Novidade no design do quarto infantil 2019
Que pai não quer dar ao seu filho tudo de melhor, seguro, bonito e interessante! E a disposição do espaço pessoal da criança é uma das opções importantes para a concretização de tais desejos. Um quarto infantil confortável, seguro, prático e ao mesmo tempo moderno de que uma criança goste é um sonho para a maioria dos pais e mães russos. Mas nem sempre os nossos desejos coincidem com as nossas capacidades – para uns, a área do quarto das crianças não permite a realização de sonhos, para outros o orçamento familiar não resiste a reparações globais. Felizmente, as tendências modernas no design de espaços residenciais são todas associadas à simplicidade e concisão, a prevalência da praticidade sobre o luxo. Afinal, o quarto dos filhos tem como objetivo principal dar aconchego e conforto à criança, contribuir para o seu desenvolvimento e crescimento e, para isso, os pais não precisam estragar a conta da família. Chamamos a sua atenção setenta interessantes projetos de design de quartos infantis, criados para crianças de diferentes idades, habilidades e preferências, bem como para pais com diferentes tamanhos de carteira..
Ideias reais para um quarto infantil em 2018
O design moderno de qualquer sala se baseia em «três baleias» – simplicidade, naturalidade e praticidade. Não é difícil e até lógico aplicar esses três fatores ao quarto dos filhos – qualquer pai deseja que o quarto da criança não contenha materiais tóxicos que são prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente, para que o ambiente seja o mais prático possível (depois ao todo, o quarto para a criança desempenha tantas funções e deve resistir a quaisquer testes) e que os móveis são lacônicos (aceitáveis para qualquer tamanho de sala). Mas, para o berçário, as exceções são inevitáveis. Se todo o mundo do design na área de design de espaços residenciais defende aproximar os projetos de estilos minimalistas, então é extremamente difícil alcançar esse resultado em um quarto de criança. O facto é que a creche deve cumprir muitas funções: servir de local confortável e tranquilo para dormir e descansar, ser um espaço cómodo, interessante e motivador para jogos, criatividade e estudo, e ao mesmo tempo não devemos esquecer que é necessário armazenar muitas coisas diferentes nesta sala. Coisas – desde o guarda-roupa de uma criança até livros e equipamentos esportivos.
Outra característica importante do quarto de uma criança é que ele deve corresponder à idade, ao nível de desenvolvimento e aos hobbies da criança. Se no espaço para o bebê os pais podem facilmente criar um ambiente minimalista, no quarto da pré-escola deverão utilizar um desenho temático ou, pelo menos, levar em consideração os hobbies da criança na hora de escolher a decoração e os tecidos. A tarefa dos pais (se agirem de forma independente, sem a ajuda de um designer), entre outras coisas, é também organizar o espaço para a criança de tal forma que haja o máximo de espaço possível na sala para jogos ativos, e nas condições de salas de pequeno porte para fazer isso extremamente difícil.
Outro dilema diz respeito ao uso de materiais sustentáveis. É óbvio para todos que todas as matérias-primas que foram utilizadas para a produção de materiais de construção e acabamento, fabricação de móveis ou itens de decoração devem ser seguras. Mas com tudo isso, as superfícies do quarto das crianças devem ser práticas – a criatividade ultrapassa qualquer móvel do quarto da criança (tintas, canetas hidrográficas, plasticina e outros tipos de testes são inevitáveis). E todos nós entendemos que os materiais sintéticos são muito mais fáceis de lavar, limpar e lavar. Cada pai terá que decidir por si mesmo o quanto o quarto de seu filho será ecologicamente correto, mas ao mesmo tempo funcionalmente prático..
Uma das características de um quarto infantil está associada ao amplo conjunto de funções que desempenha. O zoneamento de tal espaço multidisciplinar é inevitável, pois é necessário alocar não só um segmento para dormir e descansar, mas também designar um local para estudo e criatividade, em algumas salas é necessária uma zona esportiva (ativa). Mas isso não significa que seja necessário zonear segmentos funcionais explicitamente, usando partições, telas e cortinas. O design moderno está apenas tentando se afastar de quaisquer restrições de espaço e criar obstáculos para a passagem do ar e da luz. O zoneamento é muito arbitrário – com a ajuda de móveis, acabamentos de superfície, luminárias ou carpete.
