Máquina de lavar louça na cozinha: recursos de seleção e regras de instalação
Todas as anfitriãs sabem que a preparação de deliciosos pequenos-almoços, almoços e jantares é sempre acompanhada não só por calorosas palavras de agradecimento de familiares e amigos, mas também pela lavagem de pratos, o que muitas vezes é demorado. Por isso, torna-se cada vez mais urgente a questão da disponibilidade de equipamentos especiais na cozinha – uma máquina de lavar louça, que assumirá este trabalho tedioso e facilitará muito as tarefas domésticas. As famílias que compraram uma casa com cozinha completa tiveram uma sorte incrível nesse aspecto. Em caso de avaria do equipamento ou do fim da sua vida útil, pode simplesmente substituir o modelo desatualizado ou inutilizável da máquina de lavar louça por um mais novo. Se você se deparar com isso pela primeira vez, junto com as dúvidas sobre a relevância de adquirir tal dispositivo, surge automaticamente a pergunta – onde exatamente colocar a máquina de lavar louça e como fazê-lo corretamente? A seguir, tentaremos responder a todas as suas perguntas, porque, como você sabe, qualquer invenção técnica tem suas próprias características, qualidades positivas e negativas, que você definitivamente deve conhecer..
Desenhos para máquinas de lavar louça
A opção mais pertinente e correta é instalar uma máquina de lavar louça antes de fazer reparos na cozinha ou adquirir um novo fone de ouvido, em que é previsto um local para tal equipamento com antecedência. Porém, nem sempre a oportunidade de trocar totalmente o interior ou adquirir novos móveis é proporcionada, portanto, para comodidade dos consumidores, os fabricantes de eletrodomésticos desenvolveram diversos modelos de máquinas de lavar louça, entre os quais cada família pode escolher a opção mais adequada com base nos preço, parâmetros e design do equipamento. Nesse caso, é muito importante permitir o livre acesso do dispositivo à rede de abastecimento de água e esgoto..
Os modelos embutidos de máquinas de lavar louça são produzidos, via de regra, com uma frente simples e são instalados em um gabinete especial. Os modelos com parte aberta da fachada pressupõem a presença de um painel de controle. Modelos autônomos de máquinas de lavar louça são equipados com a frente totalmente aberta, neste caso, você deve selecionar a técnica levando em consideração o esquema de cores e o estilo de toda a cozinha. Mas não importa que tipo de carro terá um lugar de destaque «assistentes» na cozinha, a máquina de lavar louça deve ser instalada de forma que haja um armário e gavetas por perto para armazenamento conveniente de detergentes.
Prós e contras de instalar uma máquina de lavar louça na cozinha
Cada tipo de eletrodomésticos que nos rodeia tem uma série de vantagens e desvantagens das quais você definitivamente deve estar ciente. E uma invenção aparentemente necessária como uma máquina de lavar louça também não é exceção à regra. As vantagens indiscutíveis deste tipo de tecnologia incluem, antes de mais nada, a economia de tempo e a eliminação total das eternas disputas sobre o tema – quem vai lavar a louça hoje? Além disso, você tem a oportunidade não apenas de limpar perfeitamente, de uma só vez, um volume suficientemente grande de xícaras e pratos sujos.
Durante o processo de trabalho, água muito quente é fornecida à câmara da máquina sob alta pressão, portanto, como resultado, você obtém não apenas a eliminação completa de todos os tipos de contaminantes, mas também desinfecção adicional de todos os pratos de vírus, fungos e bactérias. Quanto às desvantagens do uso da máquina de lavar louça no dia a dia, aqui, além do custo principal do aparelho, serão necessários investimentos adicionais para a instalação e manutenção dos equipamentos, bem como a compra de detergentes especiais. Pois bem, o mais difícil é encontrar o local perfeito para instalar a máquina..
