Marfim no interior
O marfim, também chamado de marfim no mundo do design, é sempre relevante. A moda dos delicados tons de branco leitoso não passa com uma série interminável de mudanças de tendência. O fato é que um tom nobre e ao mesmo tempo lacônico de branco é relevante em qualquer ambiente – em um quarto ou sala, cozinha ou corredor, em um berçário ou em um banheiro. Não importa o estilo de decoração que você escolher – a cor marfim terá uma aparência orgânica tanto no luxo do mobiliário clássico quanto nas variações ultramodernas no design de instalações residenciais. Outra vantagem mais importante da cor marfim está associada à sua compatibilidade – pode-se combinar um tom nobre com qualquer cor – desde tons delicados e pastéis até tons claros e escuros. Se você decidir usar marfim na formação do interior de qualquer cômodo de sua casa, então nossa impressionante seleção de 100 projetos de design de quartos com uma variedade de cargas funcionais pode inspirá-lo.
Tons de marfim e suas combinações com outras cores
Antes de decidir se a cor de marfim em seu quarto será o fundo para soluções de cores brilhantes ou se ela precisará ser combinada com outras cores da paleta de tons pastel, você precisa entender o próprio marfim. Só à primeira vista pode parecer que a cor do marfim é inequívoca, porque tem muitos tons..
O marfim bege é semelhante à cor natural da pele clara (não é à toa que esse nome é usado na produção de vários cosméticos). Os seguintes tons serão mais favoráveis para combinação com ele:
- mocha;
- bege claro com notas quentes;
- tom chocolate (castanho escuro com ligeiro amarelecimento);
- roxo-acinzentado;
- cinza antracítico;
- terracota;
- laranja claro;
- «sujo»-lilás ou misturado com um tom de chumbo;
- hortênsia azul.
Ivory, também chamada de «papel» (esta tonalidade é aceita para uso em materiais impressos) tem uma tonalidade branca fria. É ótimo para criar combinações contrastantes com as seguintes cores:
- Preto;
- Cinza;
- verde-amarelo (rico em pistache);
- lilás de chumbo;
- tons profundos de roxo.
O marfim marrom cremoso pode ser combinado amigavelmente com tons do grupo cáqui, bem como:
- marrom escuro;
- cinza-esverdeado;
- cinza azul;
- um tom frio de rosa;
- amarelo puro;
- lavanda.
O marfim pêssego tem uma tonalidade muito agradável e combina bem com um grupo de tonalidades:
- marrom;
- cinza-cinza;
- laranja claro;
- coral;
- cinza azul.
O marfim rosado parece harmonioso com vários tons de cores bastante comuns:
- marrom (tons de chocolate);
- cinzento;
- cor de rosa.
Se falamos sobre a combinação de marfim com superfícies de madeira (ou sua imitação espetacular), então o carvalho branqueado é ideal para criar imagens claras em tons pastéis; o marfim pode ser combinado de forma eficaz com espécies escuras de nogueira e wengé para um interior contrastante..
O uso de marfim em uma variedade de ambientes
A principal vantagem do marfim é sua discrição. Não importa como você use o avoyri para decoração de interiores, você não ficará entediado com ele por muitos anos. O marfim é um excelente cenário para móveis claros ou contrastantes como acabamentos de parede. Pode ser escolhido na forma da cor do móvel (armário, macio) ou decoração, decoração têxtil de janelas ou uma cama – muito dependerá do ambiente de marfim, suas cores companheiras. A sombra em si é neutra, nobre, capaz de criar uma atmosfera leve e relaxante em uma sala que ao mesmo tempo parece luxuosa e fresca.
Sala de estar
O marfim como pano de fundo para a criação de um interior de sala de estar é adequado para os amantes conservadores dos clássicos e aqueles cujas prioridades estão em constante mudança, que desejam atualizar frequentemente a aparência da casa, para colocar novos acentos. O marfim como cor de decoração de parede é adequado para qualquer direção estilística no interior. Escolha um material de acabamento durável na cor marfim e você só precisará alterar periodicamente as cores dos tecidos (cortinas ou almofadas), carpetes ou elementos decorativos para criar um ambiente e um caráter completamente novos na sala de estar..
Tons de branco leitoso parecem nobres, mas ao mesmo tempo discretos. Mas não vale a pena realizar todo o interior da sala exclusivamente em cores claras, mesmo numa divisão muito modesta em termos de área. O marfim combina bem com materiais naturais (ou suas contrapartes com um alto nível de imitação). Use madeiras escuras para decorar pisos ou destacar elementos estruturais – gaiolas de portas e janelas, portas ou divisórias internas, vigas de teto, rodapés e molduras.
Outra forma de trazer brilho ao interior, o acabamento das superfícies principais em que é feito na cor marfim, é o estofamento de móveis estofados ou almofadas decorativas coloridas. Se a zona de estar da sala for representada por um grande sofá de canto ou, para além do sofá habitual, houver um par de poltronas, terão grande influência na formação da paleta de cores da divisão ..
