Pequeno sofá na cozinha: área de estar funcional para mais conforto
Um sofá compacto é uma ótima ideia para organizar não apenas um ambiente aconchegante, mas também uma área de estar funcional em uma pequena cozinha. Afinal, pequenos sofás modernos podem se tornar um local adicional para dormir, um nicho para guardar itens e um lugar para sentar à mesa. Mas aqui devo dizer que estamos a falar de cozinhas com uma área de pelo menos 9 m2. m. Se o tamanho da sala for ainda menor, mesmo um pequeno sofá não pode ser expandido.
Pequenos sofás-cama na cozinha: estilo, conforto, funcionalidade
Às vezes, simplesmente não se pode prescindir de um pequeno sofá dobrável na cozinha, se em outros quartos não houver absolutamente espaço suficiente para dormir e descansar para todos os inquilinos. A segunda função funcional de um pequeno sofá é a delimitação de duas zonas, quando a cozinha é combinada, por exemplo, com a sala de estar.
É claro que comprar um sofá para a cozinha não é tão fácil quanto escolher cadeiras, pois é preciso levar em consideração uma série de fatores: funcionalidade, comensurabilidade da estrutura montada e da área da sala, facilidade de transformação, o dimensões do sofá desmontado, a praticidade do estofamento, a resistência e confiabilidade da estrutura.
Opções para móveis estofados compactos no interior de cozinhas
Pequeno sofá de canto na cozinha
Freqüentemente, os proprietários de pequenas cozinhas preferem móveis estofados de canto. Esses sofás podem acomodar muito mais pessoas do que os clássicos retos. Além disso, a maioria dessas estruturas está equipada com um amplo nicho para armazenar as coisas necessárias. Eles podem ser transformados em uma cama completa, que, quando montada, não ocupa muito espaço..
Em cozinhas muito pequenas, é melhor colocar um sofá sem mecanismo de transformação, mas com uma caixa de armazenamento grande e prateleiras laterais espaçosas e confortáveis, nas quais pode colocar, por exemplo, um relógio, um pequeno receptor ou uma tigela de fruta.
Existem modelos semicirculares. Nos estúdios, há sofás dobráveis semicirculares, que, se necessário, são transformados em uma grande cama.
Conforto e funcionalidade serão fornecidos por opções de sofás modulares que mudam sua configuração. Os fabricantes modernos costumam complementá-los com um frigobar, uma estante de revistas e caixas de armazenamento sob o assento. Mas em tais estruturas, é de fundamental importância prestar atenção especial à qualidade da moldura para que o mecanismo de transformação funcione por muito tempo..
Sofá dobrável com beliche
Existem quartos individuais e duplos. Para uma cozinha pequena, a primeira será a melhor opção. Esses modelos estão disponíveis com ou sem costas, têm dois mecanismos de transformação – dobrável e roll-out. Alguns modelos estão equipados com gavetas ocultas para guardar vários itens pequenos..
Banco de sofá
Esse modelo é um tipo «armário com assento», projetado para armazenar coisas que raramente são usadas. Difere em sua simplicidade, conforto, leveza e preço razoável. Em termos de estilo, o banco do sofá é neutro, por isso cabe perfeitamente em qualquer interior. Alguns modelos de canto são vendidos com uma mesa que pode ser convertida em um assento adicional.
Pequeno sofá na cozinha: variedades de acordo com o princípio de dobramento
Hoje existem mais de dez tipos de mecanismos dobráveis. Vamos examinar mais de perto os mais populares..
«Canguru» ou «Golfinho», talvez a melhor opção para qualquer cozinha, mesmo uma muito pequena. Na maioria das vezes, esse tipo de transformação é instalado nos cantos da cozinha. O sofá se transforma facilmente em uma cama que serve como um lugar adicional para dormir.
A garra francesa parece muito atraente. Durante a transformação, suas costas elegantes não são usadas. Esse sofá ocupa um mínimo de espaço. Esta é a melhor opção para um quarto pequeno..
Sedaflex é parente do anterior, mas custa uma ordem de magnitude a mais. Pode ser usado como um local de dormir permanente, enquanto para o primeiro, o uso frequente é indesejável..
Um sofá-cama reto para uma pequena cozinha é o menos adequado. E há razões para isso: é difícil de desdobrar; não há espaço de armazenamento nele; o mecanismo de tal modelo é bastante caprichoso; quando desdobrado ocupa muito espaço.
Uma boa opção é um sofá «acordeão». Facilmente desdobrável, confiável, mas requer muito espaço, por isso é mais adequado para apartamentos estúdio.
O livro do sofá tem vários subtipos:
- click-gag;
- eurobook;
- tick tock;
- relaxamento.
Esses modelos têm departamentos de armazenamento e são muito fáceis de transformar. O livro clássico não se destina a ser desdobrado com frequência, portanto, faz sentido comprá-lo se houver planos de usá-lo como cama em casos raros..
Que estofamento escolher?
O revestimento mais prático para móveis de cozinha é o couro, assim como o couro vinílico (substituto do couro). Esses materiais são duráveis, resistentes ao desbotamento e fáceis de limpar. No entanto, esta não é a única opção prática. Os fabricantes modernos oferecem materiais duráveis e de alta qualidade que não absorvem odores e não têm medo de manchas.
Em uma grande sala de cozinha, quase qualquer opção pode ser usada, porque o sofá pode ser colocado o mais longe possível da área de trabalho e não se preocupe com respingos de óleo ou outros alimentos. Móveis em tons pastéis ficarão lindos e versáteis em qualquer interior de cozinha..
Se você deseja se concentrar na área de lazer ou destacar qualquer elemento do interior da cozinha, escolha um design brilhante e eficaz de um sofá compacto que irá chamar sua atenção. Mas lembre-se de que essa solução requer equilíbrio de cores como um todo..
Onde colocar o sofá na cozinha?
Os lugares mais comuns e confortáveis para colocar um pequeno sofá na cozinha são os seguintes:
- sob a janela – um layout semelhante aceita designs clássicos angulares e retos;
- em frente à área de trabalho – com layout padrão, o sofá é colocado em frente aos armários e fogões, em paralelo;
- no centro – esta opção é apropriada para apartamentos estúdio ou grandes cozinhas;
- no canto da cozinha – aqui a melhor solução seria um sofá de canto ou um canto de cozinha completo com uma mesa. Este layout irá liberar espaço suficiente para acomodar a geladeira e outros itens..