Projeto de um apartamento de três quartos em estilo escandinavo
Não é à toa que proprietários de imóveis em todo o mundo escolhem o estilo escandinavo para suas casas. Nossos compatriotas não ficam de lado, a popularidade desse estilo está crescendo a cada dia. Talvez isso se deva ao fato de que a natureza dos países escandinavos é próxima a nós em espírito, em temperamento. Outra razão para a possível simpatia por este estilo entre designers e clientes deve-se ao facto de apresentar uma forte semelhança com a tendência moderna de design de espaços. O estilo escandinavo também é simples e lacônico, tem uma visão muito democrática sobre a disposição da casa, sobre os modos de seu design. Como o estilo moderno, o Scandinavian prima pela praticidade e funcionalidade, executado em uma concha simples, mas aparentemente atraente. Demonstração deliberada de riqueza, decoração excessiva e luxo barulhento – não se trata do estilo dos povos escandinavos. Ele preferirá mostrar menos do que os donos de um apartamento ou casa poderiam se orgulhar, mas ele permanecerá fiel aos seus princípios – um ambiente conveniente e confortável pode ser simples e atraente. Usando o exemplo de um apartamento de três quartos, consideraremos como o estilo escandinavo é integrado ao design de uma casa moderna..
Sala de estar
O estilo escandinavo é leve e espaçoso, geralmente uma paleta fria de paredes brancas como a neve com toques de calor das superfícies de madeira e toques brilhantes em tecidos ou decoração. É por este princípio que a sala de estar é decorada. Uma exceção ao design tradicional para muitas superfícies de cômodos era o uso de papel de parede variegado para criar uma parede de destaque. O frio inverno escandinavo carece do calor das cores naturais, do brilho das flores e da grama, do frescor das folhas e dos rebentos. Você pode organizar sua pequena primavera no apartamento, usando apenas alguns papéis de parede brilhantes.
O estilo escandinavo preconiza o uso de móveis simples e lacônicos, conveniência e conforto no uso e cuidado estão na vanguarda. Na escolha dos móveis para a sala, foi aplicado o mesmo princípio – nada supérfluo, mas não em detrimento do conforto das famílias e de seus convidados. Modelos ergonômicos em cores práticas parecem espetaculares contra o fundo da decoração da parede e criam uma atmosfera harmoniosa da sala de estar.
As curtas horas de luz do dia levaram os habitantes da Escandinávia não apenas a decorar suas casas exclusivamente com cores claras, mas também a usar o máximo de luz natural que pudesse ser obtida da natureza. As instalações decoradas no estilo escandinavo ou não têm cortinas nas janelas ou as aberturas das janelas são cobertas com o tule translúcido mais claro que permite a entrada de muita luz. Para os casos em que é necessário se proteger da luz solar, as cortinas são fornecidas em tecido natural, em regra, algodão ou linho, tons naturais e neutros..
Cozinha-sala de jantar
Também há muita luz e espaço no espaço da cozinha – nada impede os movimentos, não impede os movimentos livres pela divisão. O layout compacto de uma fileira do conjunto de cozinha permite que você crie, por um lado, um número suficiente de sistemas de armazenamento, superfícies de trabalho e eletrodomésticos embutidos para realizar todos os processos necessários e, por outro lado, deixa espaço livre suficiente para a instalação de um grupo de jantar completo.
O grupo de jantares em preto e branco tornou-se a espinha dorsal da área de refeições e recepção da família. Uma mesa branca como a neve e cadeiras pretas de vários modelos, mas todas semelhantes em modificações, refletem-se no design da parede de destaque – o padrão heterogêneo de papel de parede preto e branco renovou muito o interior da sala funcional. Uma conclusão espetacular da imagem da área de jantar era um lustre brilhante pendurado acima da mesa de jantar..
As paredes brancas da cozinha se tornaram um excelente pano de fundo para uma decoração de parede brilhante – esta é uma pequena coleção de pratos originais e desenhos em molduras escuras e até mesmo um quadro para anotações, receitas ou apenas correspondência doméstica.
Quarto
O espaço da área de dormir permite que você se afaste do amado estilo escandinavo de decoração de parede em tons de branco. Contra o fundo de uma cor cinza neutra, a mobília branca como a neve do quarto parece muito impressionante. As cores naturais no design têxtil da cama e das janelas, a decoração divertida das paredes e as plantas vivas diversificam organicamente o esquema de cores do quarto. Combinar a área de dormir com o segmento funcional do mini-escritório tornou-se um uso eficaz do espaço útil. Os sistemas de armazenamento na forma de um rack leve e uma pequena mesa não ocupam muito espaço, mas, entretanto, representam uma estação de trabalho completa para a criação de um mini-escritório doméstico.
Quarto infantil
No quarto das crianças, a mesma combinação de teto branco como a neve, paredes cinza e piso laminado de madeira foi usada para o acabamento da superfície. Só à primeira vista pode parecer que o cinza é uma opção inadequada para decorar um quarto de uma criança. Afinal, é contra o fundo de cores neutras que os móveis brancos como a neve e os toques brilhantes em tecidos e decoração, carpetes e elementos decorativos de parede são especialmente visíveis..