Decoração em quarto infantil moderno
Além do que foi mencionado acima (todos os materiais do berçário devem ser ecologicamente corretos), a decoração do quarto em que a criança está inserida deve ser prática, ou os pais devem estar preparados para o fato de que terão que pintar as paredes ou descasque o papel de parede a cada 1,5-2 anos … Considerando que as preferências, interesses e nível de desenvolvimento da criança mudam com a idade, então esta opção pode não ser a pior. Nesse caso, você não precisa gastar muito dinheiro em materiais de acabamento das paredes – nenhum papel de parede de veludo ou painéis de parede feitos de madeira natural..
O uso de uma técnica de design como uma parede de destaque é mais popular do que nunca nos quartos das crianças. Com a ajuda da execução do acento de uma superfície vertical (ou parte dela), você pode não só trazer variedade ao interior do quarto, mas também destacar, por exemplo, uma zona de sono ou estudo e criatividade. Não há restrições no quarto das crianças para decorar uma superfície de destaque – pode ser papel de parede comum que é diferente do acabamento principal em cor e textura, papel de parede de foto (você pode representar qualquer coisa, desde um retrato de uma criança até uma versão de desenho animado de seus personagens favoritos), pintura artística (não vai custar barato, mas vai decorar a sala, elevando o nível de exclusividade para o céu).
Os impulsos criativos até mesmo das crianças mais ativas, via de regra, não atingem o teto. Portanto, para o acabamento do teto, você pode escolher qualquer método de decoração que lhe seja mais conveniente. Um teto perfeitamente liso e branco como a neve se tornará uma opção universal – não será possível alterá-lo ao refazer as paredes e alterar a paleta de cores do interior. Se você planeja construir luminárias (uma das opções para o zoneamento condicional da sala), então as estruturas suspensas de gesso cartonado serão a melhor forma de decorar o teto. Sobre os tectos falsos, apenas uma coisa pode ser dita – as estruturas de vários níveis estão gradualmente a sair de moda, use-as apenas como uma necessidade urgente (aumento visual da altura da divisão).
Se falamos da forma ideal de criar pisos, então o parquete é considerado o líder indiscutível entre as opções ecologicamente corretas. O material é seguro para os humanos e o meio ambiente, tem excelentes propriedades de isolamento térmico e tem uma aparência luxuosa. Mas este piso também tem desvantagens – o alto custo do material e sua instalação, a necessidade de raspagem periódica da superfície.
Móveis práticos e seguros
A escolha da mobília para o quarto das crianças impõe critérios não menos do que a compra competente de materiais de acabamento. Qualquer móvel que fique no quarto da criança (e já decidimos que o conjunto de móveis deve ser mínimo, apenas o mais necessário) deve obedecer aos seguintes fatores:
- segurança;
- Amizade ambiental;
- funcionalidade;
- conformidade com a idade e altura da criança;
- combinação harmoniosa com o design de toda a sala.
O principal problema que os pais enfrentam é que os filhos muito rapidamente «deixe de ser criança» da mobília com que seus quartos estão mobilados. E não importa a qualidade, custo e funcionalidade que seja, se a cama é pequena e uma pequena cômoda não é capaz de acomodar todo o guarda-roupa de um bebê mais velho. Portanto, os designers recomendam a compra de modelos dos chamados «crescente» móveis – a mesa e a cadeira podem ser reguladas em altura (assento e encosto), a cama tem pelo menos três posições de comprimento.
O segundo, mas não menos importante, problema está relacionado com a falta de espaço utilizável nos quartos das crianças pequenas. Beliches (para quartos onde moram duas ou mais crianças) e camas altas vêm em socorro. Esses modelos ajudam a manter o máximo possível de área útil da sala livre. Via de regra, cama alta é uma estrutura, na camada superior da qual existe um lugar para dormir, e a parte inferior é reservada para a organização de um local de trabalho, um recanto para a criatividade ou uma área para sistemas de armazenamento versáteis.
