Projeto do quarto no estilo minimalista
Uma característica do estilo minimalista é a sua expressividade e laconicismo extremo, aliás, em todos os aspectos: nas cores, nos móveis, nos móveis e nos acessórios. Em geral, este estilo é destinado aos amantes da amplitude e da leveza do espaço. Este estilo é especialmente bom para apartamentos apertados, que em casas de painel é talvez a única maneira de transformar e adicionar espaço livre e leveza ao interior. Para os fãs dos clássicos, o interior no estilo minimalista parece pobre.
Qual deve ser o design de um quarto no estilo minimalista
Se o estilo do minimalismo se caracteriza pela expressividade e ao mesmo tempo laconicismo, aliás, falando do padrão de um quarto minimalista, então esse é, claro, o estilo japonês, do qual se toma emprestada a cama de tatame baixo, bem como decoração em tons naturais com um mínimo de mobília. O facto é que pode basear-se em estilos diferentes, equipando um quarto com um estilo minimalista. Por exemplo, pode ser clássico ou de alta tecnologia ou urbano moderno. A partir da direção escolhida, é feita a seleção de móveis e acessórios. Se os clássicos forem tomados como base, os móveis devem ser de madeira e os acessórios clássicos. Se a base for um estilo de alta tecnologia, os móveis já devem ser feitos de metal, vidro ou mesmo plástico. O quarto minimalista étnico assume apenas materiais naturais ou, na pior das hipóteses, uma imitação de alta qualidade e, consequentemente, uma decoração étnica. A este respeito, primeiro você precisa decidir sobre a direção, ou seja, com o estilo que será tomado como base.
Cores inerentes ao minimalismo
Em primeiro lugar, gostaria de observar que não devem ser usadas mais do que três cores no design de interiores. Normalmente, os designers trabalham com uma única cor e, na maioria dos casos, são usados tons não coloridos, como branco, preto, cinza e creme..
A técnica clássica envolve combinar o branco com um tom neutro pastel, como cinza ou marrom claro. A propósito, esta opção é uma situação em que todos ganham. Ou podemos fazer sem branco, basta pegar uma combinação de duas cores neutras – não parecerá menos impressionante. Bem, se você usar uma terceira cor, então é melhor introduzi-la como um acento de acordo com o princípio: o tom mais brilhante deve cair em superfícies pequenas, e duas cores neutras caem em todos os outros itens de interior e estão uniformemente distribuídas entre si.
No entanto, você também pode fazer isso: destaque adicionalmente as superfícies grandes e médias com duas cores diferentes..
Materiais usados e acabamentos no estilo minimalista
Quanto aos materiais, podemos dizer que aqui devem ser perfeitamente processados, quer se trate de madeira ou pedra. Na decoração de interiores, em regra, utilizam-se madeira, pedra e couro – materiais naturais e duradouros. No entanto, o aço ao cromo também é permitido, assim como o linóleo..
Já as paredes – no estilo minimalista, devem ser monocromáticas, independente do tipo de acabamento, seja papel de parede ou apenas superfície pintada – sem desenhos e ornamentos.
Um desenho geométrico simples é permitido apenas no teto, por exemplo, se você abaixá-lo em torno do perímetro e construir nele a luz de fundo. No entanto, também deve ser simples, desprovido de estruturas complexas..
Para pavimentação, o mais adequado é uma placa de parquete ou carpete. E assim como as paredes, o piso deve ser sem estampagem, em cor neutra..
Características da mobília no estilo minimalista
Para móveis, você também pode dizer que deve combinar com o chão e as paredes. Esta é uma opção ideal, na qual a impressão de leveza e amplitude é especialmente criada. Devem ser necessariamente armários modulares fechados, bem como pódios e gavetas sem absolutamente nenhuma decoração (sem talha ou pintura). Os móveis não devem ser volumosos e grandes. Não deve haver coisas nem frescuras à vista. A cama deve ter um formato simples e conciso, sem decoração. Aliás, a cama é o lugar central do interior. Na maioria dos casos, esta é uma cama plataforma, cuja cabeceira está completamente ausente ou tem um mínimo de design..
A cama também pode ficar em um pódio estacionário equipado com um sistema de armazenamento. O principal a lembrar é que a diferença entre um quarto de estilo minimalista é uma cama baixa sem dossel, sem cabeceira e um dossel com mesinhas laterais simples em ambos os lados..
Iluminação minimalista do quarto
A iluminação é um dos elementos mais importantes no design de um quarto minimalista. Nesse caso, deve haver o máximo de luz possível, enquanto suas fontes devem ser extremamente lacônicas. Lustres não são bem-vindos, mas holofotes são altamente recomendados como iluminação principal. Se houver lâmpadas de cabeceira, também devem ser extremamente simples. Em geral, a luz deve ter dois centros principais – na cama e no armário. Os guarda-roupas devem ser bem iluminados com focos embutidos. A cama pode ter uma arandela de parede ou um abajur em uma mesa de cabeceira com luz fraca. Pode ser um abajur com um grande abajur, localizado na mesa de cabeceira..
Têxteis e acessórios
Dos têxteis de quarto ao estilo minimalista, há apenas roupa de cama e uma colcha lisa. Mesmo nas janelas, é melhor instalar persianas ou venezianas convencionais e não fazer cortinas. As paredes também devem estar vazias, apenas três a quatro detalhes decorativos são permitidos..
Um mínimo de coisas nas mesas de cabeceira, exceto, talvez, um despertador e um abajur. Em outras palavras, o estilo minimalista tem uma série de requisitos rígidos, porque a decoração deve ser monocromática. Bem, sua principal característica é a ordem completa, um mínimo de objetos e um máximo de ar e espaço..
No que diz respeito aos acessórios, convém notar que é permitido decorar modestamente a cabeceira da cama com um painel, um quadro ou várias imagens emolduradas localizadas na parede..
Se desejar, você pode criar um nicho. E isso é, talvez, todos os acessórios. Bem, talvez uma ou duas plantas de interior, não mais. Qualquer outra coisa é inaceitável.