitos fabricantes conhecidos na fabricação de tapetes usam uma impregnação especial que repele a poeira e as traças..
Vale lembrar que a lã é o melhor filtro natural que mantém o pólen e a poeira longe dos pulmões. Essas partículas nocivas permanecerão no seu carpete até que você as aspire ou crie deliberadamente um pequeno tornado em seu apartamento para erguê-las no ar. Além disso, a lã natural é muito mais agradável ao toque do que a sintética, que nos rodeia quase 24 horas por dia. Além de tudo isso, a lã é um maravilhoso acumulador de calor que cumpre perfeitamente seu papel em câmaras frigoríficas. E a principal vantagem da lã é sua elasticidade, pois mesmo quando você instala móveis especialmente pesados sobre ela, ela não perde sua aparência original..
Alegria fofa
Tapetes de pêlo longo ou, como também são chamados, tapetes «Salsicha» feito apenas para quartos. Acordar e tocar as vilosidades macias e arejadas com os pés é muito mais agradável do que o parquet frio e escorregadio. A pilha pode ser natural ou sintética, mas, sem dúvida, os materiais ecológicos se encaixam muito melhor em qualquer interior. Os materiais mais populares e práticos com os quais este tipo de tapetes são feitos são seda, náilon, lã e polipropileno. Cada um desses tipos, se houver prós e contras, por exemplo, a seda é muito resistente ao desgaste, mas é bastante cara, mas o polipropileno é muito mais difícil de tingir e é muito mais barato..
A finalidade do tapete depende da estrutura das vilosidades: ele se tornará apenas um elemento de decoração, que será assustador de pisar, ou trará alegria e se encaixará no quadro geral sem comentários. Na maioria das vezes, a pilha é diferenciada em corte em loop e não corte em loop, conhecedores especiais também distinguem tipos como «rolagem», «veludo» e friso«. Esses três tipos diferem dos dois tradicionais no comprimento e na cor da pilha, mas são menos resistentes ao desgaste e se deterioram muito rapidamente..
Luxo é tudo para nós
Tapetes feitos de pele, como nada mais, irão adicionar sofisticação e sofisticação ao design. Esse tipo de carpete é totalmente natural e até mesmo os carpetes de pêlo de seda mal se esticam. Muitos compradores se assustam com o formato animal desses tapetes, para alguns, a aparência dessa cobertura lembra a origem animal dessa cobertura, portanto, a pele do chão ao lado da cama não é adequada para todos. No entanto, muitos designers modernos estão cada vez mais usando apenas esses tapetes para implementar suas idéias, contando também com suas propriedades práticas. Esses revestimentos são considerados os mais resistentes ao desgaste, especialmente agradáveis ao toque e, não surpreendentemente, é até útil andar descalço sobre essa lã! Os médicos afirmam que semelhante «anda em» estimulam as terminações nervosas na parte de trás do pé, que constantemente escondemos nos sapatos.
A distinção indiscutível de design dos tapetes de pele é a sua enorme variedade e, ao mesmo tempo, a exclusividade completa. Todos eles são processados e decorados de maneiras diferentes, e é improvável que existam dois animais completamente idênticos em todo o mundo..
Um nó, dois nós …
Seria um crime não reconhecer a popularidade crescente dos tapetes tecidos. Uma grande vantagem desses produtos é sua versatilidade. Os tapetes de vime adaptam-se perfeitamente a qualquer interior devido ao facto de para a sua confecção poderem utilizar diversos materiais de todas as cores e tonalidades, experimentar tanto o tamanho como a forma e, em princípio, não limitar a sua imaginação.
Dezenas de técnicas diferentes são usadas para criar um tapete de vime, por exemplo, feltragem, crochê, tecelagem «tranças» e até macramê. Essas coberturas são sempre únicas e, se o orçamento para reparos permitir, o designer pode encomendar um tapete que será feito sob medida para o seu quarto. Além disso, os entusiastas especiais poderão fazer esse revestimento por conta própria. Basta ter paciência e alguns artigos bem escritos..
Vermelho ou verde?
Um esquema de cores escolhido corretamente pode transformar completamente até mesmo um carpete, e já isso, por sua vez, afetará todo o visual do quarto, em geral. Vale a pena lembrar sobre a magia da cor, especialmente sobre a capacidade dos tons claros de expandir visualmente os cômodos, e os escuros, ao contrário, de estreitar e encolher. Além disso, não se esqueça do equilíbrio – o esquema de cores do carpete deve fluir corretamente para o geral. Se você decidir acentuar a cor neste revestimento, é melhor selecionar tons não muito chamativos para evitar a criação «zona morta» bem ao lado da sua cama.
Todas as cores do arco-íris
Tapetes brilhantes e coloridos sempre atraíram a atenção de jovens e experimentadores especiais. Sem dúvida, tais revestimentos sempre parecem originais e inusitados, chamam a atenção e, com a escolha certa do tom, tornam-se um destaque do design, mas não se esqueça do lado prático da questão. Em tapetes especialmente claros, as manchas de chá acidentalmente derramado são muito mais visíveis e a sujeira trazida pela criança da rua não pode ser lavada. Além disso, muitos animais de estimação podem odiar ferozmente o seu tapete de cabeceira favorito, transformando-o em lixo em poucas semanas..
Os revestimentos brilhantes de todo o espectro de cores são perfeitos para decorar quartos de crianças a partir dos dez anos de idade e adolescentes. Ao comprar tal cobertura, você deve estar preparado para o fato de que, se seu filho não for particularmente limpo e escrupuloso, este tapete será muito menos útil do que deveria, mas a beleza é uma senhora caprichosa que exige sacrifícios para si mesma, e quando o orçamento de reparo permite – vá em frente.
Nós tocamos afinados
Tapetes sólidos (claros e escuros) sempre foram considerados clássicos. Diferindo apenas em tons de padrões quase imperceptíveis ou sendo completamente dominado por uma cor, esses revestimentos duram muito mais tempo. Esses tapetes usam e esfregam mais uniformemente do que seus irmãos coloridos e coloridos, permitindo que durem muito mais tempo. Vale destacar também que os clássicos sempre continuam na moda, não importa quantos anos tenham se passado. Mesmo durante a mudança, se o dinheiro para novos reparos não for encontrado imediatamente, o velho carpete liso pode encontrar seu lugar em uma das salas, cabendo no interior muito melhor do que qualquer revestimento brilhante que se adapte a um determinado design exclusivo.