Se falamos sobre sistemas de armazenamento práticos, os especialistas recomendam a compra de sistemas modulares que podem ser variados dependendo das mudanças nos interesses e necessidades da criança e, portanto, da situação na sala. Prateleiras abertas são ideais. Inicialmente, recipientes com pequenos brinquedos podem ser colocados em suas prateleiras (no nível da altura da criança para que ela possa facilmente pegar os itens de que precisa), com o tempo eles podem ser substituídos por livros ou equipamentos esportivos (dependendo dos interesses de mudança de a criança).
Se as prateleiras tiverem altura suficiente, por razões de segurança, elas serão fixadas à parede da sala (os sistemas de armazenamento baixo são bastante estáveis e será difícil para o bebê derrubá-los, mas é melhor ter certeza disso durante os testes preliminares sem um filho). Obviamente, designers e especialistas em ergonomia não recomendam o uso de sistemas de armazenamento com portas de vidro ou inserções nas frentes dos armários. É necessário criar uma atmosfera em que haja o mínimo possível de causas potenciais de lesões – portas em fechos, gavetas em corrediças.
Direcções estilísticas no desenho do viveiro
Não há necessidade de falar sobre a pureza da execução estilística de uma direção ou de outra no interior de um quarto infantil. A especificidade desta sala multifuncional é tamanha que é difícil manter todo o conceito de estilo, tendo em conta não só a idade e o sexo da criança, mas também os seus interesses, hobbies e aspirações. O design moderno de qualquer sala de estar agora se esforça para o uso de estilos minimalistas e o líder indiscutível entre eles é o estilo escandinavo..
O quarto das crianças, decorado de acordo com os princípios do design dos países nórdicos, é simples e lacónico, mas ao mesmo tempo acolhedor e confortável. A abundância de branco (principalmente devido à decoração das paredes e do teto) permite o uso de motivos escandinavos mesmo em quartos pequenos. Paleta legal o suficiente «dilui» a presença de elementos de interior em madeira natural (elementos decorativos de móveis, pisos, paredes ou tectos). O calor e o aconchego do ambiente são conseguidos através da utilização de têxteis feitos de tecidos naturais (algodão, linho, lã), elementos decorativos muitas vezes feitos à mão ou por encomenda, plantas vivas.
Exemplos de decoração de quartos para meninas
Não importa o quanto os designers de todo o mundo tentem «promover» ideias unissex, projetos de design para quartos infantis, nos quais um menino e uma menina se sentirão igualmente cômodos, mas nossos filhos farão seus próprios ajustes. A maioria das garotas realmente gosta de todos os tons de rosa e roxo, elas querem uma cama «como uma princesa», unicórnios pintados nas paredes e cortinas com babados nas janelas. Talvez apenas um quarto para um bebê possa ser decorado pelos pais em cores neutras com móveis sem características de gênero pronunciadas. À medida que a criança cresce, o gênero prevalece sobre o desejo dos pais de não se concentrar em «infantil» ou infantil» vícios da criança. Uma grande casa de bonecas que ocupa metade do quarto de sua princesa (e você terá que comprá-la para preservar a paz e a harmonia na família) indicará claramente a quem pertence este quarto em tons pastéis..
Projeto do quarto dos meninos: opções para diferentes idades
Acontece que os meninos são, a priori, mais ativos e mais móveis do que as meninas, para liberar sua energia irreprimível é necessário sempre ter um estoque de espaço livre. Por isso, no quarto do menino, os pais precisam criar um ambiente em que a maior parte do quarto fique livre ou seja ocupada pelo complexo esportivo. Claro, todas as crianças são diferentes e, talvez, seja o seu bebê que adore jogos silenciosos ou ele tenha bastante atividade que mostra durante uma caminhada. Mas a maioria dos meninos precisa urgentemente de um dia de liberação de energia à noite. Se falamos em escolher um projeto temático para um quarto infantil, então tudo depende dos interesses do seu filho. Os mais usados são o tema marinho, o espaço, o tema da viagem, ou imagens de seus personagens de desenho animado favoritos, contos de fadas, quadrinhos são tomados como base.