Máquina de lavar louça na cozinha – como escolher a certa
As características externas das máquinas de lavar louça e as informações gerais sobre a sua colocação estão longe de ser o único fator a que se deve prestar atenção antes de adquirir tal milagre da tecnologia. Afinal, cada um dos modelos possui determinados parâmetros que são os mais responsáveis por sua funcionalidade e praticidade. Nesse caso, você deve decidir com antecedência o tamanho da máquina e calcular aproximadamente o volume da louça que planeja limpar da sujeira diariamente. A câmara de trabalho de uma máquina de lavar louça estreita, em média, comporta de 2 a 12 conjuntos de pratos. Se você tem uma família numerosa e amigável, deve prestar atenção aos modelos com um interior mais espaçoso..
Quanto ao número de modos de operação, 5-6 modos de limpeza serão suficientes para uma lavagem de pratos delicada e de alta qualidade. Um fator igualmente importante é a quantidade de água e eletricidade consumida pelo equipamento durante a operação de um ciclo de trabalho. Nesse caso, a opção mais econômica pode ser chamada de carros classe A ++. E o mais importante, qualquer modelo deve ser equipado com proteção em vários níveis contra vazamentos, o que maximizará a vida útil da máquina de lavar louça e salvará você de «enchente» e litígios desagradáveis com vizinhos.
Máquina de lavar louça para cozinhas pequenas
Uma pequena cozinha não é de forma alguma motivo para abandonar a ideia de instalar uma máquina de lavar loiça. E a opção de maior sucesso neste caso pode ser chamada de modelos que são embutidos diretamente no móvel. A máquina de lavar louça neste exemplo é instalada sob a bancada do móvel da cozinha e não desorganiza o espaço de forma alguma. Se o móvel existente já estiver ocupado com nichos e prateleiras convenientes e necessários para a arrumação, então o equipamento deve ser instalado em um armário adicional. Além disso, como opção, você pode dar preferência a modelos estreitos ou em miniatura que cabem facilmente sob a pia e podem ser colocados sobre a mesa. Lembre-se de que as dimensões da máquina geralmente se refletem na amplitude da câmara de trabalho. Portanto, não espere que sua máquina de lavar louça em miniatura tenha uma grande quantidade de pratos..
Onde colocar a máquina de lavar louça
Como já dissemos, os principais requisitos para a instalação de uma máquina de lavar louça são a proximidade imediata do produto às comunicações. Caso contrário, você terá que gastar mais tempo e dinheiro na instalação de sistemas de abastecimento de água e esgoto. E isso é pelo menos 2,5-3 metros de tubos. Um fator igualmente importante é a presença de um piso perfeitamente plano e uma fonte de alimentação. Evite a proximidade da máquina de lavar louça a eletrodomésticos, como forno ou geladeira. Além disso, em nenhum caso é recomendável instalar a máquina sob o fogão..
Mas a proximidade de uma máquina de lavar louça e uma máquina de lavar é bem possível. Somente neste caso, para evitar a transmissão de vibrações durante a torção das coisas, deve-se cuidar da presença de um vão entre os equipamentos. No entanto, se você combinar a conveniência de operação e instalação da máquina de lavar louça, a opção mais bem-sucedida para colocar o dispositivo continua sendo um local próximo à pia. Nas cozinhas de canto, a máquina de lavar loiça pode ser instalada nas imediações do lava-loiça, na extremidade do móvel ou por baixo da janela. Em ambientes retos, a máquina de lavar louça é colocada o mais próximo possível da pia, o que permite a colocação adicional de outros equipamentos a uma distância conveniente. Para organizar cozinhas retangulares, é aceitável instalar fones de ouvido de duas fileiras. E nesta versão, a pia, a máquina de lavar e a lava-louças ficam instaladas de um lado, criando os chamados «área molhada».
Uma máquina de lavar louça no interior de uma cozinha não é um luxo, mas uma invenção conveniente e útil que, em um período de tempo relativamente curto, ajudará todas as donas de casa a lidar com uma montanha de pratos sujos e dar muito tempo livre que pode ser gasto com a família. Você ainda duvida da relevância de tal aquisição?