A paleta de cores marfim é ótima para aqueles que ainda não estão confiantes em suas habilidades de design, a capacidade de selecionar harmoniosamente os tons e suas combinações. Escolher o marfim como pano de fundo principal para a sala e combinar cores neutras de móveis e decoração com ele, você nunca vai errar. Um design calmo e equilibrado será durável e relevante. Que ninguém chame uma sala dessas de criativa ou ousada no design, mas o principal é que todos se sintam à vontade nela – a paleta de cores não cansa, combinações brilhantes e coloridas não excitam o sistema nervoso, permitem que você relaxe e aproveite uma pausa do barulho da cidade e iluminações publicitárias.
Quarto
No quarto, onde o principal objetivo da maioria dos proprietários é criar o ambiente mais calmo e relaxante, o marfim será mais do que adequado. É ótimo para acabamento de superfícies como paredes ou tetos. Neste contexto, é fácil fazer de um quarto de dormir a peça principal do interior; a peça principal de mobiliário é uma cama. Mesmo os tons escuros de tecidos, como decoração de janelas e camas, terão um toque especial.
Se você tem medo de exagerar em tons claros para que o quarto não se transforme em um ponto nebuloso contínuo sem limites claros e pontos escuros para focar o olhar, use cores nos elementos que são mais fáceis de substituir – decoração têxtil da área de dormir e aberturas de janela.
Se o seu quarto tem uma área suficiente e uma grande janela (e, talvez, mais de uma), você pode usar tons escuros e profundos para combinar com a cor marfim. O interior contrastante parece respeitável e moderno ao mesmo tempo. As cores intensas realçam na perfeição o nobre tom branco leitoso, conferindo a todo o ambiente um toque de sofisticação e luxo, mesmo com a mais modesta escolha de móveis e elementos decorativos..
O marfim é um ótimo cenário para qualquer elemento vibrante. Mas também é bom como companheiro para a criação de superfícies de destaque. No quarto, essa superfície costuma ser a parede atrás da cabeceira da cama. E o interior do quarto pode ser diversificado e diante de seus olhos você não terá um ponto brilhante que interfira no relaxamento e no adormecimento antes de ir para a cama..
Se o seu quarto está localizado no lado sul ou sudoeste do edifício e na maioria das vezes o quarto é bem iluminado pelos raios do sol, uma combinação de tons de marfim e azul claro é perfeita para decorar as paredes. Pode ser uma cor azul puro ou um tom delicado com uma mistura de cinza. Tudo depende do tamanho da sala e da tonalidade do branco leitoso, que pode estar presente no teto, parcialmente nas paredes, enfatizar o tom principal, e também ser a cor dos móveis, têxteis.
Cozinha e sala de jantar
O espaço da cozinha de marfim parece leve, mas estéril, limpo, fresco e até leve. Considerando que a cor principal da cozinha é determinada pela tonalidade das fachadas que ocupam a maior parte das paredes, a escolha do marfim para a execução de um conjunto de móveis torna-se decisiva na formação de uma imagem luminosa da divisão. A cozinha parece nobre e luxuosa, independentemente de você escolher um estilo moderno de fachadas suaves ou um design clássico de portas de armazenamento com um design correspondente de todo o cômodo.
Para realçar os nobres tons de branco leitoso do marfim, o desenho escuro das bancadas da cozinha é perfeito. Wengé ou nogueira podem ser usados para criar bancadas de ilha ou de bar, bem como toda a camada inferior dos armários de cozinha; na área de jantar, esses tipos de madeira escura podem ser usados para fazer todo o grupo de jantar e apenas a mesa ou cadeiras.
A abordagem oposta é o uso dosado de cor marfim em uma cozinha com frentes de armário de cozinha escuras ou claras. Neste caso, a cor marfim pode ser utilizada para a execução de bancadas ou de mesa de jantar, fachada de ilha de cozinha ou península e, claro, como pano de fundo para um conjunto de móveis – paredes, tetos e até avental de cozinha ..
Em uma cozinha espaçosa, você pode usar uma cor de acabamento rica para enfatizar a nobreza dos tons de branco leitoso do marfim. Algum contraste só vai beneficiar a imagem da sala..
Banheiro
A casa de banho em branco leitoso é um símbolo de limpeza e frescura, nobreza e luxo. Em uma pequena sala para tratamentos de água, a cor marfim ajuda a aumentar visualmente o volume do espaço. Em um banheiro amplo, o marfim ajudará a criar uma imagem verdadeiramente aristocrática de uma sala incrivelmente confortável com uma atmosfera relaxante. Se o marfim for usado como cor das paredes, então para o piso é melhor escolher um azulejo mais escuro e as fachadas dos sistemas de armazenamento (pedestais sob as pias) são feitas de madeira escura. Mas, em alguns casos, o marfim é usado quase totalmente – principalmente para o projeto de pequenos espaços utilitários..
Se a área do banheiro permitir, então você pode usar a combinação de contraste oposta – escolha a cor das paredes escuras ou claras, saturadas, e para o acabamento do teto e do piso, pare em um dos tons de marfim.